Rejeição da prótese de Silicone(Contratura Capsular)

Quando nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo ou absorve-lo. No caso da prótese de silicone, o corpo cria uma cápsula em torno da mesma, causando endurecimento e muitas vezes deformidade da mama.

A contratura pode ocorrer em todas as cirurgias, porém nem sempre é vísivel. Em alguns casos, essa cápsula começa a se contrair  e apertar a prótese, ocasionando fortes dores.

A contratura capsular pode ser classificada em diferentes graus conforme define Baker:

  • Grau 1 – não visível e não palpável; a mama é igual a uma mama não operada;
  • Grau 2 (mínimo) – palpável mas não visível;
  • Grau 3 (moderado) – palpável e visível, cápsula distorcida porém sem dor;
  • Grau 4 (grave) – palpável e visível, distorção marcada, mama endurecida e com dor constante.

A maioria das pacientes que realizam a Cirurgia Plástica de Proteses de Silicone, se encaixam, no início no primeiro grau de contratura capsular e o normal é que a contratura estacione neste grau. O problema só é evidenciado quando a contratura capsular avança  para graus mais graves.                                                                                                                                Considera-se “rejeição”, quando a contratura ocorre em grau 3, com deformidade que modifica a mama e a desloca superiormente, dando a sensação de ela estar apertada e endurecida, bem como no grau 4, que é considerado o mais grave pois a contratura está palpável, visível e a cápsula marcadamente distorcida, fazendo com que a paciente sinta dores constantes.

A ocorrência desta complicação ainda não é profundamente conhecida. Não se sabe o que faz ocorrer logo no primeiro mês ou após 10 anos, apenas em uma mama ou nas duas. Atualmente o que se sabe é que as chances de ocorrer contratura capsular com implantes de são de até 30% – 40% dos casos. Porém já com a colocação de próteses  texturizadas, a ocorrência é mínima.

A retirada da prótese de silicone e colocação de uma nova prótese é o melhor a ser feito, quando há um grande grau de contratura capsular.

Antigamente, contratura capsular era tratada com a manobra manual  e aperto da mama até a ruptura da cápsula, porém devido a dor causada e o perigo de danificar a prótese, esta técnica não é mais usada.

Atualmente os tratamentos realizados mais comuns para reverter a contratura capsular ao grau 1 e 2 são a capsulotomia que consiste em incisões na capsula para relaxa-la e a capsulectomia que tem como objetivo a retirada total da prótese com reposicionamento dos implantes.

 

 

211 Comentários

  1. Karolina  /  2 de abril de 2018, 1:09 Replicar

    Coloquei silicone no dia 11/01/2018 , e agora estão bem vermelhas o que pode ser ?

  2. Jaqueline  /  1 de abril de 2018, 16:25 Replicar

    Olá fui no meu cirurgião e diz exames e constatou contratura capsular, então tenho que fazer a troca da prótese só que ele me disse que talvez eu não possa colocar a outra prótese de imediato vou ter que esperar uns 6 meses isso procede?É depois vou ter que pagar novamente pra colocar as próteses tem caso mesmo que tem que ficar sem?

  3. Erica Lima  /  20 de março de 2018, 11:19 Replicar

    Olá ! Tem 20 dias que fiz minha cirurgia , coloquei 285 ml aureolar e estou sentindo uma dor estranha na mama esquerda , quando vou levantar que doe ! Quando estou sentada não sinto nada ! Vc acha que há possibilidade de ser uma contratura ?

    • Gabrielle Gomes  /  10 de maio de 2018, 20:43 Replicar

      Boa noite!! Fiz a um mês meu implante e a mama direita eu tb quando estou em pé ou sentada não sinto nada,mas quando deito e quando vou levantar sinto dor. Vc já voltou ao médico? Como está agora?

  4. elita machado de aguiar  /  8 de março de 2018, 21:21 Replicar

    Eu coloquei silicone na mama, tem 4 anos, no mes de novembro fiz uma ecografia ai tive a certeza que na mama esquerda apresentou contratura,vou faz a troca da prótese.

  5. Lisi Costa  /  28 de fevereiro de 2018, 13:44 Replicar

    Estou a cerca de um mês sentindo meu seio direito endurecido, fui na minha cirurgiã que pediu uma eco das mamas, inclusive vou fazer amanhã.
    Confesso que estou bem preocupada pois sinto ele como se fosse um tijolo de tão duro e um desconforto enorme.
    Tomara que não seja a contratura pois não tenho como fazer uma nova cirurgia e pagar por hospital e prótese novamente….

  6. Rose  /  18 de janeiro de 2018, 15:00 Replicar

    Alguém conhece alguém q removeu prótese de glúteo?
    E como ficou? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *