Principais dúvidas sobre Abdominoplastia

A seguir você poderá encontrar respostas para suas principais dúvidas quanto ao procedimento de Abdominoplastia…confira!

1) O que é abdominoplastia? Qual a diferença entre a abdominoplastia total e a mini-abdominoplastia?

A abdominoplastia é indicada para flacidez de pele em todo o abdomên (acima e abaixo do umbigo) havendo a necessidade de reinserir o próprio umbigo. Já uma mini-abdominoplastia é indicada quando há excessos de pele e gordura somente na região abaixo a do umbigo, sem precisar mexer ou reinserir o umbigo. Na mini-abdominoplastia as cicatrizes são menores, uma vez que há menos remoção de tecido.

2) Qual o tempo de duração de uma abdominoplastia?

A cirurgia pode durar em média de 2 a 4 horas.

3) Quanto custa uma Abdominoplastia?

O valor deste tipo de cirurgia depende de vários fatores. Os principais são a extensão da cirurgia que deseja realizar, o tempo de internação, os honorários do medico, as taxas de anestesista, e os custos pós-operatórios. Estes valores tambem dependem em grande parte da localização da clínica e da experiência do cirurgião, entre outras coisas. Porém em média tem-se valores que variam entre R$ 6.000,00 a R$ 10.000,00.

4) Qual o tipo de anestesia utilizada?

Anestesia peridural ou Anestesia geral.

5) Qual o tempo de internação após a cirurgia?

O tempo de internação pode variar entre 24 a 48 horas.

6) Será feito um novo umbigo?

Não. O próprio umbigo é reinserido e remodelado, quando necessário. Existirá uma pequena cicatriz em volta do umbigo, que dependerá da evolução de cada paciente no processo de cicatrização. Após alguns meses, poderá ser feito pequenos retoques para reduzir as marca.

7) A cicatriz de uma abdominoplastia é muito grande?

A cicatriz ficará estrategicamente localizada na linha do biquíni, logo acima dos pêlos pubianos. A extensão lateral também dependerá do volume do abdomên a ser corrigido. Portanto o tamanho da cicatriz dependerá de pessoa para pessoa.

8) Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

A realização da cirurgia quando o paciente está acima do peso pode comprometer o resultado e há mais risco de complicações após a cirurgia, portanto a abdominoplastia deve ser realizada com o paciente no peso ideal.

9) A sensibilidade do abdomên fica alterada após a realização da abdominoplastia?

Após a realização da cirurgia, pode ocorrer uma diminuição da sensibilidade, principalmente na parte inferior do abdômen abaixo do umbigo, que retornará aos poucos ao longo dos meses.

10) É possível associar uma outra cirurgia à abdominoplastia?

Sim. É comum a associação de redução de mamas, colocação de próteses de mama, lipoaspiração, enxerto de glúteos. Esta possibilidade deverá ser avaliada pelo cirurgião tendo em vista a duração das cirurgias, visando à segurança do paciente.

11)O dreno também é utilizado em uma cirurgia de abdominoplastia?

Geralmente sim. Ele tem o objetivo de não deixar acumular secreções (seroma) abaixo da pele. Será retirado à medida que a drenagem for diminuindo,geralmente entre 3 a 5 dias após a cirurgia.

12) O pós-operatório é muito doloroso?

A dor dependerá muito da sensibilidade de cada paciente. Em sua evolução normal, a cirurgia não deve doer (são prescritos analgésicos). Obviamente as recomendações médicas devem ser obedecidas corretamente para que não surjam dores decorrentes de atividades realizadas antes do previsto.

13) Existe algum tipo de perigo ao realizar a cirurgia de abdominoplastia?

As condições de saúde do paciente e o local onde será feita a cirurgia (clínica ou hospital) podem gerar algum risco ao paciente. Porém, quando o paciente encontra-se saudável com exames laboratoriais em bons resultados e em um hospital adequadamente equipado o risco ou perigo cirúrgico torna-se mínimo.

14) Poderá haver complicações após a cirurgia?

Embora não seja comum, a abdominoplastia como qualquer outro ato operatório, pode apresentar complicações como seroma, hematoma, deiscência de sutura, infecção e necroses de pele. O surgimento de algum dos problemas acima mencionados faz parte do chamado “risco calculado”, que se aplica a todo tipo de cirurgia. Sua ocorrência, felizmente, não é freqüente e não costuma comprometer os resultados definitivamente.

15) Poderei ter filhos futuramente?

O ideal é que se faça a cirurgia de abdominoplastia quando não se desejar ter mais filhos, para que sejam evitados os riscos de complicações de uma gravidez após a cirurgia, pois como é retirada muita pele do abdomên e refeita a cinta muscular, a elasticidade da pele ficará prejudicada. Uma nova gravidez pode também levar à frouxidão muscular e flacidez de pele novamente, comprometendo o resultado obtido.

16) Depois de quanto tempo voltarei às minhas atividades normais?

Esforços físicos devem ser evitados nas 2 primeiras semanas. Esforços leves já podem ser realizados ao final do primeiro mês e os de maior intensidade após o 2º mês.

17) Posso voltar a fumar após a cirurgia?

É indicado não fazer uso de cigarro por 1 mês após a cirurgia, pois as substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição, que diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização como proteínas, vitaminas e oxigênio.

18) Quanto tempo dura o inchaço?

A maioria do inchaço dura de 2 a 4 semanas, mas pode levar de 3 a 6 meses para desaparecer completamente.

19) É necessário realizar drenagem linfática após a cirurgia?

Com a realização da drenagem linfática, obtém-se uma melhora do inchaço, o que auxilia no processo de cicatrização, além de evitar a formação de seroma.

20) Com quantos dias é retirado os pontos?

Geralmente após 2 semanas da realização da cirurgia.

21) É necessário utilizar cinta modeladora após a cirurgia de abdominoplastia?

Sim. Geralmente a cinta é colocada logo ao final da cirurgia ou de 2 a 3 dias depois, variando conforme cada indicação médica. A cinta deve ser utilizada continuamente (24 horas por dia) por no mínimo 4 semanas e no máximo 3 meses. Ela não deve ficar exageradamente apertada e deve ser removida apenas antes dos banhos. Conforme redução do inchaço ajustes serão necessários para que não perca a compressão.

22) Quanto tempo terei de ficar em repouso?

A maioria dos cirurgiões recomenda uma repouso de 7 a 14 dias após a cirurgia em posição semi-sentada ou deitada, utilizando a cabeceira elevada e travesseiros abaixo dos joelhos, para que não seja esticado completamente o abdômen e não prejudique a cicatriz. É recomendado sentar em cadeira por pelo menos 1 hora, 2 vezes ao dia, a partir do 2º dia após a cirurgia.

23) Quanto tempo demorará para o resultado definitivo da abdominoplastia aparecer?

Nos primeiros meses o abdomên apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regride espontaneamente. Nunca se deve considerar como resultado definitivo de uma abdominoplastia antes de 6 meses de pós-operatório.

24) Quais os principais cuidados do pós-operatório?

– Repousar durante 30 dias.
– Não levantar peso.
– Usar curativo sob a cinta elástica para evitar marcas na pele.
– Os pontos serão retirados entre o 8º e o 17º dia.
– Proibidos banhos de sol por 90 dias.
– Alimentação leve.
– Usar a cinta modeladora 24 horas por dia.
– Evitar banhos de mar e piscina por 30 dias.
– Exercícios abdominais e outros esportes deverão ser realizados após o 2º  mês.

 

 

132 Comments

  1. Hj 21/12/14 faz 31 dias que fiz mini dermo com lipo, sofri muito e to sofrendo, estou c necrose em uma pequena area em cima da regiao pubiana, mta dor nas costas, depressiva, nao pude usar a cinta e nem fazer drenagem, mas confio que Deus abençoe e que fico feliz no futuro.

  2. hoje fás 23 dias que fis abdominoplastia + mamoplastia+ lipo, mais graças a Deus estou muito bem,não senti dor nenhuma apenas dor nas costas de andar inclinada e muito incomodo da ficar de barriga para cima sem mexer os braços mais agora já mecho os braços e já durmo de lado , já estou fazendo algum serviço de casa mais estou bem e não me arrependi porque vale apena o resultado foi um sonho que me realizei….

  3. hoje faz 9 dias que fiz Abdominoplastia e estou feliz com o resultado mais ainda sindo muita dor e vumitei mais de 3 vezes e meu umbigo esta sangrando oque posso fazer para meu umbigo parar de sangrar ???????? e tenho 5 filhas elas estão muito preocupadas comigo e poriço quero saber por que o umbigo meu esta sangrando e tem risco de morte eu acho que não porque meu marido me trata super bem graças a Deus <3 <3 <3

    • por favor respondam estou morrendo de dor não durmo e nem voz eu tenho mais??????
      POR FAVOR RESPONDAM A MINHA MAMÃE ESTOU COM MEDO SÓ TENHO 12 ANOS E NÃO POSSO SABER QUE ISSO É GRAVE MINHA MÃE E MEU PAI SÃO TUDO PRA MIM

      • Fiz abdominoplastia e lipoaspiração e prótese nos seios, tem 45 dias posso recomendar um medicamento que acabou com as minhas dores mas tem que ter receita branca
        procure por tramadol 50 comprimidos, nos primeiros dias tomava um de 8 em 8 horas aí dormia como se nem tivesse me operado

  4. Quando faz Abdominoplastia e o umbigo começa a sangrar o’fazer

    • O ideal ė entrar em contato com o medico que realizou a cirurgia para verificar qual melhor coisa a se fazer.

  5. Ola a todas, hoje faz 3 dias que fiz abdominoplastia, com mastopexia de aumento. Fiz com o Dr.Luiz Barata Teles. Estou óptima, e muitíssimos contente. Claro que com um pouco de desconforto, mas quase não sinto dores. Neste mesmo dia o Dr operou eu e mais 2 senhoras e eu não me colocaria em outras mãos, o Dr é impecável e muito experiente, ainda tenho tudo inchado mas está tudo natural. Adorei.

  6. Ola a todas, hoje faz 3 dias que fiz abdominoplastia, com mastopexia de aumento. Fiz com o Dr.Luiz Barata Teles. Estou óptima, e muitíssimos contente. Claro que com um pouco de desconforto, mas quase não sinto dores. Neste mesmo dia o Dr operou eu e mais 2 senhoras e eu não me colocaria em outras mãos, o Dr é impecável e muito experiente, ainda tenho tudo inchado mas está tudo natural. Adorei.

  7. hj faz 6 dias q fiz abdominoplastia com lipo nas laterais e costas. nao estou com dreno. nao sinto nenhuma dor pela cirurgia apenas nas costas por andar curvada, coloquei salompas para amenizar. foi recomendado o maximo de repouso nos primeiros 20 dias mas estou abusando, fico muito tempo em pe, faço alguns servicinhos na casa.estou otima e feliz, pensando na alimentaçao para manter o resultado.

  8. Vanusa faz seis meses que fiz minhas cirurgias correu todo meu abdômen ficou lindo mais o meu peito não fiz mamoplastia com cilicone e miniabnoplastia estou triste pelos meus seios vou voltar have o médico esse mês pra ver o que ele vai fazer

  9. Hoje faz 10 dias da minha cirurgia. fiz abnoplastia com Lipo.
    A minha cirurgia ,graças a Deus que até agora tá tudo dando certo..To muito enxada , mas to fazendo drenagem.e é horrivel ficar deitada inclinada, as costas me mata. Não consigo ficar mto tempo em pé pois as costas doi mto.Estou contando os dias para poder dirigir e ficar menos dependente das pessoas ,mas ao mesmo tempo fico com medo de me precipitar e dar algo de errado

    • Daniela, fiz tb, estou fazendo um esforço sobre humano. Muitas dores nas costas. Estou arrependida pelo sofrimento que estou passando. A dor da compressão beira o inimaginável. E o pior é que tentei até folgar um pouco a cinta e a dor aumentou….

  10. Hoje faz 10 dias da minha cirurgia. fiz abnoplastia com Lipo.
    A minha cirurgia ,graças a Deus que até agora tá tudo dando certo..To muito enxada , mas to fazendo drenagem.e é horrivel ficar deitada inclinada, as costas me mata. Não consigo ficar mto tempo em pé pois as costas doi mto.Estou contando os dias para poder dirigir e ficar menos dependente das pessoas ,mas ao mesmo tempo fico com medo de me precipitar e dar algo de errado

  11. Ola meninas..
    Fiz minha abdominoplastia ha 2 anos, tive otimos resultados mais durou pouco.. nao sei se valeu a pena..

  12. Olá. Dia 05/10/14 fazem dois meses que fiz lipoabdominoplastia.foi ótimo estou
    Super feliz com o resultado. Mas sinto muita dor n
    as costas e braços. Bjs.

  13. Olá. Dia 05/10/14 fazem dois meses que fiz lipoabdominoplastia.foi ótimo estou
    Super feliz com o resultado. Mas ainda sinto muita dor nas costas e ombro.não entendo porque.alguém passa por isso..? Contudo vale muito a pena fazer é bom
    Demais. Bjs.

  14. Hoje faz 22 dias que fiz abdominoplastia + mamoplastia com prótese.Pós-operatório muito dolorido nos primeiros dias, e ainda sinto muitas dores, estou um pouco inchada ainda, só tiro a cinta para tomar banho e ainda não ando totalmente ereta. Faço drenagem linfática desde o 2°dia. A prótese de mama quase não incomoda. Minha barriga está totalmente insensível, assim como as mamas. Apesar de tudo achei que valeu a pena…

  15. Faz 24 dias que fiz abnoplstia com lipo ,posso dizer que não senti dor ! Só o encomado de esperar o tempo de recuperação passar, graças a Deus tudo ocorreu perfeitamente até agora ! Se você quer fazer procure um médico bom se prepare psicologicamente ,tenha fé em Deus e realize seu sonho vale apena! Beijos

  16. Bom estou aqui pra falar um pouco do meu pôs operatório, hoje fazem 14 dias que me submeti a uma abdôminoplástia com próteses de mama, nos primeiros dias sofri muito, pois além de não poder levantar os braços não pude fazer nenhum esforço por causa do abdômen, fiquei totalmente dependente de uma pessoa pra me ajudar em tudo, em relação a dores senti bastante dores nas costas por ter que ficar inclinada e dores nós seios mais que não influenciou no abdômen, o que incomodava mas era o dreno mais com 9 dias foi retirado e foi um grande alívio melhorou muito, o que me incomodou depois foi uma plaquinha que estou usando com a sinta, incomoda bastante pois é bem dura, meus pontos não doeram na verdade não senti nada, meu umbigo também tudo certo, bom super recomendo pois é algo que vale muito a pena !

  17. hoje e meu decimo dia de cirugia de abdominoplastia total. nao senti nenhuma dor em nenhum momento.ounico incomodo e a coluna pois tem que ficar deitada de barriga para cima.meu mdeico me liberou com uma semana de operada dormir um pouco de lado e issoajuda muito. estoumuito satisfeita com o resultado e olha que minha barriga ainda esta muito inchada

  18. Alguém de Belo Horizonte que tenha feito abdominoplastia recentemente pode me indicar cirurgiões e me dar uma noção de valores. Quero fazer abdominoplastia, lipar gordura dos braços e entre as coxas.

    • Haycelle,
      Fiz dia 02 /09/14 abdomen e Mama no Lifecenter, hospital excelente, meu médico foi o DR Rodrigo Dias Clinica Bella Forma estou muito satisfeita com os resultados principalmete a minha mama, ainda estou em recuperação. Quanto ao preço me envie seu email que te manadarei, ok! Abraços.

      • BOA TARDE LUCIANA.

        VOU PASSAR AINDA PELA CONSULTA,VOU FAZE ABDOMEN ,QUANDO FAZEM A COSTA ESTÁ INCLUIDA OU NAO

        • olá tudo bem?farei minha cirurgia dia 06 de outubro com doutor Frederico vasconcelos otimo cirurgia indicação de duas amigas farei a lipo escultura e a abnoplastia estou muito anciosa seja o que Deus quiser bjs.

          • Elaine, me dar noticias de sua cirurgia, irei fazer tmb com Dr. Frederico Vasconcelos em Dezembro… Estou muito ansiosa bjs

      • Boa tarde. Gostaria de saber se voce gostou do resultado da cirurgia com Dr Rodrigo.
        Qual seu email?
        Grata. Dirlene.

      • Olá Luciana estou vendo se tenho coragem de fazer a abdominoplastia associada à mastectomia tudo de uma vez , agora em minhas férias.gostaria de saber mais do médico que te operou para fazer uma avaliação com ele . sou de BH e trabalho pertinho do Life Center . bjs!!

    • Fiz abdomem lipo e mama a 16 dias Dr lucio gama… Ta no Google e fez uma entrevista ao jornal hoje no you tube.. Excelente medico Preço muito bom com parcelamento Em bh Lourdes Boa sorte!

  19. Boa noite , meninas.
    Hoje estou aui para falar um pouco sobre a abdominoplastia. Hoje estou fazendo 13 dias de operada . Nossa me sinto realizada. Pra quem está pensando em fazer não e nada fácil doi muitoooo. Mas eu sentir dor 4 dias .
    Hoje minha barriga está enchada mas estou muito satisfeira.
    Graças a Deus estou muito bem .
    Agradeço muito a ele.

  20. Hoje faz 9 dias q fiz lipo abdominoplastia nos sofri e sofro até hoje dreno q entupiu pontos q necrosaram e pra piorar usei uma cinta e micropore que encheu de bolhas meu abdômen não posso usar cinta pelo menos até cicatrizar os machucados meu umbigo DOI para e q tem uma tábua em cima a coluna DOI , tenho uns suspiros espontâneos não tá fácil já tirei o dreno uffa um alivio mas cinto umas fisgadas no abdômen cinto falta da cinta não e bom de usaras ela te da mas segurança comprime o abdômen, fico lendo depoimentos sobre tudo o que me aconteceu mas quase não acho nada parecido com meu caso faço repouso tbm umas caminhadas leves tenho medo de ficar com seqüelas o que me conforta é Deus pois rezo todos os dias e isso me da um alivio. Mas cada organismo reage de uma forma .boa sorte pra quem vai fazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*