Seios com Silicone se tornam flácidos após a Gestação e Amamentação?

Hoje um dos maiores medos e dúvida de quem passa por uma Mamoplastia de Aumento é saber se o resultado da cirurgia poderá ser afetado por uma futura gravidez e amamentação. Segundo cirurgiões, a aparência dos seios após a amamentação varia de acordo com a pré-disposição genética e o tamanho natural da mama, independentemente da presença de próteses. Em alguns casos,após amamentar os seios podem ficar com forma satisfatória, porém em outros pode ser necessário uma nova cirurgia como aumento do tamanho das próteses ou mesmo uma Mastopexia.

Sabemos que os seios são órgãos diretamente influenciados pela gravidez e lactação. As variações hormonais e estruturais que ocorrem durante este período os modificam preparando para a maternidade, uma vez que há um aumento do volume devido a produção do leite e inchaço. Estas alterações ocorrem também em seios com implantes de silicone, porém durante a gestação e amamentação as próteses geralmente não sofrem nenhuma alteração, pois em todas as técnicas e planos de implantação, a prótese situa-se abaixo da glândula mamária não interferindo assim no crescimento mamário durante a gravidez e a amamentação. É importante ressaltar que o silicone não interfere na quantidade e qualidade do leite materno, pois o volume de leite produzido depende da freqüência da sucção realizada pela criança, assim como das mudanças hormonais ocorridas durante a gestação.

Quando a amamentação chega ao fim, geralmente há diminuição do volume e conseqüentemente pode ocorrer a queda e sobra de pele, devido a grande distensão causada, porém este fato varia muito de mulher para mulher e muitas vezes pode ser minimizados como por exemplo, se houver controle da alimentação e no ganho de peso, fator este que mais altera o formato e posição das mamas após uma gestação.

Então, o que fazer para manter uma boa aparência dos seios após a amamentação?

Para manter a boa aparência dos seios após a amamentação, é preciso evitar o ganho excessivo de peso, pois se engordar o recomendado, entre nove e onze quilos, as chances deles caírem ser tornam muito menores uma vez que o excesso de peso provoca um estiramento da pele podendo alterar o resultado da cirurgia plástica, no caso a Mamoplastia de aumento. Assim, mulheres que fizeram implante de silicone e engordaram muito durante a gestação devem estar conscientes de que pode ser necessário realizar um ajuste, após o período de aleitamento. Assim, após o término do aleitamento e liberação médica, é possível fazer a troca das próteses por outra, com um volume maior, ou fazer uma Mastopexia para corrigir a ptose através da retirada do excesso de pele. Além da manutenção do peso, a utilização de cremes para prevenção de estrias, exercícios físicos acompanhado por profissionais qualificados e o uso de sutiã com sustentação adequada para amamentação também poderão ajudar a preservar o formato dos seios.

E o que fazer para que um seio não se torne maior que o outro?

Para que um seio não se torne maior que o outro e fiquem com tamanhos desproporcionais o ideal é administrar bem as mamadas, não deixando que a criança mame mais tempo num do que no outro, pois quanto mais ele mamar em um seio só, mais leite será produzido e maior ele ficará em contrapartida o outro, sem estimulação, irá diminuindo de tamanho aos poucos. Geralmente essa alteração pode permanecer após o desmame, causando uma assimetria entre os seios.

E voçê que também tem próteses de silicone nos seios, já amamentou?conte para nós sua experiência deixando um comentário!

72 Comentários

  1. Thaís  /  10 de fevereiro de 2017, 14:47 Replicar

    Coloquei minha prótese há 5 anos atras, engravidei e meu filho tem 1 mês meus seios estão flácidos acredito que terei que fazer outra cirurgia para aumentar o tamanho da prótese para que preencha o espaço vazio e a pele fique rígida novamente .

  2. Karina  /  2 de janeiro de 2017, 7:09 Replicar

    Tenho 23 anos e quero muito fazer mamoplastia, mas estou com medo pq quero engravidar do meu 1 filho, o que me orientam .

  3. adriana  /  5 de setembro de 2016, 17:56 Replicar

    coloquei prótese a 5 anos tive gémeos e amamentei ate os 5 meses hoje eles estão com 11 meses ,meus seios ficaram um mais rígido e o outros mais mole o mais mole ficou menor ,estou pensando em fazer nova cirurgia.

  4. Ana  /  21 de agosto de 2016, 16:44 Replicar

    Fiz uma mastopexia com prótese pois uma gravidez deixou meus seios caídos e flácidos. Agora estou novamente grávida e muito preocupada com essa questão. Pois não quero passar por outra cirurgia. Mas o maior medo é que fiquem flácidos novamente.

    • Roberta  /  11 de julho de 2017, 22:30 Replicar

      Ana, como ficaram? Quero fazer a cirurgia logo, mas não estou decidida quanto ao segundo filho ainda.

  5. karina godoi  /  14 de março de 2016, 14:46 Replicar

    eu tenho um ano e meio que coloquei as próteses ontem descobri que estou gravida !!! estou muito feliz porem com medo e cheia de duvidas

    • Mtm  /  16 de maio de 2016, 0:29 Replicar

      Tenho silicone e amamentei minha filha (com o silicone) até os 3 anos. Vou trocar a protese amanhã por uma maior. Não ficou caído, ficou igual antes. Porém sempre quis ter mais e não tinha espaço, agora após amamentar tem espaço.

    • Jessica  /  16 de maio de 2017, 16:51 Replicar

      Olá poderia me contar como foi sua recuperação após após amamentação ? Ainda não sou mãe e gostaria muito de colocar .mas tenho medo depois de como ficara acredito que muda como se não tivesse prótese .mas gostaria de saber sua experiência
      Se ouve muita diferença nelas..obrigada

  6. Fernanda  /  12 de março de 2016, 10:10 Replicar

    Coloquei prótese de silicone nos seios, quatro meses depois descobri que estava grávida, entrei em desespero pois era muito resente a cirurgia. Mas ocorreu tudo bem na gestação, amamentei durante três meses meu bebê, assim que tirei ele do peito um mês já notei que meus seios estavam normais, sempre cuidei pra não ter estrias, usava bastante óleo de amêndoas. Hoje faz um ano e cinco meses que coloquei silicone.

  7. Nubia Cristina Cardoso de Oliveira  /  24 de fevereiro de 2016, 15:20 Replicar

    Quero colocar silicone nas mamas alguém mim indica algum seguro e bom por favor!!

  8. sandra  /  15 de fevereiro de 2016, 17:06 Replicar

    Olá eu amamentei engordei 8 kg e mesmo assim meus seios caíram vou ter q fazer uma mamoplastia!

  9. lucinaria  /  2 de fevereiro de 2016, 11:04 Replicar

    coloquei silicone tem um ano meu sonho de consumo ficaram perfeito so que agora quero um filho alias meu marido mas to com muito medo de ficarem feios e cairem o que faço??

    • val  /  26 de junho de 2017, 10:28 Replicar

      nao engravide..rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *