Você sabia que as fibras ajudam a Emagrecer?

Consumo de Fibras x Emagrecimento

 A chave para o emagrecimento muitas vezes recomendado pelo cirurgião antes da cirurgia, esta mais próxima do que se imagina. Sejam presentes numa fruta ou escondidas numa barrinha de cereais, as fibras estão sempre prontas para reduzir a fome, combater gorduras, aumentar o sistema imunológico e desintoxicar o organismo.

fibras

 Mas afinal, o que são as fibras?

As fibras são substâncias encontradas nos alimentos de origem vegetal que atuam no funcionamento do aparelho digestivo e na desintoxicação do corpo. Além desses benefícios as fibras ainda podem ser grandes aliadas para quem esta querendo reduzir o excesso de peso e entrar em forma.Por serem bastante resistentes a digestão, permanecendo no estômago por mais tempo, elas prolongam a sensação de saciedade, espantando para bem longe o fantasma da fome. Também já está comprovado por diversos estudos científicos que as fibras ajudam na eliminação do excesso de gordura pelo organismo, evitando que as células adiposas sejam estocadas no corpo sob forma de gordura localizada. Para complementar, as fibras ainda controlam as taxas de açúcar no sangue, evitando o desejo incontrolável de consumir, pães, massas e outros carboidratos.

 Onde encontrá-las?

Existem 2 tipos de fibras: as  solúveis e as insolúveis. As solúveis são aquelas que incorporam água em seu interior, aumentando de volume e retardando o esvaziamento gástrico. Elas podem ser encontradas na polpa e no bagaço das frutas e são as maiores aliadas do emagrecimento, pois deixam a digestão mais lenta e proporcionam a sensação de saciedade.

Já as fibras insolúveis também incorporam água, mas em menor grau quando comparadas às fibras solúveis. Presentes nos farelos de cereais, nos grãos integrais, nas frutas oleaginosas (nozes, amêndoa e castanha-do-pará) e nas leguminosas (lentilha e feijão), as fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, ajudando a desintoxicar o organismo.

A água, aliás, é uma das grandes aliadas das fibras, uma vez que ativa o poder emagrecedor das mesmas.  Isso porque tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis necessitam de líquidos para atuar no processo de digestão. Sendo assim, é necessário consumir diariamente pelo menos 2 litros de água, sucos naturais e chás sem açúcar.

Cuidados

Como em qualquer tipo de dieta, há alguns cuidados que devem ser tomados para manter a saúde do corpo. Ao optar por uma dieta rica em fibras é importante ficar atento à quantidade ingerida dessa substância no dia-a-dia. De acordo com a Associação Dietética Americana (ADA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) a recomendação diária para ingestão de fibras por adultos é de 20 g a 35 g, pois a ingestão excessiva desse nutriente pode provocar alguns efeitos adversos como: redução na absorção de minerais pelo organismo, diarréia, cólicas e a dilatação do estômago. Sendo assim, é importante manter uma alimentação balanceada, diversificada e adequada não somente em quantidade como também qualidade, enfim, uma refeição colorida é a melhor forma de manter a saúde em dia.

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