Uso de Cinta Modeladora pós-lipoaspiração

Por que usar cinta após procedimento de Lipoaspiração?

Além dos cuidados pré-operatório, como realizar todos os exames solicitados pelo cirurgião plástico, os resultados satisfatórios da cirurgia dependem também do cuidado pós-operatório e um dos itens primordiais é o uso da cinta modeladora pós-cirurgica.

Na lipoaspiração o uso da cinta compressiva tem como objetivo além de moldar a pele ao novo contorno corporal, também evitar edemas e ajudar a manter a postura ereta evitando as famosas dobras na barriga. Um papel fundamental das malhas que trabalham na compressão do corpo é compactar os tecidos que sofrerão algum tipo de trauma durante a cirurgia. Portanto deve ser confortável, uma vez que seu objetivo é “conter” e não “apertar”, pois cintas apertadas em excesso causam dor e aumentam o edema.

Entenda como a compressão gerada pelo modelador ajuda a controlar o edema pós-operatório e prevenir a flacidez:

A compressão da pele e tecidos que estão abaixo da pele diminui o acúmulo do edema, evita que coleções de líquido se formem em baixo da pele, e com a movimentação corporal promove a drenagem linfática local e com isto a reabsorção do edema.

Em certas cirurgias como no caso da lipoaspiração, onde ocorre o descolamento da pele em uma área muito extensa da superfície corporal, a compressão promovida pelo modelador promove a fixação adequada da pele. Sem esta compressão há uma tendência de que o espaço abaixo da pele seja preenchido com líquido pelo edema gerado, isto dificulta a cicatrização da pele sobre as estruturas remanescentes que permanecem abaixo dela e com isto há uma dificuldade na fixação da pele o que pode causar flacidez de pele que compromete o resultado final da cirurgia pelo aspecto inestético que a pele flácida tem.

Com o uso continuo a compressão oferecida pelo modelador tende a diminuir pela perda da capacidade elástica de seu material. Isto gera uma situação de ineficácia em seu uso e o modelador deve ser ajustado ou substituído por um novo.

Quando a compressão oferecida pelo modelador é excessiva podemos ter a ocorrência de problemas relacionados a falta de circulação sanguínea nos locais comprimidos em excesso. Isto também deve ser evitado uma vez que pode comprometer o resultado da cirurgia ou gerar sérias conseqüências, como a necrose de pele causada pela isquemia gerada por compressão excessiva.

O uso do modelador também requer certo cuidado. Sendo um material compressivo que exerce uma força continua sobre a pele se ao vestir o modelador não houver alguns cuidados a pele pode ser dobrada abaixo do modelador sem que a paciente perceba. A compressão exercida sobre ela ira provocar um dobra que acaba por isquemiar a pele e com isto surge uma marca no local que muitas vezes é impossível de ser removida. Alem disso se colocado errado a compressão do modelador pode fazer com que algumas áreas sejam submetidas a um pressão excessiva, como as virilhas por exemplo, onde poderão surgir ulcerações devido a compressão excessiva ou atrito contínuo causado por um modelador mal vestido. Para evitar isto o modelador deve ser vestido adequadamente e o uso da placa de contensão por baixo da cinta também pode ser uma alternativa eficiente.

A cicatriz formada para reparar o local da cirurgia é quem irá garantir a fixação definitiva das estruturas da área operada. Para ter resistência adequada e garantir uma fixação eficaz é preciso que a cicatriz atinja a sua capacidade máxima de suportar tração. Isto é obtido quando a cicatriz completa a sua fase de maturação, geralmente em torno do sexto mês após a ocorrência da cirurgia. Uma cicatriz inicia a sua fase de maturação em torno do terceiro mês após a cirurgia o que significa que somente após o terceiro mês depois do procedimento é que a cicatriz será capaz de começar a ter resistência suficiente para assegurar que as estruturas não sofram deformação quando submetidas a tração, por isso muitos cirurgiões recomendam uso contínuo do modelador por 3 meses.

Contudo o período de uso da cinta pode variar entre 1 mês, 2 meses ou 6 meses dependendo da cicatrização,  flacidez da pele de cada paciente e da acomodação da pele ao novo contorno corporal e recomendação médica. Pacientes com pele mais flácida deverão prolongar o tempo de permanência com a cinta, pois nesse caso a cinta estaria ajudando para que a pele se retraia e se molde com mais facilidade.

As cintas pós cirurgias podem ser encontradas em lojas de produtos ortopédicos, loja de lingerie e até mesmo nas clínicas e com materiais que facilitam na higienização, como tecido em algodão emborrachado, malhas de compressão, com colchetes laterais ou frontais, sem colchetes, bojo estruturado com espuma, alças destacáveis, com barbatanas na frente e nas costas. Existem vários modelos no mercado, contudo, os mais indicados são os de colchetes que facilitam vesti-lo e despi-lo e faz compressão nas coxas, local frequentemente lipoaspirado, conforme imagens abaixo. Também possuem abertura na parte da genitália facilitando na hora de ir ao banheiro.

Fotos de Cinta Modeladora:

A cinta modeladora possui variações de preços, é possível encontrar modelos em torno de R$ 70,00 a 200,00 reais.                                                                                                                                                                                                                                                       Outra orientação importante no pós-operatório  é a drenagem linfática que auxilia na redução do edema (inchaço) e também dos eritemas (manchas roxas), dando ao paciente melhora da dor além de ter mais rapidamente os resultados da cirurgia.

 

111 Comentários

  1. ALESSANDRA  /  4 de agosto de 2014, 22:40 Replicar

    FIZ LIPO ABDOMEM DIA 17 DE AGOSTO FAZEM DOIS MESES ESTOU MUITO INCHADA ISSO É NORMAL JA FIZ 11 DRENAGEM DEVO FAZER MAIS ALGUMAS OBRIGADA…

  2. Lu em  /  15 de julho de 2014, 11:18 Replicar

    Indicam que marcas de cinta ? Conhecem Plié? Yoga é caríssima .

  3. Emanuely  /  15 de maio de 2014, 19:41 Replicar

    Oi.. Irei fazer mamoplastia redutora e lipoaspiracao daqui 3diaaas. A minha fisioterapeuta me recomendou tamanho P da cinta estilo macaquinha.. Tenho 1,61 e peso 68kg..experimentei antes da cirurgia e achei apertada na parte do torax-busto. Vou reduzir os seios..só q vou fica inchada depois da cirurgia..não seria melhor eu trocar por uma M e depois usar a P(pq comprei duas)??? Obg

  4. Emanuely  /  15 de maio de 2014, 19:38 Replicar

    Oi.. Irei fazer mamoplastia redutora e lipoaspiracao daqui 3dias. A minha fisioterapeuta me recomendou tamanho P da cinta estilo macaquinha.. Tenho 1,61 e peso 68kg..experimentei antes da cirurgia e achei apertada na parte do torax-busto. Vou reduzir os seios..só q vou fica inchada depois da cirurgia..não seria melhor eu trocar por uma m e depois usar a M(pq comprei duas)? O que vcs acham? Obg

  5. iza ziegler  /  27 de março de 2014, 6:50 Replicar

    Meninas , importante o uso da placa ,para não ficar aquelas dobrinhas indesejáveis.

  6. Eliszania cabral  /  24 de março de 2014, 21:17 Replicar

    Fiz uma lipoescultura e prótese de silicone a 1 ano,gostei muito do resultado…principalmente da prótese,os resultados são muito satisfatório….

  7. Debora  /  21 de março de 2014, 0:22 Replicar

    Eu fiz vibrolipospiracao no dia 15/03/2014, minha maior dificuldade esta sendo em usar a placa de contenção, sinto incômodo horrívela cinta estou usando macaquinho da Yoga e é super tranquilo…me ajudem quanto ao uso da placa, terei problemas? ??? Help rs

  8. Marcela  /  20 de março de 2014, 0:43 Replicar

    Olá meninAs, hoje faz 8 dias que fiz lipo na barriga e costas e coloquei silicone, não estou sentindo dor nemhuma mas o silicone me incomoda mas que a lipo por n poder levantar os braços e o peso, senti também uma pressão nos primeiros dias hoje já n sinto mais, o uso da conta também me incomoda demais, não estou usando essas placas, estou assustada parece que estou mais barriguda do que antes da lipo, isso e normal??

  9. anonimo  /  15 de março de 2014, 0:25 Replicar

    Quantos dias e preciso ficar com a cinta apos a cirurgia?

  10. Mariamo  /  11 de fevereiro de 2014, 13:26 Replicar

    Eu fiz uma lipo na barriga , parte interior das pernas e bracos e costas . Tive k mandar vir a cinta do Brasil porte aki em Moçambique não há… Não consigo dormir com ela mas durante o dia passo bem.. A minha dúvida e de kuanto tempo tenho k usar..

  11. Miriã  /  29 de janeiro de 2014, 18:21 Replicar

    Ola Meninas.. Fiz Lipo no abdome e nas costa e nas pernas no mes de novembro, usei a cinta durante dois meses, agora que tirei.. percebi a diferença no culolete e nas costa e pernas, ja no abdome não vejo muita diferença de antes, será que vai mudar mais, ficar reta rsrs… super ansiosa e angustiada, Queria saber como foi a de vcs…
    Bjos obrigada

    • priscila  /  4 de março de 2014, 18:36 Replicar

      Meninas fiz lipo no dia 28/02/2014 e estou em recuperação cirúrgica. Abri um instagran @minhalipo falando sobre a minha recuperação do dia a dia. Fiz uma lipo há 10 anos atrás e agora é um pequeno retoque. :)

  12. Renata  /  27 de janeiro de 2014, 9:53 Replicar

    Olá meninas, hoje faz 10 dias que fiz lipo no culote, joelho e coxa interna.
    Pude perceber hoje uma melhora significante do edema, ainda estou roxa, no entanto, já está clareando os ematomas.
    Sobre a cinta não consegui me adaptar com as da marca Macon e Yoga, principalmente a última a primeira tive muita dificuldade de vesti-la e ajusta-la no corpo para que a compressão fosse adequada. Já com a Yoga, o problema está relacionado com a compressão, esta me aperta muito, nos dias que uso sinto muita dor, tenho dificuldade de dormir e no dia seguinte, parece que tive regressão no processo de recuperação.
    Estou usando a calça moderadora da Scala ou bermuda moderadora da Lupo, apesar da compressão ser bem leve em relação as outras, elas estão me ajudando modelar o corpo, e me fornecem segurança que preciso, essas são as que indico. E nos seios estou usando o sutiã modelador escala e o sutiã Macon.
    Sarllene eu coloquei prótese nas mamas e fiz a lipo, posso dizer que o desconforto maior é da lipo, que ainda me incomoda muito, mas hoje tenho certeza que valeu muito a pena, o edema já diminuiu muito, já da para ter uma idéia de como vai ficar daqui a 4 meses. Mas ainda sinto dor, principalmente nos nódulos que vão se formando, fico “louca” esperando a hora da fisioterapeuta chegar para drenar e começar a quebrar os nódulos, apesar que uma drenagem nunca incomodou tanto!
    Com relação a prótese o incomodo maior é até o quinto dia, período que você sente muita dor nas costa por causa do peso da prótese e do edema, que também é muito grande.
    Outra coisa que incomoda nas mamas é aquela sensação que o seu peito está pedrando, lembra muito o período de amamentação, não sei se você passou por isso! Tem hora que você tem a sensação que vai vazar leite, é muito estranho! Essas sensações ainda continuam até o período em que estou, não sei quando vai acabar!

    • Sheila  /  13 de março de 2014, 10:41 Replicar

      Oieeee! Nossa! Também fiz uma mini lipo nesse ano, no dia 17! Tô me recuperando super bem e rápido!! Ainda tô com a cinta mas daqui uns dias eu vou tirar! #SuperFeliz

  13. Helem  /  8 de janeiro de 2014, 10:33 Replicar

    Ola!!! estou muito ansiosa pois vou realizar meu sonho em julho, fazer lipo e colocar silicone!!! fico super curiosa rsrs se deixar passo o dia todo lendo sobre isso. Quero muito saber se quando começam as drenagens doi muito…

    • Isa  /  19 de fevereiro de 2014, 21:05 Replicar

      O uso do modelador faz toda a diferença gente. Meu médico recomendou que eu usasse 2 meses seguidos (inclusive pra dormir) e no terceiro mês, que usasse de 6 a 8 horas por dia. Não tem jeito…precisa usar.. Já vi cada resultado horroroso de gente que não usa…ou que deixa de usar as placas, que é outra coisa fundamental, já que evita aquelas marcas afundadas na barriga. Fiz 20 sessões de drenagem, sendo 10 de manthus, mas ainda percebo inchaço. Um dia desses estava muito calor aqui na minha cidade (Goiânia) então resolvi por conta própria ficar dois dias sem o macaquito…pra que??? Quando fui colocar ele não fechava mais.. Sinal que a malha ainda está controlando o inchaço ne… Tem que acostumar…eu estou no 45 dia e só tiro mesmo para tomar banho..Pelo menos tenho duas…uma mais folgadinha, mas ambas apertadas. Outra dica pra quem vai fazer lipo..comprem dois macaquitos..Enquanto um tá sendo o usado o outro tá lavando…Bjs! ;)

      • kris  /  16 de abril de 2014, 22:53 Replicar

        Oi Isa. Sou de perto de Brasilia, Formosa, estou querendo por silicone e lipo. Vc fez em Goiainia mesno?
        Pode me escrever pra me dar umas dicas? Pensei em fazer ai.
        krisleymello@hotmail.com

        Obrigada

      • Simone  /  22 de junho de 2014, 13:28 Replicar

        Isa moro em Goiânia , onde esta fazendo suas drenagens ?? Por favor me da umas dicas ( simoneramos_@hotmail.com), estou morando há dois meses em Goiânia e não conheço muita coisa ainda . Muito obrigada

    • luzilene  /  22 de fevereiro de 2014, 13:17 Replicar

      Tem q começar apos 3 dias da cirugia as drenagems.e n doi nada pelo contrario aliva a dor q vc vai sentir apos a lipo.doi ums 3 dias.

  14. Vanessa Rodrigues Agostinho  /  25 de dezembro de 2013, 19:32 Replicar

    Olá, gostaria de saber se há alguma diferença entre usar uma bermuda modeladora bioativa ou bermuda pós-cirúrgica para uma cirurgia de lipo na coxa (abaixo do bumbum)

  15. Sharllene  /  10 de outubro de 2013, 8:08 Replicar

    Olá! Farei a abdominoplastia, lipoescultura abdômen, flancos e costas e colocarei a prótese de silicone nos seios porém estou na dúvida se a cinta q comprei esta adequada. Ela é um body (não é shortinho é calcinha) com abertura frontal mas será que a parte do soutien do body serve para proteger a minha cirurgia dos seios? Alguém q fez barriga e colocou o silicone já usou desse modelo de cinta modeladora? Optei por esse modelo pois achei a abertura da região da genitália do modelador shortinho (meia coxa) muito pequena. Alguém poderia me ajudar?

    • Juliana conti  /  29 de novembro de 2013, 22:43 Replicar

      ola , meu nome e Juliana, fiz a abdominoplastia e mamoplastia no dia 20 de novembro, minha cinta parece um macaquinho e tem a abertura entre as pernas. Achei pratica e evita mover a cinta toda hora pois assim como eu, provavelmente vc tera que usar um dreno. Qualquer duvida pode me escrever no email. Juju.conti@gmail.com. Bjo

  16. Gabriella  /  1 de maio de 2013, 9:34 Replicar

    Fiz uma lipo há 1 mês, uso a cinta o dia todo mas não consigo dormir com ela será que isso afetará minha recuperação?

    • daya  /  8 de setembro de 2013, 14:39 Replicar

      Grabiella comigo esta acontecendo o mesmo, estou desesperada por nao consegui dormi com a cinta, mais nao adianta tenho fobia em dormir com ela kkkkkk meu Deus o que devemos fazer…. bjss

  17. ana julia  /  30 de abril de 2013, 15:02 Replicar

    Gente to usando uma cinta muito boa, que tem abertura para fazer xixi e tudo mais, só que o problema é que fiquei com alergia a cinta logo na parte da virilha pra perna. Não sei o q fazer, to desesperada… Meu medico mandou eu retirar a cinta e tomar um medicamento só que to com um medo danado disso prejudicar o resultado ja que tem 16 dias que operei. Alguém passou por isso? Como fizeram? Agradeço a resposta desde ja obrigada

    • Ramisa  /  18 de maio de 2013, 1:45 Replicar

      Gabriela e Juliana fiz há dois meses e tive problemas de alergia e queimação…foi complicado não conseguia dormir e vivia retirando,usei placa de contenção…Infelizmente afeta sim eu estou inchada e não está como eu queria usem junto com a cinta uma camiseta de algodão isso ajuda mas só pode ser cem por cento algodão isso ajudará na alergia…eu passei por tudo e ainda estou passando fiz uma mini lipo e aconselho que usem a cinta da yoga com abertura frontal é melhor e a placa de contenção e bebam arnica ajuda para desinchar…e usem essa camisa de algodão eu cortei várias e me ajudou muito…infelizmente os médicos depois de receberem não se preocupam com isso e na cicatriz usem betenovate creme fica clarinha e fina no meu caso nem dá para notar…aconselho o manthus e uma boa clínica estética bjs e boa sorte para nós!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>