Diferentes Posições para Implante Silicone

Qual a melhor posição para Implantar a Prótese de Silicone?

Subglandular, subfascial ou submuscular??? entenda as diferenças, vantagens e desvantagens e qual a melhor opção para seu biotipo.

Segundo o Dr. Alexandre Charão, e como muitas de nós também já sabemos, existem 3 planos onde as próteses podem ser implantadas:

  1. abaixo da glândula mamária (subglandular)
  2. abaixo da fáscia do músculo peitoral (subfascial)
  3. abaixo do músculo em si (submuscular ou retropeitoral)

As vantagens e desvantagens para cada biotipo:

O plano subglandular é o mais utilizado por ser o mais fácil de descolar e por permitir uma boa hemostasia durante a cirurgia (controle do sangramento). A dor e  desconforto no pós-operatório são mínimos e duram poucos dias. A desvantagem deste plano é que em pacientes muito magras e sem nenhum tecido mamário a prótese pode ficar muito visível. E além do resultado poder se tornar artificial, existe sempre a possibilidade de se formarem pequenas dobras (rippling). Quando há tecido mamário suficiente, estas ondulações não aparecem, mas quando a paciente não tem nenhum volume mamário ou bem pouco, indica-se a colocação no plano submuscular.

O plano subfascial utiliza uma membrana que reveste o músculo peitoral, chamada de fáscia peitoral, para “hospedar” a futura prótese.  O sangramento é igual ao do plano subglandular porém a dissecção desta fáscia é mais difícil, tornando a cirurgia um pouco mais demorada. Uma eventual vantagem deste plano seria um resultado mais duradouro, pois a ptose mamária (caimento) demoraria mais para acontecer, devido a hipotética sustentação que a fáscia oferece. Em relação às pacientes muito magras e sem glândula, a fáscia também ofereceria uma barreira a mais para evitar o aparecimento do rippling (ondulação). Na prática esta técnica é pouco utilizada pelos médicos no Brasil.

O plano submuscular é o mais utilizado depois do plano subglandular.  As indicações para se colocar a prótese neste plano são:

  1. paciente muito magras que precisam de uma barreira a mais entre a pele e o implante para que este não se torne visível
  2. paciente que desenvolveram contratura capsular no plano subglandular e que precisam trocar de plano
  3. pacientes com forte história de câncer de mama na família (e também câncer de próstata em parentes homens, pois são relacionados)  e que precisam de uma barreira entre a glândula mamária e a prótese em si, pois eventuais puncões para biópsias podem ser indicadas

Além destes fatores também podemos citar a preferência do cirurgião. Na prática alguns médicos têm a preferência por este plano e acabam indicando por estarem mais familiarizados com este tipo de dissecção. A desvantagem do plano submuscular é a dor ou desconforto no pós-operatório. Há uma necessidade maior de analgésicos e as restrições como dirigir ou fazer exercícios duram mais tempo.

Um detalhe importante é que próteses de mama NÃO interferem na amamentação, qualquer que seja o plano escolhido.

Fonte: www.guiadacirurgiaplastica.com.br/protese-via-axilar

111 Comentários

  1. Brenda  /  3 de novembro de 2014, 0:42 Replicar

    Olá gente, irei fazer cirurgia agora em dezembro, silicone submuscular, pois sou mt magra, tenho pele mt fina e seios mt pequenos, porém estou com mt medo pois falam que é a mais agressiva e é insuportável. Me ajudem, a dor é tão impossivel assim de aguentar?

    • Andressa  /  9 de novembro de 2014, 19:31 Replicar

      Brenda, realizei a cirurgia a 13 dias e coloquei submuscular, por ser baixa, magra e com pouquíssimo volume de seio. Foi uma escolha que fiz mesmo sabendo que o pós operatório seria mais doloroso, mas eu queria um resultado mais natural. Eu senti bastante dor, essa dor se caracteriza como uma queimação muito forte, noites mal dormidas, isso durou uma semana, mas um dia acaba rsrs. Agora estou só com analgésico comum, só tomo quando vou dormir porque é o período em que os seios ficam mais doloridos, mas o dia estou passando tranquila graças a Deus. Enfim, estou feliz com o resultado, fica bem mais natural e a tendência é melhorar com o passar do tempo, até que atinja o resultado final. Espero ter ajudado. Boa cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>