Sibutramina

SIBUTRAMINA EMAGRECE?

No início da década de 80, a Sibutramina também conhecida como Reductil, foi desenvolvida como antidepressivo, agindo em áreas do cérebro que controlam não somente o humor e sensação de bem estar, como também o apetite. Em novembro de 1997, o FDA (Food and Drug Administration), agência americana que controla a qualidade de alimentos e medicamentos, aprovou nos EUA o uso da sibutramina para o controle do peso. A sibutramina auxilia na redução do peso promovendo um aumento da sensação da saciedade agindo também sobre a compulsão alimentar e como inibidora da sensação de fome. Estudos recentes, atribuem a sibutramina um aumento da taxa metabólica de repouso (aumentaria o gasto calórico em situações de repouso). Existe ainda a possibilidade de que outros mecanismos, ainda desconhecidos, sejam responsáveis pela perda de peso em pacientes usuários desse medicamento.
A sibutramina age inibindo a reabsorção, recaptação e a degradação de neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e a dopamina, fazendo com que essas substâncias fiquem disponíveis por mais tempo estimulando os neurônios.

A sibutramina possui ainda outros efeitos independentes da perda de peso:

  • Diminuição do nível de insulina plasmática;
  • Aumento de HDL (colesterol “bom”) plasmático;
  • Redução de LDL (colesterol “ruim”) e triglicérides plasmáticos.

Indicações:

A sibutramina é indicada para pacientes cujo índice de massa corporal está acima de 30 ou para pacientes cujo índice de massa corporal seja maior que 27 e que precise emagrecer por ter outros fatores de risco associados à obesidade, como diabetes, hipertensão, colesterol alto etc. A Sibutramina é um medicamento controlado, portanto é vendida somente com retenção de receita ou receita azul.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais mais comuns associados à sibutramina são boca seca, dor de cabeça, constipação, e insônia. A sibutramina também pode aumentar levemente a pressão sanguínea de alguns pacientes. Desta forma, é recomendado que pessoas tomando sibutramina tenham a pressão sanguínea monitorada.

Contra-indicações:

Ainda não há estudos sobre sua ação sobre crianças e adolescentes: não é indicada sua prescrição para pacientes com menos de 16 anos de idade. Não deve ser usada nas seguintes situações:

  • associada aos inibidores da monoaminooxidase (IMAOs): deve haver pelo menos duas semanas de intervalo após a interrupção dos IMAOs antes do início do tratamento com sibutramina;
  • associada a outros medicamentos anorexígenos, descongestionantes, sedativos da tosse, ergotamina e derivados, lítio,
  • antecedentes re transtornos alimentares como anorexia nervosa ou bulimia;
  • Glaucoma;
  • hipertensão arterial;
  • Doença ou dano cerebral;
  • Convulsões;
  • Doença cardíaca;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Litíase biliar;
  • Patologias renais severas;
  • Patologias hepáticas severas.

Opnião de ex-usúaria de Sibus:

Tomei o medicamento de 10 mg por 3 meses e resultado: dor de cabeça, secura da boca, insônia, taquicardia, mal humor e apenas 3 kg a menos, o qual dobrou para 6 kg após ter parado…pra mim não valeu a pena! Se você teve bons ou maus resultados, deixe seu comentário. Só encontrei meu resultado com a lipoaspiração e reeducação alimentar.

34 Comentários

  1. Cristiane  /  16 de fevereiro de 2017, 7:08 Replicar

    Eu tomei por 5 meses e emagreci 13 KG, deu muito certo pra mim, porem, meu marido tomou o mesmo tempo e emagreceu somente 3 KG.
    O remédio tira a fome, e devido a boca seca, te faz tomar muita água. Mas, se a pessoa come com os olhos, só de ver a comida, não vai resolver. Acredito que o remédio é um impulsionador pra te ajudar a emagrecer, mas cada um tem que fazer um esforcinho também, não adianta tomar achando que o remédio é milagroso. Pra mim resolveu muito. Hoje nem tomo mais e não voltei a engordar, porem, sinto fome, o que não sentia quando tomava. Só que agora consigo controlar a fome e quantidade de comida que ingiro.

  2. evelise lassance  /  8 de junho de 2015, 19:38 Replicar

    irei fazer plastica devo parar a sibutramina quanto tempo antes

  3. vitória  /  11 de março de 2013, 10:33 Replicar

    Tenho 28 anos e uso sib a tres anos, uma vez ao an0 por tres meses. Essa foi a forma q encontrei para estar sempre no meu pesso normal ou abaixo dele. Me sinto muito mais disposta quando estou utilizndo o sib. A noite estou morta de cansaço parece que trabalhei o dobro. Mas funciona e entre os medicamentos para tratamento de obesidad é o que causa menos danos a saúde. é uma pena ter que recorrer ao mercado negro para encontrar..

  4. erica  /  3 de fevereiro de 2013, 20:49 Replicar

    gente em farmacia de manipulacao vende!!! eh so falar com a pessoa certa!, e h bem mais barato!,,

  5. Josiana Francisco Carbonaro  /  28 de janeiro de 2013, 9:54 Replicar

    Subitramina é um remédio de uso controlado e tarja preta se existe alguma paulinhaeluisa que estão vendendo esse tipo de medicação estão cometendo pratica ilegal e inclusive as pessoas que compram podem estar sendo vitimas com remédios falsificados o que é pior ainda … Bom mas se querem saber como é a real experiência com a subitramina deixarei agora o meu relato tenho 24 anos e sou uma vitima da sibutramina sabe esse fato aí do remédio ser tarja preta ??? então me tornei uma dependente da subitramina … se faz algum efeito quando comecei o tratamento no quarto mêseu tinha emagrecido 23 kilos, um sonho para todas, hoje continuo utilizando o remédio e ele não faz mais efeito algum pelo contrário engordei os 23 kilos que perdi e ganhei mais 2 kilos de brinde sinto medo de parar de tomar o remédio e virar um dragão embora ele já não faça mais efeito algum … vc se torna dependente de algo que depois de um tempo deixa de fazer efeito pois seu organismo se acostuma com as substancias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *