SEROMA: O que é?Como ele se forma?

Seroma é o acúmulo de um líquido no local operado,que se deve aos grandes descolamentos freqüentes em cirurgias plásticas, porém quando o mesmo não é absorvido pelo próprio organismo ou por meio de extravazemaneto pela cicatriz operátoria, é necessario realizar  punção através de uma seringa para esvaziar o líquido.                                                O organismo produz uma cápsula fibrosa à sua volta para isolá-lo e depois da formação de cápsula envolvendo seromas antigos, as punções tornam-se ineficientes e o tratamento adequado será cirúrgico, com a finalidade de remover toda a cápsula (capsulectomia) e o seroma. Um seroma encapsulado produz aspecto abaulado, endurecido e fixo, como o de uma tumoração abaixo da pele. Por vezes apresenta retração visível na pele.

CONFIRAM FOTO DE UMA MAMA COM SEROMA E SEUS SINTOMAS:


– abaulamento local;
– flutuação;
– sensação de deslocamento de líquido na região operada;
– ausência de sinais inflamatórios como febre, dor e vermelhidão,
– o líquido pode ser apenas seroso, de uma cor citrina suave, fluída; de acordo com a contaminação sangüínea maior ou menor poderá assumir matizes avermelhadas e densidades variadas, mas com tendência a fluidez. Em seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada. Nos casos com infecção a sintomatologia inflamatória poderá está presente e o líquido puncionado poderá ter odor característico.
– o seroma poderá ser expelido espontaneamente no pós-operatório imediato e causar um grande susto ao paciente pela eliminação copiosa do líquido através da ferida operatória recente.

Se vocês já passaram por isso, comentem!!!

Beijos

 

 

326 Comentários

  1. Daiana  /  19 de julho de 2016, 23:11 Replicar

    Fiz uma cesaria vai fazer sete meses e de um lugar em um ponto já cicatrizado abriu um furinho e saiu um negócio parecido com um cravo o que pode ser saiu duas vezes já

  2. Nina Correia  /  16 de julho de 2016, 11:35 Replicar

    Ola!!! Meu nome é Nina Correa.
    Fiz uma cirurgia de reduçao das mamas com implante de silicone no dia 13/06/16. depois de 15 dias começou a apresenta uma pequenos pontos de inflamaçao no peito esquerdo,depois começou a liberar um pouco de liquidos por esses pontos de inflamaçao. Sendo a mama direta nos primeiros dias pos operatario ja apresentava uma necrose onde veio abrir todos os pontos e ficou uma deiscencia enorme. Depois de 30 dias o medico cortou a necrose do peito direito e suturou tudo de novo. Quando ele foi pontiar os pontinhos do peito esquerdo vazou uma quantidade dr liquido assustadora. Fiquei desesperada e pensei em ate morrer. Estou vendo os comentarios de algumas mulheres e estou mais ou menos tranquila. Mais ainda é muito grande o meu desespero pos tenho muito medo q deforme totalmente minhas mamas.

  3. Carla Pereira  /  16 de junho de 2016, 7:30 Replicar

    No dia 27/09/2011 fiz uma cesariana passado um ano começou a doer e depois rebentou e deitou muito pus com mau cheiro para fora, tive de tomar antibiótico e a partir daí todos os anos me acontece isso que devo fazer?

  4. maria elena viotório pereira  /  13 de maio de 2016, 0:05 Replicar

    Fiz implante de silicone á 2 anos e sempre a mama direita fica avermelhada e dolorida e a utrason mostrou que tem liquido oque devo fazer?

  5. Renata Rodrigues  /  7 de maio de 2016, 9:50 Replicar

    Fiz implante de Silicone a 15 dias e quando completou 10 dias começou a sair liquido amarelado e as vezes com fraco sinal de sangue pela cicatriz, ficou uns 3 dias saindo na cicatriz lado direito sem parar. Fiquei preocupada e voltei ao medico que me orientou e disse que estava tudo bem tendo em vista que não estava vermelho e nem tive febre, nesse mesmo dia o médico percebeu que o lado esquerdo estava muito maior e retirou parte da casca da cicatriz com cuidado onde saiu bastante liquido por ela. Logo após o seio não tava mais inchado e nem dolorido, senti um alivio muito grande, ele me receitou um antibiótico para evitar qualquer infecção e uma pomada com colágeno para ajudar na cicatrização. Ainda está saindo liquido na cicatriz, e pelo que andei pesquisando isso é bom pois não vai ficar retido no corpo. Essa semana voltarei ao medico, estou indo toda semana ao médico pra evitar que tenha qualquer risco.
    No inicio quando a gente não sabe, desespera. Mas depois que descobre o que é, fica mais fácil. É só fazer os acompanhamentos médicos e seguir a risca os cuidados que ele passar, que tudo dará certo.

    • Graziela  /  5 de julho de 2016, 23:08 Replicar

      Oi Renata! Seu líquido parou? Estou com duas semanas de cirurgia, e está saindo muito. É capaz de encher um copo as vezes.

  6. Edna  /  30 de abril de 2016, 10:44 Replicar

    Fiz uma histerectomia hj tá com 19 dias e agora tá vazando um líquido amarelo de um ponto, alguém sabe mim dizer se é perigoso meu médico tá viajando e eu to com muito medo

    • Edna  /  30 de abril de 2016, 11:21 Replicar

      Fiz uma histerectomia hj tá com 19 dias e agora tá vazando um líquido amarelo de um ponto, alguém sabe mim dizer se é perigoso meu médico tá viajando e eu to com muito medo

    • Thelma  /  18 de julho de 2016, 11:42 Replicar

      Edna, eu também fiz uma histerectomia DIA 02/05.
      E tive seroma 10 dias após a cirurgia, era um líquido amarelado com um pouco de sangue.
      O meu médico disse que é normal, e mandou eu espremer para retirar todo o líquido.
      Em 5 dias secou. Mas até hoje a pele está muito sensível.

  7. Danielle  /  8 de abril de 2016, 17:55 Replicar

    Fiz uma cirurgia de diverticulite de meckel,e apos,3 dias na cicatriz abriu um buraquinho e começou a sair um liquido avermelhado,mais sem.odor,tomei um susto,ai voltei pra o medico,fiz uma ultra e foi constatado,era seroma,mim mandaram para casa,dizeram que ia sumir,parou de sair,mais o local estar dolorido e duro.cirurgia feita no dia 09-02-2016

  8. Gesele  /  16 de março de 2016, 11:09 Replicar

    Fiz gluteoplastia há 24 dias, a partir do 10°dia apareceu o seroma, fiquei desesperada, era muito líquido, hoje a secreção continua, só que com mau cheiro, aas dores nos dois lados do bum bum são muito fortes, não aguento mais sofrer, amanhã vou retirar. Tenho medo que se agrave, já fiz 2 lipós, uma abdominoplastia, prótese de mama e uma rinoplastia e nunca tive problema algum. Essa cirurgia érealmente me deixou muito mal, vou entrar de licença do trabalho, não consigo fazer nada. Nem estou preocupada de como o bum bum vai ficar depois, o que quero é ficar bem.

  9. alda caldeira  /  15 de março de 2016, 16:24 Replicar

    operei a mama para retirar um tumor maligno a pouco mais de um ano e fiz radio agora apareceu o que parecia tumor era duro e doia era na cicatriz fiz exames e era liquidos foi aspirado e esta tudo bem por agora, aconselho a estarem atentos

  10. Madalena  /  5 de março de 2016, 16:03 Replicar

    Coloquei prótese de silicone nas mamas e agora depois de cinco anos apareceu no ultrassom ever mamografia que estou com seroma tardio. Estou aguardando meu médico para ver o que devo fazer.

    • Aka  /  18 de março de 2016, 10:33 Replicar

      Madalena, fiz mamoplastia de aumento há 6 anos e também descobri essa semana que estou com seroma tardio. Tenho consulta no cirurgião na terça-feira. Você já foi ao médico?

      • Joeslany  /  14 de junho de 2016, 3:06 Replicar

        Bom dia! Estou passando pela mesma coisa. Dez meses após a cirurgia de silicone, tive uma pequena pancada nos seios e começou a inchar. Descobri que era um seroma. Já fiz duas punções e ele não para de crescer. O que aconteceu com vc? Tomou alguma medicação, fez algum tratamento. Não estou tomando nada. Sempre me dizem que não há o que fazer.. So esperar para ver se o corpo absorverá o seroma.

      • Joeslany  /  14 de junho de 2016, 3:07 Replicar

        Bom dia! Estou passando pela mesma coisa. Dez meses após a cirurgia de silicone, tive uma pequena pancada nos seios e começou a inchar. Descobri que era um seroma. Já fiz duas punções e ele não para de crescer. O que aconteceu com vc? Tomou alguma medicação, fez algum tratamento. Não estou tomando nada. Sempre me dizem que não há o que fazer.. So esperar para ver se o corpo absorverá o seroma.

  11. tania izabel  /  27 de fevereiro de 2016, 19:24 Replicar

    Fiz cirurgia de mama para retirar tumor maligno,fiz quimio,radio e quando completou 1 ano fiz ultrason e foi constatado um seroma.Fico preocupada.

    • Katia E Ribeiro  /  2 de março de 2016, 1:45 Replicar

      Idem comigo. Aconteceu idêntico. Fiz a usg mama para reestadiamento e deu muito seroma… Nao sei ao certo quais as consequências

  12. Bhylga Pontes  /  26 de fevereiro de 2016, 22:27 Replicar

    Fiz uma histerectomia ha 30 dias. Com 15 dias minha cicatriz estava alta, avermelhada e quente. Vazou sozinha, espremi até sair ao máximo. Estou tomando antiinflamatórios e continua vazando um líquido transparente gorduroso com alguns pedacinhos de massas.
    Até quando vai vazar?

  13. Fabio  /  22 de fevereiro de 2016, 20:13 Replicar

    Fiz uma cirurgia para luxação acromio clavicular grau 5 e após2 semanas notei um inchasso na região e pensei se tratar de algum problema no musculo ou tecidos
    No dia seguinte amanheci com a camisa todaencharcada e pra monha sorteerao seroma que tinha vazado
    O furo mais baixo de onde foi retirado o ponto esta servindo como dreno e espero que em breve seque pois já está indo pra quinta semana da cirurgia
    Fizemos duas analizes de amostras do liquido e não há infecção

  14. Denize Cassarotti  /  2 de janeiro de 2016, 21:16 Replicar

    Fiz lipoabdomenoplastia a 2 meses, e 4 dias está saindo um pouco de pus do meu umbigo, estou preocupada, alguém pode me ajudar?

  15. Denize Cassarotti  /  2 de janeiro de 2016, 21:14 Replicar

    Fazem 2 meses que fiz abdomeou noplastia, e a quatro dias abriu um buraquinho, começou sair um pouco de pus do meu umbigo, estou preocupada, meu médico não está na cidade.

1 8 9 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *