A Escolha de um Bom Cirurgião

Como saber se o local escolhido e o médico são confiáveis? Segundo o presidente da SBCP, para saber se o cirurgião escolhido é confiável, primeiramente deve-se consultar se o CRM correspondente a região esta ativo e checar se é mesmo cirurgião plástico, ou seja, se possui residência(especialização) em cirurgia plástica, através do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).

 

Outra opção citada por advogados, é verificar a existência de processos judiciais contra o profissional no Tribunal de Justiça local, por exemplo em SP é possível realizar a consulta pelo site: http://www.tjsp.jus.br . É indispensável também, sempre ter em mãos todos os dados do cirurgião plástico para facilitar uma possível responsabilização civil nas vias judiciais, tais como o nome completo do médico, o número do CRM e seu endereço profissional”, para caso haja grande insatisfação com o resultado da cirurgia ou erro médico, o mesmo poderá ser enquadrado no crime de lesões corporais culposas com pena de detenção de dois meses a um ano. Além disso, ele pode ser responsabilizado nas esferas cívil, penal e administrativa (perante o Conselho Regional de Medicina). Portanto se informar anteriormente é apenas uma parte do processo. É necessário ainda, buscar referências do médico através de outros profissionais da área e pacientes que já tenham se submetido a cirurgia com ele, afim de sanar todas as dúvidas possíveis, pois essas atitudes ajudarão ainda mais no critério de seleção. No caso da escolha do local, anteriormente à cirurgia é fundamental visitar o estabelecimento e confirmar se ele está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma vez que existem critérios de condições mínimas necessárias, como padrões estruturais e de higiene, assim como presença de anestesista, UTI etc.

 ENTÃO NÃO ESQUEÇA,  ANTES DE MARCAR SUA CIRURGIA PROCURE:

  • Informar-se se o médico tem algum processo ético-profissional no Conselho Regional de Medicina do seu Estado.
  •  Procurar saber se o médico escolhido possui título de especialista em cirurgia plástica. Visite o site da SBCP www.cirurgiaplastica.org.br e faça sua busca por Estado.
  • Nunca acreditar em resultados espetaculares ou “milagrosos”. O cirurgião deve analisar cada caso em particular. Ou seja, conversar, examinar detalhadamente e fotografar para mostrar ao paciente as imperfeições e como corrigi-las.
  • Conversar com o cirurgião e esclarecer todas suas dúvidas antes do procedimento.
  •  Ter atenção com o profissional que não solicita exames pré-operatórios, os quais são muito importantes.
  •  Exijir sempre uma consulta prévia com o anestesista. A visita serve para conhecer melhor o profissional que vai anestesiá-lo e permitir que ele saiba de todos os detalhes de sua história clínica e também analise os resultados dos seus exames pré-operatórios solicitados. Além de explicar todo o procedimento anestésico, esse profissional deve esclarecer todas e quaisquer dúvidas que você venha a ter.
  •  Desconfiar sempre de cirurgias com preços muito inferiores a média de cada estado, pois o “barato pode sair caro”.

276 Comentários

  1. Edinéa souza Lonardo  /  9 de fevereiro de 2016, 7:23 Replicar

    Olá descupem por eu ter citado ha cidade que vou operar saô paulo capital

  2. Edinéa souza Lonardo  /  9 de fevereiro de 2016, 7:19 Replicar

    Olá estou precisando urgente de hum bom cirurgiaõ especialista em rinoplastia secudaria vcs conhece algum? Obrigada

  3. Raphaela  /  8 de novembro de 2015, 1:38 Replicar

    Olá meninas, gostaria que alguem pudesse me indicar cirurgiões no RJ e valores.

  4. NAYARA  /  30 de setembro de 2015, 23:48 Replicar

    OLÁ !

    QUERIA UMA INDICAÇÃO DE UM CIRURGIÃO QUE FAÇA MASTOPEXIA E LIPO MUITO BEM NO RJ. PODERIA ME ENVIAR ? OBRIGADA !

  5. Gal  /  23 de setembro de 2015, 17:27 Replicar

    OI Pessoal, gostaria de um super cirurgiao em Fortaleza, já o Dr. Jorge Cambraia, porém gostaria de ouvir mais sobre ele se tiverem postado fotos indique como posso ver e porfavor entre nos detalhes, como quais procedimentos, como foi o pós, atencao dele com o paciente etc, etc…. Por favor respondam-me. Abraços

  6. Gal  /  19 de setembro de 2015, 19:59 Replicar

    Olá pessoal
    alguem tem experiencia com Dr. Fabricio yui Campinas-SP e Dr. Jorge Cambraia Fortaleza? Gostaria de retorno e de preferencia alguem que já se operou com um deles eu preciso pra AB+lipo+enxertia com gordura. Meu email é: mdghein@hotmail.com. Obrigado

  7. Gal  /  19 de setembro de 2015, 19:26 Replicar

    Olá leitoras deste site maravilhoso,
    gostaria de pedir a ajuda de voces que já tiveram uma experiencia bem sucedida com abdominoplastia+lipo+reducao de mama+enxertia de gordura.
    Eu nao moro no Brasil e nao sabia que existia sites com tantas informacoes a respeito de cirurgia plastica, em 2013 fui de ferias por 3 meses e perguntei a um e outro a respeito de cirurgioes e infelizmente fui mal orientada e sem experiencia na area acreditei só no que me contaram e nao vi o resultado pra eu própria avaliar, resultado, fiz a cirurgia e estou torta, cheia de cicatrizes desnecessárias e gorda no lugar errado.
    No internet já vi 2 com boas opinioes um em Fortaleza e outro Campinas-SP gostaria que me informem nomes e cidades dos seus cirurgioes que sao nota 1000 meu email é: mdghein@hotmail.com. Agradeco antecipadamente.

  8. Pri  /  16 de agosto de 2015, 20:05 Replicar

    meninas alguem tem um bom cirurgião para me indicar em Porto Alegre? para fazer abdominoplastia e colocar silicone
    vcs ja ouviram falar do dr Charles Farias e do Dr Jose Julio Guimaraes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *