Prótese de Glúteo ou Enxerto de Gordura?

A região glútea tem um papel muito importante na constituição da beleza feminina, pois o que mais diferencia o contorno corporal entre homens e mulheres não são as mamas, mas sim o quadril e a cintura e essa diferença é melhor visualizada pelo contorno posterior do corpo feminino. A região glútea é a porção anatômica mais importante no conjunto quadril e cintura e para dar uma melhor forma a esta área, existem dois procedimentos que podem ser realizados: o enxerto de gordura ou a inclusão de próteses na mesma região. Associa-se a esses procedimentos a lipoaspiração dos flancos para uma melhor definição da cintura.

O enxerto de gordura na região glútea é o procedimento mais fácil, com mais rápida recuperação e com menos complicações do que a inserção de prótese glútea. O enxerto é realizado em conjunto com a lipoaspiração do contorno corporal (o que já inclui a lipoaspiração dos flancos), pois é necessária a coleta de gordura que seja suficiente para a realização do enchimento da área superior dos glúteos. Ao contrário do que a maioria dos pacientes imagina, não é o preenchimento de toda a região ou da porção mais inferior que aumenta os glúteos. É a área superior a região a ser preenchida para que haja, além de um aumento, uma elevação de toda a área em conjunto, diminuindo a prega abaixo dos glúteos, denominada sulco glúteo inferior. O aumento do sulco glúteo inferior é o que realmente demonstra a queda e o envelhecimento da região.

O principal problema do procedimento de enxerto de gordura é a possibilidade de absorção da gordura com diminuição do volume total enxertado e, em consequência, um resultado final aquém do imaginado. Devido a isso, normalmente enxerta-se um volume 30% maior do que o desejado, pois essa é a taxa média de absorção de gordura que pode ocorrer nessa cirurgia. Outro problema é a ausência de gordura para lipoaspiração na região dos flancos, impossibilitando a coleta de gordura suficiente para um enxerto de volume adequado, já que se sabe que devemos enxertar um volume maior do que o programado devido a possibilidade de absorção da gordura, como falado anteriormente.

A inclusão de próteses de silicone na região glútea é um procedimento com resultados mais previsíveis, isto é, sem a possibilidade da diminuição do volume da região, como no caso do enxerto de gordura. Existem diversos formatos de silicone para a inclusão, assim como várias técnicas operatórias diferentes. Os formatos de silicone podem ser: redondo, quartzo e oval. E as técnicas utilizadas são: subfascial, submuscular e intramuscular. A técnica subfascial deixou de ser usada devido ao resultado que deixava a prótese muito evidente abaixo da pele no pós-operatório. A técnica submuscular apresenta um resultado muito melhor quanto ao formato da região glútea, mas pode ter um complicador que é a possibilidade de lesão do nervo ciático com sérias alterações no pós-operatório. A técnica intramuscular é, atualmente, a mais utilizada. Essa técnica foi formulada por um cirurgião brasileiro e, hoje, é divulgada no mundo inteiro. Ela consiste, como o próprio nome diz, na inclusão da prótese no meio do músculo gluteus maximus, impossibilitando tanto a aparência da prótese sob a pele como a lesão nervosa do ciático.

As duas principais complicações que a cirurgia de inclusão de silicone pode apresentar são a abertura dos pontos da incisão realizada entre os glúteos e a infecção da cirurgia. Outros problemas que apresentam desvantagem em relação ao enxerto de gordura são a necessidade do uso de drenos no pós-operatório e o fato de este ser um procedimento mais doloroso do que o enxerto.

A decisão de qual é o melhor procedimento para cada caso deve ser tomada, como sempre, em conjunto entre o paciente e o cirurgião. Pois com o resultado do exame físico realizado pelo cirurgião e as orientações que o mesmo pode dar ao paciente o resultado tende a ser o melhor possível e as complicações minimizadas.

Veja Fotos Reais Antes e Depois Gluteoplastias:

Confira Fotos do Antes e Depois de Gluteoplastia com próteses de 300 ml mais Lipoaspiração de Flancos

Confira Fotos do Antes e Depois de Gluteoplastia com próteses de 350 ml Silimed

 

642 Comentários

  1. Lívia de Magalhães  /  14 de outubro de 2014, 15:00 Replicar

    Olá!!! Fiz lipo a 10 meses na barriga e melhorou 50% tive todos os cuidados fazendo 40 ultrasons para acabar com as fibroses e 70 drenagens durante o ano para um melhor resultado, fora a cinta que usei por 5 meses sem precisar . Mas acho que meu abdomem ainda ficou auto. Quando voltei a médica ela falou que não poderia tirar mais pq se não minha pele iria ficar muito flacida e o que estava segurando a minha pele ali era a gordura. Não sou tão gorda assim, Antes da cirurgia pesava 72 e agora peso 68 , tenho 24 anos. Você acha que isso é verdade ou ela tirou pouco e não quer admitir?

  2. Sabrina  /  25 de março de 2014, 11:32 Replicar

    Olá, fiz o procedimento na Montenegro Cirurgia Plástica e ficou muito bom. Conversei bastante antes da cirurgia sobre o tamanho da prótese e o resultado ficou bem natural. Recomendo.

    • Laura  /  23 de julho de 2014, 15:10 Replicar

      Ola Sabrina tudo bem? Vi que voce fez implante mamario com o Dr. Wagner Montenegro. Pois fiz uma Mastopexia e lipo, mais ainda estou em recuperacao.. Como esta seu resultado??? Obrigada! Laura

  3. alonso  /  11 de fevereiro de 2014, 21:25 Replicar

    queria saber se essa lipoaspiração pode ser feita em homem qqer coisa responda no email.

  4. Lucilia  /  11 de novembro de 2013, 14:33 Replicar

    Boa tarde fiz lipo a um mes,mas o medico não lipou meu abdomem ,ficou bem alto ,nao lipou minhas costas na parte acima da cintura e alem disso fiquei com uma pochete em volta do umbigo,no retorno ele me disse que não poderia lipar o abdomem e costas porque era muito perigoso e disse que minha barriga esta assim porque esta muito inchada mas quando me olho de perfil percebi que não mudou muito doque eu era antes.Gostaria de saber se e verdade mesmo ,estou muito decepcionada.OBRIGADA

    • ingrid de souza  /  26 de novembro de 2013, 17:24 Replicar

      Ola Lucilia qual clinica vc fez o seu procedimento ?? responda no meu email se possível pois não acharei mais esse site Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>