Cirurgia Plástica dos Seios após Gravidez

Dificilmente encontramos uma mulher que se não se queixe do corpo e principalmente dos seios após o nascimento de um bebê, uma vez que as mamas sofrem um pequeno grau de ptose (queda) após esses períodos, devido à distensão que a pele sofre para a produção de leite e amamentação.

Por meio de uma  cirurgia plástica é possível proporcionar à muitas dessas mulheres a melhora da auto-estima através da correção do formato dos seios para assim como eram antes de engravidar.  Atualmente, apesar de ainda não existir um consenso quanto ao melhor momento para a realização de uma cirurgia plástica, muitos especialistas recomendam que deve-se aguardar a interrupção total da produção de leite com a involução das mamas e o retorno ao peso normal. Entretanto, para que todo este processo ocorra, geralmente é necessário um tempo em torno de 6 meses após o fim do aleitamento, podendo este variar de pessoa para pessoa ou conforme recomendação médica. A seguir, veja quais são as técnicas cirúrgicas existentes que podem resolver o problema da flacidez dos seios após uma gestação e amamentação:

Hoje para corrigir a queda e a distensão da pele mamária é possível recorrer à cirurgia plástica de Mamoplastia de Aumento, Mamoplastia de Redução ou uma Mastopexia. Saiba mais sobre como é realizada cada técnica:

Mamoplastia de Aumento(Prótese da Mama)

É indicada para as pacientes com seios pequenos ou que após o desmame tiveram uma grande redução do volume mamário, sem que houvesse queda e distensão de pele. Atualmente existem vários tipos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma indicação específica. Na consulta, o médico irá analisar o tipo de pele, o tamanho das próteses para que esta esteja de acordo com o tipo físico e a mama da paciente, assim como o plano a ser colocado: subglandular ou submuscular, visando sempre um resultado harmônico e proporcional ao corpo. Durante uma nova gravidez ou novo período de amamentação a prótese de silicone em si não sofre alterações. Tanto a prótese colocada submuscularmente, quanto a submamária são posicionadas abaixo da glândula mamária e não interferem no crescimento mamário durante a gravidez e a amamentação. Após a cirurgia é necessário evitar esforços nos 30 primeiros dias sendo necessário ajuda para cuidar do bebê, uma vez que os movimentos dos braços ficam bastante limitados.

Mamoplastia de Redução 

A Mamoplastia de Redução tem como objetivo reverter a ptose mamária geralmente causada após amamentação, suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existentes. Geralmente é indicada para a redução de seios muito volumosos, caídos ou para correção de assimetrias.

Após a cirurgia, é orientado para que a paciente não realize esforços por aproximadamente 30 dias, o movimento dos braços também se tornam limitados sendo recomendado não levantá-los nas primeiras duas semana, o que torna necessário auxílio para cuidados com o bebê. Exercícios físicos também levam em torno de 2 meses para serem liberados. O uso diário do sutiã cirurgico é exigido por um mês.

Caso ocorra nova gravidez após a cirurgia, assim como na Mamoplastia de Aumento, a amamentação também não será prejudicada. O que pode acontecer é o retorno de certa flacidez, devido a um novo aumento de volume e posterior redução após o desmame.

Mastopexia(elevação das Mamas)

Mastopexia é a cirurgia indicada apenas para levantar os seios, sem aumentar ou diminuir o tamanho. Neste procedimento, é removido o excesso de pele e a glândula mamária é modelada. O tempo de operação pode durar em média de duas a quatro horas, sendo a anestesia local com sedação, peridural ou geral. O processo de recuperação é parecido com  quem faz a cirurgia de Redução Mamária com limitação de movimentos, repouso por conta das cicatrizes e atividades físicas liberadas somente a partir de 60 dias de cirurgia. Neste procedimento também é necessário ajuda para cuidar do bebê.

8 Comentários

  1. sansandra.vanti....................................  /  8 de novembro de 2014, 22:19 Replicar

    Amamentei dois filhos e fiquei com os seios caidos gostaria de saber de um cirurgião de confiança em Porto Alegre ou Pelotas de confiança para levantamento,Obrigada.

    • Alessandra  /  6 de fevereiro de 2015, 20:21 Replicar

      Luis Carlos Rangel. Procura ele que não vai se arrepender, é maravilhoso, faz com muita perfeição.

  2. marcy  /  7 de fevereiro de 2014, 18:15 Replicar

    dalva estou com o mesmo problema que vc…os seios estao moles e caidos e tenho uma protese de 450 e fiz mastopexia tbm…sera que vai melhorar ainda?estou na duvida..tbm tenho 3 meses de cirurgia…se alguem puder falar alguma coisa sobre o assunto.

  3. dalva  /  15 de julho de 2013, 11:44 Replicar

    oi Nany fiz a mastopexia com proteses , vou fazer 3 meses operada só q ainda sinto o
    seios flacidos e sinto as proteses., devo refazer a mastopexia de novo?
    Gente me ajuda , to frustrada com o resultado.
    Tenho 2 filhos e resolvi fazer a cirurgia após a 2 gestaça.
    coloquei 400 ml , será q ele tirou pouca pele?
    Devo fazer oq nessa situaçao!!

  4. dalva  /  15 de julho de 2013, 11:26 Replicar

    oi Nany fiz a mastopexia com proteses , vou fazer 3 meses operada só q ainda sinto o
    seios flacidos e sinto as proteses., devo refazer a mastopexia de novo?
    Gente me ajuda , to frustrada com o resultado.

  5. Paula di Antoni Bloedow  /  24 de maio de 2013, 16:28 Replicar

    Olá Nany, muito boa a matéria, espero que outras mulheres comentem algo sobre o assunto também, pois tenho silicone, os meus seios estão bem bonitos, e pretendo engravidar novamente, estou com muito medo que fiquem caídos, também posso arrumar depois, mas eu não gostaria de passar por tudo novamente, sem contar o gasto. Me ajudem meninas!!! Beijos.

    • Lipo&Silicone  /  24 de maio de 2013, 18:33 Replicar

      Eu também tenho este medo Paula, porém ainda não sou mãe. Espero que as meninas participem e nos contem como foi após a amamentação. Bjuuu

      • Daiana  /  9 de abril de 2015, 16:44 Replicar

        Oi meninas, sempre tive vontade de colocar silicone mas após duas gestações meus seios ficaram muito menores e agora não tem jeito vou ter que arrumar, o 1º médico que consultei indicou mastopexia com implante para correção da flacidez e aumento do volume, já que não tenho nada de peito, porém não me anima nem um pouco a cicatriz da mastopexia. Alguém conhece um bom médico em Curitiba para indicar? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *