Sol após cirurgia plástica

Eu particularmente, só fui tomar sol somente com 3 meses pós lipoaspiração e mesmo assim levei um susto meninas!!!Nos seios passei protetor solar 100 ,devido meu tratamento para as estrias e o perigo de manchar e no resto do corpo utilizei o protetor 15. Fiquei exposta ao sol mais ou menos umas 4 horas e senti que minha barriga ardia, queimava, coloquei mais protetor e o desconforto continuava, fui para casa tomei um banho e adivinhem?apareceu uma mega mancha roxa na minha barriga,me apavorei achando que era equimose e fui na minha fisioterapeuta,porém ela disse que minha pele ainda esta sensível devido a utilização da carboxi e que infelizmente só vou poder tomar sol no abdômen depois do carnaval. Segundo ela a mancha provavelmente sairia e caso contrario, poderia passar o ácido que utilizo no seio Vitanol A ou fazer um peeling. Graças a Deus 3 dias depois ela sumiu, agora se eu for tomar sol novamente utilizarei o protetor Max 100 no abdômen também. Então para quem acabou de fazer lipo CUIDADO, pois há chances de manchar sim.

Estou postanto um artigo muito interessante que encontrei na internet sobre exposição ao sol pós lipo, listando algumas das cirurgias plásticas mais realizadas e o tempo médio necessário para que o paciente se exponha ao sol com moderação…vale a pena conferir!

Qual o melhor momento para tomar sol, após a cirurgia plástica?

O verão começa neste exatamente às 03:08 do dia 22 de dezembro… Os cuidados com a proteção da pele devem ser intensificados, pois o sol é um dos responsáveis pelo envelhecimento da pele. “A exposição solar ao longo dos anos causa danos à pele que levam ao fotoenvelhecimento. Quanto mais clara a pele, maiores os danos, que são as manchas e as rugas”, alerta o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Além do envelhecimento da pele, o excesso à exposição de sol, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, (OMS), causa cerca de 60 mil mortes por ano, em todo o mundo. Estima-se que mais de 90% da carga global de doenças como melanoma e outros cânceres de pele seja causada pela exposição à radiação ultravioleta, UV. Apesar da radiação UV ter efeitos benéficos – basicamente, a produção de vitamina D – em excesso, ela pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer de pele e catarata.

A entidade alerta que muitas das doenças e mortes relacionadas à radiação UV podem ser evitadas através da adoção de medidas preventivas. A OMS sugere que as pessoas limitem o tempo no sol do meio-dia, procurem sombra quando os raios solares estiverem mais intensos, usem roupas protetoras como chapéus e óculos de sol, utilizem filtro solar com fator de proteção 15 (ou mais alto, de acordo com a pele) e, ainda, evitem o bronzeamento artificial.

No fotoenvelhecimento podemos observar:

- manchas hiperigmentadas ( manchas marrons);

- manchas hipopigmentadas ( machas brancas);

- rugas finas;

- pele áspera;

- pele seca.

Fonte: Centro Integrado de Medicina

E depois da cirurgia?

O cirurgião plástico Ruben Penteado, conta que com a proximidade do verão, uma das perguntas mais repetidas, em seu consultório, é justamente “qual o melhor momento para tomar sol, após a cirurgia plástica?”.

“O paciente deve ser orientado, de uma maneira geral, de que não é possível expor-se ao sol diretamente por 30 dias após a cirurgia, em nenhuma circunstância. Isto porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses – aquelas manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia – ficarão com aspecto de tatuagem com a ação do sol”, alerta. O médico explica que isto acontece porque o ferro presente no sangue concentra-se na equimose e com a ação do sol marca a pele, realmente fixando-se como uma tatuagem. “Quem toma muito sol após a cirurgia também sentirá maior inchaço e latejamento devido à ação da vasodilatação”, explica. Por isso, tomar sol moderadamente é aconselhável apenas 30 dias após a realização da cirurgia plástica.

A seguir, listamos algumas das cirurgias plásticas mais realizadas e o tempo médio necessário para que o paciente se exponha ao sol com moderação:

Tipo de Cirurgia: Tempo médio para tomar sol após a cirurgia

- Blefaroplastia: A exposição direta ao sol deve ser evitada, principalmente, enquanto persistirem as manchas roxas, o que poderia tatuar a pele, retardando o desaparecimento das equimoses.  O protetor solar é indispensável.

- Plástica da fronte: A exposição ao sol pode ser feita após 20 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Lifting das sobrancelhas: A exposição ao sol pode ser feita após 20 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Rinoplastia: Evite sol, vento ou friagem nos três primeiros dias. O protetor solar é indispensável.

- Plástica da face: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável. O protetor solar é indispensável.

- Plástica do queixo: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Plástica do pescoço: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Otoplastia: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Colocação de prótese de mama : A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Redução de mamas: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.

- Levantamento de mamas: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Plástica do abdômen: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Plástica dos braços e das coxas: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Plástica das panturrilhas: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.

- Ginecomastia : A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente. O protetor solar é indispensável.

- Lipoaspiração: A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente, desde que não haja nenhuma equimose residual. O protetor solar é indispensável.

9 Comentários

  1. joelma aguiar  /  21 de julho de 2014, 20:58 Replicar

    fiz uma lipoescultura e firmei as mamas a 25 dias estou ótima
    surgiu muitas duvidas agora apesar do meu medico sempre me orientar, busco sempre mais informações e adorei este site.
    obrigado

  2. Raquel  /  11 de janeiro de 2013, 15:35 Replicar

    Tenho uma consulta marcada na próxima semana na clínica Master Health e quero tirar todas as minhas dúvidas, já que eu nunca operei. Pretendo fazer abdominoplastia ou mini abdominoplastia, vamos ver o que o médico indica.

  3. Fernanda  /  17 de dezembro de 2012, 10:19 Replicar

    Meninas, fiz uma lipo em agosto, já faz mais de 4 meses e ainda tenho manchas castanhas pelo corpo. Eu não tomei sol nessas regiões. Simplesmente, do roxo passou para o castanho e até agora não sumiu. Tem diminuido, mas bem lentamente. Estou usando hidroquinona por indicação do médico. Porém, estou muito apreensiva, com medo de que as manchas não sumam. Eu achava que estas manchas só apareciam se tomasse sol, mas não é verdade. Alguém passou por isto?

  4. fernanda  /  11 de agosto de 2012, 7:39 Replicar

    sempre e bom seguirmo o conselho dos nossos medicos ,porque depois a cirurgia nao fica bem, e depois colocamos a culpa neles, entao deixa o sol para depois nao vamos morrer por isso, queremos ficar bonitas, entao nao custa nada segirmos o conselhos dele, ok, queridas., pois nos quando fazemos essas cirurgia sentimos tanta dores, e é para ficarmos lindas . e depois quer por tudo a perder, nanao, pense direito antes de ir tomar sol. antes da hora nao vale apena , .

  5. melhor nao tomar sol  /  11 de agosto de 2012, 7:28 Replicar

    eu fiz abdominoplastia e coloquei protese mamaria 285ml, mas o meu medico disse para eu ficar 6 meses sem tomar sol, e quando sair passar o protetor solar sempre, e assim estou a fazer e melhor seguir os conselho dele, porque ele sabe o que faz, tenho uma colega que nao seguiu esse conselho e a cicatriz dela ficou mt escura, depois teve que gastar mt, para melhora, entao vamos seguir oconselho do seu medico.

  6. elisanvela  /  20 de maio de 2012, 11:06 Replicar

    Fiz uma abidominoplastia a 6 meses gostaria saber se posso fazer bronzeamento artificial.obrigada8

  7. Roberta  /  29 de abril de 2012, 14:12 Replicar

    será que posso fazer um bronzeamento artificial? tem 60 dias q coloquei protese de mama e ainda n peguei nada d sol.obrigada

  8. Fernanda  /  21 de novembro de 2011, 10:18 Replicar

    Minha cirurgia será quinta feira agora…to super me informando por aqui…ótimo!!! obrigada!

  9. solange  /  10 de novembro de 2011, 5:04 Replicar

    as pessoas fazem uma tempestade, em relação ao banho de sol!
    Fiz abdominoplastia e com 25 dias comecei a tomar sol, sem nenhum problema!
    e outra não vou colocar a minha cicatriz exposta ao sol! o biquini vai ficar em cima, sem problema…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>