SEROMA: O que é?Como ele se forma?

Seroma é o acúmulo de um líquido no local operado,que se deve aos grandes descolamentos freqüentes em cirurgias plásticas, porém quando o mesmo não é absorvido pelo próprio organismo ou por meio de extravazemaneto pela cicatriz operátoria, é necessario realizar  punção através de uma seringa para esvaziar o líquido.                                                O organismo produz uma cápsula fibrosa à sua volta para isolá-lo e depois da formação de cápsula envolvendo seromas antigos, as punções tornam-se ineficientes e o tratamento adequado será cirúrgico, com a finalidade de remover toda a cápsula (capsulectomia) e o seroma. Um seroma encapsulado produz aspecto abaulado, endurecido e fixo, como o de uma tumoração abaixo da pele. Por vezes apresenta retração visível na pele.

CONFIRAM FOTO DE UMA MAMA COM SEROMA E SEUS SINTOMAS:


– abaulamento local;
– flutuação;
– sensação de deslocamento de líquido na região operada;
– ausência de sinais inflamatórios como febre, dor e vermelhidão,
– o líquido pode ser apenas seroso, de uma cor citrina suave, fluída; de acordo com a contaminação sangüínea maior ou menor poderá assumir matizes avermelhadas e densidades variadas, mas com tendência a fluidez. Em seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada. Nos casos com infecção a sintomatologia inflamatória poderá está presente e o líquido puncionado poderá ter odor característico.
– o seroma poderá ser expelido espontaneamente no pós-operatório imediato e causar um grande susto ao paciente pela eliminação copiosa do líquido através da ferida operatória recente.

Se vocês já passaram por isso, comentem!!!

Beijos

 

 

390 Comentários

  1. Adriana  /  31 de janeiro de 2018, 22:59 Replicar

    Ola tenho 16 dias de cirurgia prótese mamária porém.esta saindo um líquido do bico amarelo quase igual água naofiz pela auréola…estou preocupada meu médico falou q é normal

    • Adriana  /  20 de março de 2018, 13:48 Replicar

      Eu tbm.estou com esse problema é aup2r preocupada

  2. sandra oliveira  /  26 de dezembro de 2017, 10:14 Replicar

    Bom dia meninas estou com tres e quize dias de cirurgia , coloquei protese mamaria ,com quase dois meses meu peito comecou a vazar estou super preocupa pq a inda n parou fui ao medico disse a principio q seria liquido serotico mais estou em panico de medo de ser uma infeccao e ter q tirar minha protese

  3. Áureo Santos Costa  /  24 de dezembro de 2017, 4:00 Replicar

    Na madrugada de 24/12/2017portanto véspera de natal, o SENHOR me concedeu uma benção ao romper um seroma devido a uma cirurgia de hérnia incisional agora 04:43 encontro este belo artigo sobre seroma. Amados acreditem DEUS faz o milagre acontecer quando clamamos a ELE com fé e confiança.

  4. Lucia Nunes Costa  /  23 de dezembro de 2017, 11:36 Replicar

    Minha filha fez reducao de mamas ha tres meses e agora depois de cicatrizado saiu sangue nos dois peitos pela cicatriz o medico disse que e normal mandou passar nebacetin e voltou a cicatrizAr mas ontem voltou a sair novamente. O que fazer ?

    • Fernanda  /  26 de dezembro de 2017, 6:25 Replicar

      Também fiz mastopexia com prótese a quase 3 meses (05/10/2017), os dois peitos ja estavam cicatrizados. Na ultima quinta feira, dia 21/12/2017 meu peito esquerdo formou uma bolsa de liquido bem na junção do T e durante a madrugada de sexta feira veio a furo. Meu peito não está inchado, endurecido e nem vermelho. Pode voltar a formar e vazar líquido depois de tanto tempo? Estou limpando com soro fisiológico, passando rifocina pra não infeccionar (orientada pelo medico), tomando Nimisulida pra prevenir infecção e colocando gase com microporo. Não consigo diferenciar o odor por conta da rifocina. Logo após a cirurgia esse mesmo peito vazou um líquido por alguns dias, mas depois cicatrizou e não teve mais problemas. Fazia praticamente um mês e meio que ele já havia fechado. Pode ser rejeição a prótese ou aos pontos? Porque parou de vazar e agora voltou? Tem algum problema em viajar pro exterior com ele assim? Tenho viagem marcada pra final de janeiro de 2018.

      • Adriana Martins De Oliveira  /  11 de junho de 2018, 23:42 Replicar

        O meu tá com tá com o mesmo problema .
        Será q vai ter q tire o líquido com a Sirinhaém?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *