Cigarro x Cicatrização

Meninas, para quem vive questionando porque se deve parar de fumar antes da cirurgia plástica aí vai a resposta…

Segundo alguns cirurgiões, ao se submeter a uma cirurgia plástica é fundamental parar de fumar por alguns meses devido o mesmo poder desencadear alguns problemas no pós operatório como: má cicatrização, necrose da extremidade da pele descolada durante a cirurgia ou ainda trombose e embolias. Isso ocorre porque a vasoconstrição apresentada pelo fumante diminui o fluxo de sangue, afetando o aporte de oxigênio aos tecidos, podendo ocasionar a necrose do tecido.

A inalação da fumaça do cigarro também prejudica as células formadoras de colágeno,os famosos fibroblastos,que são essenciais para a cicatrização.
O cigarro por sua vez, também pode aumentar as chances de uma cicatriz hipertrófica e com quelóides.
Portanto para quem é fumante, o ideal é programar a cirurgia com antecedência e suspender o fumo pelo menos um mês antes,pois além de aumentar as possibilidades da cicatrização ser bem sucedida haverá também um resultado muito mais bonito e satisfatório.

59 Comentários

  1. Isabel  /  13 de julho de 2018, 0:19 Replicar

    Oi gente, acompanho vocês desde que coloquei prótese a primeira vez e por ser fumante morria de medo, mas graças a deus deu tudo certo, minha cicatriz ficou como eu esperava. E vergonhosamente apenas diminui mas não parei….Mas aqui estou eu querendo trocar….tbm morri de medo de colocar e achar pequena, até sonhei com isso e como eu não tinha nada para prevenir coloquei 415 e ficaria garantida. Passado 5 anos quero diminuir….mil fatores rs….peso principalmente…Mas para diminuir provavelmente terei que ter mais cortes para retirar o excesso de pele….até ai tudo bem a questão que assombra novamente é o cigarro.
    A maioria dos relatos incentiva parar que é o correto, mas poucas assumiram que não pararam e deu tudo certo.
    Só quem fuma entende….uns conseguem parar outros não….
    Quem sabe desta vez eu consiga realmente parar.

  2. Lorena Machado  /  11 de novembro de 2016, 17:52 Replicar

    vou fazer uma reconstrução mamaria dia 23 Novembro deste mês ,eu sou uma fumadora ? gostaria de saber quanto tempo tenho para deixar de fumar ,a reconstrução é para ser feita com tecido lombar ,porque o expensor a pele é fraca ,estou com medo porque ouvi dizer quem fuma não pode fazer com o tecido gostava de saber .

  3. Lorena Machado  /  11 de novembro de 2016, 16:59 Replicar

    eu fumo e vou fazer uma cirurgia plástica ..vou fazer uma reconstrução há mama com tecido ,,já ouvi falar que não se pode fumar antes 30 dias gostaria de receber uma resposta . obrigado .

  4. Elaine  /  20 de janeiro de 2015, 6:22 Replicar

    Ola, tenho 40 anos e eu fiz a minha cirurgia de mamoplastia com 360ml de silicone, ha tres meses e não parava de fumar cigarros eletronicos, e ainda não parei ,” com pouca nicotina”, falei isso com meu medico e ele disso que tava tudo bem. Esta tudo OK comigo, não tive problema algum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *