Um Resultado Indesejado Pós Lipoaspiração…

         Hoje vim compartilhar com vocês, a história de mais uma leitora que decepcionada com seus resultados da lipo, devido a sequelas indesejáveis, resolveu compartilhar conosco sua angustia e assim procurar conselhos, dicas e esclarecimentos sobre Retoque… Se você já passou por este dilema também, comente e divida conosco sua experiência!

Entendendo como ocorre a formação das sequelas indesejáveis(depressões e fibroses) após procedimento de lipoaspiração:

 A lipoaspiração por se constituir em uma técnica invasiva, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. O organismo entra em ação, enviando para o local agredido, células especializadas para combater a infecção, como leucócitos, linfócitos, macrófagos, entre outros. Vão para o local também as plaquetas, cuja função é vedar os locais que foram invadidos pela cânula. O organismo libera fibrina, que é uma proteína polimerizada insolúvel, que forma uma rede de fibras ao redor das plaquetas que se fixaram nas bordas do ferimento umas as outras. A rede envolve-se nas células sangüíneas e se contrai, expulsando o soro e deixando o coágulo mais ou menos sólido (nódulos). Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular, que tende a formar uma fibrose subcutânea, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo. As depressões, ondulações e assimetrias, em alguns pacientes, ficam visíveis logo na primeira semana, em outros, após duas ou três semanas devido ao edema. À medida que este vai sendo eliminado, as irregularidades da cicatrização começam a aparecer. Poucos são os casos de cicatrização irregular, e para estes podem ser empregadas técnicas corretivas que vão desde a correção cirúrgica até a utilização de recursos estéticos como a drenagem linfática, entre outros.

Angustiada com seu resultado, nossa amiga resolveu expor toda sua trajetória até o momento… Vejam suas fotos do Antes e Depois da Lipoaspiração e o que ela escreveu:

  “Achei o blog procurando dicas sobre retoque de lipoaspiração e amei! Então, eu quero contar minha história porque ninguém entende meu dilema. Acho que só quem já fez lipo sabe como é ruim passar por tudo e não obter o resultado desejado.
Tenho 20 anos e no verão do ano passado eu fiz redução de seios (na época tinha 18 anos). Perguntei para meu médico se podia fazer lipo para aproveitar a anestesia e ele concordou. Mesmo com todo mundo me dizendo que não era necessário, eu queria muito fazer pois o cirurgião disse que eu iria “ficar uma tábua”, e não conversou comigo sobre nenhum risco de ondulações, fibroses, nem nada. O combinado ficou eu fazer os seios + lipo no abdômen, flancos e costas.
Nos primeiros dias depois da cirurgia eu logo ví que ele não tinha “lipado” as minhas costas como o prometido pois não havia curativos lá. Quando retornei na clínica uns três dias depois falei sobre isso com a enfermeira e ela me disse que não tinha pontos ali porque a cânula era comprida e pelos furos dos flancos ela alcançava as costas. Também questionei o tanto de gordura que ele tinha tirado, pois eu não estava notando diferença alguma no meu corpo, porém o médico disse que eu só ia ter o resultado definitivo depois de 6 meses ou mais.
Engoli tudo a seco, fui fazendo minhas drenagens, parei de usar cinta duas semanas depois que operei (porque ele disse que podia), e a barriga não murchava nunca. E pra piorar, comecei a notar as ondulações. Continuei com a drenagem por uns seis meses a as ondas não saíram, aí desisti. Eu penso que não é fibrose e sim gordura, pois não é rígida e é bem diferente das fotos que eu vejo na internet.
Resultado: estou com as mesmas gordurinhas que me incomodavam, porém com uma depressão na barriga, conforme minhas fotos abaixo:

Também não achei certo ele não ter feito lipo nas minhas costas, ter deixado eu tirar a cinta duas semanas depois da cirurgia (tem gente que fica dois meses!) e ter deixado ondulações em meu abdômen.
Será que um ano e meio depois da cirurgia eu tenho direito de reclamar? Não tive coragem de retornar ao cirurgião porque até então não tinha certeza se queria fazer retoque, mas agora quero. Não vou consegui ser feliz com essa barriga e ondulações…Será que ele vai cobrar o retoque, mesmo sendo erro dele?estou muito aflita e não sei mesmo quem mais pode me entender agora”.

Após ler o relato de nossa colega, entre vários conselhos sugeri que ela retornasse ao cirurgião e solicitasse uma avaliação para uma possível correção através de um Retoque… Obtive a seguinte resposta:

“Obrigada por responder! Acho que mesmo um ano e meio depois o cirurgião ainda é responsável pelo resultado da minha lipo, vou falar com ele e espero não ter muitos gastos, pois já gastei demais com drenagens tentando consertar isso. Quando eu fizer a nova lipo retorno para contar como foi…espero que melhore. Me arrependi demais de ter feito essa lipo, pois hoje vejo que não precisava. Poderia fazer um post alertando para as pessoas terem certeza absoluta antes de se submeter a essas cirurgias, pois podem não ter o resultado desejado. “Beijos e obrigada pela atenção”.

Este é mais um exemplo de como devemos estar preparadas e muito bem informadas antes de submeter-se a qualquer procedimento de cirurgia plástica, pois nem sempre todas as dúvidas são esclarecidas e a surpresa de um resultado não desejado pode ser frustrante. Portanto, sejam rigorosas e cuidadosas na escolha do profissional e lembrem-se: o bom resultado, depende de um bom profissional e da segurança que lhes é passada durante todas as consultas!

144 Comentários

  1. ROSANGELA VITAL  /  12 de junho de 2017, 14:07 Replicar

    Fiz uma lipoaspiração na barriga, flancos e costas… E estou muito decepcionada… minha barriga, além de não ter ficado lisinha, como eu imaginava, também ainda continua saliente, e a parte do estômago ficou alta. Como disse a colega acima… Só quem passou por esse procedimento agressivo, sabe como é frustrante não obter resultado desejado. Sempre entrava em contato com o médico, e ele dizia pra eu ter paciência que após os 6 meses… obteria resultados. Mas isso não aconteceu! Já se passaram 7 meses… e nada! Marquei uma avaliação para a semana que vem. Estou muito chateada, pois parece que não fiz a cirurgia… além de ainda sentir dores.
    Estou desanimada só de pensar que com certeza irei ter que retocar… e passar por tudo o que já passei, novamente. Fiz tudo o que o médico orientou… Usei a cinta por 3 meses, fiz 20 drenagens e frequento academia. Hoje quando vou usar um vestido mais justo, coloco cinta, pois se eu não usar, parece que estou grávida! Dizer que estou revoltada é pouco!

  2. ROSANGELA VITAL  /  12 de junho de 2017, 14:02 Replicar

    Fiz uma lipoaspiração na barriga, flancos e costas… E estou muito decepcionada… minha barriga, além de não ter ficado lisinha, como eu imaginava, também ainda continua saliente, e a parte do estômago ficou alta. Como disse a colega acima… Só quem passou por esse procedimento agressivo, sabe como é frustrante não obter resultado desejado. Sempre entrava em contato com o médico, e ele dizia pra eu ter paciência que pós os 6 meses… obteria resultados. Mas isso não aconteceu! Já se passaram 7 meses… e nada! Marquei uma avaliação para a semana que vem. Estou muito chateada, pois parece que não fiz a cirurgia… além de ainda sentir dores.
    Estou desanimada só de pensar que com certeza irei ter que retocar… e passar por tudo o que já passei.

  3. Fabia Heise  /  6 de maio de 2017, 18:56 Replicar

    Olá meninas, à tempo que quero fazer a lipoaspiração parar gordura no culote, barriga e flancos. Mas juro que estou super insegura, pelo fato que a possibilidade da ter fibrose é muito grande. O problema é que já passei por nutricionista, emagreci e se eu continuar vou perdendo peito também. Que dúvida, fazer ou não?

  4. Regina  /  26 de abril de 2017, 18:10 Replicar

    Olá !
    Queria uma orientação …fiz lipo com enxerto no bumbum desde do primeiro dia não senti diferença mas…a secretaria do cirúrgico falou pra esperar 6 meses.
    Hoje estou com 6 meses e não tive nenhuma mudança retornei no cirurgião ele me respondeu q em algumas pessoal pode não funciona e as células morrerem e como eu paguei pelo procedimento é não tive resultado é nem ele me deixou ciente disso gostaria q ele me tomasse alguma atitude pra solucionar .
    Ele respondeu q não podia fazer nada e se eu quiser bunda pra pagar mais 1500 q ele tiraria das minhas Costa pra fazer.
    Então queria saber se eu tenho que pagar de novo pra ter o resultado q eu estava esperando da pro.Rita vez já que foi um procedimento a não foi satisfatório pra mim.
    Minha barriga está ótima chapadinha porem meu bumbum não mudou nada.

  5. Patricia  /  7 de março de 2017, 16:31 Replicar

    Nossa, também estou com esse problema fiz lipo e abdominoplastia não gostei da primeira vez porque ficou algumas gorduras e ainda deu um seroma encapsulado, retornei ao médico fiz um retoque para lipar novamente os locais com gorduras e para retirada do seroma. agora passado 3 meses percebi minha barriga com ondulações, estomago alto e seromas mesmo fazendo drenagens não desapareceu. agora nem sei se quero fazer outro retoque parece que perdi a confiança.

  6. REGINA  /  3 de março de 2017, 4:33 Replicar

    Até onde sei, vc NÃO DEVE PAGAR PELO RETOQUE!!! Isso é responsabilidade, ou melhor irresponsablilidade pelo mal procedimento. Procure m advogado para melhor aconselhá-la.

  7. luciana  /  11 de fevereiro de 2017, 10:05 Replicar

    Estou passando pelo mesmo problemas. Fiz a a lipo ha 4 meses e depois de quase 30 drenagens, fui alertada pela técnica de enfermagem do hospital de plastica que esta me drenando que alguns medicos não lipam tudo. Entrei em contato com a medica, fui ao consultório e ela disse que ” subcutâneo se a gente tirar muito fica irregular’. Ou seja, ainda tenho a bolinha na barriga e gordura nas laterais. Ela vai fazer uma mini lipo em mim semana que ven pra retocar. Vou ter pagar. 100 do material e aguentar injeção local. Mas se eu não reclamasse mais frente diria q eu engordei e não seria mais retoque. Meu alerta e não demorem pra reclamar. Se depois de 3, 4 meses perceber gordura mole reclame com o medico. Estou muito decepcionada, mas ou faco agora ou mais pra frente vou ter q pagar o preço completo de uma mini lipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *