Rejeição da prótese de Silicone(Contratura Capsular)

Quando nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo ou absorve-lo. No caso da prótese de silicone, o corpo cria uma cápsula em torno da mesma, causando endurecimento e muitas vezes deformidade da mama.

A contratura pode ocorrer em todas as cirurgias, porém nem sempre é vísivel. Em alguns casos, essa cápsula começa a se contrair  e apertar a prótese, ocasionando fortes dores.

A contratura capsular pode ser classificada em diferentes graus conforme define Baker:

  • Grau 1 – não visível e não palpável; a mama é igual a uma mama não operada;
  • Grau 2 (mínimo) – palpável mas não visível;
  • Grau 3 (moderado) – palpável e visível, cápsula distorcida porém sem dor;
  • Grau 4 (grave) – palpável e visível, distorção marcada, mama endurecida e com dor constante.

A maioria das pacientes que realizam a Cirurgia Plástica de Proteses de Silicone, se encaixam, no início no primeiro grau de contratura capsular e o normal é que a contratura estacione neste grau. O problema só é evidenciado quando a contratura capsular avança  para graus mais graves.                                                                                                                                Considera-se “rejeição”, quando a contratura ocorre em grau 3, com deformidade que modifica a mama e a desloca superiormente, dando a sensação de ela estar apertada e endurecida, bem como no grau 4, que é considerado o mais grave pois a contratura está palpável, visível e a cápsula marcadamente distorcida, fazendo com que a paciente sinta dores constantes.

A ocorrência desta complicação ainda não é profundamente conhecida. Não se sabe o que faz ocorrer logo no primeiro mês ou após 10 anos, apenas em uma mama ou nas duas. Atualmente o que se sabe é que as chances de ocorrer contratura capsular com implantes de são de até 30% – 40% dos casos. Porém já com a colocação de próteses  texturizadas, a ocorrência é mínima.

A retirada da prótese de silicone e colocação de uma nova prótese é o melhor a ser feito, quando há um grande grau de contratura capsular.

Antigamente, contratura capsular era tratada com a manobra manual  e aperto da mama até a ruptura da cápsula, porém devido a dor causada e o perigo de danificar a prótese, esta técnica não é mais usada.

Atualmente os tratamentos realizados mais comuns para reverter a contratura capsular ao grau 1 e 2 são a capsulotomia que consiste em incisões na capsula para relaxa-la e a capsulectomia que tem como objetivo a retirada total da prótese com reposicionamento dos implantes.

 

 

126 Comentários

  1. maria marlene  /  5 de fevereiro de 2016, 14:42 Replicar

    Boa tarde!
    A quase 2 anos fiz implante nas mamas, e a alguns meses a mana direito comecou a apresentar dores e ficar dura, acordo a noite com ela doendo.
    O que pode ser?
    Maria

  2. Maria  /  3 de janeiro de 2016, 23:15 Replicar

    Preciso muito de ajud, fiz mastopexia e coloquei 250 ml de silicone tem 10 meses, só que o.peito peito direito tem um furinho e sai um sero, A princípio a Dra. Falou que até 6 meses fechava, só que não, daí percebo que ela está querendo correr contra o tempo, andei perguntando se era rejeição ela falou que não, já fiz uma ressonância magnética da mama, deu cisto de sero gorduroso, fiz exame de bactéria e micro bactéria e todos deram negativos. agora ela está querendo tirar a prótese. Estou muito preocupada. Pois sofri muito quando fiz essa cirurgia. Na época tive trombose e entrei em depressão. ..
    Por favor alguém me ajude… obrigada.

  3. andrea andrade  /  27 de dezembro de 2015, 15:57 Replicar

    Boa tarde, minha esposa foi operada para colocar silicone ( sub muscular) e abnoplastia. 03/12/2015. hoje ela se queixa de muita dores nos mamilos e uma sensação de calor como os seis estivessem queimando. é normal esse sintoma e se for ira desaparecer?

  4. thami  /  8 de dezembro de 2015, 20:56 Replicar

    Tenho prótese a 8 anos e ao tomar um medicamento para baixar o meu triglicerídeo, minha prótese ficou um pouco inchada e sinto dura um pouco ,falta pouco para acabar minha medicação e tenho medo de não vim a desinchar . Por favor me add no whatzap que mando as fotos 091980900184

  5. Ângela  /  16 de agosto de 2015, 8:44 Replicar

    Olá, fim implante de mama há 3 meses também e está acontecendo a mesma coisa, abriu um buraquinho e estar saindo esse líquido amarelo sem cheiro e foi abrindo quase toda a cicatriz. Estar horrível, não dói mas incomoda muito. O meu médico pediu para que eu faça uma ultra sonografia vou fazer nesta terça, vamos ver o que aontece só que estou com medo e muito preocupada.

    • Elisângela  /  15 de setembro de 2015, 21:03 Replicar

      Oi angela oque aconteceu você aro com ea protese. Obg.

      • candida  /  3 de janeiro de 2016, 17:52 Replicar

        oi angela, esta acontecendo a mesma coisa comigo!
        estou no quinto mes, mas o medico nao pediu pra fazer nenhum exame, apenas colocar nitrato de prata na ferida e esperar
        porem ja estou a uns dois meses com essa secreção
        o que você fez após vir o resultado do ultrassom?

    • Rodolfo  /  2 de dezembro de 2015, 14:58 Replicar

      Angela voce pode entrar em contato comigo pelo whats por gentileza 17991101385

  6. nena bezerra  /  17 de maio de 2015, 13:50 Replicar

    Oi eu troque o sílico a oito mês, depois de um descobri quê estou com a bactéria estafilococos aurio já tome vários antibiótico, e médico q tira a prótese para trata e depois recolocar outra, me responda sera prenciso mesmo retira?

    • Mirian Azevedo  /  3 de setembro de 2015, 2:45 Replicar

      Olá pessoal!!!Fiz há 8 meses a 1 cirurgia plástica de mama,retirando pele e colocando uma prótese de 220,em menos de 1 mês de colocada a mesma caiu,crie coragem e refiz uma nova cirurgia depois colocando uma prótese de 160 e apertando um pouco + vai fazer no dia 10/09 2 meses e agora meu problema é exatamente protese deslocada con seroma.Vou ter q me submeter a uma 3 cirurgia.O seroma é um líquido q fica incapsulado em volta da prótese,dependendo do tamanho q esse líquido se forme tem q ser feita uma punção antes q a cirurgia seja feita no caso descobri com uma ultra,1 dos seios ficou endurecido e de 1 dia p o outro fiz uma ultra detectou em 1 qdo fui fazer a punção no outro dia foi detectado na outra tbm,assim de 1 dia p o outro o problema aumentou.E agora?E o pior q só tenho 35%de mama,e n pude fazer a punção p n correr o risco de furar a prótese.M com certeza esse líquido amarelo e sem cheiro e do seroma o organismo fabrica comi uma proteção do corpo,m q deve – se ser feita a punção p retirada do líquido.A 1 cirurgia foi realizado no dia 22/10/104 e a 2″submuscular” no dia 10/07/15 um outro médico renomado só fará a 3 cirurgia depois de seis meses,antes disso ele n se arrisca.Estou muito triste com toda situação.E…Penso no meu filho!Passar de novo p cirurgia…N será fácil! ENTREGO – NAS MÃOS DE DEUS.

      • Gisele  /  29 de setembro de 2015, 9:49 Replicar

        Tive o mesmo problema que vc, coloquei a protese a 1 ano, apos 1 mes de implantada comecou a sair seroma (liquido amarelado) de uma das mamas, pela cicatriz, a quantidade era enorme, eu chegava a colocar absorvente intimo e ter q trocar 4 vezez no dia, o medico que me operou me aconselhou a apertar a mama para retirar todo o liquido, fazia isso constantemente, ele tbm puncionava, mais nao teve jeito, tive que retirar uma das protesese , fiquei somente com o lado esquerdo por 6 meses, foi muito desgastante ficar com um seio só, até que passou o prazo e pude refazer a cirurgia, mal saberia eu que nao era o fim dos transtornos. Reoperei, tudo correu bem, 2 dias após a cirurgia a mama ja apresentava Seroma novamente que tormento….meu medico disse que teriamos que retirar a protese para sempre, até que orei muito a Deus e resolvi procurar um outro medico, dessa vez fui em um renomado..ele me passou uma medicacao: HIGROTON + DECADRON, tomei por longos 15 dias, nos 2 primeiros dias o seroma ainda vazada, depois cessou por completo, nao retirei a protese e tudo ficou bem…já fazem 7 meses…Gracas a Deus!!! Boa sorte para todas

        • Cris  /  18 de novembro de 2015, 10:57 Replicar

          Olá. de qual cidade vc é ? Poderia me passar o contato desse médico? Agradeço demais, obrigado!

        • Bruno  /  15 de dezembro de 2015, 22:59 Replicar

          Ola Gisele. Minha esposa esta com o mesmo problema. Vc pode indicar o medico que tratou de vc. Grato. Bruno. bbserra@terra.com.br

  7. ivone  /  10 de maio de 2015, 21:20 Replicar

    o que eu faço acima da cicatriz de prótese de mama tem uns pontos endurecido. Ultrassom e drenagem é bom?

    • Daiane  /  21 de junho de 2015, 23:08 Replicar

      Poxa estou com o mesmo problema, pontinhos endurecidos próximos a cicatriz.

  8. Lara  /  23 de março de 2015, 17:56 Replicar

    Oi gente, me chamo Lara, fiz cirurgia dos seios em novembro de 2014, tirei pele e coloquei protese de 300 ml… coloquei submuscular… e achei que ele caiu tudo novamente, como era antes…. agora está caído e grande, to tão triste, voltei no médico e ele me disse que se eu quiser ele faz de novo a cirurgia, disse que acha que só tirar o excesso de pele que criou fica bom e ele vai ficar ”em pé” mas não sei se só tirar o excesso vai adiantar… pois caiu bastante, ai falei pro doutor o que ele acha de colocar a protese por de baixo do musculo.. ”submuscular” o que vocês acham?? Me Ajudem com opnião, por favor!

  9. Juliana  /  23 de março de 2015, 10:42 Replicar

    Fiz redução de mama com implante de protese a 3 meses.
    um seio ficou visivelmente maior que o outro tive problemas na cicatriz, abriu alguns pontos, mas já fechou. passou 3 meses agora, abriu um buraquinho na minha cicatriz, saiu bastante liquido amarelado, como se fosse um oleo. não é pus, não fede, que é isso ?? é normal ? já aconteceu com vcs? estou muito preocupada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *