Ginecomastia: Conheça suas Causas e Tratamentos

A Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens, podendo ser um problema estético ou de saúde. Ela ocorre devido ao aumento de tecido de gordura, desenvolvimento de glândula mamária ou ambos. Na ginecomastia o crescimento das mamas masculinas, pode ser maiores até do que seios femininos, afetando a vida emocional, auto-estima e a sociabilidade masculina, especialmente na fase da adolescência. Isto ocorre geralmente devido a obesidade/ou no desequilíbrio dos hormonais sexuais. Várias outras situações também podem provocar esta condição, como tumores hipofisários, tumores de glândula suprarrenais, distúrbios testiculares congênitos ou adquiridos, insuficiência hepática (cirrose e hepatite), uso continuado de diversos fármacos, drogas como a maconha e heroína, sem causa identificável ou ainda pela pseudo-ginecomastia, a qual acontece quando a mama cresce exclusivamente por causa de gordura, podendo afetar também a saúde física uma vez que é comum nesse tipo de portadores problemas de coluna devido posições viciadas, como a de encurvar os ombros para frente para esconder o aumento das mamas. A formação de câncer de mama, não é comum, mas pode acontecer.

Graus da Ginecomastia:

A ginecomastia se apresenta em três graus, sendo: o primeiro o mais leve, com aumento apenas nas aréolas, o segundo com aumento moderado das mamas e o terceiro , o mais grave, com o aumento da mama até o tórax e sobra de pele.  O problema pode ainda afetar apenas um dos lados do corpo, criando assimetria. A Ginecomastia pode ser levemente dolorida, mas também não é o comum.

Correção da Ginecomastia e Tratamentos:

Existe várias maneiras de tratar ou corrigir a ginecomastia, porém caso deve ser estudado individualmente. Assim como há casos leves, em especial em adolescentes, nos quais não se faz nada, além de esperar o crescimento do paciente e a normalização do tamanho da mama, existe também o procedimento cirúrgico que é habitualmente, o que resolve o problema.

* Lipoaspiração com ou sem Retirada de Pele:

Dentre as cirurgias que podem ser realizadas, estão a lipoaspiração de tecido mamário em casos moderados, já em casos mais graves é realizado a lipoaspiração com retirada de pele onde é retirado a gordura do tecido mamário que não irá fazer falta, e pele. Este procedimento é semelhante a Mamoplastia realizada em mulheres que desejam reduzir o tamanho dos seios.

Em adolescentes que sofreram com o efeito sanfona e a obesidade a ginecomastia é um problema comum, porém a cirurgia só poderá ser realizada após a estabilização do peso ideal por seis meses e investigação clínica da provável causa do aumento do volume mamário e caso seja identificada, um tratamento deve ser proposto e realizado antes da cirurgia, uma vez que problemas hepáticos e renais também podem contribuir para a ginecomastia.

Exames como a de Ultrassonografia e até mesmo Mamografias também podem ser utilizados para detectar se o aumento da mama é por causa de gordura, tecido mamário ou ambas. Quando o paciente não apresenta problemas físicos associados, a cirurgia geralmente ocorre pela parte da manhã, e o paciente tem alta no mesmo dia. O uso de cinta elástica no pós-operatório é necessário, por até três meses após a cirurgia, a drenagem linfática também é recomendada a partir do terceiro dia de pós, para reduzir o inchaço, a formação de hematomas e a possibilidade de nódulos de fibrose embaixo da pele, que a deixariam com formato irregular.

14008

Colete masculino indicado para cirurgias de ginecomastia.

Durante a primeira semana o repouso total é recomendado. Já é permitido dirigir na segunda semana. Exercícios físicos são liberados após um mês, assim como esforços físicos maiores.

3 Comentários

  1. Patricia  /  19 de setembro de 2016, 9:27 Replicar

    Olá pessoal tudo bem?

    Gostaria de compartilhar um link de uma loja que tem cintas masculinas de ótima qualidade para usar no pós operatório de ginecomastia, acessem e confiram. Entrega no Brasil todo.

    http://loja.servimedic.com.br/cintas-e-modeladores/masculinos

  2. jo se paulo  /  10 de agosto de 2014, 15:39 Replicar

    fiz cir pseudo ginecomastia 12 dias uso a malha, usei o dreno 05 dias.. sinto acumulo de liquido na pate baix a das axilas.. fiquei assustado . to fazendo drenagem limfatica diariamente.. isto é correto?

  3. eduardo  /  8 de dezembro de 2013, 18:55 Replicar

    gostaria de tirar algumas duvidas essa cirurgia corre risco , é possivel só a anestesi local ,
    e qual convenio cobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *