Principais dúvidas sobre Abdominoplastia

A seguir você poderá encontrar respostas para suas principais dúvidas quanto ao procedimento de Abdominoplastia…confira!

1) O que é abdominoplastia? Qual a diferença entre a abdominoplastia total e a mini-abdominoplastia?

A abdominoplastia é indicada para flacidez de pele em todo o abdomên (acima e abaixo do umbigo) havendo a necessidade de reinserir o próprio umbigo. Já uma mini-abdominoplastia é indicada quando há excessos de pele e gordura somente na região abaixo a do umbigo, sem precisar mexer ou reinserir o umbigo. Na mini-abdominoplastia as cicatrizes são menores, uma vez que há menos remoção de tecido.

2) Qual o tempo de duração de uma abdominoplastia?

A cirurgia pode durar em média de 2 a 4 horas.

3) Quanto custa uma Abdominoplastia?

O valor deste tipo de cirurgia depende de vários fatores. Os principais são a extensão da cirurgia que deseja realizar, o tempo de internação, os honorários do medico, as taxas de anestesista, e os custos pós-operatórios. Estes valores tambem dependem em grande parte da localização da clínica e da experiência do cirurgião, entre outras coisas. Porém em média tem-se valores que variam entre R$ 6.000,00 a R$ 10.000,00.

4) Qual o tipo de anestesia utilizada?

Anestesia peridural ou Anestesia geral.

5) Qual o tempo de internação após a cirurgia?

O tempo de internação pode variar entre 24 a 48 horas.

6) Será feito um novo umbigo?

Não. O próprio umbigo é reinserido e remodelado, quando necessário. Existirá uma pequena cicatriz em volta do umbigo, que dependerá da evolução de cada paciente no processo de cicatrização. Após alguns meses, poderá ser feito pequenos retoques para reduzir as marca.

7) A cicatriz de uma abdominoplastia é muito grande?

A cicatriz ficará estrategicamente localizada na linha do biquíni, logo acima dos pêlos pubianos. A extensão lateral também dependerá do volume do abdomên a ser corrigido. Portanto o tamanho da cicatriz dependerá de pessoa para pessoa.

8) Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

A realização da cirurgia quando o paciente está acima do peso pode comprometer o resultado e há mais risco de complicações após a cirurgia, portanto a abdominoplastia deve ser realizada com o paciente no peso ideal.

9) A sensibilidade do abdomên fica alterada após a realização da abdominoplastia?

Após a realização da cirurgia, pode ocorrer uma diminuição da sensibilidade, principalmente na parte inferior do abdômen abaixo do umbigo, que retornará aos poucos ao longo dos meses.

10) É possível associar uma outra cirurgia à abdominoplastia?

Sim. É comum a associação de redução de mamas, colocação de próteses de mama, lipoaspiração, enxerto de glúteos. Esta possibilidade deverá ser avaliada pelo cirurgião tendo em vista a duração das cirurgias, visando à segurança do paciente.

11)O dreno também é utilizado em uma cirurgia de abdominoplastia?

Geralmente sim. Ele tem o objetivo de não deixar acumular secreções (seroma) abaixo da pele. Será retirado à medida que a drenagem for diminuindo,geralmente entre 3 a 5 dias após a cirurgia.

12) O pós-operatório é muito doloroso?

A dor dependerá muito da sensibilidade de cada paciente. Em sua evolução normal, a cirurgia não deve doer (são prescritos analgésicos). Obviamente as recomendações médicas devem ser obedecidas corretamente para que não surjam dores decorrentes de atividades realizadas antes do previsto.

13) Existe algum tipo de perigo ao realizar a cirurgia de abdominoplastia?

As condições de saúde do paciente e o local onde será feita a cirurgia (clínica ou hospital) podem gerar algum risco ao paciente. Porém, quando o paciente encontra-se saudável com exames laboratoriais em bons resultados e em um hospital adequadamente equipado o risco ou perigo cirúrgico torna-se mínimo.

14) Poderá haver complicações após a cirurgia?

Embora não seja comum, a abdominoplastia como qualquer outro ato operatório, pode apresentar complicações como seroma, hematoma, deiscência de sutura, infecção e necroses de pele. O surgimento de algum dos problemas acima mencionados faz parte do chamado “risco calculado”, que se aplica a todo tipo de cirurgia. Sua ocorrência, felizmente, não é freqüente e não costuma comprometer os resultados definitivamente.

15) Poderei ter filhos futuramente?

O ideal é que se faça a cirurgia de abdominoplastia quando não se desejar ter mais filhos, para que sejam evitados os riscos de complicações de uma gravidez após a cirurgia, pois como é retirada muita pele do abdomên e refeita a cinta muscular, a elasticidade da pele ficará prejudicada. Uma nova gravidez pode também levar à frouxidão muscular e flacidez de pele novamente, comprometendo o resultado obtido.

16) Depois de quanto tempo voltarei às minhas atividades normais?

Esforços físicos devem ser evitados nas 2 primeiras semanas. Esforços leves já podem ser realizados ao final do primeiro mês e os de maior intensidade após o 2º mês.

17) Posso voltar a fumar após a cirurgia?

É indicado não fazer uso de cigarro por 1 mês após a cirurgia, pois as substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição, que diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização como proteínas, vitaminas e oxigênio.

18) Quanto tempo dura o inchaço?

A maioria do inchaço dura de 2 a 4 semanas, mas pode levar de 3 a 6 meses para desaparecer completamente.

19) É necessário realizar drenagem linfática após a cirurgia?

Com a realização da drenagem linfática, obtém-se uma melhora do inchaço, o que auxilia no processo de cicatrização, além de evitar a formação de seroma.

20) Com quantos dias é retirado os pontos?

Geralmente após 2 semanas da realização da cirurgia.

21) É necessário utilizar cinta modeladora após a cirurgia de abdominoplastia?

Sim. Geralmente a cinta é colocada logo ao final da cirurgia ou de 2 a 3 dias depois, variando conforme cada indicação médica. A cinta deve ser utilizada continuamente (24 horas por dia) por no mínimo 4 semanas e no máximo 3 meses. Ela não deve ficar exageradamente apertada e deve ser removida apenas antes dos banhos. Conforme redução do inchaço ajustes serão necessários para que não perca a compressão.

22) Quanto tempo terei de ficar em repouso?

A maioria dos cirurgiões recomenda uma repouso de 7 a 14 dias após a cirurgia em posição semi-sentada ou deitada, utilizando a cabeceira elevada e travesseiros abaixo dos joelhos, para que não seja esticado completamente o abdômen e não prejudique a cicatriz. É recomendado sentar em cadeira por pelo menos 1 hora, 2 vezes ao dia, a partir do 2º dia após a cirurgia.

23) Quanto tempo demorará para o resultado definitivo da abdominoplastia aparecer?

Nos primeiros meses o abdomên apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regride espontaneamente. Nunca se deve considerar como resultado definitivo de uma abdominoplastia antes de 6 meses de pós-operatório.

24) Quais os principais cuidados do pós-operatório?

– Repousar durante 30 dias.
– Não levantar peso.
– Usar curativo sob a cinta elástica para evitar marcas na pele.
– Os pontos serão retirados entre o 8º e o 17º dia.
– Proibidos banhos de sol por 90 dias.
– Alimentação leve.
– Usar a cinta modeladora 24 horas por dia.
– Evitar banhos de mar e piscina por 30 dias.
– Exercícios abdominais e outros esportes deverão ser realizados após o 2º  mês.

 

 

132 Comentários

  1. Fabíola Portela  /  19 de abril de 2017, 15:44 Replicar

    Fiz abdominoplastia e estranho não falarem para os pacientes não tomarem remédio para evitar trombose. Isso é vital. O resultado depende consideravelmente do resguardo dá pessoa !

  2. Sandra  /  4 de março de 2017, 0:59 Replicar

    Sim eu fiz tudo estou a cinquenta dias faso tudo normal dirigo des do 21 dias

  3. Erica  /  24 de janeiro de 2017, 13:28 Replicar

    Olá ! quero fazer abdominoplastia, diminuir o seio e enxerto na coxa, se puder tb ajustar o bumbum, isso pode td junto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *