PROTESES ADULTERADAS PIP

Oi gente, hoje vim aqui comentar com vocês sobre a polêmica das próteses Poly Implant Prothèse (PIP) e Rofil, que absurdo não?

 

Para quem ainda não esta muito por dentro do assunto, durante o mês de dezembro, foi divulgado que as próteses da Poly Implant Prothèse (PIP) e também as da marca Rofil estão sendo acusadas de terem utilizado silicone industrial ao invés do silicone médico para a produção da próteses. Este tipo de material apresenta maior risco de rompimento, o que pode causar sérios problemas à saúde como inflamações, irritações e suspeitas de desenvolvimento de câncer. A empresa PIP já foi considerada a terceira maior produtora do setor, produzia até 100 mil próteses por ano.

Países como Grã-Bretanha, Brasil e Argentina recomendaram que as mulheres recorressem a seus  médicos para avaliar a situação, mas a França foi mais longe e orientou todas as 30 mil usuárias de próteses PIP a retirá-las,pois foram detectados 20 casos de câncer na França, sendo 16 deles de mama, em mulheres que utilizavam a próteses PIP.

Atualmente mesmo já tendo cancelado as operações envolvendo produtos desta marca, o Brasil chegou a implantar 24.534 das próteses importadas da PIP, que destinou 84% dos produtos para América Latina, Espanha e Grã-Bretanha. Estima-se que entre 400 e 500 mil mulheres seria portadores de próteses de PIP em todo o mundo.

A fim de dar um maior aporte aos pacientes que receberam próteses adulteradas Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) faça a remoção e a troca das próteses rompidas. O mesmo vale para os planos de saúde, que terão de oferecer cobertura total às pacientes, não importando se as próteses foram colocadas por motivos médicos ou estéticos. Os médicos que atuam na rede particular estudam a proposta de chamar o paciente para uma avaliação inicial a fim de observar o estado da prótese através de um exame ultrasonográfico, para verificar se há ruptura ou não. Nos casos que não for possível uma primeira avaliação completa, poderá ser feito uma ressonância magnética. E caso haja ruptura, a paciente já vai ser encaminhada para a cirurgia.As autoridades de saúde e os médicos da área recomendam que a prótese seja substituída somente se apresentar ruptura ou risco de se romper. Para os pacientes que apresentam implantes em bom estado, é recomendado que passe apenas por monitoração. Então meninas, se alguma de vocês possuem próteses de alguma dessas marcas recorram ao seu cirurgião o quanto antes para esclarecer bem o assunto e verificar qual providência deverá ser tomada. Uma outra dica que eu deixo é para que na hora da escolha da marca das próteses, sejam escolhidas as com garantia Vitalicia como a Eurosilicone e Mentor, além de é claro, um profissional qualificado.

Beijos e boa sorte.

 

35 Comments

  1. Eu coloquei minha prótese da Sci no fim do ano passado, perfil alto 400 ml. Não tenho reclamação a fazer. Meu médico disse q tem certificado da Anvisa e InMetro e garantia para contratura e ruptura.
    Estou muitoooo feliz com o resultado.

    • Janaína vc indicaria a prótese SCI?

  2. Meninas,
    Coloquei a prótese da Sci Esthe em 2010 e até hora não tive nenhum problema. Pelo contrário, acho meu peito super natural e as pessoas nem arriscam em dizer q tenho prótese. Graças a Deus já se passaram quase 6 anos e está tudo perfeito. Tenho 375 ml super alto..
    Beijos…..

  3. Olá. Tenho interesse em colocar protese de silicone nas mamas e um dos médicos que me consultei, que tem mais de 40 anos de carreira, me indicou a marca LifeSil. Vocês sabem me dizer se é boa? Estou resistente por que não conheço.
    Passei em outro medico por Indicacao e ele não trabalha com essa marca pois só trabalha com marcas aprovadas no conselho de qualidade dos EUA. Tenho ainda mais 2 consultas em médicos indicados para me decidir.
    Se puderem me ajudar.
    Obrigada.

  4. Meninas, a marca SCI-ESTHE é Chinesa. e não encontrei referências a respeito dela. Pesquisei em sites de diversos países, e NADA, o que é muito estranho, pois uma marca conceituada teria no minimo indicações.

    Avaliem antes de colocar ela, pois muitas vezes o barato pode sair caro!

    Beijos

  5. “Meninas”,

    Entrei no google para ver se achava alguma coisa sobre ruptura da prótese da marca SCI e acabei achando esssa página. Acabei de fazer uma cirurgia para troca de prótese(SCI) em função de ruptura. Só fazia 2 anos e 7meses da primeira cirurgia e em uma ecografia mamária foi feito diagnóstico. Eu não tinha qualquer sintoma. Quando fui buscar as próteses retiradas, no hospital, fique absurdamente horrorizada com o estado da prótese que rompeu.
    Achei importante deixar aqui esse depoimento.

  6. Olá Lidiana!Meu médico também me informou que a marca será esta,ainda não tenho nenhuma informação sobre ela.Caso saiba de algo pode escrever aqui?Se souber te mando por aqui tb!Beijos!

    Ahh a minha será SCI ou HAINS!

  7. olá, irei fazer a cirurgia em Setembro, a marca da protese é SCI, é uma marca conhecida ???, pq me disseram que só é boa a silimed, obrigada

  8. Olá, minha prótese é a pip. O médico com quem eu fiz a cirurgia não demonstrou nenhum interesse em me ajudar. Disse que eu teria que pagar as novas próteses não deu o nome da prótese nova e me disse que eu teria que fazer a cirurgia no dia seguinte porque ele iria viajar. Fiz os exames e está tudo bem com as próteses. Mas já consultei um novo médico, vou fazer com outro. É tudo muito revoltante, mas acho que não tenho paciencia pra entrar em ações contra este ou aquele…acho que ainda vou pensar. Espero que fique tudo bem com todas, eu oro todos os dias por isso…gde beijo

  9. OLA, COLOQUEI HA 8 ANOS PROTESE DESTA EMPRESA PIP . FIZ ALGUNS EXAMES E SEI QUE NAO HOUVE RUPTURA MAS ME PERGUNTA VOU TER QUE AGUARDAR UM DANO MAIOR PARA MINHA SAUDE PARA PODER RECORRER. ALGUEM TEM QUE SER RESPONSAVEL. ENTREI NO SITE SITADO PELA NINALDA E O ESCRITORIO NAO FICA EM SAO PAULO. MENINAS ME AJUDEM ALGUEM CONSEGUIU ALGO PARECIDO EM SAO PAULO/???? OBRIGADAO E SUCESSO A TODAS……

  10. OLA MARCILENE

  11. Para quem ainda não esta muito por dentro do assunto, durante o mês de dezembro, foi divulgado que as próteses da Poly Implant Prothèse (PIP) e também as da marca Rofil estão sendo acusadas de terem utilizado silicone industrial ao invés do silicone médico para a produção da próteses. Sou vitima, já fiz o processo com o pessoal da http://www.macohin.com e já deu certo a liminar. passo adiante a dica porque deve ter muitas mulheres precisando dessa ajuda: liguem para o advogado no fone 47-3398-2131 que eles irao dar todas as dicas!

    • Ninalda, sabe se tem escritorio em SP?

  12. ola coloquei a protese perfil alto 300 ml da sci esthe e por orientaçao do meu medico, que é bem conceituado faz parte da sbcp sociedade brasieira de cirurgia plastica só ha 5 dias e estou confiante. tenho 160 e 55 k 38 anos

    • Olá mcris estou querendo operar e usar a SCI esthe mas estou com medo por não conhecer queria um parecer seu se possivel.
      Obrigada

    • Oiii!!
      como é o nome do seu medico?? acho q é o mesmo q vai coloca a minha prótese, ele indicou o silicone dessa mesma marca.

      bjs.

  13. Tb coloquei a PIP em 2008 e o meu médico vai arcar com todas as despesas, inclusive com a nova prótese.

    • Fabricia, seu medico e’ etico.
      A maioria deles estão tentando isenta-se da responsabilidade, que segundo o procon eles tem.
      Você e’ de SP? Me passa o nome?
      valbrancher@hotmail.com.br

  14. Divina, não faça com esse médico, é um conselho, pois ele deveria no MÍNIMO não cobrar os Honorários médicos, afinal quem implantou e utilizou essa p´rotese de má qualidade foi ele, a atitude dele só demonstrou o interesse dele por dinheiro e não pelo bem estar de suas pacientes.

    Eu tinha a prótese ROFIL estava rompida e troquei, fiz em outro médico, e as despesas hospitalares passei pelo convênio, já que é direito se a prótese estiver rompida.

    Você tem a opção de fazer pelo convênio ou SUS se os implantes estiverem rompidos, porém se você decidir pagar, um conselho é, não faça com ele!

    Se fosse pagar tudo iria gastar R$7.000 com um profissional ÓTIMO!

    Que já operou muitas conhecidas minhas.

    Acho que 10.000 além de estar acima do valor em média praticado o seu médico não está ligando para os dados que você sofreu.

    Quer somente se beneficiar de uma burrada que ele mesmo fez!

    E ele pode utilizar novamente próteses mais baratas!

    A CLASSE MÉDICA sabia que estas próteses não era confiavéis, já que seu preço era bem inferior as outras.

    Boa Sorte querida.

    Se quiser indicação do meu médico (São Paulo) posta seu e-mail que te mando.

    Beijos!

    • Oi Lu, me mande seu medico em SP.
      Tenho as pip, e cada vez que vou a um profissional e menciono que as tenho, o preço muda, ja me pediram ate 17.000.
      valbrancher@hotmail.com.br

  15. óla nany meu nome é DIVINA tem dois anos que coloquei essa prótese pip…..fiz uma mamografia digital e está com deslocamento, tenho dores e hoje dia 06/02 fui ao meu médico e ele disse que não tem culpa dessa prótese está com problemas, bom resumindo vou ter que pagar dez mil reais ….o que você acha disso? beijinhos aguardo a resposta…..

    • Divina, não faça com esse médico, é um conselho, pois ele deveria no MÍNIMO não cobrar os Honorários médicos, afinal quem implantou e utilizou essa prótese de má qualidade foi ele, a atitude dele só demonstrou o interesse dele por dinheiro e não pelo bem estar de suas pacientes.

      Eu tinha a prótese ROFIL estava rompida e troquei, fiz em outro médico, e as despesas hospitalares passei pelo convênio, já que é direito se a prótese estiver rompida.

      Você tem a opção de fazer pelo convênio ou SUS se os implantes estiverem rompidos, porém se você decidir pagar, um conselho é, não faça com ele!

      Se fosse pagar tudo iria gastar R$7.000 com um profissional ÓTIMO!

      Que já operou muitas conhecidas minhas.

      Acho que 10.000 além de estar acima do valor em média praticado o seu médico não está ligando para os danos que você sofreu.

      Quer somente se beneficiar de uma burrada que ele mesmo fez!

      E ele pode utilizar novamente próteses mais baratas!

      A CLASSE MÉDICA sabia que estas próteses não era confiavéis, já que seu preço era bem inferior as outras.

      Boa Sorte querida.

      Se quiser indicação do meu médico (São Paulo) posta seu e-mail que te mando.

      Beijos!

      • Por favor Lu, vc poderia me passar a indicação do seu médico aqui em SP?

    • Nani, o medico não tem culpa, mas tem responsabilidade sim. segundo o procon .Pois ele foi quem forneceu a protese, havendo assim relação de consumo entre você e ele. Ha sites que explicam esses direitos mais precisos.
      Um medico etico faz a substituição sem cobrar novos honorários. O meu me chamou para fazer a troca sem custos, mas estou muito longe e não posso ir.
      Também se pode entrar com ação judicial contra a ANVISA, importadora, governo francês, pedindo indenização pelos danos.
      Busque por pip Danilo Santa , wwwjurisway.org.br também no blog do tarso
      também por Camile linhares assessora jurídica do proco do RJ. e por ai vai.
      Se estam com problemas voce pode trocar pelo plano de saude sem custos.
      Meu email valbrancher@hotmail.com.br

  16. Olá, pretendo colocar silicone no início de março e a médica me indicou a marca LIFESIL…por favor, alguém conhece esta marca? Sei q é fabricada em Curitiba-PR…obrigada!

  17. Ola,sou mais uma vítima dessa bomba de prótese da pip,acho uma palhaçada ter que esperar ela romper para aí sim meu plano autorizar a cirurgia,acho que as brasileiras deveriam se unir e protestar sobre essa decisão.

    • Ola Nicole, tambem tenho.
      Segundo o procon o medico que as colocou tambem tem responsabilidade solidaria, por haver relaçao de consumo, pois e’ do medico que compramos as proteses. Muitos estao tentando isenta-se dessa responsabilidade. Tambem a responsabilidade de resultado, que os medicos alegam nao terem, tem sim, por serem cirurgias esteticas, eles tem obrigaçao direta sobre o resultado final. Mas muita gente nao sabe disso. Muitas mulheres estam entrando com assoçao judicial, contra a ANVISA, a importadora e o governo frances, para pedir indenizações. Onde me operei chamaram a todas as pacientes para a substituição sem custos, somente pagaria a protese escolhida. Porem estou muito longe do medico, e preciso encontrar um em SP de confiança, e que de preferencia não tenha usado as pip. Pois eram mais baratas. Mas não sabíamos, claro. valbrancher@hotmail.com.br

  18. Nany, já consegui a informação, liguei na Anvisa e ele me informação todos os dados. São esses os dados da prótese:

    PRÓTESE MAMÁRIA SCI-ESTHE

    80413800001

    22/12/2013

    07453785000105

    PHARMEDIC PHARMACEUTICALS IMPORTAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA.

    GUANGZHOU WANHE PLASTIC MATERIALS CO. LTDA.

    CHINA

    Grata

  19. Obrigada pela resposta!
    Consegue me falar quais são as próteses aprovadas pela Anvisa?
    Grata

  20. Olá,

    tenho prótese da mara Rofil e vou trocar, meu medico vai colocar um da marca SCI, qual seu parecer sobre essa marca?
    Obrigada.

    • Não conheõ Cássia…eu uso a Eurosilicone. Bjos

    • Olá. Tenho essa prótese e ela literalmente “vira” no corpo… a cirurgião que vai fazer a reparação e troca da prótese por outra marca disse que ossp tem ocorrido com a prótese SCI, mas não sei dizer se isso foi só para livrar o médido que fez a primeira cirurgia… sugiro que use uma prótese com mais referências.

      • Gostaria de ter contato com as mulheres operadas com próteses PIP, estamos iniciando uma causa coletiva na França. Meu nome é Valeria , sou uma afetada por a prótese PIP.

      • a minha tbm é sci e vou operar no mês que vem. Pq está girando dentro do seio.
        Email quem quiser trocar informações. saude.ubc.vacina@jaraguadosul.sc.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*