Mamoplastia de Aumento e suas Indicações

Nos dias de hoje a Mamoplastia de Aumento é um dos procedimentos mais realizados pelos cirurgiões plásticos. Entretanto, além do aumento das mamas, o silicone também pode ser indicado nas seguintes situações:

  • Estética ( para aumento e diminuição de mamas);
  • Assimetria (Mamas com tamanhos diferentes);
  • Amastia/aplasia (ausência de desenvolvimento da glândula Mamária);
  • Ptose mamária ( flacidez das mamas por perda de sustenção após emagrecimento, gravidez ou idade;
  • Reconstrução mamária.

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia que tem por finalidade aumentar o tamanho dos seios por meio de implantes de silicone. Foi criada para aumentar seios pequenos ou reduzidos devido à amamentação, ou para reconstrução mamária pós perda por mastectomia.

A mamoplastia de aumento com silicone também pode resolver diversas situações como:

Seios Tubulares

No caso de seios tubulares(pequenos e pontudos) há um desafio anatômico muito grande, uma vez que a mamoplastia de aumento pode contribuir em um grau limitado. A colocação do implante de silicone por trás do tecido mamário pode causar o efeito de “bolha dupla”, ou o implante pode provocar um montículo na parte superior do seio e a parte inferior pode não acompanhar o novo volume. Nestes casos, para se alcançar um resultado satisfatório, os cirurgiões trabalham cuidadosamente nas características individuais da paciente e na escolha do formato do implante de silicone.

Ptose Mamária (seios caídos)

Ptose é a queda mamária causada por fatores como gravidez, grande emagrecimento e idade.  Seios que apresentam este problema, normalmente possuem um excesso de pele, sendo necessário a realização do procedimento de Mastopexia juntamente à mamoplastia de aumento, uma vez que reduz o excesso de pele e aprimora o aspecto do mamilo e o volume dos seios.

Seios assimétricos (seios de tamanhos diferentes)

Algumas mulheres podem desenvolver naturalmente seios assimétricos. Certas diferenças de tamanho são passíveis de correção com a colocação de próteses de silicone de diferentes tamanhos, pois é possível implantar uma prótese de silicone maior no seio menor, por exemplo . Caso a diferença seja muito aparente, é comum realizar uma cirurgia de mamoplastia de redução, a fim de reduzir o seio maior para tornando-o proporcional ao seio menor que recebeu o implante de silicone.

Seios com características diferentes

Na cirurgia plástica seios com características diferentes são comuns, principalmente quando isso se estende ao posicionamento dos mamilos, que por vezes podem apontar para baixo ou para fora. Embora o cirurgião possa fazer pequenos ajustes e posicionar os implantes de silicone para amenizar essa característica estética, provavelmente os seios continuarão a apresentar o mesmo problema após a mamoplastia de aumento, pois essa característica dificilmente pode ser eliminada.

Seios afastados entre si (seios distantes)

Aumentar os seios com próteses de silicone não significa que eles também se tornarão mais próximos, uma vez que as próteses de silicone não modificam a posição natural dos seios. O intuito de uma mamoplastia de aumento é aumentar os seios harmonizando a projeção da região. Portanto, se os seios forem muito espaçados antes da cirurgia, possivelmente permanecerão assim após.

Mamilos em posição contrária (mamilos invertidos)

A causa dos “mamilos invertidos” se dá devido ao encurtamento dos canais mamários, que forçam os mamilos para dentro da aréola. Os mamilos em posição contrária ou invertidos podem ser um dos sinais do câncer de mama, por isso aconselha-se a realização de consulta médica e exames regularmente. Os mamilos invertidos podem ser corrigidos através de mamoplastia de aumento, ou em procedimento isolado sem a inserção de prótese.

 

Aréolas grandes e largas

O aumento das aréolas geralmente ocorre em seios naturalmente grandes e após o processo de amamentação, sendo desproporcionais em relação ao tamanho dos seios. Durante o procedimento de mamoplastia de aumento, é possível reduzir o tamanho das aréolas para que se tornem proporcionais com o novo volume dos seios.

 

Mamilos grandes

Após a amamentação, muitas mulheres podem desenvolver mamilos grandes e caídos. Esta condição pode ser corrigida juntamente a Mamoplastia de aumento,uma vez que o mamilo pode ser cirurgicamente posicionado para dentro do seio, proporcionando melhor harmonia estética.


 

Reconstrução Mamária

A reconstrução mamária é um processo que requer a tomada de muitas decisões. Hoje em dia, grande parte das mulheres que realizaram mastectomia têm recomendação de reconstrução de mama.

 

76 Comentários

  1. Rafaela Gomes  /  28 de julho de 2015, 3:10 Replicar

    Tenho seios (bastante) assimétricos, só quero botar prótese em um (para igualar) não quero que fiquem maior do que o maior rsrs, será que não ficaria muito diferente um do Outro? Um com prótese e o outro sem…

  2. kaia  /  25 de outubro de 2014, 10:35 Replicar

    gente, tenho 1,54, e 53kilos, vou por 300ml, alguém mais ou menos da minha altura, do meu peso, colocou algo parecido? gostou do resultado? to com medo de achar que ficou pequeno, vejo muitas mulheres (mais ou menos do meu tamanho e peso) reclamando que se pudesse teria colocado mais 🙁

  3. Aretuza  /  14 de setembro de 2014, 20:32 Replicar

    Olá meninas!!! Alguém aí pode me indicar um cirurgião em Campo Grande -MS?

  4. Vanessa  /  18 de março de 2013, 11:41 Replicar

    Meninas, fiz a cirurgia de prótese de mama a três dias, e sinto muito desconforto para dormir. Por quanto tempo terei que ficar nesta mesma posição de barriga para cima? Outra duvida, vcs fizeram massagem p diminuir o inchaço? Meu medico disse que pode, mas muitas pessoas dizem que não é muito recomendando, por favor me ajudem.

    • Alinnys  /  25 de março de 2014, 10:09 Replicar

      Oi Vanessa, também fiz a cirurgia de prótese de mama no dia 11/03. O desconforto para dormir é um processo natural do pós-operatório. Com o tempo o corpo se adapta à protese, onde a dor e o inchaço, que provocam esse desconforto pra dormir, desaparecem. Mas, o que vai te ajudar muito e me ajudou também, são as massagens e a drenagem linfática. Bjinhos e boa recuperação!

  5. Lilyan  /  21 de dezembro de 2012, 23:36 Replicar

    MENINAS, ALGUÉM DE BH AI ? PARA ME FALAR PREÇO E LUGAR
    bjim

    • Lígia  /  22 de janeiro de 2013, 10:59 Replicar

      Oi, Lilyan! Fiz a cirurgia de aumento de mamas com o Dr Leandro Garcia de Carvalho.Fofo,fofo,fofo….Foi o médico mais educado e atencioso com quem estive.Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirugia Plástica, já participou de várias entrevistas na tv e tem uma agenda sempre cheia, mas a Raque, sua secretária,l sempre acaba dando um jeito de encaixar um horário. Mas seu preço foi o melhor pelo custo benefício. Parte da cirurgia paguei no cartão em 10 vezes! Seu site é http://www.leandrogarciacarvalho.com.br e seu consultório é no SantaEfigênia.
      bjs

  6. Gabi  /  19 de dezembro de 2012, 14:32 Replicar

    Meu blog meninas, com toda a evolução da minha cirurgia!
    http://meudiariodecirurgia.blogspot.com.br/

  7. Michelle  /  24 de outubro de 2012, 13:13 Replicar

    Meninas, alguém faz ideia de quantas ml de silicone tem a Suzana Pires? http://www.divulgasite.net/arquivos_upload/link/suzana-pires-nua-em-gabriela.jpg

  8. Ludy  /  25 de setembro de 2012, 10:20 Replicar

    Ola meninas,

    Coloquei silicone via axilar a 22 dias e estou com fibrose e retração de nervo em uma das axilas..esta bem intenso e começarei a fzer fisioterapia..No meio dos seio tb deram umas pequenas fibroses,isso jah aconteceu com alguem..será q vai deformar o peito?

  9. Bruna  /  24 de setembro de 2012, 14:55 Replicar

    Oii meninas.

    Hoje faz 15 dias que coloquei silicone.

    Eu coloquei 320ml no direito e 340 no esquerdo devido a assimetria, porém, notei que o direito (ainda) está muito maior que o esquerdo.
    Será que isso é inchaço ou vão ficar assim?

    Beijinhos

    • Carol  /  24 de setembro de 2012, 16:15 Replicar

      bruna eu tenho 10 dias de operada, tambem tinha assimetria
      meu médico sempre falou que colocaria 25 ou 50ml de diferença pra compensar, mas quando sai da cirurgia tive a surpresa – ele colocou 75ml de diferença!!!!
      quase tive um troço qd soube, fiquei morrendo de medo de ficar diferente, mas agora vejo que estão bem simétricos!
      coloquei 225 e 300, e olha que muito médico que eu fui disse que nem precisava de tamanho diferente!
      talvez você precisasse de uma prótese um pouquinho maior no seio que era menor, mas isso pode ser de inchaço tb
      tenho uma amiga que fez e tinha assimetria, ficou preocupada com a diferença no começo mas disse que lá pelo 6º mês ficou perfeito!
      ainda tem mt coisa pra mudar 😉

      • Rafaela Gomes  /  28 de julho de 2015, 3:07 Replicar

        Tenho seios (bastante) assimétricos, só quero botar prótese em um (para igualar) não quero que fiquem maior do que o maior rsrs, será que não ficaria muito diferente um do Outro? Um com prótese e o outro sem…

  10. Julia  /  22 de setembro de 2012, 22:40 Replicar

    Gente vocês estão usando o que pra cicatriz? eu operei tem um mês e meio e estou usando skin matrix gel há uns 20 dias, mas não to vendo nenhuma diferença. minha incisão foi no sulco e a cicatriz tá super dura. é normal isso? quando ela vai ficar mais macia?

    • Su  /  24 de setembro de 2012, 14:43 Replicar

      Julia, eu passo Kelo Cote, é carinha mas é otima, minha pele naum é muito boa para cicatriz e estou gostando do resultado.
      Minha cicatriz começou a amolecer com uns 3 meses.
      bj

  11. Carol  /  21 de setembro de 2012, 19:49 Replicar

    alguem ficou com um peito mais alto que o outro?
    meu direito tá um pouco mais pra cima do o esquerdo, será que isso melhora?

    • Su  /  24 de setembro de 2012, 14:41 Replicar

      Carol, estou com 5 1/2 meses e ainda continuo com diferença.
      Fiz submuscular e as proteses estão um pouco altas ainda.
      Mas mudou bastante do inicio, as outras pessoas nem veem, mas pra gente incomoda, né?!
      Vou voltar dia 03 na médica para ver.
      bj

      • Carol  /  24 de setembro de 2012, 16:09 Replicar

        eu fiz por cima do músculo
        acho que ninguem vai notar a diferença, mas a gente percebe e é chato!
        eu esperei muito pra fazer a cirurgia, quero que fique tudo perfeito 🙂

  12. Carol  /  20 de setembro de 2012, 8:03 Replicar

    meninas vcs sabem quanto tempo leva pro peito amolecer?
    tenho 5 dias de operada e meu peito tá duro que nem pedra!

    • Dani  /  20 de setembro de 2012, 16:37 Replicar

      Oi Carol,
      tenho pouco mais de dois meses e eles ainda estão duros. Não tanto quando eu fiz a cirurgia, mas ouvi falar que depois de uns 8 meses eles ficam molinhos.. Bjo!

    • nadir  /  17 de março de 2017, 20:44 Replicar

      tenho 155 e pos 390 esta otimo mas estao muito inchados parece pedra estou no segundo dia e isso me preocupa bastante nao sei se e normal peso 51 kl

  13. Ila  /  20 de setembro de 2012, 7:42 Replicar

    Meninas, operei Sexta passada e estou sentindo que a mama esquerda está dormente, enquanto a direita não está. É normal? Obrigada, beijos!

    • x  /  22 de setembro de 2012, 22:43 Replicar

      é super normal sim, pode esperar pq demora bastante pra voltar a sensibilidade. já tenho mais de 1 mes e ainda sinto um lado meio dormente.

  14. Lu  /  19 de setembro de 2012, 8:36 Replicar

    Meninas, Nany….tenho 20 dias de operada fiz lipoescutura, porém, estou com uma bola de liquido na lombar, acho ser seroma, ja fiz uma punção porém continua com muito liquidooo…estou desesperada alguem ja passou por isso? com quantas punções melhorou?
    bjs

  15. Adriana A. S. Franco  /  17 de setembro de 2012, 14:53 Replicar

    Olá meninas!

    Eu estou com 56 dias de operada, fix mastopexia com prótese, abdominoplastia e lipoescultura. Estou me sentindo bem, mas ainda não consigo levantar os braços totalmente, parece que o músculo está preso, mas o que me incomoda bastante é que parece que minhas próteses estão demorando pra se posicionarem no local certo, sinto que elas ainda estão altas. e na minha cintura onde foi lipado bastante repuxa muito e dói quando me viro na cama. Alguém já passou por isso. É assim mesmo? Minha médica diz que as próteses vão se posicionar, mas acho que estou muito ansiosa e não vejo o resultado logo.
    Obrigada, bjs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *