Emagrecendo com a Dieta do Carboidrato
Atualmente, uma das dietas mais utilizadas para o emagrecimento é a Dieta do Carboidrato, conhecida também como “low carb”, segundo inúmeros artigos com essa dieta é possível perder de dois a cinco quilos por semana. Será?!
O Objetivo da dieta é emagrecer e manter o peso comendo apenas proteínas, inicialmente deve-se cortar o carboidrato(açúcares e massas basicamente) do cardápio, para que dentro de 48 horas entre em ação a glândula Cetônico, a qual é diurético, laxante, relaxante e inibidor de apetite, esta glândula só entra em ação em nosso organismo quando não há ingestão de carboidrato,seu princípio ativo esta em utilizar gordura armazenada como fonte de energia.
O tempo ideal para utilização desta dieta é de no máximo 30 dias, devido a proteína em excesso poder sobrecarregar os rins, sendo duas quinzenas com um intervalo de 3 dias entre elas,para repeti-la aconselha-se um intervalo de 7 dias.
Ao seguir a dieta dos carboidratos é de extrema importância beber muita água e líquidos em geral e jamais ficar sem se alimentar, pois com a falta de carboidrato o organismo necessitará de mais energia, portanto alimentando-se adequadamente com no mínimo 3 refeições ao dia haverá menos fraqueza e maior disposição.
Alimentos Permitidos na dieta “low carb”:
* Verduras e legumes;
* Bebidas: café sem açúcar, chá-mate sem açúcar, chá de ervas sem açúcar, refrigerantes Diet e Light, beba tudo a vontade;
* Alimentos fontes de proteínas: Carne de peixe, carne de vaca, carne de porco, aves, lingüiça de porco, queijo industrializado, presunto,salame, bacon, ovos;
* Alimentos fontes de gorduras: Azeite, margarina, toucinho, banha, manteiga, nozes, castanha, bacon, maionese, creme de leite;
* Sobremesas e Frutas: Laranja, mexerica, maça, abacaxi, mamão, pêra, limão e gelatinas dietéticas (adocil ou gold).
Após 15 dias é permitido incluir: melão, melancia, abacate, manga, pêssego, entre outras que contenham menos de 10% de carboidrato em sua composição,porém sempre com moderação.
Alimentos proibidos na dieta “low carb”:
* Não comer alimentos fontes de carboidratos.
* Massas: Macarrão, pães e bolachas;
* Cereais: arroz, feijão, cereais matinais;
* Todos os tipos de farináceos: Milho, Batata, Mandioquinha, Aveia, Ervilhas, Lentilhas, Mandioca, Cenoura.
* Doces em geral
Sugestões para elaboração de Cardápio:
* Opções para o CAFÉ DA MANHÃ:
– Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
– Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
– Chá Gelado
– Café ou Chá Mate
– Suco Clight ou Chá Clight
– Pão Diet (após 15 dias)
– Margarina ou Manteiga
– Presunto
– Queijo
– Salaminho
* Opções para o ALMOÇO:
– Salada em Geral
– Salpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu,
vagem e tomate)
– Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros)
– Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões
– Lingüiça
– Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
– Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
– Refrigerante Diet ou Suco Clight
* Opções para a SOBREMESA:
– Gelatina Diet
– Geléia Diet de Morango (Adocyl e Doce-Menor)
Opções para o LANCHE DA TARDE:
– Chá Gelado ou Quente/Café
– Queijo
– Salame
Opções para o JANTAR:
– Alimentos “leves” dentro do mesmo padrão sugerido no almoço.
Após a redução do peso para haver manutenção e evitar o efeito sanfona do engorda e emagrece, recomenda-se comer apenas uma porção de carboidratos complexos (integrais) em cada uma das principais refeições e somente uma vez por semana a porção de algo “proibido”, ou seja, carboidratos simples como massas refinadas e doces em geral.
Apesar de ser uma boa opção de dieta, raramente é possível segui-la na risca, mas só o fato de se adotar uma substituição de carboidratos complexos pelos simples, já fazem uma grande diferença ao subir na balança. O importante é ter força de vontade, pensando sempre na saúde e priorizando o bem-estar físico, mental e os limites do organismo.
* Para iniciar qualquer dieta, consulte a orientação de um Nutricionista.
Essa dieta funciona!!!
Só que é muito chatinha de ser seguida…
Vale a pena para quer quer peder uns kilinhos ‘urgentes’!
Emagreci 4 kilos em pouco mais de uma semana…
eu tenho uma dúvida, no ultimo parágrafo vcs falam para comer carboidratos complexos com uma porção por refeição, e uma vez por semana carboidratos simples. Não seria o contrário? Mais carboidratos simples, e uma vez por semana carboidratos complexos, como massas..
Obrigada 🙂