SEROMA: O que é?Como ele se forma?

Seroma é o acúmulo de um líquido no local operado,que se deve aos grandes descolamentos freqüentes em cirurgias plásticas, porém quando o mesmo não é absorvido pelo próprio organismo ou por meio de extravazemaneto pela cicatriz operátoria, é necessario realizar  punção através de uma seringa para esvaziar o líquido.                                                O organismo produz uma cápsula fibrosa à sua volta para isolá-lo e depois da formação de cápsula envolvendo seromas antigos, as punções tornam-se ineficientes e o tratamento adequado será cirúrgico, com a finalidade de remover toda a cápsula (capsulectomia) e o seroma. Um seroma encapsulado produz aspecto abaulado, endurecido e fixo, como o de uma tumoração abaixo da pele. Por vezes apresenta retração visível na pele.

CONFIRAM FOTO DE UMA MAMA COM SEROMA E SEUS SINTOMAS:


- abaulamento local;
- flutuação;
- sensação de deslocamento de líquido na região operada;
- ausência de sinais inflamatórios como febre, dor e vermelhidão,
- o líquido pode ser apenas seroso, de uma cor citrina suave, fluída; de acordo com a contaminação sangüínea maior ou menor poderá assumir matizes avermelhadas e densidades variadas, mas com tendência a fluidez. Em seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada. Nos casos com infecção a sintomatologia inflamatória poderá está presente e o líquido puncionado poderá ter odor característico.
- o seroma poderá ser expelido espontaneamente no pós-operatório imediato e causar um grande susto ao paciente pela eliminação copiosa do líquido através da ferida operatória recente.

Se vocês já passaram por isso, comentem!!!

Beijos

 

 

249 Comentários

  1. Rose  /  16 de abril de 2014, 5:49 Replicar

    Olá meninas, no dia 12/03/2014 fiz uma abdominoplastia, uma semana depois fui retirar os pontos, estava muito inchada parecia que tinha sido operada, meu medico disse logo que tinha muito líquido, (seroma) nesse dia tirou me quase 500ml de líquido, nesse mesmo dia ele me alertou que se continuasse ele iria voltar a abrir e colocar um dreno… Passei dias após dias a retirar líquido, até que no dia que fez 1 mês ele decidiu abrir novamente, meus pontos nunca abriram, ficou tudo fechado, meu medico disse que é comum abrirem pontos e o seroma sair, no meu caso ficou tudo por dentro, e começou a endurecer, na ultima consulta o Dr. Não consegui tirar uma gota… Ontem 15/04/2014 fui submetida a outra cirurgia, sem anestesia geral, só com local, foi horrível!! ( atenção não aceitem fazer nova abertura sem anestesia geral) eu ouvi e vi toda a cirurgia!!!! Não fiquei internada, sai no mesmo dia, e vim com um dreno, agora em casa eu mesma retirando o líquido. Fiz planos para um mês de recuperado é agora tenho que ficar 2 meses em casa.. Estou super tranquila, minha família tem me apoiado imenso. Essa é a minha experiência, espero ter ajudado! Atenção! Não deixem passar muito tempo para voltar a abrir..

  2. barbara luana  /  5 de abril de 2014, 11:37 Replicar

    Ola meninas fiz uma cirurgia coloquei silicone 400 ml no dia 15 de marco de 2014 nao faz nem um mes no comeco me deu sangue pisado fiiz bastante drenagem na siringa e agora me deu seroma é muito dor nao sei mas o que faco meus pontos ja estao todos abertoos ta igual um buraco eles nao tao segurando por essa infecao (seroma) o medico falo que meu organismo esta rejeitando to muito triste daqui 15 dias se melhora eu vo ter que fazer a cirurgia de novo pra coloca uma outra protese mas nao sei se aconteceu isso porque ele nao coloco dreno quando sai da cirurgia ou porque meu organismo esta rejeitando. estou muito triste esse era meu sonho mas to confiando em DEUS.

  3. fabiana  /  31 de março de 2014, 22:50 Replicar

    Também fiz uma cirurgia fiz lipo abdômen e coloquei 215ml se silicone fora a dor k passei não da nem pra descrever na 1 semana.o transtorno e a frustração com o meu silicone já faz 26 dias e tenho uma mancha rocha no peito esquerdo que um liquido vaza pelos os pontos abertos e super infeccionada e o direito abriu esses dias uns 2 pontos que consigo enxergar a carne debaixo da aurela do bico do peito e estou muito preocupada acho k já passou da hora do meu plástico me receitar antibiótico e trocar a pomada kolagenase k já não faz efeito nenhum .pior já vai 30 dias e preciso volta trabalha estou emocionalmente esgotada .com o abdômen umbigo seco k uma maravilha mas o peito é muito difícil de sara .quero k vcs saibam k vcs nw tao sozinhas na ansiedade. Si vcs vissem as fotos do meu peito vcs entenderiam. Mas sempre o plastico tem razão tudo faz parte da recuperação.. Porque nw é eles k ta com os peitos pior k antes né. Peço a deus k tudo melhore.

    • ana claudia  /  3 de abril de 2014, 7:20 Replicar

      eu de voce procuraria um infectologista com urgência, eu passei por algo parecido, tive q fazer uma segunda cirurgia de reparo, faz 65 dias q estou com uma febricula permanente( temperatura corporal menos q 37,5°c) nos exames nao dao nada, mas estou sendo acompanhada pela cirurgiã plastica, um mastologista e uma infectologista, um cardiologista tbm, se nada melhorar nos proximos dias, vai ter q tirar a protese.
      Antes da segunda cirurgia tomei 15 dias de cefalexina + 15 dias de clindamicina e cipro junto, na cicatriz passava diprogente e nebacetim. nada melhorou reabriram e tinha exposicao de protece, voce precisa fazer um tomografia e urtrason das mama para ver se nao tem colecao atras da protese.
      beijo boa sorte

  4. sueli terezinha padilha  /  25 de março de 2014, 22:03 Replicar

    Olá ! eu fiz a cirurgia à 9 dias e tive uma pequena complicação acumulou liquido (seroma) e hoje fui ao médico para puncionar retirar o liquido foi bm tranquilo espero me recuperar rápido, não tive o resultado esperado espero que não fique feio a cicatriz,mas a cirurgia em si foi bem tranquila.

  5. sueli terezinha padilha  /  24 de março de 2014, 23:23 Replicar

    amanhã depois que eu fzer eu falo se foi complicado ou não se doeu ou não ,boa sorte pra nós.

  6. sueli terezinha padilha  /  24 de março de 2014, 23:18 Replicar

    olá eu tbm estou com mto medo fiz a cirurgia dia 17 de março agora e amanhã vou ao médico para puncionar estou com medo será que vai doer?já estou triste pois esperava um resultado melhor fiz cirurgia de mama axilar a cirurgia em si não dói só esta com um aspecto horrível esta como se não estivesse feito, esta duro e amarelado meio estranho peso a Deus que de tdo certo.

  7. adelma  /  23 de março de 2014, 20:01 Replicar

    Oi meninas estou passando por uma experiencia horrorosa ,no dia 04 -02-2014 coloquei uma protese de 275 ml com retirada de pele,abdomeplastia e lipo com 20 dias fui tirar os pontos toda feliz foi quando o medico disse que tinha abrido um ponto em cada mama mais que não era nada ia fechar sozinho uma semana depois o buraco aumentou para mais um ponto que começou a sair liquido ela resolveu fechar de novo 4 dias depois voltei e a surpresa tinham aberto de novo ja estavam do tamanho de uma moeda de 10 centavos ele lavava com um monte de remedios e nada eu ja estava sofrendo horrores era um sofrimento toda vez que eu ia ao consultorio dai quando voltei la ja com 40 dias ele disse que iria tirar a protese eu quase entrei em panico e disse que se fosse pra tira eu queria que tirasse naquele mesmo dia dai eu disse que só tinha tomado um iorgute ele viu minha aflição e fez a retirada a tarde das duas proteses a retirada foi traumatica porque o anestesista não me colocou pra dormi só me deixou um pouco dopada ouvia tudo que eles falavam, 3 dias depois fui tirar o dreno e comentei com o medico sobre o anestesista disse que eu tinha que reclamar com o diretor da clinica ligou na direção e pediu que o diretor comparecesse no consultorio que eu queria falar imediatamente com ele relatei o quanto sofri ouvindo tudo na cirurgia que tinha sido muito traumatico pra mim dai ele me agradeceu por ter reclamado por que se não eles não sabem o que acontece na clinica ia chamar o anestesista para uma conversa, depois da retirada da protese estou um pouco deprimida 4 dias depois da retirada começou a sair muita secreção enche o absorvente estou desesperada amanhã vou ao medico estou com muito medo de abrir os pontos de novo estou tentando ser forte mais ta difícil essa e minha historia meninas beijos

  8. dora  /  20 de março de 2014, 8:31 Replicar

    bom dia fis abdominoplastia, lipo e pus protese no peito a 30 dias no setimo fui tirar os pontos, um ponto abriu e formou um buraquinho e ao lado soltou uma pequena pele e, no lugar da pele ficouformobom dia hoje ta fazendo 30 dias de lipo , abdominoplastia e protese, quando tirei os pontos no setimi u uma pele preta q dis estar morta preto e dizem q é pele mota e saiu um pedaço onten disem q com mais uns dias vai sair o resto o sermoma agora diminui so molha o coratimo um liquido banco tipo pus mas nao tem cheiro, so que abriu mais entre a pele e o bunao to preocupada com a cicartis q vai ficaraco , vejo la dentro minha carne vermelha so sei chorar de tanto medo e nervo, o medico manda eu ter paciencia mas é pq nao ta nele se alguem tiver passado por isto me auxiliem por favor, nao to preocupada com a cicatris q vai ficar so quero q este buraco feixe nao aquento mais, por favor me ajudem obrigada

  9. Astrid  /  16 de março de 2014, 22:16 Replicar

    Fiz uma mastectomia total em uma das mamas em 15 de agosto do ano passado. Tenho sentido muita dor e inchaço onde ficou o dreno. Fui a um médico conhecido e ele disse que é um seroma. Vou ter que tirar cirurgicamente ou puncionar? Sentirei dor se for puncionado?

  10. veronica  /  11 de março de 2014, 16:00 Replicar

    Olá meu nome é verônica ,hoje faz 20 dias que operei os seios e a minha mama esquerda abriu um buraco enorme e nao para de vazar um líquido estou com medo de nao cicatrizar .
    se o outro seio esta mas duro e nao sai nenhum liquido será que isso vai dar alguma diferença de tamanho das mamas

  11. Priscila  /  8 de março de 2014, 9:21 Replicar

    Gente fiz a mastopexia a 11 dias, desde do 4 dia, sentia uma dor muito forte mais muito forte mesmo no seio direito em baixo proximo a cicatriz. era como se alguem vinha e rasgava com uma faca aquilo latejava, eu ia deitar doia, eu levantava doia tbm, era horrivel, fui no medico no 6 dia pra trocar os curativos comentei minha dor e ele me explicou que um peito sempre doia mais que o outro, e que era pra mim tomar remedio 2 vezes ao dia, de dor,, cheguei em casa meu marido perguntou o que era e eu expliquei pra ele a orientacao do medico.. bom a dor continuava muito mais muito forte..
    eu nao tinha posicao pra dormir nao aguentava mais de dor.. no 9 dia eu nao dormi a noite toda doia muito e aquilo me agoniava;; chorei tanto a noite.. as 6 horas da manha eu liguei pro medico pq eu nao aguentava mais.. ele atendeu as 7 e disse que estava em uma cirurgia mais era pra mim ligar pra secretaria e marcar o primeiro horario pra mim ir la que ele queria me ver.. tudo bem;;. as 10 horas vieram me buscar e eu fui lavar meu cabelo no salao que esta sujo oleoso e eu nao conseguia lavar.. no salao comecou a me dar calafrios.. arrepiei os bracos e as pernas as maos e os pes gelaram.. eu comecei a reclamar de frio.. chorar.. ela me levou pra casa chegando em casa eu coloquei meias e fui pra debaixo da coberta e eu chorava muito.. muito mesmo batia os dentes de frio. era horrivel.. eu nao parava de chorar de dor.. e de frio.. minha funcionaria que trabalha em casa comigo ligou pro meu marido e pra minha mae.. tiraram minha febre.. e eu estava com 38,7 rapidamente eu ja estava com 39,4.. ligamos pro medico de novo e ele disse que era pra mim tomar neosaldina pra passar a febre que logo iria passar.. bom a febre nao passou logo.. fiquei desesperada e eu so sabia chorar naquela hora pensei que ia morrer.. so sabia chorar.. minha mae fez compresa de agua morna com alccool. e depois me jogou debaixo do chuveiro. o medico ligou de volta umas duas vezes preocupado comigo. pediu pra ir as 14:00 horas e nos fomos la.. chegamos la o medico tirou o microporo estava tudo inxado em baixo e roxo.. e na hora que ele tirou comecou a vazar muito sangue preto ele drenou e saiu uns 10ml.. ai ele deixou aberto pra poder sair e me disse que ia vazar muito mais. disse que aquilo aconteceu pq eu tomei um doril 10 dias antes da cirurgia..
    ele me orientou pra passar dersani.. e me deu um antibiotico por 12 dias..
    fiz uma ultrassom nas mamas. o silicone esta bem e so este sangue que tem vazar pra melhorar.. aquela dor insuportavel eu ja nao sinto.. mais nao para de vazar.. o meu medico em nenhum momento me disse que pode ser seroma.. Deus abencoe que eu me recupere logo.. pq estou sofrendo assim.. a febre ficou 2 dias.. hoje ela ainda nao veio. e tomara que nem venha..
    bom e isso meninas;.; beijos

  12. Le Borges  /  4 de março de 2014, 14:35 Replicar

    Fiz cirurgia no dia 14/02, com 10 dias o médico tirou os pontos e com 12 dias sangrou, me assustei, na quinta a tarde fui ao médico e ele disse que era seroma, apertou muito na região dos pontos pra vazar tudo, fechou com micropore, orientou no curativo e vim embora, ontem com 18 dias, após o banho estava secando o micropore e percebi que o mesmo estava alto e fofinho, decolei só a pontinha e me desesperei ao ver a quantidade de liquido saindo, chorei muito, pois quando removi o micropore todo vi os 2 furos grandes, abriu 2 pontos e to com muito medo… espero voltar aqui e dar um testemunho feliz, mas no momento ainda estou com muito medo.

    • daiane  /  18 de março de 2014, 6:57 Replicar

      Oi como vc está?? Pois comigo tbm saiu líquido escuro de dois pontos…fui ao medico ele colou e disse p esperar se aumentar terá q abrir para fazer coleta de cultura e fechar novamente, estou com muito medo..

  13. Cleide Regina Scarmelotto  /  23 de fevereiro de 2014, 10:31 Replicar

    Passei por uma histerectomia e uma semana depois da cirurgia, começou a drenar secreção serosa em abundância, não parou ainda.Fui ao PS e a médica de plantão me informou que isto é gordura derretida que está saindo da minha barriga.Achei bom!
    Desejo que toda minha gordura saia derretida pelo corte da ferida rapidamente.

  14. jackane Alencar  /  17 de fevereiro de 2014, 7:43 Replicar

    Estou com 5 dias que fiz maxtoplatia mamaria e silicone de 300ml, estou sentido líquidos e inchaço ao redor da nova mama, gostaria de saber o que devo fazer alem de massagem e se esse esse seroma vai sumi.

  15. katarina  /  7 de fevereiro de 2014, 22:32 Replicar

    Não sou eu MSM ,mas trata se de minha mae pq sou eu q faco o curativo dela e ela passa por quase todos esses sintomas (só não tem febre)mas sente. Muito desconforto em baixo das axilas ,mas sempre que removemos o seroma as dores aliviar. Mas gracas a deus estar tudo indo muito bem……

  16. eliane soares  /  7 de fevereiro de 2014, 10:58 Replicar

    OI MEU NOME É ELIANE TENHO 40 ANOS E FIZ MASTOPIXIA E ABIDOPLASTIA . TEM 6 MESES FIZ NO DIA 26 DE AGOSTO DE 20013
    REALIZEI UM GRANDE SONHO, MINHA BARRIGA FICOU LINDA MAIS MEUS SEIOS NÃO VI MUITO RESULTADO FICOU MUITO PEQUENO E UM POUCO FLACIDO NÃO GOSTEI E NO PEITO ESQUERDO TEM VARIOS NODULOS DURO E VISIVEL QUANDO EU ESTAVA FAZENDO AS CONSULTA PERI,ODICA O MEDICO DISSI QUE COM O TEMPO IA PASSAR MAIS NÃO PASSOU. SERA QUE É SEROMA ESTOU PREOCUPADA..

  17. esterfane oliver  /  17 de janeiro de 2014, 21:40 Replicar

    Fiz uma mamoplastia e coloquei protese faz 15 dias e agora comecou a sair secreção vou no medico segunda… to muito angustiada.

    • andrea  /  29 de janeiro de 2014, 17:08 Replicar

      Eu tb estou com o mesmo problema, oque o medico te receitou?

  18. marisa  /  8 de janeiro de 2014, 17:22 Replicar

    Fiz a cirurgia de abdominoplastia,um desastre
    Muito seroma,ondulaçoes.barriga sempre cheia,,sao tres meses de desconforto,
    Sem falar que a cirurgia ficou horrivel.

  19. Fatima Helena  /  5 de janeiro de 2014, 20:33 Replicar

    Uma amiga fez uma recobstrução da mama após retirada da glandula mamaria por conta de um cancer, faz 2 anos, agora após retirar um pontinho começou a sair um liquido amarelo, muito intenso, escorre o dia todo, bastante mesmo. O meduco ñ sabe dizer, ela fez uma ultrassonografia e o medico que fez o exame disse que esta td normal com a protese e com a cirurgia, foi dias antes do natal, agora tem que espwrar o medico voltar. Ela tomou sol e teve uma infecção nesa mama, fucou muito quente e com fortes dores na mama e nas costas. Tomou antibiotico e antiflamatorio. Melhorou a dor mas continua saindo muito liquido. Alguem sabe o que é. Podemis fucar um poco despreicuoada e aguardar a volta do médico?

  20. Sheyla Cristina  /  5 de janeiro de 2014, 10:06 Replicar

    Sheyla, fiz cirurgia dia 17 de dezembro de 2013.
    decidi fazer a mamoplastia, porque perdi 20 quilos e o peito foi embora junto com o peso eliminado. então fiz a cirurgia, depois de dez dias tirei os pontos, quando foi dia 30 de dezembro o meu peito direito começou a vazar sangue misturado c/ água. fui ao médico q fez novo curativo, mesmo assim esta vazando até hoje e se continuar vazando disse vai dar novos pontos e para completar o peito esquerdo estou sentido muita dor e uma sensação que vai explodir, essa noite mesmo não dormi nada de tanta dor no peito esquerdo. o que esta me preocupando é se um vaza e o outro não, um não vai ficar maior que o outro, porque no momento eu, tenho esta impressão. Na segunda feira irei ao médico vamos ver o que ele vai falar. outra coisa, A primeira menstruação logo após a cirurgia pode influenciar nessa dor? Desejo a todas que fizeram cirurgia uma ótima recuperação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>