Tratando as Fibroses

TRATANDO AS FIBROSES

Atualmente a fisioterapia dispõe de diversos recursos para prevenção e tratamento de todas as intercorrências do processo de inflamação de reparação tecidual pó- procedimento de lipoaspiração. Porém para a correta utilização destes recursos, não é necessário somente saber quais estes recursos, mas sim, como, em que momento e com que finalidade utilizá-los, sendo necessário o auxílio de um profissional qualificado.

Drenagem linfática:
É utilizada para acelerar a absorção do edema, porém devemos lembrar que este persistirá durante todo o processo de reparo, pois durante o processo de reparação, a permeabilidade capilar está aumentada.

Calor:
O calor é um recurso usado para aumentar a extensibilidade do tecido cicatricial.

Crioterapia:
Auxilia da redução do edema na fase inicial do reparo.

Ultra-som:
Também utilizado para melhorar a extensibilidade do tecido cicatricial.

Liberação Tecidual Funcional:

Técnica manual que consiste na reorganização do tecido cicatricial, promovendo resolução das fibroses e permitindo a recuperação total dos tecidos afetados.

73 Comentários

  1. Emanoely  /  20 de agosto de 2014, 22:27 Replicar

    Boa Noite, fiz mamoplastia de aumento e lipo a 16 dias, estou com fibroses na barriga e nas laterais,(desesperada) estou querendo fazer as massagens em casa com massageador Vibra Tone, o que vcs acham ???

    Bjs

  2. leia de Siqueira brabosa Valentim  /  21 de maio de 2014, 1:53 Replicar

    oi estou com cinco mês de operada o estou com fibrose e doí muito ,olha que faço drenagem duas vês por semana não sei o que fazer .

    • Fernanda  /  13 de junho de 2014, 12:09 Replicar

      Oi, Leia….entao eu estou com 2 meses que fiz lipo e ainda faço sessões na clinica de estetica, mas pelo que minha fisioterapeuta me explicou, a drenagem não acaba com as fibroses, elá é boa no começo para tirar o liquido, bom para fibrose é o ultrassom HECCUS e as massagens junto com as drenagens, para quebrar mesmo as fibroses, afinal, sao cicatrizes mal formadas e so drenagem nao resolve. Tive muita fibrose, mas so na regiao do umbigo, por isso apos 30 dias fiz sessoes de carboxi q me ajudaram demais, a pele literalmente soltou mesmo, agora como ja fez 45 dias comecei a radiofrequencia pra melhorar o aspecto da pele. Acho que no seu caso como já e tardio, o idela mesmo seria fazer carboxi para quebrar essas fibroses, com certeza vai aliviar mto sua dor….boa sorte! Bjs

  3. Tais  /  28 de abril de 2014, 12:26 Replicar

    Fiz lipo a 11 dias e minha vulva está muito inchada e dura. Parece que tem duas esferas dentro dela.
    Isso é normal?
    Vai sumir?

  4. Waleska Galvão  /  26 de fevereiro de 2014, 11:29 Replicar

    Bom dia meninas ,
    Bom meu caso e o seguinte , estou com 24 dias de operada (2 de fevereiro)
    Fiz lipoescultura e prótese e retirada de pele em um dos seios .
    O que ta pegando , é que meu abdômen esta todo inrijecido , como se fosse uma
    Placa dura , sabem ? Fibrose acho que não é pois nao tem sinais na pele etc , e bem interno
    Mesmo , desde o segundo dia de pos operatório estou drenando corretamente , até por demais
    Pois no começo tive muito inchaço , estava drenando 2 x ao dia , pois tinha mto líquido
    Mais depois de 10 dias comecei a perceber que estava tudo
    Mto duro por dentro sabe ? Estou desesperada , alguém sabe se isso e normal ???

    Ahhh estou fazendo ja radiofrequencia e HECCUS alternado
    A melhora está sendo muito lenta , e normal ??
    Alguém ja passou por isso ???

    • Fernanda  /  13 de junho de 2014, 12:13 Replicar

      Oi Waleska….eu operei faz 2 meses, comigo tbm foi assim, seu abdomen vai ficando mais duro pq esta começando a cicatrizar, vai sentir cada vez mais duro e repuxando, alem disso é nessa época q as fibroses podem surgir, devido a cicatrização, por isso é mto importante drenar e fazer ultrassom HECCUS, alem da massagem junto com a drenagem para quebrar essas fibroses. No meu caso, minha fisio nao fez mais nada alem disso antes de completar 30 dias, disse q nao pode pq ainda é mto recente, apos 30 dias começou carboxi, foi otimo para soltar as aderencias e apos 45 dias começou a radiofrequencia….. espero ter ajudado bjs

  5. Manuela  /  3 de fevereiro de 2014, 19:42 Replicar

    Pessoal, fiz mamoplastia de aumento a 15 dias e o médico lipa embaixo do braço. Meu braço direito deu fibrose que é um incomodo gigante. Mesmo tendo que ficar com os braços abaixados sinto que terei dificuldade para levantar ele alguma vez. Fiz sessoes de drenagem mas o medico suspendeu devido a hematomas que tivemos que tirar o sangue. Aí tô meio perdida, sem fazer drenagem e sem saber se terá solução.

  6. Ge  /  26 de junho de 2013, 18:43 Replicar

    Oi Nany, me passa o contato da sua fisioterapeuta que fez liberação tecidual funcional (LTF). Beijos e Obrigada

    • Ge  /  27 de junho de 2013, 14:05 Replicar

      Oi Nany, me passa o contato da sua fisioterapeuta que fez liberação tecidual funcional (LTF). Beijos e Obrigada

      • Adriana  /  20 de outubro de 2013, 14:11 Replicar

        Ola Nany,

        Poderia me passar o contato da fisio que faz LTF em SP?
        obrigada. bjs

        • Lipo&Silicone  /  20 de outubro de 2013, 19:05 Replicar

          Oi Adri em Curitiba. bjos

  7. Regina  /  1 de maio de 2013, 14:47 Replicar

    Oi Nina, 1 mes e 22 dias fiz lifting facial terço inferior e somente agora que já estou com um pouco de fibrose minha médica indicou drenagem….fibrose sai sozinha?
    Obrigada desde já por sua atenção.

  8. Regina  /  1 de maio de 2013, 14:46 Replicar

    Oi Nany, 1 mes e 22 dias fiz lifting facial terço inferior e somente agora que já estou com um pouco de fibrose minha médica indicou drenagem….fibrose sai sozinha?
    Obrigada desde já por sua atenção.

    • Lipo&Silicone  /  1 de maio de 2013, 14:50 Replicar

      Oi Regina, segundo minha fisio dificilmente a fibrose sai sozinha,então na duvida faça sessões de drenagem sim. bjos

  9. Debora  /  27 de abril de 2013, 18:15 Replicar

    Oi, fiz lipo a dois anos mas fiquei com fibrose. Gostaria de saber um tratamento pois na epoca nao tive um acompanhamento adequado e os tratamentos que fiz nao resolveram.
    Por favor me ajudem!!!!!!!!!
    Debora

  10. kris  /  2 de abril de 2013, 20:36 Replicar

    Hj fazem 19 dias que fiz miniabdominoplastia com lipo de flancos e costas,é uma cirurgia muito dolorosa,pois tenho quedas de pressao em todos os banhos,estou com fibroses na cintura e doem muito.não consigo dormir.meu apetite agora que esta voltando,ainda tenho que ficar de repouso,estou fazendo drenagem periodicamente,ainda estou com seroma nas costas,ja fiz punção 2 vezes e ainda farei mais uma.o que me resta agora é paciençia…muita paçiencia..

  11. Lele 22  /  12 de fevereiro de 2013, 0:53 Replicar

    Estou no 32* dia de uma abdominoplastia com lipo, sabia desde o inicio que não seria fácil, a recuperação e dolorosa, cada dia uma novidade, agora sinto coceiras, as fibroses incomodam bastante, mas ALERTO, não façam drenagem com qualquer profissional, esta deve conhecer os procedimentos pos operatório, qualquer movimen
    Cto errado e vc vai parar no Hospital, o meu medico tem uma ótima profissional, que se especializou no pôs, e o pacote de 10 seções já estão inclusa no valor da cirurgia, agora estou iniciando uma nova etapa por minha conta, mas com a mesma profissional. A mesma por experiência me relatou que cada mulher tem uma reação, algumas fazem poucas seções e já estão ótimas, outras continuam a fazer por meses. Temos que ter paciência, depois do pior que já passamos agora e encarar como lucro, pior estarmos antes com gordurinhas indesejáveis e uma forma nada favorável, rsss Outro alerta e a escolha do medico, CUIDADO se vemos tantas mulheres Pr aí morrendo e porque as escolhas e referencias não estão sendo bem feitas, além disso a saúde de quem deseja fazer este procedimento deve estar em dia, nada de complicações. Muitas vezes e melhor se aceitar como esta e malhar na academia e continuar VIVENDO!!! Deus abençoe cada uma de vcs, coragem e paciência. Abs, Lele.

  12. Ivanete  /  28 de janeiro de 2013, 20:47 Replicar

    Ola Jane, peca para sua fisio focar mais nos lugares onde surgiram as fibroses,
    Toda cirurgia, incluindo a lipoaspiração, faz com que o corpo desenvolva fibroses, em maior ou menor grau. A fibrose é um edema que se forma no tecido durante o período de cicatrização. Quanto mais gordura o cirurgião retira, mais fibroses aparecem. O tecido da região fica enrijecido e com um aspecto irregular,
    Procure tomar mais liquidos, e ah injecao de corticoide ajuda, mais vc ira se sentir um pouco mais inchada!!!

    Ivanete Ctba

  13. Jane  /  28 de janeiro de 2013, 13:53 Replicar

    Fiz lipo tem 37 dias, já fiz dez sessões de drenagem em alguns lugares a fibrose esta diminuindo , entretanto uma que surgiu abaixo dos seis só esta aumentando, para piorar a situação nesse final de semana tive uma alergia a placa modeladora estou com meu abdome, todo manchado pela a alergia que surgiu, gostaria de saber se essas manchas vão sumir e quanto essa fibrose enorme abaixo dos seis minha cirurgião disse que vai aplicar uma injeção de corticoide. Se de resultado volto aqui para relatar.

    • Miriam Campos  /  20 de novembro de 2013, 21:53 Replicar

      Oi Jane e a injecão de corticoide deu resultado ??

  14. Roberta  /  23 de janeiro de 2013, 9:48 Replicar

    Olá Nany, parabéns mais uma vez pelo blog!!! Decidi fazer uma lipo no inicio deste ano e desde então estou pesquisando sobre o assunto e o blog vem me ajudando muito. Hoje farei a 1ª consulta com o Dr. Felipe Duarte, ainda não sei se vou operar com ele vai depender da consulta hehehe, estou muito anciosa, pretendia fazer a lipo lá para maio de 2013, mas acho que vou agilizar! Minha dúvida é com quantos dias após a cirurgia é recomendado as drenagens linfáticas, e após qto tempo posso realizar as demais terapias como massagens, ultrasons caboxiterapia…????

    • Roberta  /  23 de janeiro de 2013, 16:08 Replicar

      e poderia tb me explicar melhor sobre o que é LTF, pelo que pesquisei na internet para mim parece que é a mesma coisa que drenagem linfática, qual a diferença entre as duas??

  15. Rafaela  /  23 de dezembro de 2012, 21:07 Replicar

    Fiz lipo e silicone a 31 dias minha barriga deu fibrose embaixo do umbigo um inchaço que da vontade de chorar ja fiz 10 sessoes de drenagem e 10 de manthus e abaixou um pouco mas minha barriga ta de um lado maior e outro menos ja paguei 10 sessoes mais de manthus, endermo e 5 de carbox que por sinal ja fiz uma e parece que em vez de melhorar inchou mais e piorou nao tem coisa pior que olhar pra sua barriga e ver que nao esta como vc quer minha esperanca sao os tres meses se nao vou ter que partir para o retoque que e usada uma canula especialmente para fibroses obrigada

  16. bruna  /  13 de dezembro de 2012, 22:07 Replicar

    Hoje segundo dia de mini abdominoplastia , as dores estão melhor mas minha vagina ta enorme de inchada..nossa dolorida tenho q ficar com as pernas abertas e o inchaço no corpo todo. E muito rocho perto do corte .

  17. Mariane Altomare  /  3 de dezembro de 2012, 14:24 Replicar

    Para tirar dúvidas sobre fibroses e aderências:

    http://www.marianealtomare.com

    O site aborda vários temas como: tratamentos errôneos, reparo tecidual, etc..

    Um abraço,
    Mariane

  18. Rosangela  /  6 de outubro de 2012, 1:23 Replicar

    Olá, fis abdominoplastia, matospexia e lipo nos flancos , e costas…Já estou com 70 dias de operada e estou cheia de fibrose na cintura e allgumas poucas espahadas pela barriga.Coçam e doem bastante.Ainda não fiz um tratamento especial, como carbox, edremo e ou outros ois minha fisio acha q devo esperar completar 3 meses.Estou muito agoniada pois queria logo q acabassem todas as fibroses ( a maioria de corda).Será q tem jeito mesmo?E devo começar apenas após os tês meses?Grata.
    Ps.: Também fiquei com a vulva inchada e roxa mas isto passa com uns 15 dias.

    • Lipo&Silicone  /  6 de outubro de 2012, 10:11 Replicar

      Ro, se eu fosse vc trocaria de fisio…a minha diz que pra nao ter fibroses é recomendado fazer drenagem ja no dia seguinte a lipo sabia? que quanto mais vc demora pra tratar as fibroses menos chances vc tem de elimina-las. Minha mae fez lipo nos flancos e começou com drenagem e LTF com uns 5 dias de P.O. começaram a surgir fibroses enormes nos flancos e a fisio ja soltou praticamente tudo…se suas fibroses ficarem tardias somente um retoque poderá ajudar. Procure avaliação de outro profissional…pois as fibroses nos deixam horriveis, portanto trate-as o quanto antes. bjo e boa sorte.

      • kelli  /  9 de julho de 2014, 15:28 Replicar

        Gostaria de indicaçao p fisio em curitiba, vou fazer a cirurgia mes q vem e queria uma boa.
        Obrigada!

  19. Andrea  /  15 de agosto de 2012, 15:17 Replicar

    Ola estou com 26 dias de lipoescultura e silicone, estou com fibroses na barriga e nas laterais,(desesperada) estou querendo fazer as massagens em casa com massageador eletrico orbital, o que vcs acham ??? e manthus.

    Bjs

  20. Marcieli Martins  /  1 de agosto de 2012, 13:40 Replicar

    Oie nany td bem???

    já fiz alguns comentários em post seu…

    gostaria hoje de deixar o meu site http://www.marcielimartins.com.br

    onde eu trago infomaçoes de tratamento para pós-operatório de cirurgia plástica

    e especificamente para fibroses.

    Desde já agradeço.

    Grata.

    Marcieli Martins
    Fisioterapeuta Dermato-funcional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>