Bichectomia: a cirurgia plástica que reduz o volume das bochechas

 

A bichectomia, uma cirurgia plástica ainda pouco conhecida no Brasil, é um procedimento realizado com o intuito de afinar o rosto, através da redução da gordura presente na face, mais especificamente nas bochechas.

bi05A cirurgia consiste na retirada da Bola de Bichat(corpo adiposo bucal),  que quando aumentada, pode dar um aspecto de rosto gordinho e arredondado.    A cirurgia  é realizada por meio de uma pequena incisão(em média de um centímetro )dentro de cada lado da boca, na maioria dos casos com uso de anestesia local. É um procedimento rápido de aproximadamente 40 minutos de duração e recuperação simples, pois a total melhora ocorre no máximo em 15 dias. Como toda cirurgia, é necessário uma consulta para avaliação pré-operatória onde são solicitados exames de sangue e cardiológicos. Em alguns casos, também pode ser solicitada uma tomografia para avaliar o tamanho da gordura a ser retirada e se há algum outro fator que contribua para o aumento da bochecha .
No Brasil, o valor para realizar o procedimento pode variar entre R$ 5.000 e R$ 9.000.
Apesar de ser uma operação rápida e com pós-operatório simples a Bichectomia também apresenta riscos para o paciente, uma vez que a região em que se localiza a Bola de Bichat  é repleta de nervos que se acidentalmente forem lesados, podem ocasionar uma paralisia facial e demais complicações.
As bolas de Bichat funcionam como um amortecedor entre os músculos da mastigação. A ausência deles pode causar dificuldade de sucção, como tomar líquidos utilizando canudinhos ou mesmo chupar uma fruta.
Outro risco é que o corte da cirurgia atinja o ducto parotídeo, prejudicando o transporte de saliva. Cortar uma dessas estruturas acidentalmente pode levar a sérias consequências, como hematomas, perda de movimentos, com consequente rosto torto e fístula salivar e saída de saliva por lugares errados. Outro ponto que deve ser analisado pelo cirurgião é se existe flacidez de pele concomitante à bochecha volumosa, pois nesses casos  um lifting deve ser associado para um melhor resultado. Em algumas pessoas outros procedimentos também podem ser associados à Bichectomia como o aumento de maçãs do rosto, queixo e ângulo da mandíbula com preenchedores, lipoaspiração de papada além do lifting de face. Na realização de uma cirurgia como esta, o médico além de especialista em cirurgia plástica também deve ser muito experiente e cauteloso para que além de complicações, o exagero também seja evitado, pois quem já possui o rosto magro e resolve diminuir ainda mais as bochechas pode ter um resultado final indesejado, ou seja um rosto com aparência excessiva de magreza, flacidez ou até mesmo artificial.

FOTOS BICHECTOMIA:

34r56ANTES E DEPOIS:

11bichectomia1

images

22 Comentários

  1. Rafaella de Oliveira  /  12 de janeiro de 2017, 10:48 Replicar

    Fiz essa maldita cirurgia, não recomendo pra ninguém. Estou mais inchada do que o normal, fibrose gigante. Choro dia e noite por complexo de feiúra!

  2. Roberta  /  3 de dezembro de 2016, 14:12 Replicar

    Fiz bichectomia dia 16/09 e não vejo nenhum resultado. Meu rosto continua inchado e não tive nenhum suporte da dentista que fez. Estou super arrependida. Alguem mais ficou com o rosto inchado por mais tempo?

    • Nanda  /  5 de dezembro de 2016, 1:40 Replicar

      Eu fiz dia 09/09 e tbm n vi nenhum resultado. Minhas bochechas continham inxadas, maiores do antes da cirurgia. E tive fibrose de um lado , há fiz várias sessões de carboxiterapia , drenagem e radiofrequência, mas ela n sumiu ainda. Estou decepcionada.

      • Deb  /  25 de dezembro de 2016, 2:19 Replicar

        Fiz a 7 dias, a cicatriz esta muito dura e dolorida, parece um caroço, estou bem preocupada

  3. Nanda  /  7 de outubro de 2016, 10:44 Replicar

    Fiz tbm há 30 dias e deu fibrose de um lado. Estou preocupada. Meu rosto ainda n desinchou completamente ,e por conta da fibrose n consigo sorrir direito, a boca fica torta. O médico autorizou e iniciei c a fisioterapeuta q está massageando e já fez 2 sessões de carboxiterapia e até agora tudo do mesmo jeito. Como está a evolução de vcs?

    • monica  /  21 de novembro de 2016, 16:42 Replicar

      Estou com 6 meses de cirurgia e nao saiu a fibrose, fiquei com um buraco na face, procurando solução
      Ja fiz muitas fisioterapias, porem os medicos dizem q o so cirurgia para melhorar

    • Anna  /  16 de dezembro de 2016, 3:06 Replicar

      Ola vi o seu comentario e estou na mesma situacao Amanha faz dois meses que fiiz a bichectomia. Vc Esta melhor

  4. jeniffer  /  4 de julho de 2016, 10:45 Replicar

    fiz ja tem uma semana,
    e de um lado sinto que deu fibrose
    to apavorada!!!!
    embora algumas pessoas estão dizendo que e normal, meso asssim nao estou me conformando.

    • Caroline  /  27 de julho de 2016, 1:16 Replicar

      Oi eu fiz já faz 8 dias e também estou sentindo Q de um lado deu fibrose, como está sua cicatrizacao ??

    • Talita  /  2 de agosto de 2016, 15:38 Replicar

      Tb fiz há um mês e estou com fibrose… O que vc tem feito para melhorar?

      • Samia  /  20 de agosto de 2016, 19:24 Replicar

        Olá me chamo Sâmia fiz há um mês e 27 dias , também estou com fibrose , estou muito assustada ! Por favor me informa como você está agora? ?? Sumiu essa fibrose? Desde já, agradeço! Forte abraço e espero que esteja tudo bem com você !

    • Renata  /  26 de setembro de 2016, 20:43 Replicar

      Boa noite também estou apavorada fiz a uma semana e o meu lado direito está muito inchado com vários hematomas e super duro!! Por favor me ajudem

      • Karine  /  26 de setembro de 2016, 22:02 Replicar

        Oi gente, fiz a 8 dias e estou com uma fibrose do tamanho de uma azeitona de um lado. Se alguém puder postar o q fez ou se sumiu eu agradeceria muito pois tb estou bastante preocupada e ansiosa com isso. Obrigada

        • Rafaela  /  29 de setembro de 2016, 19:00 Replicar

          Ola eu fiz tem 15 dias e do lado esquerdo tbm deu fibrose… oq vc esta fazendo para sumir? Eu estou massageando no banho com a agua quente… e drenando.. foi orientação do médico… mais estou com medo de ficar com essa bolinha pra sempre e ficar aparente apos uns meses…

  5. Vivian  /  3 de maio de 2016, 23:45 Replicar

    Sinto-me complexada por conta do tamanho de minhas bochechas. Gostaria de indicações de cirurgiões plásticos especialistas em realizar a bichectomia. Moro no Rio de Janeiro.
    Aos que fizeram, o resultado compensa?
    Estou muito triste com minha aparência…

  6. Brenda  /  26 de fevereiro de 2016, 12:49 Replicar

    Também fiz, faz uma semana. Minhas bochechas ainda doem um pouco. Estou menos bochechuda que antes da cirurgia, mas o resultado final só daqui a alguns dias. Quero q o tempo voe!!!

  7. Marcos  /  7 de agosto de 2015, 13:58 Replicar

    Olá fiz a cirurgia terça feira mais um lado do rosto ta maior que o outro é Normal???

  8. LAR  /  22 de junho de 2015, 7:09 Replicar

    Olá Karla, fiz a cirurgia na sexta as 18 hrs! Tô sentindo muito inha da ainda! Teria como me enviar fotos do seu trans? Embora tenha saído o mesmo tanto de gordura dos dois lados um esta mais alto que o outro, seria normal? Beijos

  9. Karla  /  6 de abril de 2015, 19:50 Replicar

    Fiz essa cirurgia com o DR eduardo kanashiro em sao paulo, excelente medico, no dia foi tudo tranquilo, cirurgia rapida alta em 5 hrs mais ou menos. Faz 15 dias que fiz e agora que esta criando forma, fica bem inchado, ai vai diminuindo e vc volta a ficar meio bochechuda rs ai depois vai secando as buchechas!!!! Uma maravilha!!!!!

    • Gisele  /  25 de maio de 2015, 10:35 Replicar

      Oi, Karla.. Pode me informar o preço ?

    • LAR  /  22 de junho de 2015, 7:10 Replicar

      Olá Karla, fiz a cirurgia na sexta as 18 hrs! Tô sentindo muito inha da ainda! Teria como me enviar fotos do seu trans? Embora tenha saído o mesmo tanto de gordura dos dois lados um esta mais alto que o outro, seria normal? Beijos

    • Brenda  /  26 de fevereiro de 2016, 12:50 Replicar

      Olá, quanto tempo levou pra notar diferença (muita diferença hehe)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *