Uso de Cinta Modeladora pós-lipoaspiração

Por que usar cinta após procedimento de Lipoaspiração?

Além dos cuidados pré-operatório, como realizar todos os exames solicitados pelo cirurgião plástico, os resultados satisfatórios da cirurgia dependem também do cuidado pós-operatório e um dos itens primordiais é o uso da cinta modeladora pós-cirurgica.

Na lipoaspiração o uso da cinta compressiva tem como objetivo além de moldar a pele ao novo contorno corporal, também evitar edemas e ajudar a manter a postura ereta evitando as famosas dobras na barriga. Um papel fundamental das malhas que trabalham na compressão do corpo é compactar os tecidos que sofrerão algum tipo de trauma durante a cirurgia. Portanto deve ser confortável, uma vez que seu objetivo é “conter” e não “apertar”, pois cintas apertadas em excesso causam dor e aumentam o edema.

Entenda como a compressão gerada pelo modelador ajuda a controlar o edema pós-operatório e prevenir a flacidez:

A compressão da pele e tecidos que estão abaixo da pele diminui o acúmulo do edema, evita que coleções de líquido se formem em baixo da pele, e com a movimentação corporal promove a drenagem linfática local e com isto a reabsorção do edema.

Em certas cirurgias como no caso da lipoaspiração, onde ocorre o descolamento da pele em uma área muito extensa da superfície corporal, a compressão promovida pelo modelador promove a fixação adequada da pele. Sem esta compressão há uma tendência de que o espaço abaixo da pele seja preenchido com líquido pelo edema gerado, isto dificulta a cicatrização da pele sobre as estruturas remanescentes que permanecem abaixo dela e com isto há uma dificuldade na fixação da pele o que pode causar flacidez de pele que compromete o resultado final da cirurgia pelo aspecto inestético que a pele flácida tem.

Com o uso continuo a compressão oferecida pelo modelador tende a diminuir pela perda da capacidade elástica de seu material. Isto gera uma situação de ineficácia em seu uso e o modelador deve ser ajustado ou substituído por um novo.

Quando a compressão oferecida pelo modelador é excessiva podemos ter a ocorrência de problemas relacionados a falta de circulação sanguínea nos locais comprimidos em excesso. Isto também deve ser evitado uma vez que pode comprometer o resultado da cirurgia ou gerar sérias conseqüências, como a necrose de pele causada pela isquemia gerada por compressão excessiva.

O uso do modelador também requer certo cuidado. Sendo um material compressivo que exerce uma força continua sobre a pele se ao vestir o modelador não houver alguns cuidados a pele pode ser dobrada abaixo do modelador sem que a paciente perceba. A compressão exercida sobre ela ira provocar um dobra que acaba por isquemiar a pele e com isto surge uma marca no local que muitas vezes é impossível de ser removida. Alem disso se colocado errado a compressão do modelador pode fazer com que algumas áreas sejam submetidas a um pressão excessiva, como as virilhas por exemplo, onde poderão surgir ulcerações devido a compressão excessiva ou atrito contínuo causado por um modelador mal vestido. Para evitar isto o modelador deve ser vestido adequadamente e o uso da placa de contensão por baixo da cinta também pode ser uma alternativa eficiente.

A cicatriz formada para reparar o local da cirurgia é quem irá garantir a fixação definitiva das estruturas da área operada. Para ter resistência adequada e garantir uma fixação eficaz é preciso que a cicatriz atinja a sua capacidade máxima de suportar tração. Isto é obtido quando a cicatriz completa a sua fase de maturação, geralmente em torno do sexto mês após a ocorrência da cirurgia. Uma cicatriz inicia a sua fase de maturação em torno do terceiro mês após a cirurgia o que significa que somente após o terceiro mês depois do procedimento é que a cicatriz será capaz de começar a ter resistência suficiente para assegurar que as estruturas não sofram deformação quando submetidas a tração, por isso muitos cirurgiões recomendam uso contínuo do modelador por 3 meses.

Contudo o período de uso da cinta pode variar entre 1 mês, 2 meses ou 6 meses dependendo da cicatrização,  flacidez da pele de cada paciente e da acomodação da pele ao novo contorno corporal e recomendação médica. Pacientes com pele mais flácida deverão prolongar o tempo de permanência com a cinta, pois nesse caso a cinta estaria ajudando para que a pele se retraia e se molde com mais facilidade.

As cintas pós cirurgias podem ser encontradas em lojas de produtos ortopédicos, loja de lingerie e até mesmo nas clínicas e com materiais que facilitam na higienização, como tecido em algodão emborrachado, malhas de compressão, com colchetes laterais ou frontais, sem colchetes, bojo estruturado com espuma, alças destacáveis, com barbatanas na frente e nas costas. Existem vários modelos no mercado, contudo, os mais indicados são os de colchetes que facilitam vesti-lo e despi-lo e faz compressão nas coxas, local frequentemente lipoaspirado, conforme imagens abaixo. Também possuem abertura na parte da genitália facilitando na hora de ir ao banheiro.

Fotos de Cinta Modeladora:

A cinta modeladora possui variações de preços, é possível encontrar modelos em torno de R$ 70,00 a 200,00 reais.                                                                                                                                                                                                                                                       Outra orientação importante no pós-operatório  é a drenagem linfática que auxilia na redução do edema (inchaço) e também dos eritemas (manchas roxas), dando ao paciente melhora da dor além de ter mais rapidamente os resultados da cirurgia.

 

185 Comentários

  1. Amanda  /  12 de maio de 2018, 20:58 Replicar

    Fiz hodrolipo, estou com líquido na barriga, quando faço novimento dói, parece até um quebra mola, estou com medo desse líquido não sair.

  2. Adriana  /  1 de maio de 2018, 3:11 Replicar

    Oi meninas!
    Vou colocar silicone e resolvi de última hora fazer lipo também. Mas tô preocupada em saber se vou precisar de um cuidador ou vou conseguir fazer tudo sozinha.
    Vcs podem me passar essa informação?

    • Maria  /  2 de maio de 2018, 11:30 Replicar

      Amiga. Vai precisar de alguém sim. Estou no dia 5 e é muito mais dolorido do qu eu pensei.

  3. Priscila  /  28 de abril de 2018, 7:39 Replicar

    Bom dia meninas! Fiz lipo no abdômen e costas e próximo a virilha. O macacão da Yoga que tem a abertura embaixo para facilitar a ida ao banheiro tem deixado a vagina exposta e muito inchada. Não sinto dores, só incômodo quando mexe mas super normal. O que está me incomodando mesmo e a vagina inchada. Isso passa? Fiz a cirurgia há 2 dias e farei minha primeiro dreno daqui 4 dias.

    • Maria  /  2 de maio de 2018, 11:33 Replicar

      Olá. Tbm estou assim. Todos dizem que passa e incha mesmo e fica preta kkkk

  4. Cynthia Maria Cavalcanti Arantes  /  14 de março de 2018, 8:23 Replicar

    Eu fiz minha vibrolipo dia 5 de março. Estou ótima e olha que sou sensível. O pior é a cinta com as talas A vibro é menos agressiva e o resultado é mto bom! Já estou fininha e nenhuma fibrose.

  5. Elaine  /  23 de fevereiro de 2018, 19:12 Replicar

    Eu estou com 38 dias de abdominoplastia com lipo, e ainda não me sinto feliz. Estou com muita dor nas costas e bastante inchada,meu médico suspendeu a drenagem (fiz 24 sessões). È muito sofrimento ,sofri desde do primeiro dia pq depois da anestesia vomitei e me deu bastante dor de cabeça e enjôo . Vc cansa de depender de todos por 15 dias, depois o médico liberou para levantar sozinha. tirei os pontos do umbigo com 36 dias, e não estou liberada para abaixar e nem varrer casa. Tenho que ficar com a cinta direto só tiro para tomar banho, ande com uma toalha na barriga para evitar seroma mas mesmo assim tive que fazer punção 3 vezes. Já apertei uma cinta e já estou com uma tamanho m, muito apertada e estou usando uma pérola no umbigo de 1cm,e hidratando muito a barriga.Espero que todo esse sofrimento compense , pq é muita dor nas costas na lipo enfim em tudo.

  6. Viviane  /  8 de fevereiro de 2018, 20:49 Replicar

    Gente eu coloquei silicone nos seios, fiz lipo abdominal,costas e lipoescultura. Nunca senti tanta dor na vida! Quanto ao silicone não senti praticamente nada
    O pior é a lipo, ficamos totalmente dependente para tudo, meu marido está cuidando de mim.Estou no décimo dia pós operatório,as dores estão bem menos intensas, o duro é dormir somente de barriga para cima, as costas doem demais. Minha pepeca também está inchada e roxa, aliás também tive vários ematomas, que já estão sumindo. Outra coisa que ninguém comentou é a respeito do líquido que se acumula no local da lipo “sétima” já tive que fazer 2 punções para retirar, segundo meu médico é normal, faz parte do processo de cicatrização. No mais estou Feliz da vida com o resultado
    Já estou com cinturinha de Barbie!

    • Valeria garcia  /  4 de março de 2018, 20:32 Replicar

      E vc esta melhor agora? Fiz a minha tem 2 semanas, a mesma cirurgia q a sua… as dores e hematomas sumiram 90% mas minha barriga ainda tem varias ondulaçoes e estou fazendo drenagem 3 vezes por semana. Como esta sua cirurgia?

  7. Bruna  /  14 de janeiro de 2018, 23:26 Replicar

    Boa noite Débora, faz 2 meses q fiz minha lipo, eu sinceramente n sentir dor nenhuma, lógico primeiro dia e mais complicado, mas depois e só alegria, eu voltei ao meu trabalho com 8 dias, muito tranquilo a cirurgia, lógico deve ter cuidado com movimentos bruscos, achei muito tranquilo. E os resultados maravilhoso.. Abraços, tudo vai dar certo.

  8. Débora R  /  11 de janeiro de 2018, 13:54 Replicar

    Oi meninas, estou querendo fazer lipo também, se tudo der certo no mês que vem farei. É muito ruim para fazer as coisas da rotina diária? Andei pesquisando os valores também, quanto vocês gastaram?

    • Bruna  /  14 de janeiro de 2018, 23:26 Replicar

      Boa noite Débora, faz 2 meses q fiz minha lipo, eu sinceramente n sentir dor nenhuma, lógico primeiro dia e mais complicado, mas depois e só alegria, eu voltei ao meu trabalho com 8 dias, muito tranquilo a cirurgia, lógico deve ter cuidado com movimentos bruscos, achei muito tranquilo. E os resultados maravilhoso.. Abraços, tudo vai dar certo.

  9. FERNANDA  /  22 de novembro de 2017, 7:53 Replicar

    Meninas, eu também fiz lipo no abdômen e costas… minha pepeca parece um capô de fusca (está mega inchada), mas todos dizem que é normal.

    Agora PQP… que dor! Me sinto um bebê ( não consigo nem levantar sozinha) meu marido está mega paciente comigo e me ajudando muito. Hoje tem 4 dias que fiz a lipo, estou bem inchada e roxa, estou passando hirudoid e está ajudando a clarear.

    Outra coisa que me fez sentir melhor, foi as drenagens ( estou fazendo todos os dias) achei que ajudou muito e tbm estou bebendo muita água ( muita mesmo) como sinto dor para levantar é a única coisa que mais me incomoda pq eu não parou de ir no banheiro..

    Em fim, até o momento estou contente (tirando as dores), e a cinta que me incomoda muito…

    Você sentiram dores nos primeiros dias?

    Sorte para todas =D

    Bjs

  10. Helena  /  15 de novembro de 2017, 23:42 Replicar

    Fiz lipo à 23 dias, minha barriga ficou bem dura e com bastante nódulos, já sumiram quase todos, faço 3 drenagem por semana com ultrassom.

    • FERNANDA  /  22 de novembro de 2017, 7:54 Replicar

      Você sentiu dores nos primeiros dias? Eu to muito incomodada, parece que queima.

  11. Renata  /  24 de outubro de 2017, 13:51 Replicar

    Olá,

    Eu fiz lipo nas costas, flancos, barriga, mamoplastia com colocação de prótese e enxerto de gluteo.
    Nos 4 primeiros dias parecia que eu tinha sico atropelada por um caminhão, meu médico não colocou dreno pois não precisou ( gracas a Deus, pensa desfalecida de dor e com mais dreno para ter que me preocupar )… Em casa tive ajuda da minha mãe, e o que ninguém fala, é que o acompanhante sofre tanto quanto a agente, porque viramos um bebê de novo ( meu caso) pelo número de procedimentos que eu fiz.

    Falando da lipo, fiquei 7 dias com a vulva muito roxa ( qse preta) e muito inchada, e é natural pois tudo que a cinta está apertando, o corpo joga pra lá..
    Ou seja, os liquidos procuram um espaço e a coitadinha* é o caminho mais perto dos procedimentos.. coloquei um paninho e fiz compressa com gelo, fiquei tbem com braços e pernas bem inchados.. sai 4 numeros a mais do que eu tinha, parecia um saco de batata com aquela cinta.. Hoje 10 dias após a cirurgia, já realizei 3 drenagens e me sinto muito mais confortável para tudo, mas ainda tenho equimoses que estou tratando com hirudoid gel ( passei no capozinho também, ajudou a sair o roxo ).

    Boa sorte para todos 🙂

    • Vanessa F Cortes  /  27 de dezembro de 2017, 20:58 Replicar

      Exatamente o que estou passando! Estou no 5° dia de pós operatório. Você pontuou muito bem, nossos cuidadores sofrem o tempo todo conosco. Minha irmã não dorme a noite inteira desde o primeiro dia da cirurgia.

  12. Silvia  /  29 de julho de 2017, 11:11 Replicar

    Eu fiz tem 20 dias. Tenho feito a drenagem para desmanchar os nodulos e a dois dias começei a redorçar a massagem me auto massagendo. Uso um massagenador de madeira que parece um bichinho com 4 patas de bolinhas e massageio o corpo todo e trabalho sobre os nodulos (pontos mais doloridos) e a noite refaço usando um massageador eletrico que trimilica e estou impressionada com a diferença que senti. A dor melhorou muito!!! Na terça tenho sessao de drenagem linfatica e entao vou realmente sentir se o que estou fazendo esta ajudando. Foi a terapeuta da drenagem quem pediu que eu me automassageasse em casa para ajudar…achei que seria impossivel mas com os massageadores ficou mais facil. Os nodulos sao normais mesmo e só com massagem a gente ajuda a desmancha-los…e quanto mais cedo melhor…fiquei sabendo que tem pessoas que ficam com eles até uma ano após a lipo.

  13. Thay  /  15 de julho de 2017, 10:45 Replicar

    Olá, eu também fiz lipo, abdômen, francos, culote e coxa interna. Realmente, fica inchado na virilha, mas com os drenos, o inchaço diminuiu e faço drenagem linfática. Então está menos inchado. No início assusta mesmo, é normal. Já faz um mês que fiz. Estou amando o resultado. Para a gente desinchar por completo vai uns 6 meses. É o tempo de recuperação da pele, até ela “grudar” novamente. Por isso é muito importante o uso da esponja e malha. Imagina fazer isso tudo e não usar a cinta, ficando flácida de novo por bobeira.

  14. Maria Célia  /  6 de julho de 2017, 9:42 Replicar

    Bom dia Lúcia.
    Eu tambem fiz e ficou super inchada.
    Depois de alguns dias começa voltar ao normal.
    Demora uns 2 meses.

  15. LUCIA DE FATIMA OLIVEIRA BATISTA GALEB  /  23 de junho de 2017, 17:35 Replicar

    Gente… estou assustada, fiz lipo ontem na barriga e na pélvis… hoje minha vagina amanheceu um pouco inchada, mais agora tá enorme(gigante mesmo) e roxa… alguem aqui passou por isso?

    • Camila A.  /  6 de julho de 2017, 0:10 Replicar

      Isso é normal. Tem 15 dias que fiz lipoescultura e a mimha vulva tbm ficou inchada e roxa. Nao se preopcupe. Ela vai voltar ao normal. Queria saber de vc se sua barriga ficou dura e cheia de nódulos após a lipo?

    • Monique  /  8 de julho de 2017, 17:30 Replicar

      Estou passando pela mesma questão, a médica falou que é assim mesmo, mas estou bem preocupada

    • Tatyana  /  2 de agosto de 2017, 0:32 Replicar

      Comigo aconteceu o mesmo, fiz compressa com água gelada, melhorou!☺️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *