Lipoaspiração e o Risco de Trombose

A lipoaspiração é uma cirurgia como outra qualquer e, por isso, apresenta sérios riscos. Atualmente é frequentemente acusada de ser a cirurgia mais envolvida com casos de trombo-embolia. De fato, o risco mais preocupante desse procedimento é a coagulação do sangue nos vasos, que, em casos extremos, pode resultar em morte. Contudo, é importante compreender os verdadeiros riscos que a lipo traz para avaliar melhor sua suposta relação com a trombose.

1234

Os fatores de risco que uma paciente pode apresentar são determinantes quanto oa desenvolvimento de complicações.A TEP (Tromboembolismo Pulmonar) é a principal complicação grave em Cirurgia Plástica. Não há nenhuma relação com a qualidade da equipe médica envolvida, sendo, inclusive, mais comum em outras especialidades médicas, como ortopedia e gineco-obstetrícia,  por exemplo. Na verdade, a probabilidade de ocorrência de TVP está relacionada com a presença, no paciente, de fatores ou situações de risco, sendo as principais:Obesidade,História prévia de trombose,Varizes de membros inferiores, Tabagismo,Idade superior a 40 anos, Uso de hormônios,Câncer, Gestação e puerpério,Doenças genéticas do sistema de coagulação do sangue, Diabetes, Traumatismos ou politraumatismos, Cirurgias prolongadas, Anestesia geral, Imobilização por longos períodos (ex. viagens de avião).

Entenda como a trombose ocontece, quais seus fatores de risco e sintomas:

1

Entendendo a trombose e seus riscos.

111

Paciente com trombose na perna.

O primeiro aspecto que deve ser considerado para medir os riscos que uma cirurgia pode trazer é a intensidade das alterações que serão causadas no metabolismo da paciente. No caso da lipoaspiração, esse grau é elevado e, por isso, é preciso ter à disposição uma equipe médica qualificada.

Outra condição importante é a duração da cirurgia. Quanto mais longa ela for, maior a chance de complicações. Isso se deve a imobilização da paciente, que compromete a circulação sanguínea. Por isso, é recomendável o uso de um compressor pneumático durante a operação o qual é responsável por simular a movimentação das pernas da paciente e manter a circulação do sangue ativa ou a flexão de pé durante ato cirúrgico para ativar musculatura da panturilha em casos em que não é possível uso de aparelhos, o uso de meias elasticas durante e após a cirurgia também são recomendados. Uma lipoaspiração costuma durar de duas a três horas, tempo curto em relação a outros procedimentos não plásticos.

123

Utilização de compressor pneumático durante a cirurgia.

2

Flexão de pé durante ato cirúrgico para ativação de musculatura da panturilha.

 

Assim como a duração da cirurgia, a anestesia aplicada tem influência sobre as chances de formação de trombos. Dois tipos de anestedia podem ser aplicados na lipo: a geral e a peridural. A primeira desliga o tônus muscular, isto é, acaba com a tensão naturaldos músculos, retardando a circulação sanguínea. A outra, além de ser um vasodilatador, mantém a rigidez muscular, o que ajuda o sangue a circular pelo corpo. Portanto, a anestesia peridural costuma ser mais indicada em casos como esse.

Após a cirurgia a movimentação precoce e a elavação das pernas também são medidas preventivas importantes contra o desenvolvimento de trombose.

Na eventual hipótese de ocorrência de TVP ou TEP, o tratamento pode ser realizado com medicamentos anticoagulantes (impedem o crescimento dos trombos atuais e evitam o surgimento de novos), fibrinolíticos (desfazem os trombos atuais) ou cirurgia para retirada dos trombos, dependendo de cada caso.

Quando a cirurgia plástica é bem planejada e executada corretamente através de uma equipe médica qualificada os riscos tornam-se muito menores! Procure sempre um médico especialista em cirurgia plástica!

38 Comentários

  1. Jussara Ferreira Silva  /  15 de maio de 2017, 0:21 Replicar

    Quero fazer uma abnoplastia na barriga.
    Porém tive trombose por conta de uma fratura q me possibilitou ficar engessada por 54 dias.
    Ocasionando uma trombose na perna e avançando pro pulmao TP.
    Vou fazer tratamento por um ano.
    Por conta disto não poderei mais fazer a cirurgia? ??

  2. Érica  /  17 de fevereiro de 2016, 20:18 Replicar

    Uma amiga colocou silicone. fez lipo e colocou a gordura no bumbum. Ela fez há 1 mês e ultimamente tem sentido uma espécie de dormência em apenas uma perna. A trombose está descartada, mas ela já foi a vários médicos, tomou diferentes remédios, fez diferentes exames, mas o problema continua. Alguém passou por isso?

    • Maristela  /  21 de março de 2016, 0:10 Replicar

      Fiz plástica de abdómen há 5 meses e tenho essa dormência também. Estou preocupada embora, no início, o médico tenha dito que é normal. Ainda não procurei especialista.
      É normal ainda sentir. É na perna esquerda, desde o corte até a coxa. Estou preocupada.

      • Ingrid  /  12 de outubro de 2016, 20:27 Replicar

        Oi! A minha sogra fez lipo e enxerto de gordura nos glúteos há 3 semanas e desde então está com a perna direita dormente.
        O médico descartou a possibilidade de ser trombose, mas o fato de as dores não cessarem tem deixado a família preocupada.
        Como vocês estão? Ainda sentem dores ou dormência?

    • juliana  /  4 de março de 2017, 16:04 Replicar

      qro fazer lipo e protese no peito.porem tenho trombofilia. Seria aconselhavel fazer?

    • Michelli gomes  /  26 de março de 2017, 1:27 Replicar

      Mesmo sintoma

  3. Tammy  /  8 de fevereiro de 2016, 2:02 Replicar

    Ola meninas tudo bem, tomo anticoncepcional desde os meus 15 anos, estou com 25 e a 1 ano atrás coloquei prótese mamaria e graças a Deus ocorreu tudo bem, pois peito o risco de trombose é quase impossível e naum tem necessidade de tomar as injeções anti trombo, já a lipo sim é obrigada a tomar o médico q nao receita voces pede.
    A 15 dias fiz uma lipo no culote, inclusive estou no pós operatório e meu cirurgiao me receito 6 injeções p aplicar cada dia 1 intercalando, braço e barriga estou graças a Deus muito bem.
    Espero ter ajudado, qualquer duvida pode chamar no whats 11 95794-0118
    Bju meninass

    • Paty M.  /  13 de fevereiro de 2016, 23:14 Replicar

      Após a lipo de culote vc usou a meia compressora por quanto tempo?
      Eu também fiz, estou com 10 dias de cirurgia e essa meia me incomoda muito. Meu médico pediu pra que eu usasse por 15 dias…

      Ass: Paty M.

  4. Débora  /  15 de janeiro de 2016, 11:34 Replicar

    Irei fazer em junho lipo + prótese de silicone estou com medo, que acredito ser normal. Mas acredito que irá dar tudo certo.. Abraços para todas.

  5. Patricia Melo  /  12 de dezembro de 2015, 10:49 Replicar

    Olá meninas tudo bem?

    Por isso fico sempre atenta as tecnologias e produtos disponíveis no mercado para melhorar nossa vida, nesses casos de embolia e trombo da pra se manter prevenida utilizando as meias de compressão, é ótimo e podem ser usadas em viagens, para trabalhar, na gravidez, deixei um link interessante se alguém quiser saber preço e começar a usar, bjos. fica a dica meninas ótima semana.

    http://loja.servimedic.com.br/meias-de-compressao

  6. Kelli  /  10 de dezembro de 2015, 11:11 Replicar

    Olá,

    Eu vou fazer abnoplastia, colocar silicone nos seios e lipo nas costas e talvez colar a gordura no bumbum, estou com muito medo, tenho muitas dúvidas, e ainda tenho arritmia cardiaca.
    Eu fico com dor no corpo só de pensar na anestesia.

    • mere dos santos  /  28 de dezembro de 2015, 2:58 Replicar

      Pessoal antes de fazer qualquer coisa, no seu corpo procure um médico bom e capacitado eu sei que a alto estima é importante mais a vida é também muito importante exercitem pois só façam cirurgia no ultimo caso estou com uma amiga, passando por maus pedaço por causa de abnoplastia que le gerou uma trombose pensem bem a vida é bela.

    • Cida  /  20 de fevereiro de 2016, 13:18 Replicar

      Oi vc fez a cirurgia. Vou fazer uma e gostaria de saber se a sua foi boa. Porque tô com muito medo rsrsrsr

    • Michele  /  5 de maio de 2017, 10:52 Replicar

      oi.e aí já fez a cirurgia?

  7. Cris  /  13 de maio de 2015, 10:34 Replicar

    Descobri que tenho trombofilia , gostaria de por silicone e fazer lipo na barriga, mas minha médica (ginecologista) disse que nunca vou poder fazer lipo, só deixou eu colocar o silicone. Alguém com o mesmo histórico que eu já fez?

    • Rafa  /  21 de novembro de 2016, 18:59 Replicar

      Ola também tenho trombofilia e procuro informaçoes de pessoas que tenham e fizeram abdominoplastia ou lipo, pois também quero fazer. Você fez?

    • Breno  /  9 de abril de 2017, 17:01 Replicar

      Já leu sobre trombofilia? Se leu, vc já tem a resposta!

  8. Luana  /  3 de maio de 2015, 23:33 Replicar

    Fiz a cirurgia de colocar prótese tem 28 dias e tomarei só 3 injeções para não ter trombose e meu médico pediu para tomar 10, ainda podia tomar as restantes? Uma amiga disse ainda corro risco e que posso tomar ainda.

  9. Maria Medeiros  /  26 de novembro de 2014, 9:40 Replicar

    Olá , quero fazer uma abdominoplastia, para retirar a pele flácida e estrias , que ficaram depois da gravidez , mas tenho medo de trombos , o bom é que não tenho nem um problema de saúde e nem vícios ..

  10. Luciane  /  4 de setembro de 2014, 20:50 Replicar

    Tenho 33 anos e 89 quikos, tive uma doença chamado sindrome de cushing, conhecida como disturbio hormonal, tirei as adrenais e a paratireoide, hoje tomo diariamente prednisona 5 mg e fludrocortisona, carbonato de calcio,magnesio, calcitriol, vitamina d, eutirox 100 mg, tudo é uso continuo, depois de 14 anos de luta , hoje estou curada, mas ficaram sequelas da doença. como abdomem avental e gorduras nas costas, estou me preparando pra fazer abdominoplastia e tirar essa gordura das costas com lipo. gostaria de ter uma opinião de vcs, meu diagnostico é de neoplasia endocrina multipla tipo 1, faço controle hormonal a cada 6 messes

  11. vika  /  27 de novembro de 2013, 14:26 Replicar

    Fiz no dia 20/11/13, mini abdominoplastia, coloquei silicone, lipo nas costas, flancos e coloquei toda gordura no bumbum. Foi tranquilo… dor forte só quando acordei da cirurgia depois fui medicada e blz.
    O incomodo maior é o dreno, cinta, dormir sentada e a prótese que é bem desconfortável e um pouco dolorida mas suportável….

    • Eliana  /  16 de setembro de 2014, 21:54 Replicar

      Vou fazer no proximo mes um mini abdomen, vou fazer lipo nas costas, flancos, braços e barriga e irei colocar protese mamaria, queria saber se o resultado de colocar a gordura no bumbum fica legal? Não dói pra sentar? e a recuperação é mais ou menos quantos dias?A dor ameniza só com remédio?

    • Rose  /  20 de outubro de 2016, 13:41 Replicar

      tudo isto vc fez em uma so vez?
      dizem que quando faz bumbum tem que dormer de bruço nao da pra sentar como vc dormiu sentada com todos os procedimentos?
      quero fazer abnoplastia+protese mama tenho 55 anos, to com receio.

      att,

      • Luciana  /  3 de novembro de 2016, 20:01 Replicar

        Olá…você colocou a gordura no glúteo?
        Gostaria de saber se o resultado foi bom?porque me disseram que a gordura pode ser absorvida pelo organismo e o resultado ir embora.
        Gostaria de saber sua opinião.
        Obrigada

  12. sannya  /  19 de novembro de 2013, 14:38 Replicar

    vou fazer lipo e por silicone dia 26/11 vou lipar as costas e colocara gordura no bumbum estou apreensiva..

  13. Érica  /  29 de outubro de 2013, 10:24 Replicar

    Meu sonho seria fazer lipo e colocar silicone, mas infelizmente é quase impossível no meu caso, tenho falta de proteína S, uma das responspáveis pela trombose, ou seja, tenho trombofilia e tomo anticoagulante!!Ai…q raiva q sinto!!!!!!!!

  14. Elaine  /  2 de agosto de 2013, 14:36 Replicar

    Fiz lipo na barriga, costa, quadris e abdominoplastia, a anestesia foi a peridural, tomei injeção por 7 dias para “afinar o sangue”, um anticoagulante na verdade, que meu marido mesmo aplicava sem problema nos meus braços, e olha q ele nunca tinha feito nada parecido. Usei meias para compressão por 15 dias, deitava com as pernas para cima e a cada uma hora andava por 10 minutos desde o dia seguinte a cirurgia.
    Complicado mesmo é o dreno, fiquei com ele tb por 15 dias mas……
    …realizei um sonho.

  15. sandra sobral dos santos  /  29 de junho de 2013, 21:08 Replicar

    Vou fazer a lipo e enxertar nos glúteos, e colocar silicone, estou meia apreensiva, Mas tenho fé em Deus que vai da tudo certo.

    • alessandra  /  28 de agosto de 2013, 1:09 Replicar

      olá Sandra, eu quero fazer a mesma cirurgia que vc, mas estou com muito medo! Vc já fez a sua?
      Como foi?
      Abs

      • Vanessa  /  8 de outubro de 2013, 0:20 Replicar

        Eu fiz uma Lipo e coloquei silicone, pois não foi tão perfeito assim.
        tive trambose pós cirúrgica… foi horrível, graças a deus estou viva!!!

        • bianca  /  4 de novembro de 2013, 11:49 Replicar

          Com quantos dias apareceu os sintomas? Coloquei silicone e fiz lupo, to com dormência nos pés, to com medo.

        • Geisa  /  22 de abril de 2015, 0:38 Replicar

          Vanessa,
          Também fiz Lipo,e estou com trombose nas duas pernas,e está difícil a cura.
          Quanto tempo a sua demorou?

          • Leticia camara oluveira  /  7 de julho de 2016, 1:33

            Vc usou método de profilaxia ?
            E vc consultou Hematologista, Angeologista e fez exames p detectar mutaçoëes de trombose…

        • Vanessa  /  19 de novembro de 2015, 22:57 Replicar

          Olá meninas! Eu fiz lipo tem 4 dias hoje, tirei 1.400 litros…não foi uma cirurgia grande…não estou sofrendo com dores,…o mais difícil é o desconforto do macaquinho, tala e meias…ficamos muito dependentes. Sugiro, de coração, que não façam mais de um.procedimento de uma vez. …e muito sofrido!

        • Maria Glim  /  13 de julho de 2016, 14:34 Replicar

          Olá Vanessa, eu coloquei silicone e 15 dias depois tive trombose, agora vou fazer abdominalplastia será que vou poder será que vai correr tudo bem?
          Kkk

          • Rafa  /  21 de novembro de 2016, 19:03

            O que o seu medico diz de vc fazer a cirurgia apos ter trombose? quais sao os exames a serem feitos e os metodos que ele usara pra nao acontecer novamente? tenho trombofilia e preciso muito saber. Obrigada

  16. Débora  /  17 de maio de 2013, 23:20 Replicar

    Sei que quem toma aniconcepcional corre um risco maior de sofrer trombose… Quero colocar silicone nos seios, mas fico apreensiva, minha prima fez a cirurgia há dois meses fazendo uso de aniconcepcional (com orientação do cirurgião) e correu tudo bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *