Cuidados Pré-Operatórios Lipoaspiração

1) Técnica – Saber qual procedimento será utilizado e seus riscos e benefícios. Atualmente utiliza-se a lipaspiração úmida onde é injetado, antes de lipoaspirar, uma solução com adrenalina para diminuir o sangramento (tumescente).

2) Anestesia – Pode ser local, peridural ou mesmo geral, dependendo do número de áreas a serem lipaspiradas. A mais utilizada tem sido a peridural, anestesia injetada costas do paciente (região lombar ou torácica),a qual  bloqueia a passagem do estímulo doloroso quando trafega pela medula espinhal, anestesiando somente a parte do corpo situada abaixo deste ponto de bloqueio. A peridural é indicada em procedimentos realizados nos membros inferiores, abdome, pelve e região mamária, de curta ou média duração como: abdominoplastias, mastoplastias, implantes mamários e lipoplastias.

3) Tempo cirúrgico – O tempo da lipospiração dura proximadamente de 1 a 2 horas, dependendo do volume a ser aspirado.

4) Riscos – As chances de complicações são pequenas, mas pode ocorrer por exemplo sangramento e hematomas. As áreas de gordura localizada não apresentam vasos de grande calibre. No entanto, ao realizar uma lipoaspiração muito extensa, programa-se uma auto-tranfusão (reserva de sangue do próprio paciente).

Cuidados no pré-operatório:

1) Realizar todos exames sugeridos pelo médico que geralmente são: hemograma completo, coagulograma, risco cirúrgico cardiológico com eletrocardiograma, dosagem de Na, K, glicemia, uréia e CR e exame de gravidez.

2) Jejum de no mínimo 8 horas antes do início da cirurgia. Importante salientar que o jejum inclui ingestão de qualquer líquido, inclusive água.

3) Medicação para hipertensão e outras doenças deve ser informada para posterior orientação.

4) Não tomar medicação que contenha ácido acetil salicílico (ex.: AAS, Rhonal, Buferin, Aspirina), uma semana antes e uma semana após a cirurgia porque aumenta o sangramento.

5) Abandonar medicamentos para emagrecimento 15 dias antes da cirurgia.

6) Não fumar 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia.
7) Fotografar regiões a serem lipoaspiradas antes, é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.

8) Providenciar e levar para a clínica no dia da cirurgia; um modelador (cinta) e uma placa para comprimir a barriga e evitar dobras. Geralmente o médico indica onde comprar.

9) Comparecer na clínica no dia e horário combinado, de preferência acompanhado(a).

10) Não pintar as unhas,pois através da cor dela é possível detectar problemas durante a cirurgia,pois se elas ficarem roxas ,por exemplo, não é possível visualizar.

11) Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros
motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, devem ser avisados com antecedência,pois para realizar o procedimento a imunidade deve estar boa.

12) Pode ser feito uso de Arnica para evitar equimoses (roxos). Este deve ser iniciado de uma semana a dez dias antes da cirurgia, assim como a Vitamina C para aumentar a imunidade. É importante fazer uma avaliação com o clínico para orientação de medicações pré-operatórias importantes na cicatrização e equilíbrio do organismo, visando uma melhor recuperação.

10 Comentários

  1. Melissa  /  22 de julho de 2016, 0:54 Replicar

    Porque não se deve fumar?

  2. mariana  /  31 de dezembro de 2012, 2:07 Replicar

    poxa estou muito nervosa apero dia 15 de janeiro de 2013 queria tirar algumas duvidas como é o pós do silicone e se vou sentir dor minha anestesia e local com sedaçao mais como tenho 23 anos e a minha primeira cirurgia to animada mais com medo também se vc poder me der alguns topicos pois sou novata nisso um beijo,,

  3. daniela  /  30 de novembro de 2012, 10:20 Replicar

    gostaria de tirar mais dúvidas sobre lipo e prótese de silicone e enxerto pois vou fazer em janeiro e quero tirar duviads e ver depoimentos de pessoas q fizeram e fotas de antes e depois vcs podem me passar alguns blogs talvez , ja adorei ver aqui muitas coisas , obrigado desde de ja .

  4. Luiza  /  12 de junho de 2012, 8:23 Replicar

    Nany….Estou amando o site!!! como disse em outro post vou operar em 29/06 um sexta, de manhã, fazer lipo( perna,barriga e flancos) + enxerto de gordura na bunda.Em quanto tempo consigo voltar ao trabalho? beijos

    • Nany  /  12 de junho de 2012, 9:18 Replicar

      Eu demorei 20 dias amiga, mas tbm fiz o silicone…talvez vc possa voltar em menos dias né?pergunta bem pro seu médico. bjos

      • Luiza  /  12 de junho de 2012, 11:32 Replicar

        Nossa o medico disse que eu fazendo na sexta conseguiria voltar na segunda mais estou com medo, em relação a lipo em si doeu muito o pos?

    • patricia  /  31 de julho de 2013, 16:36 Replicar

      Olá, como foi sua cirurgia?
      Farei a minha dia 30/09, lipo + enxerto. VOce precisou comprar algo para usar durante a cirurgia? e o pós? além das cintas e da tala vc teve mais gastos?
      aguardo resposta

  5. Kell  /  22 de abril de 2012, 2:09 Replicar

    Olá,

    Tenho entrado diariamente no seu blog para tirar minhas dúvidas … Em 2006 fiz uma cirurgia (implantes de silicone) ficaram muito naturais, mas como engordei uns .. 20 kg rs propositalmente pq sou alta (1.72) e eu me achava muito magra, agora estou com bumbum legal e pernas grossas rs mais junto vieram a barriguina e papada … eu sempre tive flancos grandes mesmo magra, por isso decidi refazer meus seios que são 245 (silimed) para 350 (perfil extra alto johnson), lipo barriga e flancos e papada. Vi suas fotos do enxerto no bumbum e achei que ficou muito bonito. Minha cirurgia é no dia 2.6.12 estou até pensando em conversar com meu medico sobre o enxerto tb rs, mais na realidade estou com muito medo da lipo, estou nervosa como nunca estive em todas as cirurgias que já fiz …. a papada fica muito roxa? A outra questão que me deixa preocupada é a cicatriz o medico que fez minha primeira cirurgia cortou meio que “por dentro da minha auréola” e sempre fico chateada qdo me vejo e esse é outra questão que me preocupa se ficará pior por mexer novamente nela … As cicatrizer da lipo ficam muito visiveis?

    Muito obrigada =)
    Besos

  6. Bruna  /  1 de fevereiro de 2011, 22:22 Replicar

    Como compra e utiliza esta arnica antes da cirurgia?

    • Nany  /  1 de fevereiro de 2011, 23:22 Replicar

      Oi amiga, pode comprar na farmacia mesmo, ela tem em solução para diluir em agua e pomada para passar depois da lipo…se quiserr pode tomar antes,é só diluir uma tampinha de 5 ml em um pouco de água e tomar umas 3 vezes ao dia…eu utilizei desta forma somente no pós. Bjaooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *