Diferentes Posições para Implante Silicone

Qual a melhor posição para Implantar a Prótese de Silicone?

Subglandular, subfascial ou submuscular??? entenda as diferenças, vantagens e desvantagens e qual a melhor opção para seu biotipo.

Segundo o Dr. Alexandre Charão, e como muitas de nós também já sabemos, existem 3 planos onde as próteses podem ser implantadas:

  1. abaixo da glândula mamária (subglandular)
  2. abaixo da fáscia do músculo peitoral (subfascial)
  3. abaixo do músculo em si (submuscular ou retropeitoral)

As vantagens e desvantagens para cada biotipo:

O plano subglandular é o mais utilizado por ser o mais fácil de descolar e por permitir uma boa hemostasia durante a cirurgia (controle do sangramento). A dor e  desconforto no pós-operatório são mínimos e duram poucos dias. A desvantagem deste plano é que em pacientes muito magras e sem nenhum tecido mamário a prótese pode ficar muito visível. E além do resultado poder se tornar artificial, existe sempre a possibilidade de se formarem pequenas dobras (rippling). Quando há tecido mamário suficiente, estas ondulações não aparecem, mas quando a paciente não tem nenhum volume mamário ou bem pouco, indica-se a colocação no plano submuscular.

O plano subfascial utiliza uma membrana que reveste o músculo peitoral, chamada de fáscia peitoral, para “hospedar” a futura prótese.  O sangramento é igual ao do plano subglandular porém a dissecção desta fáscia é mais difícil, tornando a cirurgia um pouco mais demorada. Uma eventual vantagem deste plano seria um resultado mais duradouro, pois a ptose mamária (caimento) demoraria mais para acontecer, devido a hipotética sustentação que a fáscia oferece. Em relação às pacientes muito magras e sem glândula, a fáscia também ofereceria uma barreira a mais para evitar o aparecimento do rippling (ondulação). Na prática esta técnica é pouco utilizada pelos médicos no Brasil.

O plano submuscular é o mais utilizado depois do plano subglandular.  As indicações para se colocar a prótese neste plano são:

  1. paciente muito magras que precisam de uma barreira a mais entre a pele e o implante para que este não se torne visível
  2. paciente que desenvolveram contratura capsular no plano subglandular e que precisam trocar de plano
  3. pacientes com forte história de câncer de mama na família (e também câncer de próstata em parentes homens, pois são relacionados)  e que precisam de uma barreira entre a glândula mamária e a prótese em si, pois eventuais puncões para biópsias podem ser indicadas

Além destes fatores também podemos citar a preferência do cirurgião. Na prática alguns médicos têm a preferência por este plano e acabam indicando por estarem mais familiarizados com este tipo de dissecção. A desvantagem do plano submuscular é a dor ou desconforto no pós-operatório. Há uma necessidade maior de analgésicos e as restrições como dirigir ou fazer exercícios duram mais tempo.

Um detalhe importante é que próteses de mama NÃO interferem na amamentação, qualquer que seja o plano escolhido.

Fonte: www.guiadacirurgiaplastica.com.br/protese-via-axilar

153 Comentários

  1. Bruna  /  9 de março de 2017, 16:50 Replicar

    Ola meninas li o relato de cada uma e resolvi compartilhar minha experiencia com vocês, faz 6 meses da minha cirurgia coloquei 310 ml da allergan subglandular. Pelo tanto que tinha lido na internet jurava que o medico me indicaria colocar submuscular até porque tenho 1,58 m e 51 kg, eu tinha muito pouco peito e eles sao separados com um colo mais longinio, na consulta eu mesma disse que queria submuscular, mas ele negou e disse que pelo formato do meu peito, ficaria mais separado, nao daria um preenchimento legal e eu nao conseguiria ter um colo ja que o musculo deixa o peito com menos movimento entao se eu quisesse subir meu colo com sutia seria dificil. O resultado apos a cirurgia me deixou meio assustada e me estranhei mt nas primeiras semanas pq o peito ficou mais separado do que era, mas agora depois de 6 meses o resultado ficou bem natural nao achei nada marcado, e ta mais juntinhos claro na medida do possível já que é o formato do meu corpo, ainda há coisinhas que me incomodam mas que não daria pra arrumar com a prótese e nenhuma cirurgia mesmo assim posso dizer que fiquei muito feliz com o resultado, nao colocaria menos nem mais, não senti dor nenhum, o pós operatório muito tranquilo e meu medico super atencioso estava sempre respondendo minhas duvidas.

    • Bruna  /  9 de março de 2017, 16:58 Replicar

      Ah e não levei pontos o medico utilizou uma cola e no outro dia já pude tomar banho normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *