Rippling: Ondulações após Implante de Silicone

Como em todas as cirurgias, após o Implante de Silicone também há riscos e intercorrências e entre muitas delas está o Rippling, pequenas ondulações que causam um efeito de enrugamento sob a pele. O rippling geralmente ocorre devido a colocação de próteses muito grandes em mulheres com pouco tecido mamário. Além da falta de tecido para recobrir os implantes, a localização escolhida(subglandular ou submuscular), assim como a textura da prótese também podem contribuir para que os implantes fiquem com estas ondulações.

e

Local do implante x Rippling

Sabemos que a localização do implante mamário pode se dar tanto abaixo das glândulas mamárias como abaixo dos músculos. Quando subglandular, as próteses ficam em um plano mais superficial e mais próximo da pele, o que torna as ondulações mais evidentes. Atualmente o plano subglandular é escolhido por muitos cirurgiões por ser de mais fácil execução e a incisão é feita abaixo da glândula mamária, um local de fácil acesso. Apesar desta técnica ser mais simples e proporcionar um pós-operatório mais tranquilo, para mulheres magras essa técnica não é muito indicada, uma vez que possuem menos tecido mamário para cobrir o implante e este ficará mais visível seja com ou sem Rippling.

Já no plano submuscular, uma cirurgia mais invasiva e com pós-operatório mais dolorido, o implante fica atrás dos músculos, gerando um efeito mais natural. A incisão, nesse caso, é feita abaixo do músculo do tórax. Com a prótese localizada nesse plano o rippling tem poucas chances de aparecer e mesmo que aconteçam ondulações na prótese, elas não serão visíveis.

Textura da Prótese x Rippling

A textura dos implantes mamários também pode contribuir para o rippling. As próteses de silicone de gel não coesivo tendem a enrugar mais facilmente, ao contrário das próteses de poliuretano. Elas são mais difíceis de serem colocadas pelo cirurgião, mas proporcionam um resultado mais satisfatório, com a mama mais firme e com chances reduzidas de acontecer o rippling ou mesmo outros efeitos colaterais como estrias e flacidez no local.

Correção do Rippling

Atualmente há como corrigir o aspecto do rippling, e essa correção pode se dar por meio da troca das próteses pela de poliuretano, devido ser menos suscetível ao enrugamento associado a técnica de colocar o implante atrás dos músculos, uma vez que quando localizado abaixo do músculo as próteses tendem a um resultado mais natural.

O enxerto de gordura também pode ser utilizado para minimizar a aparência das ondas na pele onde o implante foi colocado. Ele ajuda a disfarçar o aspecto do rippling e é uma boa opção para quem não quer se submeter novamente ao procedimento cirúrgico.

rippling antes-despues

Entretanto, para um resultado satisfatório, sem a aparecimento das temidas ondulações, vários fatores precisam ser levados em consideração, como a idade da paciente, peso, altura, sua estrutura na região do tórax, quantidade de tecido mamário, localização do implante, formato e tamanho dos seios e tamanho da prótese. Respeitar a decisão e experiência do médico também é fundamental, pois somente ele saberá o que é melhor para cada paciente.



46 Comentários

  1. Iara Patricia  /  2 de maio de 2017, 22:28 Replicar

    Olá boa noite.
    Tenho prótese a 4 anos, e agora notei a ondulação no lado esquerdo. Eu preciso trocar a prótese? Ou não preciso, caso não ke incomode?

    • Eli oliveira  /  7 de maio de 2017, 19:43 Replicar

      Oi Iara, fiz minha cirurgia a 8 anos e no ano passado comecei a sentir essa alteracao6, na consulta com um cirurgião ele me informou a infelizmente é comum ficar assim, no meu caso como sou magra, falta tecido adiposo , pq deixa bem visível, agora estou sentindo incômodo, é apenas na mama esquerda. Ele me disse que caso incomodasse aconselha a troca, embora possa voltar a ocorrer.

  2. Gabriela  /  17 de novembro de 2016, 21:11 Replicar

    Eu fiz minha cirurgia há 3 anos e agora notei que a mama direita esta mole e não tão redonda igual a esquerda. E na direita eu consigo sentir as ondulações da prótese. Estou com medo de ter rompido, porque como é possível ter ondulações se minha prótese é aquelas de gel super grosso? Tenho um pouco de DLR nessa região também o que da mais desespero.
    Estou em outro país por isso agora não é possível ter um encontro com meu cirurgião 🙁

  3. Ariele  /  9 de outubro de 2016, 17:32 Replicar

    Nossa Meninas estou passando por isso. Trnho 4 meses e notem logo no primeiro mes meu medico disse pra aguardar ate os 6 meses. Mais estou angusgiada dia feliz dia triste. Se alguem resolveu compartilhe pf!

  4. Natália  /  27 de abril de 2016, 22:35 Replicar

    Olá
    Estou operada há pouco mais de 2 meses e comecei a ver as ondulações na minha prótese, tenho consulta amanhã para saber como o meu médico vai resolver essa situação, porém gostaria de saber como foi para as meninas que passaram por isso. Ajudaria muito a mim e as próximas. Meu e-mail é NatOliveira@live.com
    Boa sorte a todas

    • Priscila  /  18 de agosto de 2016, 15:51 Replicar

      Oi gostaria de saber se seu caso foi resolvido estou com o mesmo problema. Mais meu médico disse que é normal tenho 4 meses de operada . Seu médico refez sua cirurgia ele cobrou alguma coisa

      • Priscila Boneli  /  18 de setembro de 2016, 17:16 Replicar

        Olá, boa tarde!

        Estou com esse mesmo problema, descobri na semana passada… coloquei 375mls em outubro de 2015 e minha cirurgia foi submuscular… mas, sou bem magrinha e tinha pouquíssima mama.
        Gostaria de trocar experiências até conseguir consultar com meu cirurgião.

        priscila.boneli@gmail.com

        • Claudete  /  23 de setembro de 2016, 19:35 Replicar

          Olá! Coloquei implantes de 375ml, subglandular e depois de 5 anos apresentou Rippling. Há 45 dias fiz a troca por implantes com 400ml, submuscular. Mas aos 30 dias já apresentou ondulações do Rippling. Meu cirurgião disse que não é normal. Pediu para aguardar pois é muito recente… Me encontro angustiada, sem saber o que esperar. Por gentileza, se alguém que já passou por isso puder me orientar, entre em contato no email claudete-mt@hotmail. Obrigada

          • Léia  /  7 de dezembro de 2016, 13:52

            Oi talvez vc tenho q diminuir o tamanho da prótese .

  5. Paula  /  16 de abril de 2016, 13:19 Replicar

    Olá.. Alguma de vcs resolveram a ondulação?
    Estou na mesma situação.. Minha cirurgia da prótese fez um ano essa semana. Fui no médico e ele indica uma nova cirurgia para trocar a posição da prótese para submuscular.

  6. Ketilla  /  12 de março de 2016, 23:21 Replicar

    Eu estou com 22 dias de cirurgia e moto também um pouco ondulado por favor alguém podi troca MS comigo pra troca experiência

    • Paula  /  16 de abril de 2016, 13:20 Replicar

      Oi Ketilla, seu caso foi resolvido?

    • Camila  /  27 de setembro de 2016, 10:41 Replicar

      Oii como vc resolveu as ondulações, tenho 27 dias de operada, apesar de não estarem muito aparentes, eu sinto ao toque e tb é doloroso Pq a prótese traciona a pele. Estou indo no médico amanhã.

      • Larissa  /  1 de março de 2017, 19:23 Replicar

        Vc sente a prótese quando vc toca? Me conte mais.

  7. Andressa  /  20 de fevereiro de 2016, 6:31 Replicar

    Oi gente, ha algumas semanas eu reparei as mesmas ondulações. Fiz minha cirurgia ha um mês e alguns dias. Paloma, será que consegue me instruir tbm?

    • vanessa  /  28 de junho de 2016, 21:39 Replicar

      Oi Andressa eu fiz tem 1 mês e 5 dias … vc conseguiu resolver seu problema de ondulaçãona mama.

  8. rubetania gomes da Silva  /  7 de setembro de 2015, 23:24 Replicar

    Boa noite, eu também estou com ondulação fiz o procedimento há 10 meses, o que fazer?

    • Martha  /  25 de janeiro de 2016, 20:46 Replicar

      Olá querida boa noite ! Conseguiu resolver o problema de rippiling ? Estou com o mesmo problema se puder entre em contato marthasantannaje@hotmail.com

  9. vanessa  /  23 de agosto de 2015, 20:41 Replicar

    Oi preciso que alguen me reponde, fiz minha cirugía em abriu fez 5 anos,e agora tó com ondulação na prótes, ok devo fazer.

  10. Carol  /  21 de agosto de 2015, 1:12 Replicar

    Oi gente, estou preocupada e muito infeliz com a minha situação atual, com 3 meses de cirurgia reparei que algo estava errado, questionei meu médico que me disse que tudo estava normal, mas agora meses depois infelizmente o caso é esse RIPPLING! A dúvida é, uma nova cirurgia vai me causar custos? O médico vai refazer? Tenho direitos? Agradeço quem puder ajudar.

    • Martha  /  25 de janeiro de 2016, 20:48 Replicar

      Olá boa noite estou na mesma situação com rippiling , meu médico fará uma nova cirurgia sem custo inclusive de protese , estou com muito medo de fazer novamente ,vc conseguiu resolver ? Se puder entre em contato comigo marthasantannaje@hotmail.com passo meu whats e conversamos

      • Alanna  /  28 de fevereiro de 2016, 22:49 Replicar

        Oii, vc refez a cirurgia ? Como foi ?
        Tbm estou com ondulações no seio esquerdo quando chego o troco para frente

      • Maria Jose Domingos  /  18 de abril de 2016, 19:02 Replicar

        Oi Martha?Estou na mesma situação sua ..So queria saber se vc fez e se vc pagou Algum custo.Meu medico viu e disse que e normal,claro k não e!Agradeço se poderem me ajudar obg

      • Priscila  /  4 de maio de 2016, 16:41 Replicar

        Ola me passa seu zap para conversamos sobre o assunto gostaria de algumas orientações.
        Agradeço

      • Léia  /  4 de dezembro de 2016, 16:30 Replicar

        Vc refez a cirurgia? Ficou boa tive q ser submuscular

  11. Ana  /  12 de junho de 2015, 0:18 Replicar

    Ai tbm estou com essas ondulações… Não estao tao aparentes assim, mais quando eu jogo meu tronco pra frente, e é no lado de dentro dos seios. Não quero fazer outra cirurgia…se alguem passou por isso e resolveu, comente aqui por favor…

    • Thais  /  21 de junho de 2015, 18:43 Replicar

      Refiz a cirurgia dia 17 agora, pq eu estava com mesma situacao.. Era subglandular so sentia quando jogava corpo pra frente e do lado de dentro.. Me incomodava muito e infelismente so refazendo e colocando debaixo do musculo, é um procedimento muito dolorido, mas lembro ressaltar que se for mudar pro plano submuscular aumente a protese, pois ficou bem menor.

      • Carol  /  21 de agosto de 2015, 1:07 Replicar

        Oi estou com esse caso infelizmente, minha dúvida é, você pagou pela cirurgia novamente? Como você fez? Não entrei em contato com o consultório que me atendeu ainda, estou com muito medo de ter que pagar novamente tudo. Obrigada é aguardo sua resposta.

    • Elisângela dias  /  23 de junho de 2015, 23:09 Replicar

      Estou com ondulação. E tenho 3meses de cirurgia. Solução outra cirurgia por prótese de poliuretano ou aplicação de gordura pra disfarçar a ondulação.

      • janaina  /  30 de outubro de 2015, 13:35 Replicar

        Oi resolveu seu caso?

    • janaina  /  30 de outubro de 2015, 13:38 Replicar

      Oi ana resolveu seu caso?

    • Paloma  /  28 de dezembro de 2015, 22:39 Replicar

      Oi Ana me passa um email seu pra trocarmos experiências. To na mesma situação. Minha eh quando me inclino pra frente e do lado de dentro…

      • martha  /  25 de janeiro de 2016, 8:35 Replicar

        Olá Paloma estou com 7 meses de cirurgia também estou com essas ondulações , meu médico quer refazer a cirurgia e trocar as próteses, como é seu caso? seu médico fala o que? mande email pra mim vamos trocando duvidas marthasantannaje@hotmail.com

      • Sonia. Pacheco  /  6 de junho de 2017, 19:04 Replicar

        Oi tambem estou com bordas da protese dobrada e sinto as bordas

    • Juliana  /  26 de fevereiro de 2016, 7:19 Replicar

      Estou com o mesmo problema que o seu. o que você fez?

    • Suelen  /  20 de julho de 2016, 16:17 Replicar

      Oi , o meu não aparece mas quando passo a mão pelo lado de dentro do meu peito, sinto as ondulações, e tbm sinto dores

      • Ja  /  28 de novembro de 2016, 18:24 Replicar

        Olá Suelen tenho quatro meses de prótese é estou com mesmo problema que o seu, gostaria de saber se conseguiu resolver ?
        Ficarei muita grata se puder responder
        Jlabit@hotmail.com

      • Iara Patricia  /  2 de maio de 2017, 22:30 Replicar

        Olá boa noite. Meu caso é parecido com o seu. Só sinto quando passo a mão. Vc conseguiu resolver?

    • Karla Martins  /  3 de outubro de 2016, 14:53 Replicar

      Olá Ana, estou com o mesmo problema que o seu. VC resolveu o seu caso?
      Em que posição estão as suas próteses ?

  12. janaina Santos  /  13 de fevereiro de 2015, 23:58 Replicar

    Olá estou com ondulações apos 3 meses de aumento de seios alguem passou por isso por favor me ajudem a soluciona sem ter que fazer outra cirurgia.

  13. janaina  /  13 de fevereiro de 2015, 23:55 Replicar

    Olá fiz a cirurgia estou com pequenas ondulações, alguem passo por isso me mande email por favor o que fazer com esse caso.
    Janarsr30@gmail.com

  14. Jhennyfer Gomes  /  28 de outubro de 2014, 14:59 Replicar

    Alguem pode me passar o valor que ele cobra??

  15. vitor  /  17 de outubro de 2014, 16:04 Replicar

    FIZ CIRURGIA COM MARIO HEINS LIPO E DERMO FICOU LINDOOOOO . OBRIGADO DR MARIO

  16. vitor  /  17 de outubro de 2014, 16:04 Replicar

    FIZ CIRURGIA COM MARIO HEINS LIPO E DERMO FICOU LINDOOOOO . OBRIGADO DR MARIO

  17. Rose  /  14 de fevereiro de 2014, 17:32 Replicar

    Minha filha e sobrinha colocaram silicone com dr mario heins de americana e ficou perfeito. ele é famoso em questao de cirurgia plastica, pq é mto bom e cobra um preco justo!

    • Larissa  /  13 de junho de 2014, 20:31 Replicar

      Oi Rose, vc poderia me passar o email delas por favor?pois quero fazer com o Dr. Mario Hens tbem,e queria tirar algumas dúvidas sou de nova Odessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *