Mastopexia x Cicatrizes

A perda de elasticidade da pele da mama, provocada por alterações de peso, gravidez, amamentação, envelhecimento e ação da gravidade, contribuem para que a mama se torne mais flácida, caída e com os mamilos apontados para baixo. Para a correção desta condição conhecida como Ptose Mamária existe a Mastopexia, uma cirurgia que consiste em retirar o excesso de pele e elevar as mamas (“lifting”) e/ou alterar o seu formato sem modificar acentuadamente o seu volume. Além da correção da flacidez, a Mastopexia pode ser útil também para reduzir a diferença entre as mamas (Assimetria) e redução do tamanho da aréola e do mamilo.
O tipo de cicatriz resultante das Mastopexias dependerá de qual deva ser o ajuste realizado na pele excedente das mamas. Existem 3 possibilidades de cicatrizes: A PERIAREOLAR (Ao redor da aréola), a VERTICAL e a em “ T INVERTIDO ”. Quanto mais pele e tecidos a serem removidos maiores as cicatrizes resultantes, ou seja, mamas pequenas, com pequeno excesso de pele, podem ser tratadas com a inclusão de implante mamário e retiradas de pele ao redor da Aréola resultando em uma cicatriz Periareolar. Mamas com excesso de pele intermediário, com conteúdo não muito avantajado, poderão ser tratadas, com ou sem a necessidade do uso de implantes mamários, terão uma cicatriz resultante ao redor da aréola e com um ramo vertical até o sulco mamário, esta é chamada de cicatriz Vertical. Aquelas mamas que apresentam base larga, seu conteúdo totalmente disposto na região mamária inferior, muito caídas, pele bastante excedente, poderão ser tratadas com uso ou não de implantes mamários, e o ajuste dos excessos irão determinar o formato das cicatrizes tipo “T Invertido”.

A anestesia usada é a sedação ou, por vezes, a anestesia geral. Recomenda-se habitualmente um internamento de 24 h.     Por cerca de 12 meses as cicatrizes passam por um período em que se encontram vermelhas e depois vão progressivamente clareando e em alguns casos dificilmente se notam. Claro que a qualidade da cicatriz depende das características genéticas da pele. No pós-operatório é importante massagem e aplicação de gel de silicone para uma estabilização mais rápida da cicatriz. Aconselha-se o uso de sutiã de desporto durante 2 meses. O período de repouso é de cerca de 1 semana.

No primeiro mês de pós-operatório a mama fica tensa e hipersensível. Gradualmente, vai ficando natural ao toque e modificando ligeiramente a forma, só se obtendo um resultado definitivo por volta dos 12 meses.

Em certos casos é necessário correção das cicatrizes após o período de estabilização das mesmas. Recomenda-se evitar a exposição solar durante 2 meses.

Após uma cirurgia de Mastopexia a amamentação não fica comprometida.

Confira fotos de Antes e Depois de uma Mastopexia:

272 Comentários

  1. yone  /  18 de outubro de 2016, 18:36 Replicar

    irei fazer minha cirurgia em dezembro, mas meu cirurgião recomenda que eu ponha 320ml. Peso 68kg e tenho somente 1,63 de altura. tenho medo de fica grande. O que voces acham ?

  2. LORENA  /  6 de julho de 2016, 19:43 Replicar

    Boa noite meninas.. adoro o blog
    Bom, há 1 ano Ficar mastopexia com protese e não gostei dos resultados… ainda ficou caído e meu médico quer fazer de novo!!! Afff…só foi dinheiro a toa.
    Fora as estrias e uma queloide que não vai embora nem com oração!
    Estou fazendo co2 e notei pequena melhora, somente nas estrias. Estou totalmente desiludida.
    Sou clara e esperava uma cicatrização ótima… 🙁
    Se alguém souber de algo..minha cicatriz do T continua escura

  3. julia  /  23 de março de 2016, 17:56 Replicar

    Ola, fiz a minha cirurgia de mastopexia e implante de 250ml há 6 dias. Ainda está inchado e sei que ira melhorar com o tempo, mas o que está me incomodando é que parece que a altura dos mamilos ficou meio baixa… será que quando desinchar vai ficar melhor? A prótese desce um pouco? Alguém passou por isso?

  4. ana  /  21 de outubro de 2015, 19:54 Replicar

    fiz mastopsia e coloquei 250 ml ; faz 5 dias hj está inchado e a cicatriz bem sequinha

    • Isabela  /  4 de janeiro de 2016, 22:40 Replicar

      Oi, Ana, você está satisfeita com o tamanho? Já tinha seios grandes? Vou fazer exatamente a mesma cirurgia que você daqui a uma semana e ainda estou em dúvida se a prótese de 250ml é a melhor opção…

  5. Fernanda  /  13 de outubro de 2015, 19:12 Replicar

    Bem, depois de muito gastar meu dinheiro em clinicas para amenizar minhas cicatrizes mamárias resultantes de uma mastopexia para redução dos seios(minhas cicatrizes foram feitas em formato de “T” invertido), eu encontrei o Dermaroller. Minhas cicatrizes ficaram escuras e com um relevo que me incomodava, e já haviam se passado 3 anos da cirurgia…tinha vergonha de mostrar até para meu marido… Então fiz 2 sessões de laser caríssimas…depois de um tempo CO2, fiz aplicação de pomadas de todo o tipo…e nada..nenhuma pequena mudança… Aí dei uma de doida e comprei o dermaroller…gastei 260 reais, pois fiz questão de comprar o original de uma marca muito boa…Bem usei em casa mesmo, o de 1,5mm, fiz há 15 dias atrás… doeu um pouco…surgiu pequenos pontinhos de sangue…fiz tudo cuidadosamente e fiz assepsia, conforme instruções…após o uso apliquei uma formula sugerida por uma dermatologista(com Fatores de Crescimento), alternando com o contractubex e bepantol…Gente faz apenas 15 dias que usei… eu gostaria muito de mostrar aqui..rsrsrs… Minha cicatriz melhorou já na primeira aplicação uns 40%…meu marido ficou impressionado e eu também… clareou muito e a parte alta ficou no nivel da pele… não tem mais relevo nem hiperpigmentação, a pele está ótima e totalmente cicatrizada…lisinha e clarinha!!!…Agora, sei que deu certo o tratamento em conjunto (dermaroller+formula) e não somente um, acho que a formula potencializou o dermaroller…Então, tô comprando o segundo dermaroller agora, até porque prefiro usar um diferente a cada sessão, pois a anvisa informa ser descartável..prefiro não arriscar… Mas eu tô tão satisfeita que decidi dar meu depoimento… Lembrando que cada caso é um caso, e cada organismo reage de uma forma…Acredito que em 4 sessões minha cicatriz fica imperceptível… uuuhhhuuuuu!!!

  6. Danielle  /  19 de agosto de 2015, 23:36 Replicar

    Meninas, vou fazer o “T” invertido e colocar prótese daqui dois meses.
    Alguém que fez esse procedimento pode dizer se perdeu (permanentemente) a sensibilidade dos mamilos? Ou se reduziu…
    Esse é um assunto que me aflige.
    Muito obrigada!

    • Renata  /  3 de dezembro de 2015, 10:26 Replicar

      Oi, Danielle! Fiz a minha agora em outubro e também tinha esse medo, mas não perdi a sensibilidade nos mamilos, não! Onde falta sensibilidade é na cicatriz debaixo, a horizontal! Mas acredito que isso também melhore com o tempo! Mas nos mamilos continuou normal!

      • ana maria  /  14 de agosto de 2016, 14:58 Replicar

        oi fernanda,me passa essa formula

    • Gabriela  /  29 de dezembro de 2015, 14:10 Replicar

      Os meus ficaram hipersesíveis rsrs…mas agora, com 3 meses de cirurgia, já voltaram ao normal.

  7. Danielle  /  19 de agosto de 2015, 0:14 Replicar

    Meninas, pretendo fazer a cirurgia para levantar. Amamentei e meus seios caíram muito! Tenho medo de perder a sensibilidade dos mamilos, pois meu corte vai ser em “T”. Alguém que já fez pode me contar se perdeu a sensibilidade?
    Obrigada!!

    • Carla maria  /  17 de outubro de 2015, 18:07 Replicar

      Eu fiz mastopexia ha 10 dias, nao tenho sensiblidade

  8. Kaia  /  6 de dezembro de 2014, 11:38 Replicar

    Oi meninas. Fiz a mastopexia e coloquei 270ml faz uma semana e 3 dias, queria saber se é comum um estar mais inchado que o outro. O lado esquerdo esta mais inchado e mais alto tambem, mas nao sei se é por conta do inchaço, do pouco tempo. Estou com medo.

    • Carla maria  /  17 de outubro de 2015, 18:09 Replicar

      Katia

      Fiz ha 10 dias e eh normal esse inchaco, ate 3 mesed meu medico falou q ficam assimetricas.

      Bj

  9. Agnes  /  10 de outubro de 2014, 11:15 Replicar

    Pessoal fiz minha cirurgia já faz 1 ano a cicatriz ficou feia demais, ficou hipertrófica. Só vou poder retocar a cirurgia daqui um ano e eu queria aproveitar para aumentar, mas aparentemente o tanto de pele que vai ter que tirar pra arrumar a cicatriz não sei se vai dar…
    Bom, ja vi gente usando o Dermaroller pra tirar cicatrizes, será que resolve se eu fizer nas minhas? Alguém já fez isso? Pomada não resolve mais o meu caso 🙁

  10. wilian  /  11 de agosto de 2014, 9:39 Replicar

    Quando eu era pequeno sofri uma acidente na escola
    fiquei com 2 cicatrizes uma de 3cm outra de 2cm, está
    aparecendo a marca dos pontos na testa não tenho queloide
    mas nao gosto da cicatriz e desejo retira-la.

    Existe algum procedimento que tem como tirar elas ou torna-las
    menos visiveis

    Obg

  11. Marly  /  9 de junho de 2014, 17:31 Replicar

    Ei queridas! Eu fiz, tem 60 dias e estou lendo os comentários sobre retoque. Minha cicatriz ficou tão perfeita. É claro que aquel T invertido não é bonito, nas ninguém vai ver mesmo. Eu tb diminui a auréola fiz mini abd e lipo. Ainda não penso em retoque pq a cicatriz está fininha.
    Lugar que nem da pra vê lá mais. Estou muito feliz com o resultado. Sou de Vitória ES.

    • Elaine  /  19 de setembro de 2014, 7:17 Replicar

      Oi Marly… com que médico vc operou? Sou de Vitória também e estou a procura de um bom cirurgião! =)

    • Lais  /  3 de outubro de 2014, 9:12 Replicar

      Tambem gostaria de saber o nome do médio, também sou daqui de Vitória

    • Lais  /  3 de outubro de 2014, 9:12 Replicar

      Tambem gostaria de saber o nome do médio, também sou daqui de Vitória

    • maiara  /  26 de julho de 2015, 16:07 Replicar

      Boa tard,eu gostaria d saber aond em vitoria vc fez a cirurgia e o nome do medico.

    • MICHELE  /  3 de novembro de 2015, 10:25 Replicar

      EI FLOR,
      ESTOU SUPER ANSIOSA PARA FAZER A MINHA CIRURGIA TAMBÉM,
      SOU DA SERRA NO ESPIRITO SANTO,
      ME PASSA O NOME DO SEU CIRURGIÃO PLASTICO,
      MEU EMAIL É MICHELELOPES.ES@HOTMAIL.COM
      FICO AGRADECIDA ,POIS NESTES TEMPOS É DIFICIL ACHAR ALGUEM DE CONFIANÇA PARA OPERAR NOSSO CORPO,
      MEU MEDO É A CICATRIZ , QUE BOM QUE A SUA FICOU OTIMA.
      GRATA

  12. Karina  /  25 de março de 2014, 11:27 Replicar

    Vou fazer em maio 2014 a cirurgia mastopexia + implante silicone 200 ml. Estou muito nervosa e pouco instruida. Se alguem puder me ajudar agradeço

  13. Tatiane  /  27 de janeiro de 2014, 13:34 Replicar

    Meninas, quantos voces pagaram para fazer o retoque??
    To com medo de fazer e a cicatriz continuar ruim

  14. flavia  /  25 de janeiro de 2014, 15:33 Replicar

    Oi meninas fiquei muito satisfeita com as resposta tambem vou fazer cirurgia agora em fevereiro ,estou ansiosa demais ,acho que estou até engordando alguma de voces podem me ajudar de alguma forma,pois fiquei sabendo que quanto mais magra eu estiver melhor resultado terei .Alguma de voces sabe se corre o risco da barriga crescer depois de algum tempo de ter feito a abdominoplastia. Há e por favor me mandem fotos suas.Obrigado .meu imael é flaviajambo-1@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *