O que é o Hidrogel e quais são os riscos para a Saúde?

 

Atualmente o uso do Hidrogel e suas complicações têm sido muito comentados na mídia, além de Andressa Urach, a funkeira Maysa Abusada também está sofrendo com complicações e necessitará passar por cirurgia para remover o produto, mas afinal o uso do Hidrogel é assim tão perigoso?Quais são os riscos? Confira tudo sobre essa substância que fez a cabeça de muito famosos!

hidrogelHidrogel é uma poliamida sintética usada para preenchimentos. É um produto autorizado pela Anvisa e indicado para preenchimento de pequenas deformidades, como rugas ou contornos (queixo ou maçãs do rosto, por exemplo).

Quando aplicado, o hidrogel provoca nos tecidos uma reação natural do organismo para proteção contra o corpo “estranho”. Isso leva ao aumento da formação de colágeno e células de cicatrização, provocando o crescimento do tecido. Por isso, o aumento do volume das regiões. Aos poucos, a reação diminui e o produto é absorvido pelo organismo. Em condições normais, não é preciso retirar o produto.
Segundo médicos especialistas, a aplicação de grande quantidade de qualquer preenchedor não é recomendada. O Conselho Federal de Medicina indica que apenas pequenas quantidades de preenchedor sejam aplicadas, em qualquer caso. Para aumento de glúteos, coxas ou panturrilhas o mais indicado seria usar próteses, pois os riscos oferecidos são menores.

Ao aplicar hidrogel em grandes quantidades, como por exemplo da modelo Andressa Urach os riscos vão desde um processo de endurecimento dos tecidos, com formação de nódulos, passando por infecção como aconteceu com a modelo, necrose e até mesmo levar à morte.O paciente também pode ter problemas circulatórios por compressão dos vasos sanguíneos, deixando a perna inchada. Também pode haver embolia pulmonar e infecção generalizada.

1Para a aplicação de qualquer tipo de preenchimento, três aspectos básicos precisam ser observados. O primeiro é a origem do produto. Pedir ao médico para ver a embalagem, o prazo de validade, a autorização da ANVISA são essenciais. O segundo é o local. O ambiente é adequado? Quais as condições do lugar? De maneira nenhuma o hidrogel deve ser aplicado em estéticas ou salões de beleza, por exemplo. O terceiro é o profissional. Verificar se o médico está ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou à Sociedade Brasileira de Dermatologia é fundamental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*