Principais dúvidas sobre Abdominoplastia

A seguir você poderá encontrar respostas para suas principais dúvidas quanto ao procedimento de Abdominoplastia…confira!

1) O que é abdominoplastia? Qual a diferença entre a abdominoplastia total e a mini-abdominoplastia?

A abdominoplastia é indicada para flacidez de pele em todo o abdomên (acima e abaixo do umbigo) havendo a necessidade de reinserir o próprio umbigo. Já uma mini-abdominoplastia é indicada quando há excessos de pele e gordura somente na região abaixo a do umbigo, sem precisar mexer ou reinserir o umbigo. Na mini-abdominoplastia as cicatrizes são menores, uma vez que há menos remoção de tecido.

2) Qual o tempo de duração de uma abdominoplastia?

A cirurgia pode durar em média de 2 a 4 horas.

3) Quanto custa uma Abdominoplastia?

O valor deste tipo de cirurgia depende de vários fatores. Os principais são a extensão da cirurgia que deseja realizar, o tempo de internação, os honorários do medico, as taxas de anestesista, e os custos pós-operatórios. Estes valores tambem dependem em grande parte da localização da clínica e da experiência do cirurgião, entre outras coisas. Porém em média tem-se valores que variam entre R$ 6.000,00 a R$ 10.000,00.

4) Qual o tipo de anestesia utilizada?

Anestesia peridural ou Anestesia geral.

5) Qual o tempo de internação após a cirurgia?

O tempo de internação pode variar entre 24 a 48 horas.

6) Será feito um novo umbigo?

Não. O próprio umbigo é reinserido e remodelado, quando necessário. Existirá uma pequena cicatriz em volta do umbigo, que dependerá da evolução de cada paciente no processo de cicatrização. Após alguns meses, poderá ser feito pequenos retoques para reduzir as marca.

7) A cicatriz de uma abdominoplastia é muito grande?

A cicatriz ficará estrategicamente localizada na linha do biquíni, logo acima dos pêlos pubianos. A extensão lateral também dependerá do volume do abdomên a ser corrigido. Portanto o tamanho da cicatriz dependerá de pessoa para pessoa.

8) Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

A realização da cirurgia quando o paciente está acima do peso pode comprometer o resultado e há mais risco de complicações após a cirurgia, portanto a abdominoplastia deve ser realizada com o paciente no peso ideal.

9) A sensibilidade do abdomên fica alterada após a realização da abdominoplastia?

Após a realização da cirurgia, pode ocorrer uma diminuição da sensibilidade, principalmente na parte inferior do abdômen abaixo do umbigo, que retornará aos poucos ao longo dos meses.

10) É possível associar uma outra cirurgia à abdominoplastia?

Sim. É comum a associação de redução de mamas, colocação de próteses de mama, lipoaspiração, enxerto de glúteos. Esta possibilidade deverá ser avaliada pelo cirurgião tendo em vista a duração das cirurgias, visando à segurança do paciente.

11)O dreno também é utilizado em uma cirurgia de abdominoplastia?

Geralmente sim. Ele tem o objetivo de não deixar acumular secreções (seroma) abaixo da pele. Será retirado à medida que a drenagem for diminuindo,geralmente entre 3 a 5 dias após a cirurgia.

12) O pós-operatório é muito doloroso?

A dor dependerá muito da sensibilidade de cada paciente. Em sua evolução normal, a cirurgia não deve doer (são prescritos analgésicos). Obviamente as recomendações médicas devem ser obedecidas corretamente para que não surjam dores decorrentes de atividades realizadas antes do previsto.

13) Existe algum tipo de perigo ao realizar a cirurgia de abdominoplastia?

As condições de saúde do paciente e o local onde será feita a cirurgia (clínica ou hospital) podem gerar algum risco ao paciente. Porém, quando o paciente encontra-se saudável com exames laboratoriais em bons resultados e em um hospital adequadamente equipado o risco ou perigo cirúrgico torna-se mínimo.

14) Poderá haver complicações após a cirurgia?

Embora não seja comum, a abdominoplastia como qualquer outro ato operatório, pode apresentar complicações como seroma, hematoma, deiscência de sutura, infecção e necroses de pele. O surgimento de algum dos problemas acima mencionados faz parte do chamado “risco calculado”, que se aplica a todo tipo de cirurgia. Sua ocorrência, felizmente, não é freqüente e não costuma comprometer os resultados definitivamente.

15) Poderei ter filhos futuramente?

O ideal é que se faça a cirurgia de abdominoplastia quando não se desejar ter mais filhos, para que sejam evitados os riscos de complicações de uma gravidez após a cirurgia, pois como é retirada muita pele do abdomên e refeita a cinta muscular, a elasticidade da pele ficará prejudicada. Uma nova gravidez pode também levar à frouxidão muscular e flacidez de pele novamente, comprometendo o resultado obtido.

16) Depois de quanto tempo voltarei às minhas atividades normais?

Esforços físicos devem ser evitados nas 2 primeiras semanas. Esforços leves já podem ser realizados ao final do primeiro mês e os de maior intensidade após o 2º mês.

17) Posso voltar a fumar após a cirurgia?

É indicado não fazer uso de cigarro por 1 mês após a cirurgia, pois as substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição, que diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização como proteínas, vitaminas e oxigênio.

18) Quanto tempo dura o inchaço?

A maioria do inchaço dura de 2 a 4 semanas, mas pode levar de 3 a 6 meses para desaparecer completamente.

19) É necessário realizar drenagem linfática após a cirurgia?

Com a realização da drenagem linfática, obtém-se uma melhora do inchaço, o que auxilia no processo de cicatrização, além de evitar a formação de seroma.

20) Com quantos dias é retirado os pontos?

Geralmente após 2 semanas da realização da cirurgia.

21) É necessário utilizar cinta modeladora após a cirurgia de abdominoplastia?

Sim. Geralmente a cinta é colocada logo ao final da cirurgia ou de 2 a 3 dias depois, variando conforme cada indicação médica. A cinta deve ser utilizada continuamente (24 horas por dia) por no mínimo 4 semanas e no máximo 3 meses. Ela não deve ficar exageradamente apertada e deve ser removida apenas antes dos banhos. Conforme redução do inchaço ajustes serão necessários para que não perca a compressão.

22) Quanto tempo terei de ficar em repouso?

A maioria dos cirurgiões recomenda uma repouso de 7 a 14 dias após a cirurgia em posição semi-sentada ou deitada, utilizando a cabeceira elevada e travesseiros abaixo dos joelhos, para que não seja esticado completamente o abdômen e não prejudique a cicatriz. É recomendado sentar em cadeira por pelo menos 1 hora, 2 vezes ao dia, a partir do 2º dia após a cirurgia.

23) Quanto tempo demorará para o resultado definitivo da abdominoplastia aparecer?

Nos primeiros meses o abdomên apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regride espontaneamente. Nunca se deve considerar como resultado definitivo de uma abdominoplastia antes de 6 meses de pós-operatório.

24) Quais os principais cuidados do pós-operatório?

– Repousar durante 30 dias.
– Não levantar peso.
– Usar curativo sob a cinta elástica para evitar marcas na pele.
– Os pontos serão retirados entre o 8º e o 17º dia.
– Proibidos banhos de sol por 90 dias.
– Alimentação leve.
– Usar a cinta modeladora 24 horas por dia.
– Evitar banhos de mar e piscina por 30 dias.
– Exercícios abdominais e outros esportes deverão ser realizados após o 2º  mês.

 

 

132 Comments

  1. Bom dia! Hoje tenho 13 dias que fiz laqueadura e Lipoabnoplastia e estou ótima não senti dor nenhuma, estou super feliz.

  2. Olá! Meu nome é Gisele Alves, fiz a minha mini abdominoplastia, lipo escultura no dia 05/12/16 e estou super bem sem dores e andando normalmente espero logo para tirar a cinta e ver os resultados, espero q fique como queria .abraços! !

  3. Olá meninas como vcs estão? gostaria de compartilhar este link que tem diversos produtos que devem ser usados em cirurgias plásticas, abdominoplastias e etc.

    acesse: http://loja.servimedic.com.br/abdominoplastia

    Espero ter ajudado, bjus

  4. BOM DIA! Sou de Belém do Pará. Alguem indica algum Doutor bom aqui da minha ciade. Querofazer abdomono + silicone no seio

  5. Estou ansiosa para fazer minha lipoabdominoplastia com enxerto de gordura nos glúteos! Espero por esse dia há quase 10 anos! Farei em Setembro! Deus abençoe que fique como sempre sonhei!

  6. Olá, meu nome é Leandro Nascimento… Faz 3 dias que minha esposa fez Abdomnoplastia mais Lipoescultura com enchimentos nas lateriais dos glúteos… Olha !!! A recuperação não é mole não srsrsrs… Estou ajudando ela 24 horas mas já posso adiantar que o resultado é EXPLÍCITO e está valendo a pena… Muitas dores e falta de ar é comum… Abraços!

    • Oi boa noite sou a Fernanda a sua esposa na hora de dormi ela ficou de lado? Pq eu li que no pode dormi de lado e não pose dormi de frente por causa do enxerto no glúteo .E pq vou fazer quarta dia 19 e estou com essa dúvida como eu vou dormi? Como ela dormi deforma o glúteo ou não vcs podem me ajudar bgd

  7. Tenho 22 anos sou do Rj. Fiz abdominoplastia + lipo nos flancos + prótese na mama e fiz 20 dias de operada. Os primeiros dias são complicados pra andar, sentar, levantar mais graças a Deus tive quem cuidasse de mim e ate me desse banho. Hoje já faço tudo sozinha menos o curativo. To muito feliz, cirurgia top! Vão em frente gente, sem medo, mais procurem um bom profissional!

  8. Estou com 3 meses de abdominoplastia e meu abdomem em cima do corte continua muito volumoso
    Isso é normal?

  9. Muita bomm m ajudou muito

    Muito obrigada

  10. Oi meninas vou fazer uma cerurgia plástica também agora no final do ano vou fazer liposcultura abdominosplastia silicone tudo junto estou com um pouco de medo alguém já fez assim tudo junto?

    • Rubia, estamos no mesmo barco, sou de SP e vc? Estou cheia de dúvidas, ansiedades e medos. Vou operar no Cruz Vermelha com o DR. Luciano Sales de Souza, vc pode fazer contato comigo para nos unirmos neste momento?
      Meu e-mail é skellyan@hotmail.com

      Aguardo seu contato, caso deseje claro!
      boa sorte pra nós!

  11. Bom tenho 24 anos peso 62 kl

  12. Quero fazer abdominoplastia,lipoescultura reducao mamaria e enxerto no bumbum e possivel ou envolve muitos riscos!aguardo sua resposta

  13. Fiz abdominoplastia mais lipo a 30 dias,não senti dor e o resultado esta ficando bom, porém senti muita falta de ar, que foi diminuindo aos poucos e senti muita fraqueza, não vejo outros comentarios semelhantes ao meu, será que é normal, fiquei muito preocupada com isso. Também recomendo que tenha uma pessoa pra cuidar durante uns 7 dias o tempo todo.

  14. Oi gente..olha tem 15 dias que fiz a abno com lipo estou muito feliz com o resultado mas o pós-operatório não eh fácil…mas acho que vai valer a pena!!

  15. estou com muita caimbra nas pernas e nos pes apos ter feito abdoplastia e lipo esta fazendo 10 dias e normal

  16. ola fiz a minha abdominoplastia dia de agosto de 2015 ,não sinto dor alguma ja sair do hospital andando ,sempre me pergunta se tenho dor sempre digo não nada ,minha irma falou que sou filha de cigano ,kkk,bom estou muito bem ,acredito que o segredo e muita água,e sempre cumpri o que falam comigo ,estou muito bem e feliz ,não tenho mai as bolsinha que tinha antes ,conselho que faça valei muito a pena ,

    • OI,

      Irei fazera minha abdominoplastia com lipoescultura agora dia 27/08. Apesar de toda a coragem que tenho, tenho receio qd ao pos opertorio.

      Podemos trocar dicas, te agradeceria muito.

      Bjs

      Nide

  17. Boa tarde meninas fiz abnoplastia mamoplastia e lipo nas laterais ,hoje faz 11 dias,fiquei dias sem dormir a posição para dormir é horrível e tenho muita dor nas costas por andar curvada, mas o resultado está compensando to super feliz

  18. Eu acabei de fazer.abnoplastia.e estou com muita dor e cansaso…guanto tempo vou vicar assim em

    • querida e assim mesmo garanto a você que essa semana de hoje 21/06 você já estará se sentindo bem melhor depois da retirada do dreno . eu tenho 15dd de operada ainda fico cansada
      Mas pense e para ficarmos bela

  19. Ola passei por uma cirurgia de abdomenoplastia e junto foi retirado a vesicula. ja faz 100 dias e ainda estou com a barriga inchada e com dores na barriga.
    Gostaria de saber se é normal essas dores e o inchaço ou tem algum problema ????

  20. Boa tarde… tem 34 dias q fiz abdomen e lipo nāo senti absolutamente dor nenhuma apenas incomodo na coluna devido a inclinacao correu tudo bem só precusei de ajuda nos 7 dias primeiros apos isso ja fazia tudo … claro menos pegar peso … estou satisfeita muito feliz indico a cirurgia pq a alta estima não tem coisa melhor … tenho inchaço q é normal mas ficou lindo meu abdmen e tenho cintura agora …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*