Diferentes Posições para Implante Silicone

Qual a melhor posição para Implantar a Prótese de Silicone?

Subglandular, subfascial ou submuscular??? entenda as diferenças, vantagens e desvantagens e qual a melhor opção para seu biotipo.

Segundo o Dr. Alexandre Charão, e como muitas de nós também já sabemos, existem 3 planos onde as próteses podem ser implantadas:

  1. abaixo da glândula mamária (subglandular)
  2. abaixo da fáscia do músculo peitoral (subfascial)
  3. abaixo do músculo em si (submuscular ou retropeitoral)

As vantagens e desvantagens para cada biotipo:

O plano subglandular é o mais utilizado por ser o mais fácil de descolar e por permitir uma boa hemostasia durante a cirurgia (controle do sangramento). A dor e  desconforto no pós-operatório são mínimos e duram poucos dias. A desvantagem deste plano é que em pacientes muito magras e sem nenhum tecido mamário a prótese pode ficar muito visível. E além do resultado poder se tornar artificial, existe sempre a possibilidade de se formarem pequenas dobras (rippling). Quando há tecido mamário suficiente, estas ondulações não aparecem, mas quando a paciente não tem nenhum volume mamário ou bem pouco, indica-se a colocação no plano submuscular.

O plano subfascial utiliza uma membrana que reveste o músculo peitoral, chamada de fáscia peitoral, para “hospedar” a futura prótese.  O sangramento é igual ao do plano subglandular porém a dissecção desta fáscia é mais difícil, tornando a cirurgia um pouco mais demorada. Uma eventual vantagem deste plano seria um resultado mais duradouro, pois a ptose mamária (caimento) demoraria mais para acontecer, devido a hipotética sustentação que a fáscia oferece. Em relação às pacientes muito magras e sem glândula, a fáscia também ofereceria uma barreira a mais para evitar o aparecimento do rippling (ondulação). Na prática esta técnica é pouco utilizada pelos médicos no Brasil.

O plano submuscular é o mais utilizado depois do plano subglandular.  As indicações para se colocar a prótese neste plano são:

  1. paciente muito magras que precisam de uma barreira a mais entre a pele e o implante para que este não se torne visível
  2. paciente que desenvolveram contratura capsular no plano subglandular e que precisam trocar de plano
  3. pacientes com forte história de câncer de mama na família (e também câncer de próstata em parentes homens, pois são relacionados)  e que precisam de uma barreira entre a glândula mamária e a prótese em si, pois eventuais puncões para biópsias podem ser indicadas

Além destes fatores também podemos citar a preferência do cirurgião. Na prática alguns médicos têm a preferência por este plano e acabam indicando por estarem mais familiarizados com este tipo de dissecção. A desvantagem do plano submuscular é a dor ou desconforto no pós-operatório. Há uma necessidade maior de analgésicos e as restrições como dirigir ou fazer exercícios duram mais tempo.

Um detalhe importante é que próteses de mama NÃO interferem na amamentação, qualquer que seja o plano escolhido.

Fonte: www.guiadacirurgiaplastica.com.br/protese-via-axilar

106 Comentários

  1. Amanda  /  15 de setembro de 2014, 13:23 Replicar

    Olá meninas, vou fazer minha cirurgia em novembro, sou baixinha e bem magra o médico me indicou a submuscular, estou em pânico porque todos dizem que a dor é terrível!! mas no meu caso foi o método mais indicado, gostaria de saber a respeito do pós operatório de quem fez dessa forma como foi, em quanto tempo puderam voltar as suas atividades normais e se tiveram que usar um dreno.

    Agradeço muito se alguém puder me ajudar tirando essas dúvidas…

  2. THAIZA  /  2 de setembro de 2014, 11:16 Replicar

    Bom dia meninas, tenho 1,51 de altura.. quase nada de peito, estou em duvida quanto ao tamanho da prótese, vai ser a prótese SILIMED. vou colocar entre a glandula mamária e o músculo.
    Gostaria de ver fotos meninas, do antes e depois de vocês, me ajudem meninas .. ! ahuhaua obrigada !!

  3. Mellyssa  /  28 de agosto de 2014, 14:34 Replicar

    Aliais qual custo do aumento das mamas pago a vista?

  4. Patricia  /  2 de agosto de 2014, 9:47 Replicar

    Ola,tenho 45 anos,fiz abdomem e silicone submuscular faz 11dias hj,oque doi realmente sao os seios gera um desconfofto mas da pra aguentar,sem duvida vale a pena!

    • kenia  /  5 de agosto de 2014, 20:23 Replicar

      Opa! Como foi o seu pos operatorio? Estou com 45 e vou me submeter a uma lipo e implante (dar uma levantada e incluir um implante para retomar o volume).
      Sempre ouvi que o mais dolorido era a lipoaspiracao. Voce esta se dando bem?

  5. Marina  /  30 de julho de 2014, 15:05 Replicar

    Vou fazer a cirurgia esse ano. O melhor e mais renomado medico que consultei (foi aluno do Pitanguy)me disse que nao faz retromuscular. ele acha um absurdo, uma mutilacao ja que um feixe tem que ser dissecado da insercao. (Deus me livre!). Segundo ele esse papo de que atrapalha exames de imagem é mentira pois se fosse verdade a sociedade brasileira de mastologia e a de radiologia ja teriam ditado diretizes a seguir. Bom, essas foram as palavras dele. Farei a minha retroglandular com certeza…conheco quem sente dores depois de dois meses de operada pelo metodo retromuscular…realmente bem mais agressivo.

    • kenia  /  5 de agosto de 2014, 20:26 Replicar

      Oi! Entao, ja fez a sua cirurgia? Tomara que tenha corrido tudo bem.
      O seu cirurgiao mencionou algo sobre “rippling”? Andei lendo que com o implante retroglandular ha maior risco de aparecerem as temidas ondulacoes da protese depois (rippling). Nao e’ algo prejudicial ‘a saude, mas pode ficar visivel e tal. Algum comentario sobre isso?
      Boa sorte! Poste aqui como foi a sua experiencia!

    • Marcela  /  4 de setembro de 2014, 13:45 Replicar

      Marina,
      Isso varia muito de médico para médico, de paciente para paciente. Tenho 3 meses de prótese e sem dor NENHUMA. Não uso mais o sutiã cirúrgico, já durmo de lado e até mesmo de bruços. Consultei VÁRIOS médicos antes de me decidir e todos falaram que, no meu caso, seria submuscular, até mesmo um ex aluno do Pitanguy. Coloquei 275ml submuscular. Dói? Realmente a dor é intensa, em mim foi apenas no primeiro dia, mas nada que analgésicos não resolvam. O resultado ficou maravilhoso, visto que sou magra e tenho pouca pele nos seios. O resultado ficou MUITO natural, nada marcado, ninguém fala que é silicone.

      Meninas, não podemos deixar de seguir e o que o nosso médico sugere apenas porque podemos sentir dor. Acredite e confie no seu médico.

      Kenia, sobre o rippling há mais chances de ocorrer quando a prótese é colocada acima do músculo, pois o único membro que sustenta o silicone é a pele. Em mulheres magras e sem busto, quando ocorre, fica extremamente visível e feio.

      Abraços!

  6. tatiara  /  28 de julho de 2014, 11:22 Replicar

    Olá meninas fiz a minha cirurgia 12/07 tenho 1,59 e 58 kg coloquei 375 ml perfil alto e submuscular nos primeiros 4 dias senti muita dor e fiquei muito inchada na primeira semana me senti a boing boing mas agora ja passado algumas semanas Amei o resultado apesar de ter passado pouco dias se eu tivesse colocado menos ml teria me arrependido muito….Compensa cada dia de dor o resultado fica maravilhoso!!

  7. Vitória Almeida  /  4 de julho de 2014, 22:23 Replicar

    Boa noite meninas! Operei ontem, coloquei próteses Silimed de 375 nos dois seios, tenho 20 anos, 1,69 de altura e 57 quilos. Ambas de poliuterano, texturizada. Coloquei pelo sulco mamário e meu cirurgião optou pelo método subfacial. Hoje senti um grande desconforto, e desmaiei quando fui tomar banho. A sensação ao tirar o sutiã é horrível, mas estou na torcida para tudo passar logo.

  8. Marcella  /  24 de junho de 2014, 16:03 Replicar

    Oi pessoal,
    Hoje faz 1 semana que coloquei minhas próteses de silicone nos seios. O médico optou por colocar no plano submuscular por eu ser bem magra e ter pouco seio. Vi muitas meninas comentando aqui no site sobre a dor, realmente, a dor é muito forte, quase insuportável, mas em mim foi apenas no primeiro dia. No segundo dia em diante só foi melhorando. Há algumas coisas que você sente mais dificuldade como: levantar da cama, escovar os dentes, pentear o cabelo.. ações básicas que fazemos no dia a dia. Mas apesar de tudo isso eu não me arrependi, pois o resultado fica realmente MUITO mais bonito, MUITO mais natural. A prótese não fica marcada, o seio fica redondinho e muito bonito! Somos mulheres, somos fortes, podemos aguentar essa dor pois ela passa, e depois é só alegria!

    • eliany  /  3 de julho de 2014, 10:50 Replicar

      oi meninas.
      vou fazer uma cirurgia geral lipo e protese mas qro por submuscular apesar da dor pelo q li em relatos.. alguem fez isso? a dor e insuportavel nesse caso?, penso q eh melhor entra na faca de uma vez so… a auto estima da mulher eh td ainda mas depois de um bb,pretendo ppr uns 330ml sou alta 1.75 sera q fica muito.rs.. bjs e parabens pra qm ja fez!!!!

  9. Pat  /  23 de junho de 2014, 7:28 Replicar

    Bom dia,
    Coloquei 305 ml por baixo do músculo dia 3 de junho.
    Tenho 21 dias de operada. E insuportável a dor, ainda estou sofrendo muito, principalmente ao acordar que o peito fuça super inchado e no decorrer do dia para levantar da cama. Sinto pontadas o dia inteiro e uma pressão muito grande no seio esquerdo.

  10. Angela  /  22 de junho de 2014, 7:37 Replicar

    Pessoal, coloquei 305ml, sou bem alta. Não queria nada extravagante. Mas sobre isso conto para vcs depois, pois agora é o que menos penso… Só quero ficar livre da dor. Agora que dar um CONSELHO a vcs: Evitem submuscular, a dor é absurda!!!! Tenho filhos, a dor de uma cesárea é coceguinhas perto dessa dor. Estou muito arrependida de ter feito. Resolvi escrever, pois essa dor não se deseja nem mesmo para inimigos!
    Ps. Neste momento estou sob efeito do remedio(fortíssimo), ou seja tenho 3 horas de um fio de qualidade de vida. Hoje estou no 4º dia de sofrimento!

  11. Carol Fernandes  /  5 de maio de 2014, 6:51 Replicar

    Oi Viviane..
    Vou colocar silicone e estava pensando em 300ml… Pela sua descrição, tenho o mesmo corpo que você e queria ver uma foto sua pra ver como ficou, que ai dependendo, boto 315ml…
    Tem como me enviar uma foto do seu antes e depois, ou so do depois? To curiosa! Haha
    Beijoocas!!
    Email: a.carolinafg@hotmail.com

  12. karla geraldine  /  12 de fevereiro de 2014, 15:04 Replicar

    Olá pessoal, minha hitória é a seguinte:
    Coloquei prótese em abril de 2013, 280 ml subgladular. Aproveitando que teria que tirar trẽs nódulos no seio (um estava enorme), todos benignos. Tive que tirar pele dos seios, visto que eram muito caídos (já amamentei).
    Porém, passados esses 10 meses de cirurgia minha mama caiu muito e também foram detectados mais nódulo no seio direito.
    Meu médico demonstrou preocupção com a incidência de nódulos e também falou que a minha pele, nessa região, é muito flácida, daí a queda em tão curto espaço de tempo.
    Sugeriu que a gente reparasse a cirurgia, clocando a prótese debaixo do musculo, submuscular. Que seria a solução para a flacidez e também seria mais fácial detectar e pulsionar os nódulo que, porventura, apareçam.
    Estou com muito medo, pois vejo relatos aqui que dói muito, o peito fica muito em cima, a prótese pode deslocar para a região das axilas…etc.
    Help….

  13. Beatriz  /  21 de janeiro de 2014, 5:49 Replicar

    Fiz minha cirurgia as 14h de ontem, ou seja, não tem nem 24h. O método foi o submuscular. De fato dói… Bastante! Mas nada insuportável. Sinceramente, estou sentindo mais dor nas costas de ficar deitada do que no próprio peito. O local onde mais dói é em cima do peito (colo) e no músculo perto da axila. A cirurgia foi super tranqüila e rápida! Tenho 1,67 de altura, 57kg e coloquei 300ml. Estou louca para ver o resultado final!

    • Vanessa  /  12 de fevereiro de 2014, 14:50 Replicar

      oi Beatriz, pretendo fazer minha cirurgia em julho, gostaria de saber se você precisou usar dreno e qual foi o tipo de anestesia usado?

  14. Andressa  /  14 de janeiro de 2014, 7:43 Replicar

    Ola meninas,…. . . .Olá Viviane depois de quanto tempo voltou a academia? Quem de vcs achou o métido pela auréola o melhor, mais discreto? Vou marcar a minha para Fevereiro. Tenho 1.70 e 60 kg e vou fazer retromuscular.

  15. SHIRLEY  /  26 de novembro de 2013, 7:36 Replicar

    Olá Viviane, vou realizar dia 09 de dezembro,estou anciosa. soumt magra, e vou colocar por debaixo do musculo,300 ml. tenho 1,65 e 53 kl. e treino tbm,estou também preocupada pq tdos dizem,que dói mt. e estou preocupada com o pós operátorio.bju

  16. SHIRLEY  /  26 de novembro de 2013, 7:35 Replicar

    Olá Viviane, vou realizar dia 09 de dezembro,estou anciosa. soumt magra, e vou colocar por debaixo do musculo,300 ml. tenho 1,65 e 53 kl. e treino tbm,estou tambémpreocupada pq tdos dizem,que dói mt. e estou preocupada com o pós operátorio.bju

    • Ana  /  10 de dezembro de 2013, 20:14 Replicar

      Oi Shirley,

      vc tem fotos? Seu perfil parece mto com o meu e vou colocar na proxima semana.
      To em dúvida entre 258ml e 300ml. Se puder me enviar fotos por email ou colocar aki.
      Mto obg!

  17. Viviane  /  10 de novembro de 2013, 9:04 Replicar

    Ola pessoal! Minha cirurgia foi a 4 dias pelo método submuscular por baixo do músculo, incisao pelo sulco mamario. Tenho 1,59 48kl bem magra. Coloquei 315 ml marca phertese.
    As dores sao bem poucas, so para levantar ou quando fico em pe. Ouvi Mts relatos q por debaixo do músculo doi mais, mas minhas dores estão bem suportaveis, talvez pq faco academia e isso pode ter deixado meu músculo mais resistente, sinto apenas uma pressao nos seios… a única coisa q está me encomodando para valer eh dormir de barriga pra cima, isso realmente da mtu dor nas costas sempre q acordo.
    Uma outra coisa q queria registrar aki, eh q fui embora do hospital so no dia seguinte, pois não conseguia fazer xixi, tinha vontade, a bexiga enchia mas nao conseguia fazer, tiveram q passar sonda 4x em mim, nao consegui fazer devido a um efeito colateral da anestesia peri… e so pode sair do hospital depois de fazer xixi sozinha… foi uma saga xixi rsrs mas fiz depois de mtu custo e fui embora..rsrs ;-)

    • Vanessa  /  12 de fevereiro de 2014, 14:51 Replicar

      você fez uso da anestesia geral?

  18. Rafaela  /  24 de outubro de 2013, 21:48 Replicar

    Dá para associar prótese de silicone e abdominoplastia na mesma cirurgia?

    • Lipo&Silicone  /  24 de outubro de 2013, 21:55 Replicar

      Minha mãe fez e ocorreu tudo bem! =)

    • jessilaine  /  28 de outubro de 2013, 11:55 Replicar

      Nossa fiz minha cirugia a 4 dias e foi submuscular se arrependimento matasse doii muito , to contandp as horas pra mim dormi normal de novo .

      • Viviane  /  10 de novembro de 2013, 8:05 Replicar

        Ola jessilaine! Q interessante nao sei se foi por causa da academia q pratico, mas a minha foi submuscular tbm, hj faz 4 dias e sinceramente nao ta doendo assim nao…quase nem lembro da dor, agora dormir de barriga para cima realmente eh terrível!

      • Viviane  /  10 de novembro de 2013, 8:05 Replicar

        Ola jessilaine! Q interessante nao sei se foi por causa da academia q pratico, mas a minha foi submuscular tbm, hj faz 4 dias e sinceramente nao ta doendo assim nao…quase nem lembro da dor, agora dormir de barriga para cima realmente eh terrível!

  19. SANDRA TORRES  /  22 de outubro de 2013, 15:14 Replicar

    OLA MEU NOME E SANDRA GOSTARIA DE SABER SE QUE TEM OS SEIOS POUCO FLACIDOS SE PODE COLOCAR A PROTESE ATRAS DO MUSCULO.

  20. Aline  /  31 de agosto de 2013, 20:11 Replicar

    Olá, pretendo fazer minha cirurgia em dezembro, minha medica me indicou usar a técnica subfascial ! Mas tenho lido , que é uma pratica muito utilizada no Brasil, será que por falta de capacitação ? Tenho medo de algo dar errado! Vou colocar 285ml, tenho medo que após um ano , ele fique mole! Existe alguma técnica , ou marca que deixem eles mais rígidos como os das atrizes que vemos na tv? Grata!

    • Lipo&Silicone  /  1 de setembro de 2013, 15:22 Replicar

      Oi Aline, a minha foi subfascial e eu gostei do meu resultado. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>