É necessário parar com o uso de Anticoncepcionais e Cigarros antes de se submeter a uma Cirurgia Plástica?

Sabemos que todo cuidado é pouco quando pensamos em realizar uma cirurgia plástica. E uma das principais dúvidas que vejo constantemente aqui no Blog é quanto a parar ou não com o uso de anticoncepcionais e cigarros antes da Cirurgia. Eu particularmente quando realizei minha Lipoaspiração + Implante de Silicone não parei com o uso do anticoncepcional, ao contrário, emendei uma cartela na outra evitando a pausa, pois minha menstruação começaria justamente no fim de semana anterior a cirurgia. Porém é claro que antes de tomar esta atitude perguntei ao meu médico se poderia e confiei em sua conduta e graças a Deus ocorreu tudo bem.

Entretanto, se minha cirurgia fosse hoje depois de muita informação, certamente pararia com o uso e vou explicar o por quê!

Nestes anos que se passaram, através das inúmeras participações aqui no Blog por meio de comentários vejo como todo cuidado ainda é pouco, que complicações existem, e SIM, podem ser fatais! Portanto devemos tomar todas as precauções necessárias para garantir a segurança, evitar complicações e ter uma recuperação tranquila e a pausa no anticoncepcional assim como também no cigarro deveria ser aconselhada por todos os profissionais e seguida a risca por quem deseja passar pelo procedimento.

Mas, enfim, por que devo parar com o uso de anticoncepcionais antes da Cirurgia?

O uso de anticoncepcional aumenta o risco da coagulação do sangue dentro das veias e embolia pulmonar, ocasionando a trombose, uma vez que altera a coagulação sanguínea, formando trombos. Esses são como coágulos, que se prendem à parede das veias, e quando se desprendem, podem chegar ao pulmão, e estes entrarem em colapso, causando dificuldade para respirar. A pausa nesse medicamento antes da cirurgia é indicada em cirurgias com anestesia peridural, raqui ou geral, sendo ideal suspender seu uso por pelo menos 1 mês antes do procedimento.
Neste período aconselha-se usar outro método contraceptivo para evitar realizar a cirurgia na vigência de uma gravidez.                                                                                                                                                         Não é uma contra-indicação absoluta realizar a cirurgia em vigência do uso de anticoncepcional oral, porém o paciente deve estar ciente de todos os riscos. Outros cuidados associados tais como uso de dispositivos pneumáticos no intra e pós operatório imediatos, meia elástica de média compressão, medicamentos específicos e deambulação precoce são outros cuidados importantes a serem tomados.

 E o Cigarro?

O uso de cigarros pode comprometer a função respiratória durante o ato cirúrgico. A nicotina além de irritar o pulmão também prejudica na oxigenação do sangue. O paciente pode ter excesso de secreção pulmonar, broncoespasmo, dificuldade de respirar e outros. O tabagismo também compromete muito a circulação periférica, deixando de levar os nutrientes responsáveis por uma boa cicatrização e afetar assim o resultado da cirurgia. Portanto, recomenda-se parar com o uso de cigarro 30 dias antes da cirurgia.

E você o que tem a dizer a respeito?parou com o uso de anticoncepcionais e cigarros ou não?comente!

 

 


 

11 Comentários

  1. Reg  /  23 de fevereiro de 2017, 13:43 Replicar

    Eu parei c a pilula anticoncepcional faz um mes.Minha cirurgia ta marcada pra dia 8 de março,porem precisei hj de tomar a pilula do dia seguinte hj sao 23.Sera q faz mal?

  2. Moniqui  /  15 de junho de 2015, 1:16 Replicar

    Estou com a cirurgia marcada e meu médico esclareceu cada ponto a respeito do anticoncepcional e sobre a importância de parar Sim no mês antecedente a cirurgia, são riscos e devem ser esclarecidos pelo cirurgião, eu não precisei tocar no assunto ele mesmo já foi me informando sobre os cuidados a serem tomados, assim me sinto mais tranquila e confiante no meu médico rs

  3. patricia  /  3 de junho de 2015, 10:48 Replicar

    vou fazer mini abdominoplastia para reconstrução de parede abdominal pois tenho endemetriose a cirurgia tava marcada para o dia 26/05/2015 como o médico não havia dito que deveria parar com o anticoncepcional teve que adiar para dia 18/062015 espero que ocorra tudo bem estou mto anciosa e sentido dores tb pq meu caso é a reirada de um nódulo e é justamente o anticoncepcional que estaciona o problema

  4. vivian  /  14 de novembro de 2014, 16:26 Replicar

    Vou fazer lipo e colocar prótese mamária dia 25/11, parei de tomar o anticoncepcional no dia 10, será que terá algum problema? Minha médica não disse nada a respeito.
    Obrigada.

  5. Eliana Martins  /  1 de setembro de 2014, 15:20 Replicar

    Eu vou fazer a mamoplastia daqui um mês e recentemente descobri que estou com alguns miomas, o que faz parar o meu sagramento é o anticoncepcional e lendo tudo isso me sinto super insegura, pois a médica não comentou nada a respeito

  6. fran  /  25 de junho de 2014, 23:41 Replicar

    Acho que todo cuidado é pouco.Eu levo na ponta da letra tudo o que meu medico diz .
    Entao eu com certeza faco a minha parte,pois o medico faz o trabalho dele mas com certeza 70% para mim depende de nós.

  7. Ana  /  1 de abril de 2014, 21:12 Replicar

    Amigas, estou me preparando para realizar o sonho da abdominoplastia e mamoplastia de aumento. Já com as avaliações agendadas parei com o cigarro, hj completam 7 dias e estou mto feliz pela minha perseverança…e querem saber? Acho que nem volto mais a fumar rsrs…Também iniciarei ainda essa semana sessões de drenagens, pois ajuda muuuuuito no pós…poupando de dor e inchaços. Orem por mim!

    • josiane  /  22 de julho de 2015, 22:18 Replicar

      Oii Ana ,vou realizar meu sonho que é minha abdominoplastia,gostaria de saber como foi a sua recuperação?

  8. Vaena  /  4 de novembro de 2013, 13:11 Replicar

    Minha cirurgia é daqui a um mês e meio. Estou tentando parar de fumar, já até diminui mas hoje está sendo o primeiro dia sem fumar. Tá osso.

    • Beth  /  26 de dezembro de 2013, 8:09 Replicar

      Siga firme! Parei um mês e meio antes da minha cirurgia. No começo foi difícil, mas hj quando penso em cigarro me dá nojo. Fumei durante quase 20 anos. No começo eu pensava: Vou parar, fazer a cirurgia, depois eu volto… Quando vc começa a perceber os benefícios no seu corpo, na sua pele, no seu organismo… Nossa!
      Um estímulo para você: Toda vez que te der vontade de fumar, pense no que é uma tosse com a barriga costurada de um lado a outro. Rapidinho a vontade passa!
      Hoje estou com 12 dias de cirurgia e a cada inspirada dou Graças a Deus por ter parado de fumar.

  9. Rosi  /  18 de outubro de 2013, 8:41 Replicar

    Nany , esse blog é maravilhoso , nos ajuda muitoooo …. tinha essa mesma dúvida em relação ao anticoncepcional e meu médico me esclareceu exatamente como vc ! Parabéns , bjs bjs !!!:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *