Cuidados pós-operatório na hora de Voltar a Malhar

O implante de silicone nas mamas é atualmente, uma das cirurgias plástica mais requisitadas pelo sexo feminino. Seja para aumentar o tamanho dos seios ou simplesmente dar um formato mais definido a eles e a cirurgia é procurada por mulheres cada vez mais jovens.

Depois de renovar e melhorar a aparência dos seios com implantes de silicone, é comum que a mulher fique mais vaidosa e busque o corpo ideal através de muita malhação e exercícios físicos. Porém, é importante tomar alguns cuidados especiais na hora de retornar a atividade física, afim de evitar acidentes. Contudo, esses cuidados não impedem a paciente de voltar ao ritmo habitual em pouco tempo.

Especialistas esclarecem algumas dúvidas com orientações para quem passou por esse procedimento e não consegue ficar longe  dos exercícios físicos:

É necessário interromper a prática esportiva antes e depois da cirurgia?
Não há qualquer restrição para antes da cirurgia, sendo possível manter o exercício até a véspera do procedimento. É orientado repouso completo dos braços por, pelo menos, dez dias depois, que é o período de cicatrização, durante os quais a movimentação tem grande chance de gerar deslocamentos, abertura de pontos e sangramentos.

Normalmente o retorno às atividades físicas ocorre após três semanas, com caminhadas leves sem impacto ou bicicleta ergométrica sem apoio. A musculação para membros inferiores também só deve ser iniciada após 30 dias, pelo apoio necessário para realizar grande parte dos movimentos.

Depois de 40 dias pós-cirurgia é possível retomar a musculação para braços com atuação apenas da musculatura do bíceps e tríceps, evitando a atividade da região dos ombros, peitoral e costas. Ao retornar para a academia é preciso usar carga leve e ir aumentando aos poucos até que se alcance os volumes pré-operatórios.Somente após 60 dias a musculação poderá envolver ombros, peitoral e costas. Isso porque após esse período não há mais risco significativo de deslocamento das próteses.

Quem tem silicone deve pegar mais leve na musculação?
As restrições são temporárias. Nos implantes subglandulares (abaixo da glândula mamária e acima do músculo peitoral maior) e subfasciais (abaixo da fáscia do músculo peitoral) o indicado é suspender toda atividade física que envolva a região muscular peitoral, ombros e costas por 60 dias. Isso porque atuam na região operada e eleva a chance de deslocamento da prótese e até sangramentos. Já nos implantes submusculares (abaixo do músculo peitoral) a restrição chega aos 90 dias, pois a manipulação muscular é maior.

É indicada proteção ou sustentação extra para praticar exercícios aeróbicos?
É  mais seguro após o retorno das atividades de impacto o uso de sutiã justo ou um conjunto de dois tops para garantir uma sustentação adequada do seio e, sobretudo, do implante, com objetivo de diminuir a mobilidade da mama.

É arriscado praticar boxe ou lutas?
Encerrado o período de recuperação após a colocação da prótese, não há qualquer risco para a realização desses esportes. Os implantes apresentam alta resistência a impactos externos e a probabilidade de ruptura é praticamente nula. Além disso, há implantes que apresentam um revestimento especial que promove uma aderência aos tecidos (gordura, mama), evitando deslocamentos e/ou rotação, mesmo após traumas externos.

O aumento dos seios pode provocar problemas de postura durante a malhação?
Sim, embora isso seja mais comum em pacientes que já apresentavam problemas posturais no pré-operatório. Mulheres submetidas à colocação de implantes muito volumosos podem apresentar alterações posturais. Por isso, sempre é indicado terapia de reposicionamento postural após o implante.

Fonte: Yahoo

10 Comentários

  1. fafa  /  5 de agosto de 2013, 20:28 Replicar

    Linda , adorei seu resultado, estou pesquisando preço e médico, se puder me mande o valor da sua cirurgia e o telefone do seu médico, sou do Rio de janeiro bjs.!

  2. marina  /  26 de março de 2013, 1:07 Replicar

    Meu medico disse q so estou liberada para fazer musculacao com 6 meses. Em quanto tempo voces foram liberadas para voltar a malhar? Eu fiz lipo e coloquei protese.

  3. Roberta C  /  1 de março de 2013, 15:13 Replicar

    Olá meninas, estou com 20 dias pós lipo, meu médico me liberou para fazer todos os exercícios inclusive abdominais, claro começando devagar. Ele disse que minha recuperação está mto boa e por isso me liberou, ele disse que a dor é meu limite, caso algum exercicio eu sinta dor ai tem q parar. o que vcs acham?

  4. Lu  /  23 de fevereiro de 2013, 0:38 Replicar

    Pessoal, e abdominais após a lipo? Com dois meses será que já podem ser feitos?

  5. carla  /  28 de janeiro de 2013, 18:29 Replicar

    Nany, gostaria que você fizesse um post a respeito da prótese com PERFIL ALTO x SUPER ALTO, coloquei a do perfil super alto e não fiquei com colo nenhum,com você aconteceu o mesmo?De lado é que percebe que o peito é grande,sei lá é algo meio esquisito.Seria legal se você fizesse um post com as diferenças e com as fotos das meninas aqui do site para agente comparar.Estou pensando seriamente quando for trocar, em mudar e colocar o PERFIL ALTO mesmo.

  6. Li  /  14 de janeiro de 2013, 20:06 Replicar

    Alguns exercícios são incômodos de se fazer agora que coloquei prótese! Exercícios para o peito e que preciso ficar de bruço, são bem desconfortáveis. Também fui começar um treino pulando corda para perder peso e abandonei no primeiro dia, parecia que as próteses iam arrancar a pele e iam sair rolando kkkkkkkkkkkkk! Prefiro evitar exercícios que forçam muito, porque acho desconfortável e sinto muito medo de causar alguma complicação com minha cirurgia! Isso porque tenho quase 6 meses de operação. :*

  7. Chris  /  9 de janeiro de 2013, 23:01 Replicar

    Ola, querida!

    Ha um mês coloquei a protese de 290 da silimed, formato anatômico perfil super alto. O implante foi feito entre a glândula e o músculo. Todo mundo acha perfeito, mas sou mt perfeccionista e desde a 1 semana tive a impressão de uma protese estar mais em cima que a outra. Nao as aureolas, mas o volume embaixo delas. E a mama que está mais embaixo, mostra a marca da protese bem aparente. Enfim, achei que era loucura, mas qdo retornei ao meu medico, apesar de ele n ter dito nada e até ter dito que era normal essa assimetria, ele ficou apertando, fazendo movimentos, meio que girando e pondo a protese meio que p cima. Depois falou algo sobre a sustentação da pele, alo assim!!! Estou mt ansiosa e gostaria mt que vc, que já tem tanta experiência nesse assunto pudesse me esclarecer as idéias.
    Desde já, agradeço . Beijossss. Chris

  8. Deborah  /  8 de janeiro de 2013, 14:32 Replicar

    Olá, adoro seu site, tem informações maravilhosas! poderia me passar por email qual cirurgião que você operou, também sou de Curitiba e estou pesquisando alguns. Se puder me ajudar agradeço, achei o seu resultado perfeito. Beijos

  9. Leiliane kojo  /  7 de janeiro de 2013, 20:27 Replicar

    Adorei este post, porque depois da cirurgia fiquei na duvida de quando voltar a pegar pesado, na academia eles falam que ta tudo bem mas vai saber ne…..
    bjus e continue a postar novidades..

  10. Re  /  27 de dezembro de 2012, 16:32 Replicar

    Que bacana essas informações! Estava justamente pesquisando sobre isso. bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>