Riscos do implante de Mama

O Implante de silicone, como em todas as cirurgias plásticas também possui riscos associados, sendo a Infecção o mais importante. Febre alta na maioria das vezes é uma indicação de infecção após a cirurgia e deve-se observar isto após qualquer procedimento cirúrgico considerado invasivo. Fiquem atentas meninas!!!É de extrema importância conhecer todos os riscos envolvidos antes de optar por qualquer cirurgia.

A seguir alguns dos riscos específicos da cirurgia de implante de silicone nas mamas:

Flacidez

Este é o efeito criado quando o implante fica muito embaixo e a auréola fica muito alta. Também pode ser causado pelo peso do implante na mulher de pele fina. Isto pode ser corrigido com cirurgia.

Contratura capsular
Contratura capsular não é um risco ou complicação no sentido tradicional: isto vai acontecer definitivamente em um determinado grau. A quantidade de contratura é o problema. A contratura capsular faz com que o implante seja espremido pelo tecido de cicatrização fibroso que se forma ao redor dele. O resultado pode ser um endurecimento dolorido das mamas. Esta é a complicação mais comum da cirurgia de aumento de mama. Ele é resolvido em uma cirurgia de revisão onde o tecido cicatrizado é raspado para abrir mais espaço para o implante. Várias cirurgias podem ser necessárias para corrigir o problema.

Hematoma
Este é um risco cirúrgico comum que é causado pelo sangue coagulado embaixo da pele. Pode criar inchaço arroxeadoo, possivelmente doloroso. Isto pode ser corrigido com cirurgia ou drenagem.

Interferência com a mamografia
A solução salina ou o silicone nos implantes de mama podem alterar a mamografia e deixar de mostrar um câncer de mama ou uma lesão pré-cancerosa. A colocação submuscular é a melhor para reduzir o risco. É importante que os radiologistas saibam que a paciente possui implantes ao realizar a mamografia, uma vez que existem técnicas que podem ser utilizadas para ajudar nessa situação.

Necrose
Necrose ou “morte do tecido” é uma complicação rara e grave. O tecido morto pode se acumular ao redor do implante e impedir a resolução do processo. A solução é pela cirurgia ou remoção completa do implante. A necrose geralmente deixa cicatrizes grandes e permanentes.

Ruptura
Mesmo que as mulheres com os implantes de mama possam realizar uma série de atividades sem medo, elas devem saber que seus implantes não são indestrutíveis. A maioria dos implantes possuem uma garantia do fabricante que cobre falhas operacionais. Mas muitos fatores que podem fazer os implantes se romperem não são cobertos pela garantia e alguns (como determinadas cirurgias de enchimento maior ou menor do que o especificado) na verdade anularão a garantia.

Seroma
Seroma é um acúmulo de líquido ao redor do implante. Este pequeno problema é resolvido com a drenagem dos líquidos com uma agulha.

Simastia

Simastia é um dos riscos mais raros – é o resultado de um erro cirúrgico que faz com que o implante eleve o esterno. O resultado é uma grande mama em frente ao corpo, sem contorno. Esta complicação é difícil de reparar.

Curvatura de tração
Isto ocorre quando um implante texturizado se prende após o inchaço ter desaparecido. Quando o implante cai, ele puxa o tecido cicatrizado que puxa a pele. O resultado é uma curvatura na mama. Somente a utilização de implantes macios eliminam o risco.

38 Comentários

  1. Ana  /  8 de agosto de 2016, 20:11 Replicar

    Fiz cirurgia de colocação de protese há 11dias, meus seios estão quentes e sinto umas fisgadas às vezes, não chega a ser dor. Isso é normal, sentiu essa queimação? Estou preocupada com medo de infeção.

  2. Patricia  /  17 de agosto de 2015, 18:02 Replicar

    Ola Meninas!!
    eu também tive esses roxos nos seios, não se preocupem eles somem com o tempo, no começo e assim mesmo fica dolorido e pode acontecer alguns roxos mais depois melhora, espero ter ajudado.
    fiz a cirurgia tem 3 meses.

    ate mais

    • edy  /  26 de abril de 2016, 11:16 Replicar

      Oi Patricia, coloquei minha prótese há 07 dias, estou com um roxo na verdade quase preto próximo a minha cicatriz, dói e o peito esta latejando e perdi um pouco a sensibilidade da pele só neste peito próximo ao roxo. O seu ficou assim também? meu médico falou que vai tentar drenar na sexta, estou bem preocupada. Obrigada bj

  3. Jennifer  /  20 de março de 2015, 18:40 Replicar

    gostaria de saber se é normal sentir febre, faz 2 dias q coloquei e to me sentindo mole (37,3)

    • Melissa  /  7 de junho de 2016, 17:05 Replicar

      Olá Jeniffer. Hoje me encontro com a mesma dúvida que você.
      Tem 6 dias que fiz cirurgia, dois dias sentindo meu corpo febril. Minha mamas estão doloridas a dor suportável até acho que seja normal. O que me preocupa nesse momento é a febre. Daqui a pouco vou no consultório para meu cirurgião.
      Gostaria de saber se correu tudo bem, como foi sua recuperação?

  4. Ana Paula  /  27 de maio de 2014, 7:42 Replicar

    Fiz cirurgia a 1mes meu seio direito esta diferente do direito, patece flacido, em quanto o outro esta perfeito. Qual o tratamento para correcao?

  5. Marly  /  24 de abril de 2014, 22:59 Replicar

    O médico drenou o líquido tem dois dias, o seio diminui na hora e a pressão acabou continuo com os roxos mas é normal e vai demorar sair. Até agora estou tranqüila. Estou com pensamento positivo!

  6. Manuela  /  3 de fevereiro de 2014, 19:55 Replicar

    Gente, fiz minha cirurgia ha 15 dias e tive hematomas. Achei aquele roxo subindo pro meio do peito anormal e liguei pro médico…cheguei no consultório, drenou muito sangue. Chorei com medo de ter que tirar a protese e passar por tudo de novo. Graças a Deus os roxos sumiram e tá tudo normal. Hematoma vc deve logo correr pro medico pra ele dar solução. Bejus

    • Marly  /  21 de abril de 2014, 12:56 Replicar

      Ei Manuela, tive roxos no seio tb hj tem 11 dias de cirurgia, vou amanhã no médico ele disse que vai drenar, estou com medo de ser algum problema ter que tirar a prótese. Estou aflita esse seio está maior que o outro e a esteticista disse que tem muito líquido dentro.

    • edy  /  26 de abril de 2016, 11:17 Replicar

      Oi Manuela, coloquei minha prótese há 07 dias, estou com um roxo na verdade quase preto próximo a minha cicatriz, dói e o peito esta latejando e perdi um pouco a sensibilidade da pele só neste peito próximo ao roxo. O seu ficou assim também? meu médico falou que vai tentar drenar na sexta, estou bem preocupada. Obrigada bj

  7. Nalva  /  19 de agosto de 2013, 0:20 Replicar

    Olá !!
    Estou ficando muito nervosa , hoje faz 30 dias que coloquei 200ml sinto inchado e um pouco dolorido.
    quero saber se é normal , os pontos estão ótimos .
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *