Rejeição da prótese de Silicone(Contratura Capsular)

Quando nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo ou absorve-lo. No caso da prótese de silicone, o corpo cria uma cápsula em torno da mesma, causando endurecimento e muitas vezes deformidade da mama.

A contratura pode ocorrer em todas as cirurgias, porém nem sempre é vísivel. Em alguns casos, essa cápsula começa a se contrair  e apertar a prótese, ocasionando fortes dores.

A contratura capsular pode ser classificada em diferentes graus conforme define Baker:

  • Grau 1 – não visível e não palpável; a mama é igual a uma mama não operada;
  • Grau 2 (mínimo) – palpável mas não visível;
  • Grau 3 (moderado) – palpável e visível, cápsula distorcida porém sem dor;
  • Grau 4 (grave) – palpável e visível, distorção marcada, mama endurecida e com dor constante.

A maioria das pacientes que realizam a Cirurgia Plástica de Proteses de Silicone, se encaixam, no início no primeiro grau de contratura capsular e o normal é que a contratura estacione neste grau. O problema só é evidenciado quando a contratura capsular avança  para graus mais graves.                                                                                                                                Considera-se “rejeição”, quando a contratura ocorre em grau 3, com deformidade que modifica a mama e a desloca superiormente, dando a sensação de ela estar apertada e endurecida, bem como no grau 4, que é considerado o mais grave pois a contratura está palpável, visível e a cápsula marcadamente distorcida, fazendo com que a paciente sinta dores constantes.

A ocorrência desta complicação ainda não é profundamente conhecida. Não se sabe o que faz ocorrer logo no primeiro mês ou após 10 anos, apenas em uma mama ou nas duas. Atualmente o que se sabe é que as chances de ocorrer contratura capsular com implantes de são de até 30% – 40% dos casos. Porém já com a colocação de próteses  texturizadas, a ocorrência é mínima.

A retirada da prótese de silicone e colocação de uma nova prótese é o melhor a ser feito, quando há um grande grau de contratura capsular.

Antigamente, contratura capsular era tratada com a manobra manual  e aperto da mama até a ruptura da cápsula, porém devido a dor causada e o perigo de danificar a prótese, esta técnica não é mais usada.

Atualmente os tratamentos realizados mais comuns para reverter a contratura capsular ao grau 1 e 2 são a capsulotomia que consiste em incisões na capsula para relaxa-la e a capsulectomia que tem como objetivo a retirada total da prótese com reposicionamento dos implantes.

 

 

151 Comentários

  1. Neusa martins  /  4 de junho de 2016, 11:11 Replicar

    Olá meninas coloquei a protese a 3 anos 300 ml com um ano começou a incha fui no meu médico e ele disse que era um líquido chamado senoma me passou uma injeção tomei todo o mês uma durante um ano não resolveu nada ele né disse que eu tinha que trocar a prótese então resolveu procurar um outro médico cirurgião onde ele foi mais profundo e me pediu pra procurar no mastro Então mas começou fazer pulsao retirando líquido cada vez que mama inchada do líquido retirado fez análise graças aDeus nada de infeção Hoje após 3 anos que eu coloquei Tive que fazer outra cirurgia a troca da prótese Aonde a cápsula que juntou líquido estava todo colado no músculo uma cirurgia bem complicada Mas estou bem recuperando em casa .

  2. Rosane  /  1 de junho de 2016, 16:57 Replicar

    Fiz implante de prótese glútea há 7 anos. Há 4 meses atrás tive um cisto pilonidal, fiz cirurgia pra retirada do cisto, e estava esperando fechar, pois cicateiza por segunda intenção. Passaram-se 3 meses e nada de fechar, está saindo muita secreção amarelada. Não mudou em nada o formato da prótese, nem sinto dores exageradas. O medico disse que o cisto contaminou a protese e por isso vou ter que tirar. Alguém já passou por isso?? Sabem dizer se nao tem outro tratamento antes de optar de cara por retirar a protese?

  3. Keyla  /  28 de maio de 2016, 19:25 Replicar

    Ola preciso de ajuda dia 10 de fevereiro coloquei prótese 255 ml cada lado 30 dias depois abriu um ponto e saiu em liquido médico disse ser normal 40 dias após minha prótese da mama esquerda estava ficando exposta médico falou q deu rejeição tirou a prótese estou esperando 4 meses p repor novamente….sem falar na mama direita que necrosou a aréola e mamilo o médico falou q vai refazer meu mamilo ja aconteceu com alguma de vcs por favor mim ajudem estou com depressão em pânico …sera que isso foi erro médico. ..

  4. Jessica  /  2 de maio de 2016, 21:42 Replicar

    Olá gostaria de uma ajuda minha mamã esquerda teve encapsulamento e coloquei a 4 anos e meio e faz 5 meses que tive meu filho pois só agora resolvi procurar o cirurgião pq agora estou sentindo dores ele me me pediu uma ressonância e me disse que estou no grau 3 e quer me cobrar o valor total de uma cirurgia de mamas de novo eu devo pagar ou a clínica que arca com as despesas ?

  5. bia  /  18 de abril de 2016, 14:52 Replicar

    ola troquei a minha protese de bumbum a 5 meses desde de novembro estou sentindo um dorzinha do lado esquedo do bumbum fiz uma ressonarcia magnetica diz o medico que esta tudo normal, mas ate hj tenho esta dorzinha la no fundo o que sera o que eu tenho que fazer reoperar novamente preciso de uma dica nao esta sendo facil

  6. clecia  /  1 de abril de 2016, 16:38 Replicar

    Olá. Me chamo Clecia e coloquei prótese a 8 dias, meus músculos estão doendo muito e minhas próteses muito duras. Será normal? Estou com medo…

  7. Quésia  /  14 de março de 2016, 16:40 Replicar

    Olá meu nome é Quésia à 2 anos e meio coloquei prótese mamária, tive uma contratura, faz 2 meses que operei e troquei de prótese, 1 mes após a cirurgia começou a vazar um serome pela a cicatriz, fiz cultura deu negativo, meu médico falou que era rejeição dos pontos por dentro opereioperei novamente a 1 semana retirei os pontos de dentro e oo vazamento continuou constantemente,refiz uma outra cultura e agora deu positivo, deu staphylococus, que seria uma bactéria de pele, agora meu médico quer retirar minhas próteses fazer o tratamento para combater essa bactéria e após 6 a 8 meses repor as próteses. Alguém de vcs já passou por isso? E é a melhor solução?

    • Thais  /  23 de março de 2016, 20:10 Replicar

      Ola quesia, passei por isso e tive que tirar tbm, já estou mais de 1 ano sem prótese, pois confesso que estou com medo de passar por tudo de novo, mas vou tentar por baixo do músculo daqui alguns meses.

    • Larissa Cs  /  27 de março de 2016, 11:30 Replicar

      Gente me ajudem… Eu coloquei protese à um ano e 5 meses… Aparentemente esta tudo mt normal, lindo… Mas sinto umas fisgadas… Nada insuportável, mas me incomoda muito. Alguém sabe me dizer se é normal?? Estou com medo

  8. Bia  /  9 de março de 2016, 10:36 Replicar

    Coloquei silicone tem 12 dias , um seio está inchado e na parte de cima está bem duro , será que é normal ?

  9. Adriana  /  1 de março de 2016, 9:44 Replicar

    Olá pessoal, fiz mastopexia a 7 dias com implante de 285 ml, não senti muitas dores nos seios, porem estou sentindo muita náusea, não consigo me alimentar direito, tenho dor de cabeça, tontura, estou um pouco confusa e aérea, gostaria de saber se alguém aqui sentiu isso?
    Falei com o medico e ele disse que não é comum acontecer isso, eu estava tomando o remédio dorminid por indicação do meu medico é para dormir melhor, mas já parei, será que é efeito do medicamento? Alguém aqui sentiu algo parecido?

  10. Andreia  /  24 de fevereiro de 2016, 8:46 Replicar

    eu fiz minha cirugia no dia 15 de dezembro de 2015, mas estou super preoculpada meu peito ficou lindo mas o que esta tirando o meu sono e ela ta muito duro eu nao sinto dor porem um pouco de emcomodo.

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:55 Replicar

      Massageia durante o banho .
      No início é assim mesmo , leva um tempinho pra se adptar …

  11. Andreia  /  24 de fevereiro de 2016, 8:41 Replicar

    ola eu me cham andreia eu fiz uma mastoplexia com proteses e um mes depois tive febre e um enchaço na mama direita um meu medico me receitou mas 14 dias de antibiotico ele deu uma desichada mas ficou muito duro pareçe uma pedra hoje estou com dois mases e e nove dias o meu medico pediu pra eu ter calma q vai fica normal mas estou preoculpada por to fazendo as drenagem como ele recomendou mas nao estou notando nenhuma melhora continua dura alguem pode me ajuda. bjssss

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:52 Replicar

      Olá !
      Pq vc não faz um exame de imagem pra ver se descobre o que pode ser ?

  12. maria marlene  /  5 de fevereiro de 2016, 14:42 Replicar

    Boa tarde!
    A quase 2 anos fiz implante nas mamas, e a alguns meses a mana direito comecou a apresentar dores e ficar dura, acordo a noite com ela doendo.
    O que pode ser?
    Maria

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:33 Replicar

      Olá !
      Converse com seu médico e peça pra fazer um exame de Imagem .
      Pode ser Contratura Capsular .

  13. Maria  /  3 de janeiro de 2016, 23:15 Replicar

    Preciso muito de ajud, fiz mastopexia e coloquei 250 ml de silicone tem 10 meses, só que o.peito peito direito tem um furinho e sai um sero, A princípio a Dra. Falou que até 6 meses fechava, só que não, daí percebo que ela está querendo correr contra o tempo, andei perguntando se era rejeição ela falou que não, já fiz uma ressonância magnética da mama, deu cisto de sero gorduroso, fiz exame de bactéria e micro bactéria e todos deram negativos. agora ela está querendo tirar a prótese. Estou muito preocupada. Pois sofri muito quando fiz essa cirurgia. Na época tive trombose e entrei em depressão. ..
    Por favor alguém me ajude… obrigada.

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:50 Replicar

      Olá !
      Conheço algumas pessoas que tiveram problemas e foi preciso retirar a prótese , e depois de alguns meses , recolocaram e não tiveram mais problemas .

    • Adriana  /  1 de março de 2016, 9:30 Replicar

      Olá Maria, tido bem? Me identifiquei com Vc, coloquei a prótese faz 7 dias e estou sentindo alguns sintomas, como fadiga, cansaço, enjoo, náuseas, palpitações, dor de cabeça, estou aérea….acho q são sintomas de depressão, gostaria de saber quais eram os sintomas que Vc sentia? Espero que esteja melhor.

  14. andrea andrade  /  27 de dezembro de 2015, 15:57 Replicar

    Boa tarde, minha esposa foi operada para colocar silicone ( sub muscular) e abnoplastia. 03/12/2015. hoje ela se queixa de muita dores nos mamilos e uma sensação de calor como os seis estivessem queimando. é normal esse sintoma e se for ira desaparecer?

  15. thami  /  8 de dezembro de 2015, 20:56 Replicar

    Tenho prótese a 8 anos e ao tomar um medicamento para baixar o meu triglicerídeo, minha prótese ficou um pouco inchada e sinto dura um pouco ,falta pouco para acabar minha medicação e tenho medo de não vim a desinchar . Por favor me add no whatzap que mando as fotos 091980900184

  16. Ângela  /  16 de agosto de 2015, 8:44 Replicar

    Olá, fim implante de mama há 3 meses também e está acontecendo a mesma coisa, abriu um buraquinho e estar saindo esse líquido amarelo sem cheiro e foi abrindo quase toda a cicatriz. Estar horrível, não dói mas incomoda muito. O meu médico pediu para que eu faça uma ultra sonografia vou fazer nesta terça, vamos ver o que aontece só que estou com medo e muito preocupada.

    • Elisângela  /  15 de setembro de 2015, 21:03 Replicar

      Oi angela oque aconteceu você aro com ea protese. Obg.

      • candida  /  3 de janeiro de 2016, 17:52 Replicar

        oi angela, esta acontecendo a mesma coisa comigo!
        estou no quinto mes, mas o medico nao pediu pra fazer nenhum exame, apenas colocar nitrato de prata na ferida e esperar
        porem ja estou a uns dois meses com essa secreção
        o que você fez após vir o resultado do ultrassom?

    • Rodolfo  /  2 de dezembro de 2015, 14:58 Replicar

      Angela voce pode entrar em contato comigo pelo whats por gentileza 17991101385

  17. nena bezerra  /  17 de maio de 2015, 13:50 Replicar

    Oi eu troque o sílico a oito mês, depois de um descobri quê estou com a bactéria estafilococos aurio já tome vários antibiótico, e médico q tira a prótese para trata e depois recolocar outra, me responda sera prenciso mesmo retira?

    • Mirian Azevedo  /  3 de setembro de 2015, 2:45 Replicar

      Olá pessoal!!!Fiz há 8 meses a 1 cirurgia plástica de mama,retirando pele e colocando uma prótese de 220,em menos de 1 mês de colocada a mesma caiu,crie coragem e refiz uma nova cirurgia depois colocando uma prótese de 160 e apertando um pouco + vai fazer no dia 10/09 2 meses e agora meu problema é exatamente protese deslocada con seroma.Vou ter q me submeter a uma 3 cirurgia.O seroma é um líquido q fica incapsulado em volta da prótese,dependendo do tamanho q esse líquido se forme tem q ser feita uma punção antes q a cirurgia seja feita no caso descobri com uma ultra,1 dos seios ficou endurecido e de 1 dia p o outro fiz uma ultra detectou em 1 qdo fui fazer a punção no outro dia foi detectado na outra tbm,assim de 1 dia p o outro o problema aumentou.E agora?E o pior q só tenho 35%de mama,e n pude fazer a punção p n correr o risco de furar a prótese.M com certeza esse líquido amarelo e sem cheiro e do seroma o organismo fabrica comi uma proteção do corpo,m q deve – se ser feita a punção p retirada do líquido.A 1 cirurgia foi realizado no dia 22/10/104 e a 2″submuscular” no dia 10/07/15 um outro médico renomado só fará a 3 cirurgia depois de seis meses,antes disso ele n se arrisca.Estou muito triste com toda situação.E…Penso no meu filho!Passar de novo p cirurgia…N será fácil! ENTREGO – NAS MÃOS DE DEUS.

      • Gisele  /  29 de setembro de 2015, 9:49 Replicar

        Tive o mesmo problema que vc, coloquei a protese a 1 ano, apos 1 mes de implantada comecou a sair seroma (liquido amarelado) de uma das mamas, pela cicatriz, a quantidade era enorme, eu chegava a colocar absorvente intimo e ter q trocar 4 vezez no dia, o medico que me operou me aconselhou a apertar a mama para retirar todo o liquido, fazia isso constantemente, ele tbm puncionava, mais nao teve jeito, tive que retirar uma das protesese , fiquei somente com o lado esquerdo por 6 meses, foi muito desgastante ficar com um seio só, até que passou o prazo e pude refazer a cirurgia, mal saberia eu que nao era o fim dos transtornos. Reoperei, tudo correu bem, 2 dias após a cirurgia a mama ja apresentava Seroma novamente que tormento….meu medico disse que teriamos que retirar a protese para sempre, até que orei muito a Deus e resolvi procurar um outro medico, dessa vez fui em um renomado..ele me passou uma medicacao: HIGROTON + DECADRON, tomei por longos 15 dias, nos 2 primeiros dias o seroma ainda vazada, depois cessou por completo, nao retirei a protese e tudo ficou bem…já fazem 7 meses…Gracas a Deus!!! Boa sorte para todas

        • Cris  /  18 de novembro de 2015, 10:57 Replicar

          Olá. de qual cidade vc é ? Poderia me passar o contato desse médico? Agradeço demais, obrigado!

        • Bruno  /  15 de dezembro de 2015, 22:59 Replicar

          Ola Gisele. Minha esposa esta com o mesmo problema. Vc pode indicar o medico que tratou de vc. Grato. Bruno. bbserra@terra.com.br

          • vania  /  4 de abril de 2016, 15:20

            Boa tarde Gisele tbm estou passando por isso,e já tenho essa prótese a 3 anos. agora que surgiu. por gentileza me indique esse medico.

        • Luciana  /  9 de março de 2016, 13:11 Replicar

          Boa tarde, após 20 dias do meu implante de silicone começou a vazar seroma e meu médico (por sinal bem renomado) está meio “perdido” acho que sorteada co seu 1° caso de seroma em prótese mamária. Gostaria de consultar outro profisdional e tetar uso de medicação além do antibiótico receitado pelo meu cirurgião. Você poderia me passar o contato do profissional que lhe tratou por favor?

        • Andrea  /  27 de abril de 2016, 23:43 Replicar

          Boa noite. Com quanto tempo após o uso dos medicamentos o seroma cessou por completo? Por quantos dias vc tomou decadron, pois li que não devemos tomar por mais de 5 dias?
          Comecei a tomar estes remédios ontem, embora o meu saia pouquinho. Não vejo a hora que acabe de vez!

        • Andrea  /  28 de abril de 2016, 9:35 Replicar

          Bom dia. Após quantos dias tomando os medicamentos o seroma cessou por completo? Li num artigo que não podemos tomar mais que 5 dias. Comecei ontem com decadron e higroton. Espero que acabe logo tudo isto!

  18. ivone  /  10 de maio de 2015, 21:20 Replicar

    o que eu faço acima da cicatriz de prótese de mama tem uns pontos endurecido. Ultrassom e drenagem é bom?

    • Daiane  /  21 de junho de 2015, 23:08 Replicar

      Poxa estou com o mesmo problema, pontinhos endurecidos próximos a cicatriz.

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:37 Replicar

      Olá !
      Vc mesma pode massagear o local durante o banho .

  19. Lara  /  23 de março de 2015, 17:56 Replicar

    Oi gente, me chamo Lara, fiz cirurgia dos seios em novembro de 2014, tirei pele e coloquei protese de 300 ml… coloquei submuscular… e achei que ele caiu tudo novamente, como era antes…. agora está caído e grande, to tão triste, voltei no médico e ele me disse que se eu quiser ele faz de novo a cirurgia, disse que acha que só tirar o excesso de pele que criou fica bom e ele vai ficar ”em pé” mas não sei se só tirar o excesso vai adiantar… pois caiu bastante, ai falei pro doutor o que ele acha de colocar a protese por de baixo do musculo.. ”submuscular” o que vocês acham?? Me Ajudem com opnião, por favor!

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:44 Replicar

      Olá !
      Prótese na frente ou atrás do músculo , cai do mesmo jeito . A diferença é que na frente , a prótese cede junto com a pele e atrás do músculo , a pele cede e a prótese fica em cima ( efeito dupla bolha ) . O indicado é retirar toda a flacidez e talvez diminuir o tamanho da prótese . Se a pele já tem tendência a flacidez , aí soma com o peso do implante , a tendência é cair .
      Antes ter uma mama um pouco menor e em pé , do que ela grande e caída .
      Espero ter ajudado !

  20. Juliana  /  23 de março de 2015, 10:42 Replicar

    Fiz redução de mama com implante de protese a 3 meses.
    um seio ficou visivelmente maior que o outro tive problemas na cicatriz, abriu alguns pontos, mas já fechou. passou 3 meses agora, abriu um buraquinho na minha cicatriz, saiu bastante liquido amarelado, como se fosse um oleo. não é pus, não fede, que é isso ?? é normal ? já aconteceu com vcs? estou muito preocupada.

    • Andreia  /  25 de fevereiro de 2016, 18:47 Replicar

      Esse líquido se chama Seroma .
      É normal se a quantidade for mínima .
      Observe e mantenha seu médico informado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *