Mamilo Invertido

Mamilo invertido é um problema estético e funcional que se caracteriza pelo bico da mama apresentar-se na maioria das vezes permanentemente retraído para dentro, uma vez que seu plano ou posicionamento fica abaixo da linha da pele, podendo ser uni ou bilateral. A inversão dos mamilos pode beneficiar a entrada de germes e bactérias nas mamas, propiciando o surgimento de frequentes infecções.  Normalmente não interfere na sensibilidade do bico, mas em determinados casos, há a perda provisória ou mais raramente definitiva de sua sensibilidade.

Segundo especialistas, a inversão ocorre com mais frequência nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Em geral a queixa é estética, pelo fato do bico do seio ficar para dentro. Algumas mulheres ficam incomodadas e constrangidas com a inversão do mamilo por se sentirem anatomicamente diferentes das demais mulheres, interferindo até mesmo na sexualidade. Além do problema estético o temor de não poder amamentar também é de grande preocupação uma vez que pode dificultar o bebê de sugar ou mamar o precioso leite materno.

O mamilo invertido possuiu três classificações:

Grau I: Quando o mamilo fica visível facilmente com a manipulação ou mais raramente sem o toque e que se mantêm normal após a exteriorização.

Grau II: Quando o mamilo só aparece quando há manipulação e logo se retrai novamente.

Grau III: Quando o mamilo fica permanentemente invertido,ou seja, jamais aparece. A maioria dos casos é classificado como grau I ou II, nos quais a amamentação é prejudicada, mas ainda é possível fazê-la. Já o último grau é mais raro e inviabiliza a amamentação ou causara muita dor e lesões pela sucção.

Tratamento:

Diversas técnicas são utilizadas no tratamento dos mamilos invertidos, que podem ser normalizados com massagens, o uso de conchas plásticas que aumentam a projeção dos mamilos e também com cirurgia plástica. Mas, para corrigir efetivamente o problema, existe o procedimento cirúrgico de eversão dos mamilos, onde é feita uma incisão no mamilo e aréola, para que o cirurgião possa retirar as aderências teciduais que mantêm o mamilo invertido e assim, liberá-lo para uma posição projetada normal. Os ductos galactóforos são preservados na maior parte possível, de acordo com a complexidade de cada caso. Esse procedimento pode ser realizado isoladamente ou pode ser associado à colocação de prótese mamária através da mesma incisão, ou mesmo com outros procedimentos de cirurgia plástica em outras regiões do corpo.

A cirurgia de correção do mamilo invertido é um procedimento cirúrgico e deve ser realizado em centro cirúrgico. Poderá ser realizada a partir dos 15 anos de idade ou após o término do crescimento mamário.

 

Confira mais informações quanto ao procedimento de Eversão dos Mamilos:

Técnicas/Cicatriz: o procedimento cirúrgico utiliza uma incisão no mamilo e aréola, para que o cirurgião possa retirar as aderências teciduais que mantêm o mamilo invertido e assim, liberá-lo para uma posição projetada normal.Tipo de anestesia: local, com ou sem sedação; geral se estiver associado com outra cirurgia de maior porte.
Internação hospitalar: a cirurgia é ambulatorial quando isolada e o paciente poderá ter alta logo a seguir. A necessidade de ficar internado por 24 horas somente para casos de associação com outras cirurgias.
Duração da cirurgia: 20 a 40 minutos, dependendo se o caso for uni ou bilateral.
Recuperação: uma semana para retirada de pontos.
Sensibilidade: pode sofrer alguma alteração no primeiro mês, mas voltará ao normal gradualmente: a sensibilidade dolorosa no pós-operatório é compatível com a maior ou menor sensibilidade à dor da paciente e uso adequado de medicamentos.
Amamentação: mantida a capacidade de lactação (é importante dizer que a própria alteração anatômica do mamilo invertido muitas vezes causa dificuldade para o fluxo do leite através do mamilo, com ou sem cirurgia).
Limitação: exposição solar, dirigir automóvel e exercícios físicos no primeiro mês.

Fotos de Resultados após a Correção dos Mamilos Invertidos:

Fonte: www.bgcirurgiaplastica.com.br

47 Comentários

  1. Mariana de Paula Rodrigues  /  24 de janeiro de 2017, 17:13 Replicar

    Gostaria de saber quanto custa uma cirurgia de mamilo invertido bilateral

  2. Karina Silva  /  5 de dezembro de 2016, 17:50 Replicar

    Olá, gostaria de saber quanto custa em média, a cirurgia para correção do mamilo invertido, pois tenho esse problema e desejo ter filhos futuramente e sei que isso pode me prejudicar na amamentação.
    Desde já obrigada!!

  3. Lorrana  /  25 de novembro de 2016, 0:50 Replicar

    Olá,
    Sofro com mamilo invertido também,
    gostaria de saber onde é a clínica, e o valor ?

  4. Rosy  /  6 de julho de 2016, 7:36 Replicar

    Olá..tenho o mamilo esquerdo invertido que me incomodar muito, gostaria de saber se após a cirurgia corro o risco dele entrar novamente..desde já obrigado

  5. marta  /  15 de julho de 2015, 10:45 Replicar

    Tbm tenho. Este problema,tenho. 40 anos,tenho a mama durinha ainda,nao tem idade p fazer a cirugia,vou fazer.E mastologista q faz,ela combrou,2.000,00.

  6. ISA  /  8 de novembro de 2014, 23:15 Replicar

    Meninas, vou aproveitar para compartilhar meu depoimento. Tenho os mamilos invertidos e assim como vocês sempre senti muito vergonha por ser diferente da maioria das mulheres. Acho que a pior fase foi durante minha adolescência, hoje com 30 anos estou mais conformada e tento não pensar tanto neste “problema”, que afinal é apenas estético e existem coisas piores na vida. Se eu disser que sou feliz com eles, estarei mentindo, assim como vocês, fico com vergonha das minhas amigas e, inclusive, do meu namorado, porém, não deixo de viver, de namorar, de sonhar por causa de um mamilo invertido. Não pretendo fazer a cirurgia, pois não tenho filhos e quero amamentar futuramente sem complicações. Aliás, nem sei se vou um dia fazer essa cirurgia, pensem comigo, será que é tão importante assim mudar um mamilo? Só porque ele é diferente? O que é mais importante na vida? Os riscos de uma cirurgia são tão grandes e vejo aqui tantas meninas com os mesmos sentimentos que o meu, que me sinto na obrigação de dizer: Relaxem!! não deixem isso afetar a vida de vocês, é uma bobagem, você não está sozinha, você não está doente!! Eu sempre fui muito corajosa, sempre venci meus medos, mesmo quando eu era adolescente(que é uma fase em que os problemas sempre parecem maiores) eu nunca deixei de namorar, meus namorados nunca reclamaram, uns achavam diferente, mas não atrapalhava em nada minhas relações. Tenha coragem de assumir seus mamilos do jeito que eles são, tem homem que acha um charme, sabia? Se você pode e quiser fazer uma cirurgia para se sentir melhor, tem todo o direito, mas se você não tem dinheiro e não tem certeza, não faça, seja feliz, aceite seu corpo, confie em você. Seus mamilos invertidos são lindos!!

  7. Gizeli  /  22 de outubro de 2014, 19:37 Replicar

    Oi, tenho 16 anos, vou fazer 17 ano q vem, gostaria de saber, se eu posso fazer a cirurgia, qual o valor, e tbm quem eu devo procurar.
    Desde já agradeço.

  8. Maria Amélia  /  7 de setembro de 2014, 15:58 Replicar

    Qual medico devo procurar para fazer o tratamento? Um Mastologista ou um Ginecologista?

  9. gabriela  /  25 de agosto de 2014, 23:48 Replicar

    Ola tudo bem,tenho 20 anos e tenho o mamilo envertido antes eu tinha vergonha mais agora não tenho mais eu queria saber como fazer para meu bico sair por que queria muito ter o mamilo normal como toda mulher tem.

  10. luna  /  3 de julho de 2014, 22:27 Replicar

    Olá tenho 24 anos, tenho meus dois mamilos invertidos e gostaria de saber quanto custa a cirurgia plástica para reverte los? Ainda posso fazer a cirurgia? Mesmo se eu fizer corro o risco de eles voltarem a serem investidos?

  11. Alessandra  /  18 de julho de 2013, 17:22 Replicar

    Tenho 39 anos e tenho os mamilos invertidos, ainda posso passar por cirurgia para correção desse problema? E quais as técnicas que posso utilizar caso não possa passar por cirurgia? Obrigada!

  12. raquel  /  14 de julho de 2013, 18:10 Replicar

    Ola, tenho mamilos invertidos, bilatral.Queria muito saber algumas tecnicas que podem ajudar a ,no minimo, amenizar um pouco.. sem cirurgia.desde ja agradeço!

  13. Gabrielle  /  12 de julho de 2013, 15:09 Replicar

    Olá, eu tenho 17 anos e tenho meus mamilos invertidos. Tenho muita vergonha deles, namoro a 1 ano e não deixo meu namorado tocar em meus seios.
    Queria que meus mamilos ficassem normais, queria saber quanto custa em media a cirurgia
    ou se existe outro método.

  14. anonimo  /  4 de julho de 2013, 13:58 Replicar

    sou homem… e percebi que na maioria das vezes o problema é com mulheres… ñ deixo de ficar sem camisa nos lugares(piscina,praia etc…)
    mas fico sem jeito, sempre tentando uma forma de escondelos… tenho o mamilo invertido desde criança, também saem pra fora quando estimulado ou quando esta frio, mas logo depois volta pra dentro… queria que eles ficassem o tempo todo pra fora. pra mim que sou homem é mais constrangedor ainda. por favor qual é a forma mais eficaz pra resolver meu problema? aguardo uma resposta. muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *