Rejeição da prótese de Silicone(Contratura Capsular)

Quando nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo ou absorve-lo. No caso da prótese de silicone, o corpo cria uma cápsula em torno da mesma, causando endurecimento e muitas vezes deformidade da mama.

A contratura pode ocorrer em todas as cirurgias, porém nem sempre é vísivel. Em alguns casos, essa cápsula começa a se contrair  e apertar a prótese, ocasionando fortes dores.

A contratura capsular pode ser classificada em diferentes graus conforme define Baker:

  • Grau 1 – não visível e não palpável; a mama é igual a uma mama não operada;
  • Grau 2 (mínimo) – palpável mas não visível;
  • Grau 3 (moderado) – palpável e visível, cápsula distorcida porém sem dor;
  • Grau 4 (grave) – palpável e visível, distorção marcada, mama endurecida e com dor constante.

A maioria das pacientes que realizam a Cirurgia Plástica de Proteses de Silicone, se encaixam, no início no primeiro grau de contratura capsular e o normal é que a contratura estacione neste grau. O problema só é evidenciado quando a contratura capsular avança  para graus mais graves.                                                                                                                                Considera-se “rejeição”, quando a contratura ocorre em grau 3, com deformidade que modifica a mama e a desloca superiormente, dando a sensação de ela estar apertada e endurecida, bem como no grau 4, que é considerado o mais grave pois a contratura está palpável, visível e a cápsula marcadamente distorcida, fazendo com que a paciente sinta dores constantes.

A ocorrência desta complicação ainda não é profundamente conhecida. Não se sabe o que faz ocorrer logo no primeiro mês ou após 10 anos, apenas em uma mama ou nas duas. Atualmente o que se sabe é que as chances de ocorrer contratura capsular com implantes de são de até 30% – 40% dos casos. Porém já com a colocação de próteses  texturizadas, a ocorrência é mínima.

A retirada da prótese de silicone e colocação de uma nova prótese é o melhor a ser feito, quando há um grande grau de contratura capsular.

Antigamente, contratura capsular era tratada com a manobra manual  e aperto da mama até a ruptura da cápsula, porém devido a dor causada e o perigo de danificar a prótese, esta técnica não é mais usada.

Atualmente os tratamentos realizados mais comuns para reverter a contratura capsular ao grau 1 e 2 são a capsulotomia que consiste em incisões na capsula para relaxa-la e a capsulectomia que tem como objetivo a retirada total da prótese com reposicionamento dos implantes.

 

 

114 Comentários

  1. nena bezerra  /  17 de maio de 2015, 13:50 Replicar

    Oi eu troque o sílico a oito mês, depois de um descobri quê estou com a bactéria estafilococos aurio já tome vários antibiótico, e médico q tira a prótese para trata e depois recolocar outra, me responda sera prenciso mesmo retira?

  2. ivone  /  10 de maio de 2015, 21:20 Replicar

    o que eu faço acima da cicatriz de prótese de mama tem uns pontos endurecido. Ultrassom e drenagem é bom?

    • Daiane  /  21 de junho de 2015, 23:08 Replicar

      Poxa estou com o mesmo problema, pontinhos endurecidos próximos a cicatriz.

  3. Lara  /  23 de março de 2015, 17:56 Replicar

    Oi gente, me chamo Lara, fiz cirurgia dos seios em novembro de 2014, tirei pele e coloquei protese de 300 ml… coloquei submuscular… e achei que ele caiu tudo novamente, como era antes…. agora está caído e grande, to tão triste, voltei no médico e ele me disse que se eu quiser ele faz de novo a cirurgia, disse que acha que só tirar o excesso de pele que criou fica bom e ele vai ficar ”em pé” mas não sei se só tirar o excesso vai adiantar… pois caiu bastante, ai falei pro doutor o que ele acha de colocar a protese por de baixo do musculo.. ”submuscular” o que vocês acham?? Me Ajudem com opnião, por favor!

  4. Juliana  /  23 de março de 2015, 10:42 Replicar

    Fiz redução de mama com implante de protese a 3 meses.
    um seio ficou visivelmente maior que o outro tive problemas na cicatriz, abriu alguns pontos, mas já fechou. passou 3 meses agora, abriu um buraquinho na minha cicatriz, saiu bastante liquido amarelado, como se fosse um oleo. não é pus, não fede, que é isso ?? é normal ? já aconteceu com vcs? estou muito preocupada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>