O que é Fibrose?

FIBROSE PÓS-LIPOSPIRAÇÃO COMO TRATAR?

Por se constituir de uma técnica invasiva a lipospiração, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular na região onde foi feita a lipoaspiração e na incisão cirúrgica, ocorrendo a formação ou desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência disforme e cheia de ondulações.Esse processo começa por volta dos sete dias da cirurgia, pode ser evitado fazendo um pós-operatório com drenagens linfáticas e ultrassom.
As fibroses podem ocorrer em maior ou menor grau e sua aparição depende de vários fatores. Uma explicação mais científica da fibrose é que esta é uma espécie de edema e proteínas acumuladas de forma crônica, que atrapalham o funcionamento dos fibroblastos, que são responsáveis pela cicatrização, sendo que este trabalha em excesso e sem orientação, produzindo essas ondulações de colágeno, que causam repuxamento e dor ao paciente, além de uma aparência desagradável na região.
Logo após a cirurgia, a fibrose é intensa, endurecida e sensível. Geralmente o tratamento da fibrose é longo, sendo que de 6 a 12 meses após a cirurgia, ela tende a amolecer e até regredir.

Vários são os fatores que podem influenciar no aparecimento desta:

- Repouso inadequado;
- Leves traumas na região (como pegar peso, ou pegar o filho no colo);
- Uso incorreto da cinta cirúrgica;
- Reação do próprio organismo à agressão sofrida com a lipoaspiração.
Por isso, os cuidados no pós-operatório são essenciais, dentre eles em destaque a drenagem linfática pós-cirúrgica, o uso de cintas, uso de protetor solar na região, evitar esforço físico na fase inicial, manter assepsia e uma alimentação adequada, com vitaminas e minerais que desempenham papel importante. Um pré-operatório atualmente é recomendado na cirurgia de lipoaspiração, com drenagem, microcorrentes, esfoliações, entre outros. É atribuída ao pré-operatório, juntamente a um bom pós-operatório, a chance de uma cirurgia bem sucedida .
Se houver um leve quadro de irregularidades cutâneas, a drenagem linfática manual, ultra-som, mais tardiamente endermologia e carboxiterapia, devem ser opções de tratamento da fisioterapeuta. Caso seja um quadro importante de irregularidades cutâneas, procurar o médico é importante para uma avaliação do estado pós-cirúrgico.

226 Comentários

  1. Juliana  /  9 de junho de 2014, 16:36 Replicar

    Fiz minha lipo tem 20 dias, posso começar a fazer abdominal?

  2. Gabi  /  19 de maio de 2014, 12:38 Replicar

    Fiz minha lipo a 4 anos, porem fiquei com fibrose e isso esta me incomodando cada dia mais. Por mais que não tenha barriga, toda vez que vou para praia as pessoas sabem que fiz lipo, pois é muito visível por causa da fibrose.
    Gostaria de saber se tem solução msm depois de 4 anos.

  3. Ivani  /  19 de fevereiro de 2014, 20:57 Replicar

    Gente estou mega felizz após gastar tubos de dinheiro estou fazendo tratamento em uma clínica que está dando resultado com drenagem e carbox já melhorou muitoooo. Gostaria de postar as fotos aqui para vcs. Sei o qto isto é assustador e desmotiva demais mas galera tem solução só precisa achar um bom local que não queira só ganharem dinheiro. Se alguém precisar de ajuda é só me chamar bjusss

    • Valquiria  /  22 de março de 2014, 19:11 Replicar

      Ola gostaria de saber mais sobre seu tratamento, pq eu tenho so gastado dinheiro e nada de resultado… e o endereco da clinica … vou ate na china para solucionar isso!

    • Camilla  /  26 de março de 2014, 7:40 Replicar

      Ivani…onde vc faz…tenho fibrose…estou fazendo drenagens e manthus….mas não estou vendo melhoras

    • ANGELA CRISTINA  /  26 de maio de 2014, 11:22 Replicar

      EU FIZ E ESTOU IGUAL A ELAS

    • divania farias  /  25 de julho de 2014, 16:42 Replicar

      fiz abdome e lipo ja faz dois anos e fiquei com uma espedie de caroço no estomago quero saber por alguem se tem solução ja não aguento mais fazer drenagem

  4. Michelle Aiala  /  18 de dezembro de 2013, 22:53 Replicar

    Fiz uma lipoaspiracao, a 30 dias atrás. Ainda estou no procedimento da drenagem linfatica, juntamente com o ultrassom e o vácuo. Sinto muita dor, e ainda tem fibroses. Após quantos dias posso iniciar uma carboxiterapia para ajudar quebrar essas fibroses?

  5. Daniela  /  10 de novembro de 2013, 20:49 Replicar

    Pessoal….Help!!! Fiz uma hidrolipo fazem 20 dias….estou com fibrose em torno do umbigo…minha barriga está horrível!! O que faço para melhorar até o natal?? Vou viajar em janeiro para o nordeste…..estou preocupada.Faco drenagem 2 x por semana e todos dias coloco bolsa de aguA quente e faço bastante massagemmmm…ta russo melhorar!

    • Rosangela barros  /  21 de novembro de 2013, 6:00 Replicar

      Daniela, a drenagem duas vezes por semana e mt pouco. vc esta no pos operatorio… o uso de ultra som juntamente com a drenagem classica irao acelerar a eliminaçao de fibrose e a cicatrizaçao.

    • Rosangela barros  /  21 de novembro de 2013, 6:00 Replicar

      Daniela, a drenagem duas vezes por semana e mt pouco. vc esta no pos operatorio… o uso de ultra som juntamente com a drenagem classica irao acelerar a eliminaçao de fibrose e a cicatrizaçao.

    • ivani  /  20 de fevereiro de 2014, 12:38 Replicar

      Daniela que região vc mora?? está vendo melhora??

  6. francisca  /  11 de maio de 2013, 10:55 Replicar

    gostaria de saber quais os alimentos que posso comer depois de uma lipospiraçao,porque eu com muito carboidrato

  7. Roberta C  /  21 de fevereiro de 2013, 13:56 Replicar

    alguém sabe indicar um profissional que faça LTF em SC??? grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>