Riscos do implante de Mama

O Implante de silicone, como em todas as cirurgias plásticas também possui riscos associados, sendo a Infecção o mais importante. Febre alta na maioria das vezes é uma indicação de infecção após a cirurgia e deve-se observar isto após qualquer procedimento cirúrgico considerado invasivo. Fiquem atentas meninas!!!É de extrema importância conhecer todos os riscos envolvidos antes de optar por qualquer cirurgia.

A seguir alguns dos riscos específicos da cirurgia de implante de silicone nas mamas:

Flacidez

Este é o efeito criado quando o implante fica muito embaixo e a auréola fica muito alta. Também pode ser causado pelo peso do implante na mulher de pele fina. Isto pode ser corrigido com cirurgia.

Contratura capsular
Contratura capsular não é um risco ou complicação no sentido tradicional: isto vai acontecer definitivamente em um determinado grau. A quantidade de contratura é o problema. A contratura capsular faz com que o implante seja espremido pelo tecido de cicatrização fibroso que se forma ao redor dele. O resultado pode ser um endurecimento dolorido das mamas. Esta é a complicação mais comum da cirurgia de aumento de mama. Ele é resolvido em uma cirurgia de revisão onde o tecido cicatrizado é raspado para abrir mais espaço para o implante. Várias cirurgias podem ser necessárias para corrigir o problema.

Hematoma
Este é um risco cirúrgico comum que é causado pelo sangue coagulado embaixo da pele. Pode criar inchaço arroxeadoo, possivelmente doloroso. Isto pode ser corrigido com cirurgia ou drenagem.

Interferência com a mamografia
A solução salina ou o silicone nos implantes de mama podem alterar a mamografia e deixar de mostrar um câncer de mama ou uma lesão pré-cancerosa. A colocação submuscular é a melhor para reduzir o risco. É importante que os radiologistas saibam que a paciente possui implantes ao realizar a mamografia, uma vez que existem técnicas que podem ser utilizadas para ajudar nessa situação.

Necrose
Necrose ou “morte do tecido” é uma complicação rara e grave. O tecido morto pode se acumular ao redor do implante e impedir a resolução do processo. A solução é pela cirurgia ou remoção completa do implante. A necrose geralmente deixa cicatrizes grandes e permanentes.

Ruptura
Mesmo que as mulheres com os implantes de mama possam realizar uma série de atividades sem medo, elas devem saber que seus implantes não são indestrutíveis. A maioria dos implantes possuem uma garantia do fabricante que cobre falhas operacionais. Mas muitos fatores que podem fazer os implantes se romperem não são cobertos pela garantia e alguns (como determinadas cirurgias de enchimento maior ou menor do que o especificado) na verdade anularão a garantia.

Seroma
Seroma é um acúmulo de líquido ao redor do implante. Este pequeno problema é resolvido com a drenagem dos líquidos com uma agulha.

Simastia

Simastia é um dos riscos mais raros – é o resultado de um erro cirúrgico que faz com que o implante eleve o esterno. O resultado é uma grande mama em frente ao corpo, sem contorno. Esta complicação é difícil de reparar.

Curvatura de tração
Isto ocorre quando um implante texturizado se prende após o inchaço ter desaparecido. Quando o implante cai, ele puxa o tecido cicatrizado que puxa a pele. O resultado é uma curvatura na mama. Somente a utilização de implantes macios eliminam o risco.

39 Comments

  1. quero deixar claro que apesar de tudo,não estou arrependida,pois iso é uma chuva e vai passar e tudo vai ficar bem.bjos e boa sorte a todas

  2. fiz a redução com implante de protese,meu médico,é otimo,porém peguei uma infecção,na mama direita,não sinto dor nem tenho febre,porem começou abrindo todos os pontos,formou um buraco,que nesse buraco saia um seroma,amarelo,usei curativos especias fortes,como alginato,sufadiazina de prata creme e bucha,tomei antibiotico de nada,estou voltando pra o meu médico amanha pra combinarmos a retirada da protese,estou triste,pois esse periodo sem a protese é frustante,mais tudo pela saúde,exijam sempre do medico toda atençao,meu medico me atende toda semana.

  3. Coloquei prótese de 340 ml nos seios no dia 02/06. Um mês depois apresentou uma secreção na mama direita. O medico a principio disse ser normal, mas piorou o quadro, foi qd ele diagnosticou uma deiscência de sutura. Fui encaminhada no dia 04/07 ao centro cirúrgico para correção. Hj 4 dias depois estou de repouso. Ele disse q caso nao de certo terá q retirar a prótese e esperar 6 meses pra colocar novamente. Alguém já passou por isso!?? Me ajudem!

    • Oi Leya eu to n mesma situação, estou tomando antibioticos e a secreção continua saindo pela cicatriz. Meu peito dói bastante e se n melhorar tbem vou precisar retirar. Hj ja passou mais dias e gostaria de saber se vc melhorou ou teve q fazer a cirurgia? Aguardo a resposta pois tbm estou assustada . Obg

  4. Eu era reta e não tinha nada de peito e sempre tive o sonho de colocar, mas tem 5 meses que coloquei silicone nos seios em baixo do músculo 375ml em cada e estou sentido meu peito latejar em baixo nos pontos internos, está me incomodando muito. A minha pergunta é a seguinte, Com cinco meses é normal sentir dores desse jeito??? Estou desesperada e não sei o que fazer. Se alguém já passou por isso ou sabe me instruir me ajudem por favor?????????????????

  5. Oi Nany, li ali que necrose e raro e grave, eu tive uma pequena necrose na areola esquerda, no cantinho, agora fiquei com medo. Mas nao sinto nada de diferente do seio direito, sinto umas fisgadas nos dois, dores normais e bem poucas. Me medico disse pra eu nao me preocupar, que fazendo os curativos certinhos ele vai melhorar e depois terei que fazer retoque, mas agora fiquei preocupada. Alguem ja passou por isso?

  6. Fiz uma cirurgia de colocação de prótese mamária a 5 anos e troquei a pouco tempo, só que depois da troca houve o SEROMA, e tive que retirar uma das próteses, e agora vou recolocar…só que estou apavorada com muito medo de ter seroma de novo. Existe este risco, já perguntei ao médico e ele disse que é pouco provável e disse que ocorreu mais o SEROMA, pois na troca de prótese pode ocorrer o seroma. Quero saber se pode haver novamente o Seroma após a recolocação.Agradeço se puderem me ajudar com essa dúvida.

  7. Oi Pessoal, faz 1 mês e 17 dias que coloquei 300 ml de silicone nos seios,perfil superalto. Há 3 dias, fui (1 mÊs e meio aós a cirurgia e já autorizada pelo médico a levantar os braços, dirigir etal) fui aproveitar as promoções e experimentei umas 30 roupas, ou seja, realizei mtos movimentos com os braços, ao chegar em casa senti dores diferentes, incômodas porem suportáveis, no entanto faz 3 dias e a do seio direito não passou. É uma sensação estranha, um peso abaixo do seio direito, acima da cicatriz (o implante foi inframamário).Estou preocupada. alguém sentiu isso?

  8. Oi Nany, fiz minha primeira cirurgia em fevereiro de 2012, Tinha muita flacidez no seio esquerdo, devido amamentação. Ele falou que ia colocar uma protese de 450 no esquerdo e 460 no direito. Entao ele fez a cirurgia pelas axilas para eu nao ter cicatriz no seio. Resultado, o silicone ficou ótimo tamanho, porem ficou a pele caída em cim da protese.
    Meu medico disse que ia assentar e ia ficar ótimo, porem nao foi o que aconteceu.
    A protese soltou e ficava deslizando de um lado para o outro e a pele caída em cima da protese !
    Fiz a segunda cirurgia, onde ele fez a retirada da pele, porem a cicatriz ficou enorme, e a protese continua solta, e meu seio esquerdo esta VISIVELMENTE maior que o direito, e o esquerdo abriu aloja, onde a protese fica encaixada, e esta mais baixa que o direito uns Dois dedos…
    Marque com ele a Terceira cirurgia, onde eu dei Pra ele uma ideia de colocar um silicone de 500 ml, já que tenho 450 no esq, e 460 no dir.
    Ate mesmo Pra preencher mais o colo e ver se iguala na parte de baixo do seio, já que esta com essa assimetria…
    Tenho 1.65 e 64kg.

  9. COMO POSSO SABER SE O MEDICO QUE EU ESCOLHI E COM PORQUEEU TENHO PROTESE E EU VOU FAZER DE NOVO POR QUE PARESE QUE ROLPEU SERA QUE EU TENHO GARANTIA TEM 13 ANOS

  10. Gente,

    Gostaria de deixar meu relato… Tive a complicaço do hematoma, e 23 dias após a colocação dos implantes tive que passar por outra cirurgia. Um vaso rompeu, e uma das mamas ficou muuuuito inchada, dura, uma dor estranha… Agora já faz quase um mês da segunda cirurgia, o seio tá inchado ainda … e morro de medo de acontecer de outro vaso romper novamente. Rezando sempre!!!
    Fiquem atentas a qualquer sintoma que acharem diferente, e procurem o médico.
    Tive a sorte de contar com um profissional super atencioso e preocupado com o pós operatório, e contar com acompanhamento sempre que necessário.

    Abraços.

  11. Oiii faltou colocar alergia a protese e aos pontos internos, estou tendo problemas com isso e gostaria de algumas informações, obrigada e parabens pelo blog.

  12. conforme relatei acima no dia 20 de setembro, em 24 de setembro fui subimetida a uma cirurgia por causa da ferida que não cicatrizava, meu cirurgião passou minha prótese para debaixo do músculo e retirou a ferida, que tinha abrido por causa do seroma que extravazou pela cicatriz, e deu os pontos, fiquei 20 dias de repouso absoluto, agora estou com o seroma, a mama ja baixou bastante e tem o aspecto mto bonito, agora estamos tratando o seroma com corticóide.Como tenho mta fibrose na mama doi um pouco ás vezes pq são linhas bem endurecidas. Mas tenho mta fé que vai dar td certo pq até agora está dando. Ao longo do tempo vou dando mais notícias.

    • Oi Marina, como vc está? Vc esta fazendo drenagem?

  13. NANY ME AJUDA , VC JA OUVIU OU SOUBE DE ALGUM CASO QUE POSSA ACONTECER DE DESCOLAR A PROTESE AO ANDAR DE AVIÃO?? AO POUSAR ???

  14. bem em setembro de 2010 coloquei silicone, um ano depois foi diagnosticado contratura muscular de grau elevado da mama direita deformando a, a principio nem doía mas veio a incomodar muito, ficava dolorido e a mama ficou menor que a outra, bem endurecida e redonda. Retirei a capsula que envolvia a prótese, porem 15 dias depois começou a vazar o seroma, e assim ficou vazando um líquido claro, sem cheiro por 2 meses, até que afinou a pele ao redor do mamilo e teve de ser retirada a prótese. 6 meses depois coloquei as próteses novamente, e agora 20 dias após tive seroma novamente, foi tão violento a forma como saiu pela cicatriz no mamilo que estou com uma ferida muito grande, agora estou com curativos e a esperança é que daqui 3 dias haja uma cicatrização e eu não tenha de novamente retirar a prótese. gostaria mto de quem lesse meu depoimento pudesse rezar por mim pra que tudo dê certo, e pra que eu possa divulgar as fotos da minha recuperação. Estou mto nervosa e triste, porém confiante, porque creio que para Deus nada é impossível. Se alguem passou por isso e puder me ajudar, agradeço.

    • Oi Mari, espero de coração que tudo dê certo para você,confia em Deus amiga! Vc esta tomando algum medicamento?bjos e se cuidaaa. Boa sorte

      • oi Nany, graças a Deus, hoje 11 dia depois a ferida vem se fechando, ainda é uma ferida, o seroma ainda existe, a pele afinou mto mas não expôs a prótese, estou em tratamento com corticóide. Amanhã meu médico vai avaliar as condições de uma sutura. Mas a evolução tem sido mto boa. Deus tem realizado um verdadeiro milagre. Assim que isso tudo passar, como venho tirando fotos, enviarei a você para que outras pessoas tenham conhecimento do que pode ocorrer após um implante de silicone e como o cirurgião pode ajudar. Tenho mta fé que dará tudo certo porque até agora tem dado.

    • oi Marina, espero que tudo esteja bem….abraços.

  15. Ola, tenho 19 dias da cirurgia de implante de silicone 375ml submuscular e sinto meus seios bem endurecidos, porem o esquerdo um pouco mais que o direito, voce sabe me dizer se e comum esse enrijecimento? Tenho retorno daqui um dia, mas estou com um tamanho medo, mesmo porque esta dolorido…

  16. oi meninas coloquei silicone no dia 6 de fevereiro estav tudo bem ate ontem ,abriu um pontinhos no meio do T embaixo da mama,e normal gente,cada dia que hoje abriu mais um pouco e o outro lado esta abrindo tambem,aconteceu isso com alguma de vc???da um toque ai gente pra eu me tranquiliza pois so vou passa no medico dia 14,mas vou da uma ligada pra ele pq abriu um pouquinho tem um puz estranho e um negocinhos branco……..

  17. Tive seroma ao redor de uma prótese inteira e não é um “pequeno problema” nem resolvido com punção, tive que fazer nova cirurgia.

    • Você percebeu depois de quanto tempo o seroma?

    • Como assim nova cirurgia estou com um problema similar tem como me passar mais detalhes do seu problema para verificar se tem as mesmas caracteristicas do meu problema.

      Obrigado.

  18. hmmm começei a procurar mais informões sobre cirurgia de aumento de mama e to amando o blog vendo esse quesito de risco nos implantes da medinho e tudo to até olhando no espelho e me amando haha qq o medo não faz fiquei com muito medo da tal simastia e da necrose afff JESUS

  19. não te deu medo depois de ler tudo isso???eu tenho avaliação com medico para por silicone,provavelmente vou ter retirada de pele,pois tive um bebe faz a 1 ano e meio,meus seios sempre foram pequenos e agora estão caidos,tenho muiiiiiiiita vontade de por,mas confesso que tenho bastante medo.parabens pelo blog,muito legal.
    bjux

  20. Parabéns pelo teu blog,estou aprendendo muito com ele.
    Achei teu blog no teu perfil FAKE do orkut.
    Bjos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*