Abdominoplastia x Posição do Umbigo

Após realização de uma Abdominoplastia, uma das principais preocupações das mulheres é em relação ao resultado da cicatriz umbilical ou seja com o Umbigo. Quando há remoção de uma grande quantidade de pele, muitas mulheres ficam com a impressão de que o umbigo migrou de lugar e subiu quando realmente, ele apenas voltou para a altura de origem. Como todas sabemos o umbigo nada mais é do que a cicatriz no centro do corpo resultante da queda do cordão umbilical, não havendo ligação com nenhum orgão, somente com a musculatura umbilical.  

Quando ocorre aumento de peso corporal, tanto os músculos abdominais quanto a pele da região ficam flácidos, frouxos e caídos. E o umbigo, por sua vez, aparenta estar descendo junto com a pele da barriga. Ao se submeter a uma cirurgia de Abdominoplastia, além da “amarração” dos músculos do abdômen são também removidos parte da gordura e pele excedente. Porem antes é realizado uma incisão circular ao redor do umbigo.

Para que a cicatriz possa ser escondida, a pele é totalmente esticada e então, cortada. O corte exclui a faixa de tecido em que o umbigo está previamente localizado e, por isso, um novo corte precisa ser feito para que o ele volte à superfície. O local do novo umbigo será na altura em que havia o cordão umbilical. Portanto durante a realização de uma Abdominoplastia o próprio umbigo é reinserido e remodelado, permanecendo em seu local de origem.

 

Entenda como é realizado o procedimento de Abdominoplastia e o Posicionamento da Cicatriz Umbilical:

1) É realizada a demarcação do excesso de pele flácida localizada no abdomên. A extensão da marcação, dependerá da quantidade de flacidez presente e quanto maior a quantidade de pele flacida, maior o tamanho da cicatriz a qual, pode ser desde semelhante ao de uma cesárea até a extensão de uma crista ilíaca a outra.

2) Após, são realizadas incisões na pele na área marcada previamente e retirado o retalho abdominal. No caso da lipoabdominoplastia, a lipoaspiração é realizada antes da retirada do retalho abdominal.

3) É realizada a plicatura (costura) do músculo reto abdominal, o qual  funciona como uma cinta interna afinando a cintura.

4) É realizado o fechamento da pele e o correto posicionamento da cicatriz umbilical.

71 Comentários

  1. sandrini  /  27 de agosto de 2014, 22:46 Replicar

    Ola meninas quero fazer abdomenplastia e silicone alguem me indica um medico de florianopolis? Obrigada

  2. Renata  /  8 de março de 2014, 20:09 Replicar

    Olá!!! Estou super anciosa para fazer a abdominoplastia, pois minha barriga ficou horrorosa depois que engravidei, fico com medo de não obter um resultado satisfatório.

    • Gabryelle  /  28 de agosto de 2014, 11:18 Replicar

      Amigas fiz uma cirurgia comprei um pacote com a Raquel financiado Banco Renner,e fiz a cirurgia onde escolhi deu tudo certo se alguém precisa RaquelCostta1421@gmail.com

  3. Lila  /  27 de fevereiro de 2014, 7:39 Replicar

    Eu fiz. Hoje esta fazendo 17 dias. Tenho um blog: deiaabdominoplastia.simplesite.com.br

  4. Simone Ávila  /  24 de janeiro de 2014, 21:29 Replicar

    Olá meninas, fiz minha abdo + lipoescultura+ enxerto de gluteo dia 21/01/2014.
    Estou suuuuper bem, não precisei usar dreno.
    Minha cunhada me cuidou durante 3 dias e já estou em casa, fiquei a tarde sozinha porém
    sempre cuidando para não fazer esforço.
    Meu umbigo está como se fosse uma cratera rsrs mas acho q é normal.
    Não sinto dores, a única coisa é que ainda não consegui ir aos pés.
    Cada pessoa reage de uma forma, minha recuperação está sendo fantástica. Não sinto dor nem nada.
    Consigo dormir meio deitada, vou umas 4 vez ao banheiro para fazer xixi (somente a noite) ao dia vou mais umas 5 vezes.

  5. Magali  /  16 de dezembro de 2013, 20:49 Replicar

    Olá meninas, fiz abdominoplastia e lipo, há 13 dias e já estou um pouco mais independente, creio que por ser propensa a quelóides, meu médico, preocupado com o fato teve o cuidado de fazer muitas suturas internas e não colocou drenos. Assim sendo, ainda tenho dor em alguns momentos, bem mais que a cesariana ,mas hoje ainda não tomei nenhum medicamento para dor. Tomarei à noite para ter uma noite mais tranquila. Até amanhã dormirei em cama hospitar conforme recomendação do médico, para facilitar a posição das pernas. Hoje estou um pouco mais ereta, mas ainda tenho dificuldade para abaixar , estender-me muito. Porém, a diferença do abdômen, é perceptível desde o primeiro dia, estou muito satisfeita. Ainda estou com edemas nas laterais e com bastante inchaço, onde ocorreu a lipo, portanto minha cintura ainda não é a sonhada. Mas meu médico garante que a redução dos pneuzinhos será muito boa. Estou direto com conta abdominal e meu umbigo , que está bem bonito,mas requer 03 curativos diários e quando completar um mês deverei utilizar uma prótese de umbigo. Em resumo, estou feliz , pois tive coragem e me preparei espiritualmente para as dores advindas do procedimento, que me fará uma nova mulher e meu marido não terá mais meus pneuzinhos para apertar à noite, mas está orgulhoso de meu novo corpinho , que em breve estará como o de 20 anos atrás, antes de engravidar de minha filha.

    • Marcia  /  20 de dezembro de 2013, 17:23 Replicar

      Olá meninas fiz abdominoplastia lipoaspiraçao e enxerto dia 07 dezembro e meu umbigo está saindo uma secreção esverdeada de dentro será que e normal?

  6. Magali  /  16 de dezembro de 2013, 20:23 Replicar

    Olá meninas, fiz abdominoplastia e lipo, há 13 dias e já estou um pouco mais independente, creio que por ser propensa a quelóides, meu médico, preocupado com o fato teve o cuidado de fazer muitas suturas internas e não colocou drenos. Assim sendo, ainda tenho dor em alguns momentos, bem mais que a cesariana ,mas hoje ainda não tomei nenhum medicamento para dor. Tomarei à noite para ter uma noite mais tranquila. Até amanhã dormirei em cama hospitar conforme recomendação do médico, para facilitar a posição das pernas. Hoje estou um pouco mais ereta, mas ainda tenho dificuldade para abaixar , estender-me muito. Porém, a diferença do abdômen, é perceptível desde o primeiro dia, estou muito satisfeita. Ainda estou com edemas nas laterais e com bastante inchaço, onde ocorreu a lipo, portanto minha cintura ainda não é a sonhada. Mas meu médico garante que a redução dos pneuzinhos será muito boa. Estou direto com conta abdominal e meu umbigo , que está bem bonito,mas requer 03 curativos diários e quando completar um mês deverei utilizar uma prótese de umbigo. Em resumo, estou feliz , pois tive coragem e me preparei espiritualmente para as dores advindas do procedimento, que me fará uma nova mulher e meu marido não terá mais meus pneuzinhos para apertar à noite, mas está orgulhoso de meu novo corpinho , que em breve estará como o de 20 anos atrás, quando ganhei minha filha.

  7. milena  /  15 de dezembro de 2013, 17:26 Replicar

    Sou de SP, fiz abdominoplastia e lipo de flancos….se dizer q senti dor…é mentira….desconforto com o dreno, dolorido nas costas e só. Minha dica para quem vai fazer é não procurar se mexer após a cirurgia, espere pelo menos 24 horas, fique de repouso e em 3 dias vc estara super bem. Vou postar minhas fotos logo mais.

  8. Rosangela  /  13 de novembro de 2013, 23:05 Replicar

    Olá meninas. Alguém já fez mamoplastia e gluteoplastia ao mesmo tempo? É verdade que para a colocação de prótese nos glúteos, tem que dormir de barriga para baixo?

  9. Rosecler  /  31 de outubro de 2013, 17:00 Replicar

    Oi meninas,fiz abdomenplastia e silicone(350 ml) dia 24/10,então fazem hj apenas sete dias da cirurgia;é muito dolorido ,mas com uns 03 dias me senti melhor .Estou ansiosa pra ver o sesultado após desinchar.Hoje fiz a primeira das 10 drenagens linfáticas que fazem parte do pacote. O mèdico é super atencioso,me recomendou uma bela dieta e nada de carboidratos,pois também fiz lipo nas costas,e ele me disse que esse tipo de gordura volta rápido se a paciente não fizer algumas restrições de alimentos.Bjssss

    • Beth  /  6 de março de 2014, 17:03 Replicar

      Boa tarde ,meninas gostaria de uma ajudinha sou do RJ me indique um médico para fazer abdomiplastia e protese de silicone.

      • andressa  /  1 de maio de 2014, 19:09 Replicar

        Dr wander Nicolau.
        Barra da tijuca

  10. Jéssica  /  13 de setembro de 2013, 14:19 Replicar

    Gurias sou de Porto alegre/RS estou procurando um cirurgião bom e não seja mto caro.
    Consultei na PUCRS lá eles fazem cirurgias por preços mais acessíveis, direto com os médicos do hospital, me cobraram a abdomino 4.000,00. alguém ja fez lá????

    •   /  15 de setembro de 2013, 21:19 Replicar

      Olá Jessica sou de Porto Alegre/RS tenho uma cunhada que fez prótese na PUCRS tbm com preço menor o resultado não ficou bom, tenho prótese a 7 anos agora vou fazer abdominoplastia dia 07/10/2013 tenho varias amigas q fizerem varias cirurgias com ele os resultados são perfeitos o bom seria ver alguém que tivesse feito para vc ter uma ideia.

  11. sonia regina  /  11 de setembro de 2013, 23:27 Replicar

    ola queridas fiz abdominoplastia ´habdominoplstia ;e gostaria d saber se o umbigo some ;diminui

  12. Ve  /  10 de setembro de 2013, 1:15 Replicar

    PROCURE por um médico que não deixa duvidas!!
    este é o caminho que te leva a perfeição.
    cirurgião plástico tem que ter referência. Pesquise, informe-se!
    Agora é sempre a melhor opção ver fotos de antes e depois para ter certeza da sua escolha

    Eu encontrei um médico excelente!! Que mudou a minha auto-estima, meu corpo e minha mente!
    confiança é a palavra!
    Super indico.. Dr Rodrigo Duprat é o mAximo!

    Mais informações, fotos e duvidas fale comigo!
    ve.ayana@gmail.com

  13. Gisele  /  2 de setembro de 2013, 12:35 Replicar

    Olá, fiz uma abdominoplastia faz 14 dias, o resultado vem aparecendo conforme os dias passam. Estou preocupada com o umbigo pois está demorando para cicatrizar e fica saindo uma secreção amarela, já o corte que é enorme cicatrizou rápido e não tive problemas. Só pergunto se é normal o umbigo ficar assim??

    • VANESSA  /  6 de setembro de 2013, 23:14 Replicar

      gisele , nao só para voce mas para todas que fizeram abdominoplastia, existe no mercado modeladores de umbigo.
      compre e vera a diferença,
      bjus e boa sorte!!!

      • sonia regina  /  12 de setembro de 2013, 23:16 Replicar

        ola gisele ;;;é normal sim fica calma ;eu ja fiz tem 20 dias e esta sequinho bjus amiga ;;;se puder t ajudar ;estarei aq

    • sonia regina  /  12 de setembro de 2013, 23:14 Replicar

      sim amiga é normal ;esta muito recente ;;;eu ja tenho 20 dias e esta tudo sequinho ;fica tranquila bjus

    • katia  /  21 de julho de 2014, 8:57 Replicar

      Em caso de pacientes muitos obesos, ou quando o procedimento cirúrgico for associado a uma lipoaspiração, é comum que ocorra a eliminação de um liquido amarelado em um ou mais pontos da cicatriz, o que costuma acontecer após o 8º dia, todavia, esse tempo pode variar de paciente para paciente. É a lipólise (destruição da gordura); ( li isso no site do médico cirurgião )

  14. Rebeka  /  16 de agosto de 2013, 8:23 Replicar

    Olá,fiz abdominoplastia e lipo fazem 36 dias,é como a maioria diz ,no início é terrível você fica muito dependente o começo é muito chato mesmo!Como eu tinha muitas estrias houve apenas a diminuição(eu imaginava mas tinha esperança que sumissem todas) mas também surgiram manchas devido a lipo tenho a pele muito sensível não sei se foi alergia a cinta ou ao óleo, mas vou tentar melhorar a aparência já que o resultado em si foi bom,boa sorte para quem pretende fazer!

  15. Edinalda  /  1 de agosto de 2013, 0:22 Replicar

    Fiz minha abdominoplastia e lipo das costas, hj está fazendo 13 dias, estou super bem, já vejo a diferença, com 12 dias já pude dirigir, o que incomodou na verdade foi a lipo, pois dói muito, mas a abdominoplastia não tive dores nenhuma, somente um incômodo como se estivesse repuxando. O médico que me operou foi o Dr. Euler Filho, super recomendo.

  16. Lisa  /  3 de julho de 2013, 21:33 Replicar

    Meninas,

    Alguém de Brasília?

    Pretendo fazer abdominoplastia e lipoescultura (costas x bumbum). Alguma dica para previnir trombose ou fibrose ou necrose, ou ainda aquilo que o médico disse que fica tipo vasando líquido?

    Quais são os bons cirurgiãos (ou as boas) em Brasília, heim? Alguém pode me indicar?

    Beijos

    • JERILENE  /  18 de julho de 2013, 15:39 Replicar

      ola o Dr Guilherme Braziliense
      61 99962424
      61 33467203

    • cintia  /  22 de dezembro de 2013, 21:40 Replicar

      ola, recomendo vc manipular arnica em gel e para tomar, comece a tomar 2 semanas antes duas x ao dia e duas semanas depois, e nas drenagens peça p fazer com seu oleo, vc nao inchara, e em 3 dias estara com corpo perfeito…

  17. Michelle  /  3 de julho de 2013, 15:36 Replicar

    Boa Tarde!!!!!!!!!!!
    Fiz a minha cirurgia graças a Deus tudo certo estou preucupada com meu imbigo esta estranho, gostaria que alguem me ajudasse.

  18. ANDREIA D'SOUSA  /  29 de junho de 2013, 17:34 Replicar

    OLÁ, meninas tenho uma amiga que fez abdomenoplastia tem uns 6 meses, a barriga dela continua grande, não ví diferença alguma, e ela me mostrou a cirurgia achei horrivel, até onde eu sei esta cirurgia serve para reunir os musculos da barriga e retirar o excesso de pele, costurando como se fosse um espartilho, é exatamente por isso que a barriga fica chapada, … acho que o cirurgião da minha amiga não fez isso !, digo isso porque eu tive bebe tem 8 meses, meu filho foi muito grande, e os musculos do meu abdomem ficaram abertos, isso chama-se diástase,além de ter nascido uma ernia no meu umbigo…então terei que fazer a cirurgia, de qualquer maneira , podem me informar se fazem abd0menopçastia pelo sus e como faço pra conseguir?

    • rosangela  /  5 de agosto de 2013, 21:36 Replicar

      oi Andreia, sou Rosangela minha cirurgia esta marcada para outubro, estou mito ansiosa vou fazer abdominoplastia e silicone, quanto a cirurgia pelo sus eu desconheço, mal fazem para quem tem problemas com obesidade, por estética de quem passou por gravides não, eu também ja tenho 2 filhos e estou decidida, e se vc tem vontade faz sim normalmente o resultado é muito bom, bjs e muitas saúde, para seu bebe e a vc….

      • FRAN  /  19 de fevereiro de 2014, 15:23 Replicar

        olá Rosangela vi q vc fez abdominoplastia e silicone… eu tb vou fazer gostaria de saber como foi seu pós…..algumas dicas p quem vai passar por tudo isso e ja passou….obrigada.

  19. paty  /  2 de abril de 2013, 9:25 Replicar

    Bom dia meninas!!!
    Hoje esta fazendo 10 dias que fiz a abdominoplastia, estou super bem, o pós operatório é um pouco chato, porque vc depende muito de alguem pra te ajudar em tudo, mas é só nos primeiros dias, com uma semana ja fiquei sozinha. Da pra ver que minha barriga mudou completamente, pois ela era horrivel.
    Mas o que ta me preocupando é que o lado esquerdo ta maior que o direito… nao sei se é por conta do inchaço? Fico grilada por que nao quero ter que fazer nenhum retoque… se alguem ja passou por isso, por favor me ajude!!!

    • rosangela  /  5 de agosto de 2013, 21:40 Replicar

      oi Paty fico muito feliz por vc que Deus te ajude e se recupere logo vc já foi no seu medico tirar duvidas, se não é melhor ir, ele é que vai te dizer se é normal, vc vai precisar de drenagem? tudo de bom pra vc….

  20. marisa  /  3 de março de 2013, 12:29 Replicar

    desculpe meninas fiz minha abdominoplastia + lipo dia 26 /02 e não 26/03

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>