O que é Fibrose?

FIBROSE PÓS-LIPOSPIRAÇÃO COMO TRATAR?

Por se constituir de uma técnica invasiva a lipospiração, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular na região onde foi feita a lipoaspiração e na incisão cirúrgica, ocorrendo a formação ou desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência disforme e cheia de ondulações.Esse processo começa por volta dos sete dias da cirurgia, pode ser evitado fazendo um pós-operatório com drenagens linfáticas e ultrassom.
As fibroses podem ocorrer em maior ou menor grau e sua aparição depende de vários fatores. Uma explicação mais científica da fibrose é que esta é uma espécie de edema e proteínas acumuladas de forma crônica, que atrapalham o funcionamento dos fibroblastos, que são responsáveis pela cicatrização, sendo que este trabalha em excesso e sem orientação, produzindo essas ondulações de colágeno, que causam repuxamento e dor ao paciente, além de uma aparência desagradável na região.
Logo após a cirurgia, a fibrose é intensa, endurecida e sensível. Geralmente o tratamento da fibrose é longo, sendo que de 6 a 12 meses após a cirurgia, ela tende a amolecer e até regredir.

Vários são os fatores que podem influenciar no aparecimento desta:

– Repouso inadequado;
– Leves traumas na região (como pegar peso, ou pegar o filho no colo);
– Uso incorreto da cinta cirúrgica;
– Reação do próprio organismo à agressão sofrida com a lipoaspiração.
Por isso, os cuidados no pós-operatório são essenciais, dentre eles em destaque a drenagem linfática pós-cirúrgica, o uso de cintas, uso de protetor solar na região, evitar esforço físico na fase inicial, manter assepsia e uma alimentação adequada, com vitaminas e minerais que desempenham papel importante. Um pré-operatório atualmente é recomendado na cirurgia de lipoaspiração, com drenagem, microcorrentes, esfoliações, entre outros. É atribuída ao pré-operatório, juntamente a um bom pós-operatório, a chance de uma cirurgia bem sucedida .
Se houver um leve quadro de irregularidades cutâneas, a drenagem linfática manual, ultra-som, mais tardiamente endermologia e carboxiterapia, devem ser opções de tratamento da fisioterapeuta. Caso seja um quadro importante de irregularidades cutâneas, procurar o médico é importante para uma avaliação do estado pós-cirúrgico.

238 Comentários

  1. andressa  /  29 de janeiro de 2015, 12:15 Replicar

    olá,fiz cirurgia a um ano e quatro meses e estou co fibrose e nao consigo desmanchá-los já fiz drenagem,fisioterapias,ultrassons,remédios para dores mas nada adiantou,nao consigo nem mexer os braços de dor, médico me recomendou cirurgia mas gostaria que vcs me disessem se ainda dá para fazer algo para elas sumirem,caso isso nao seja possível optarei pela cirurgia.obrigada

  2. Kamila  /  14 de janeiro de 2015, 0:13 Replicar

    olá nany, parabéns pelo site, tenho uma cirurgia marcada dia 12/03/2015 e gostaria de saber
    o endereço ou o telefone da clinica que vc fez o pós operatório em colombo.
    Muito obrigado

  3. Mônica  /  28 de outubro de 2014, 21:29 Replicar

    Oi, há 18 dias fiz uma hidrolipo no glúteo, e no 2 dia comecei uma drenagem leve, e no 07 dia comecei com a drenagem mas forte e ultrassom , sendo que hj sinto uns nódulos no qual sinto dores, será se é fibrose? lembrando que essa hidrolipo foi mas para a trava das celulites., no qual estão tds soltas.

  4. FLAVIA  /  3 de setembro de 2014, 13:40 Replicar

    gostaria de saber se quem colocou silicone pode fazer carbox?

    • Vania  /  2 de dezembro de 2014, 14:09 Replicar

      pode sim!

  5. Silvana  /  31 de agosto de 2014, 15:51 Replicar

    Para desfazer fibrose pós-lipo recente, precisa fazer muito alongamento, trata com ultrassom heccus ou manthus e fazer drenagem específica manual, melhor com massoterapruta, q com manobras mais rápidas e mais fortes desfaz nódulos, fibras e conduz a linfa. Só drenagem c fisioterapeuta, de forma suave é pouco. E se deixar, a cada dia a fibrose endurece mais, fica mais difícil de sair.

    • Ana Carolina  /  16 de setembro de 2014, 8:53 Replicar

      Drenagem é drenagem, com massoterapeuta ou com fisioterapeuta drenagem só existe uma forma, são movimentos suaves, não tem como mudar. Se usar movimentos mais rápidos e fortes passa longe de ser drenagem, muda-se o nome.

  6. Jessika  /  13 de agosto de 2014, 17:33 Replicar

    Fiz lipo a 10 dias,a minha pele se encontra muito rigida no local da cirurgia esta muito duro isso e normal?Por favor me ajudem,estou desesperada.

    • Ana Carolina  /  16 de setembro de 2014, 8:55 Replicar

      Oi Jessica, vc tá fazendo drenagem e Ultra som? Pelo visto isso é quadro de fibrose, procure um profissional o quanto antes para resolver.

  7. Juliana  /  9 de junho de 2014, 16:36 Replicar

    Fiz minha lipo tem 20 dias, posso começar a fazer abdominal?

  8. Gabi  /  19 de maio de 2014, 12:38 Replicar

    Fiz minha lipo a 4 anos, porem fiquei com fibrose e isso esta me incomodando cada dia mais. Por mais que não tenha barriga, toda vez que vou para praia as pessoas sabem que fiz lipo, pois é muito visível por causa da fibrose.
    Gostaria de saber se tem solução msm depois de 4 anos.

    • Ana Carolina  /  16 de setembro de 2014, 8:56 Replicar

      Tem sim com a carboxiterapia ajuda muito, vale a pena procurar um fisioterapeuta que utiliza essa técnica

  9. Ivani  /  19 de fevereiro de 2014, 20:57 Replicar

    Gente estou mega felizz após gastar tubos de dinheiro estou fazendo tratamento em uma clínica que está dando resultado com drenagem e carbox já melhorou muitoooo. Gostaria de postar as fotos aqui para vcs. Sei o qto isto é assustador e desmotiva demais mas galera tem solução só precisa achar um bom local que não queira só ganharem dinheiro. Se alguém precisar de ajuda é só me chamar bjusss

    • Valquiria  /  22 de março de 2014, 19:11 Replicar

      Ola gostaria de saber mais sobre seu tratamento, pq eu tenho so gastado dinheiro e nada de resultado… e o endereco da clinica … vou ate na china para solucionar isso!

    • Camilla  /  26 de março de 2014, 7:40 Replicar

      Ivani…onde vc faz…tenho fibrose…estou fazendo drenagens e manthus….mas não estou vendo melhoras

    • ANGELA CRISTINA  /  26 de maio de 2014, 11:22 Replicar

      EU FIZ E ESTOU IGUAL A ELAS

    • divania farias  /  25 de julho de 2014, 16:42 Replicar

      fiz abdome e lipo ja faz dois anos e fiquei com uma espedie de caroço no estomago quero saber por alguem se tem solução ja não aguento mais fazer drenagem

    • Ariana  /  7 de agosto de 2014, 21:51 Replicar

      Oi, onde vc fez o seu carbox?

    • Ariana  /  7 de agosto de 2014, 21:51 Replicar

      Oi, onde vc fez o seu carbox?

  10. Michelle Aiala  /  18 de dezembro de 2013, 22:53 Replicar

    Fiz uma lipoaspiracao, a 30 dias atrás. Ainda estou no procedimento da drenagem linfatica, juntamente com o ultrassom e o vácuo. Sinto muita dor, e ainda tem fibroses. Após quantos dias posso iniciar uma carboxiterapia para ajudar quebrar essas fibroses?

  11. Daniela  /  10 de novembro de 2013, 20:49 Replicar

    Pessoal….Help!!! Fiz uma hidrolipo fazem 20 dias….estou com fibrose em torno do umbigo…minha barriga está horrível!! O que faço para melhorar até o natal?? Vou viajar em janeiro para o nordeste…..estou preocupada.Faco drenagem 2 x por semana e todos dias coloco bolsa de aguA quente e faço bastante massagemmmm…ta russo melhorar!

    • Rosangela barros  /  21 de novembro de 2013, 6:00 Replicar

      Daniela, a drenagem duas vezes por semana e mt pouco. vc esta no pos operatorio… o uso de ultra som juntamente com a drenagem classica irao acelerar a eliminaçao de fibrose e a cicatrizaçao.

    • Rosangela barros  /  21 de novembro de 2013, 6:00 Replicar

      Daniela, a drenagem duas vezes por semana e mt pouco. vc esta no pos operatorio… o uso de ultra som juntamente com a drenagem classica irao acelerar a eliminaçao de fibrose e a cicatrizaçao.

    • ivani  /  20 de fevereiro de 2014, 12:38 Replicar

      Daniela que região vc mora?? está vendo melhora??

  12. francisca  /  11 de maio de 2013, 10:55 Replicar

    gostaria de saber quais os alimentos que posso comer depois de uma lipospiraçao,porque eu com muito carboidrato

  13. Roberta C  /  21 de fevereiro de 2013, 13:56 Replicar

    alguém sabe indicar um profissional que faça LTF em SC??? grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>